Estudo de Gálatas 1:1 – Comentado e Explicado

Paulo apóstolo – não da parte de homens, nem por meio de algum homem, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai que o ressuscitou dos mortos –
Gálatas 1:1

Comentário de Albert Barnes

Paulo apóstolo – Veja a nota em Romanos 1: 1 . Essa é a forma usual em que ele inicia suas epístolas; e foi de especial importância iniciar a Epístola dessa maneira, porque era um objetivo justificar seu apostolado ou mostrar que ele havia recebido sua comissão diretamente do Senhor Jesus.

Não de homens – “Não de ?p ? ap’men.” Ou seja, ele não era “de” nenhum corpo de pessoas ou comissionado por pessoas. A palavra apóstolo significa “enviado”, e Paulo quer dizer que ele não foi “enviado” para executar qualquer propósito dos seres humanos, ou comissionado por eles. O chamado dele era mais alto; um chamado de Deus, e ele havia sido enviado diretamente por ele. Obviamente, ele pretende excluir aqui todas as classes de pessoas como tendo algo a ver em enviá-lo; e, especialmente, ele pretende afirmar que não havia sido enviado pelo corpo de apóstolos em Jerusalém. Isso deve ser lembrado (veja a introdução de Gálatas) foi uma das acusações daqueles que haviam pervertido os gálatas da fé que Paulo lhes havia pregado.

Nem pelo homem – “Nem pelo nem através de d? ?, a instrumentalidade de qualquer homem.” Aqui ele pretende excluir todas as pessoas de ter tido qualquer agência em sua nomeação para o cargo apostólico. Ele não foi enviado de nenhum corpo de pessoas para executar seus propósitos; nem recebeu sua comissão, autoridade ou ordenação por meio de qualquer homem. Um ministro do evangelho agora recebe seu chamado de Deus, mas ele é ordenado ou designado para o seu cargo pelo homem. Matias, o apóstolo escolhido no lugar de Judas Atos 1:26 , recebeu seu chamado de Deus, mas foi pelo voto do corpo dos apóstolos. Timóteo também foi chamado por Deus, mas foi designado para seu cargo pela imposição nas mãos do presbitério; 1 Timóteo 4:14 . Mas Paulo aqui diz que ele não recebeu comissão dos apóstolos. Eles não eram o meio ou o meio de ordená-lo para o seu trabalho. Ele, de fato, juntamente com Barnabé, fora designado em Antioquia, pelos irmãos de Atos 13: 1-3 , para uma “missão especial” na Ásia Menor; mas este não era um compromisso para o apostolado. Ele havia sido restaurado à vista após a cegueira milagrosa produzida ao ver o Senhor Jesus a caminho de Damasco, pela imposição das mãos de Ananias, e recebeu instruções importantes dele Atos 9:17 , mas sua comissão como apóstolo havia sido recebido diretamente do Senhor Jesus, sem nenhum meio intermediário ou qualquer forma de autoridade humana, Atos 9:15 ; Atos 22: 17-21 ; 1 Coríntios 9: 1 .

Mas por Jesus Cristo – Ou seja, diretamente por Cristo. Ele fora chamado por ele, comissionado por ele e enviado por ele para se engajar na obra do evangelho.

E Deus Pai – Essas palavras foram omitidas por Marcion, porque, diz Jerônimo, ele sustentou que Cristo ressuscitou dos mortos. Mas não há autoridade para omiti-los. O sentido é que ele tinha a mais alta autoridade possível para o cargo de apóstolo; ele fora chamado pelo próprio Deus, que havia levantado o Redentor. É notável aqui que Paulo associa Jesus Cristo e Deus Pai, como tendo o chamado e comissionado. Podemos perguntar aqui, de quem deveria negar a divindade de Cristo, como Paulo poderia mencioná-lo como sendo igual a Deus na obra de comissioná-lo? Podemos perguntar ainda mais: como ele poderia dizer que não havia recebido um chamado para este cargo de um homem, se Jesus Cristo fosse um mero homem? Que ele foi chamado por Cristo, diz expressamente, e mantém vigorosamente como um ponto de grande importância. E, no entanto, o objetivo e a tendência de seu argumento é mostrar que ele não foi chamado pelo homem. Como isso poderia acontecer se Cristo fosse um mero homem?

Quem o ressuscitou dentre os mortos – Veja as notas em Atos 2:24 , Atos 2:32 . Não está muito claro por que Paulo introduz essa circunstância aqui. Pode ter sido:

(1) Porque sua mente estava cheia disso. e ele desejava em todas as ocasiões destacar esse fato;

(2) Porque essa era a característica distintiva da religião cristã, que o Senhor Jesus havia ressuscitado dentre os mortos, e ele desejava, desde o início, apresentar a superioridade daquela religião que havia trazido vida e imortalidade à luz; e,

(3) Porque ele queria mostrar que havia recebido sua comissão daquele mesmo Deus que havia ressuscitado Jesus e que era, portanto, o autor da verdadeira religião. Sua comissão foi da Fonte da vida e da luz, o Deus dos vivos e dos mortos; o Deus que foi o autor do esquema glorioso que revelou vida e imortalidade.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

apóstolo . App-189.

não grego. ou . App-105.

de . Grego. macaco . App-104.

homens . Grego. anthropos . App-123.

nem = nem ainda. Gk. oude . Compare os versículos: Gálatas 1:11 , Gálatas 1:12 .

por . Grego. dia . App-104. Gálatas 1: 1 .

Jesus Cristo . App-98,

Deus App-98.

Pai . App-98.

levantada . Grego. egeiro . App-178.

de . Grego. ek . App-104.

os mortos . App-139.

Comentário de John Calvin

1. Paulo, apóstolo . Nas saudações com as quais iniciou suas epístolas, Paulo estava acostumado a reivindicar o título de “apóstolo”. Seu objetivo ao fazê-lo, como observamos em ocasiões anteriores, era empregar a autoridade de sua posição, com o objetivo de reforçar sua doutrina. Essa autoridade depende não do julgamento ou opinião dos homens, mas exclusivamente do chamado de Deus; e, portanto, ele exige uma audiência com base no fato de ser “um apóstolo”. Vamos sempre ter isso em mente, que na igreja devemos ouvir somente a Deus e a Jesus Cristo, a quem ele designou para ser nosso professor. Quem assume o direito de nos instruir deve falar em nome de Deus ou de Cristo.

Mas como o chamado de Paulo foi disputado com mais veemência entre os gálatas, ele o afirma mais fortemente em seu discurso àquela igreja do que em suas outras epístolas; pois ele não afirma simplesmente que foi chamado por Deus, mas afirma expressamente que não era dos homens nem dos homens . Esta afirmação, observe-se, não se aplica ao ofício que ele mantinha em comum com outros pastores, mas ao apostolado. Os autores das calúnias que ele tem em seus olhos não se arriscaram a privá-lo completamente da honra do ministério cristão. Eles simplesmente se recusaram a permitir-lhe o nome e a classificação de um apóstolo.

Agora estamos falando do apostolado no sentido mais estrito; pois a palavra é empregada de duas maneiras diferentes. Às vezes, denota pregadores do Evangelho, a qualquer classe que eles possam pertencer; mas aqui tem uma referência distinta ao posto mais alto da igreja; de modo que Paulo é igual a Pedro e aos outros doze.

A primeira cláusula, de que ele não era chamado de homens , tinha em comum com todos os verdadeiros ministros de Cristo. Como ninguém deve “tomar esta honra consigo mesmo” ( Hebreus 5: 4 ), também não está no poder dos homens concedê-la a quem escolher. Pertence apenas a Deus governar sua igreja; e, portanto, o chamado não pode ser lícito, a menos que proceda dEle. No que diz respeito à igreja, um homem que foi levado ao ministério, não por uma boa consciência, mas por motivos ímpios, pode ser chamado regularmente. Mas Paulo está aqui falando de um chamado apurado de maneira tão perfeita, que nada mais pode ser desejado.

Será, talvez, contestado – Os falsos apóstolos freqüentemente não se entregam ao mesmo tipo de jactância? Admito que sim, e com um estilo mais altivo e desdenhoso do que os servos do Senhor arriscam empregar; mas eles querem aquele chamado real do céu ao qual Paulo tinha o direito de reivindicar.

A segunda cláusula, de que ele não foi chamado pelo homem , pertencia de maneira peculiar aos apóstolos; pois em um pastor comum isso não implicaria nada de errado. O próprio Paulo, quando viaja por várias cidades em companhia de Barnabé, “élderes ordenados em todas as igrejas”, pelos votos do povo ( Atos 14:23 😉 e ordena que Tito e Timóteo procedam no mesmo trabalho. ( 1 Timóteo 5:17 Tito 1: 5. ) Esse é o método comum de eleger pastores; pois não temos o direito de esperar até que Deus revele do céu os nomes das pessoas que ele escolheu.

Mas se a agência humana não era imprópria, ou até louvável, por que Paulo a nega em referência a si mesmo? Eu já mencionei que era necessário provar algo mais do que Paulo era pastor ou que ele pertencia ao número de ministros do Evangelho; pois o ponto em disputa era o apostolado. Era necessário que os apóstolos fossem eleitos, não da mesma maneira que outros pastores, mas pela ação direta do próprio Senhor. Assim, o próprio Cristo ( Mateus 10: 1 ) chamou os Doze; e quando um sucessor deveria ser nomeado na sala de Judas, a igreja não se arriscava a escolher uma por votos, mas recorria ao sorteio . ( Atos 1:26 .) Temos certeza de que o lote não foi empregado na eleição de pastores. Por que isso foi recorrido na eleição de Matias? Para marcar a agência expressa de Deus, era apropriado que os apóstolos se distinguissem dos outros ministros. E assim Paulo, a fim de mostrar que ele não pertence ao posto ordinário de ministros, sustenta que seu chamado procedeu imediatamente por Deus. (13)

Mas como Paulo afirma que não foi chamado por homens , enquanto Lucas registra que Paulo e Barnabé foram chamados pela igreja em Antioquia? Alguns responderam que ele havia cumprido os deveres de um apóstolo e que, conseqüentemente, seu apostolado não foi fundado em sua nomeação por aquela igreja. Mas aqui, novamente, pode-se objetar que essa foi sua primeira designação a ser o apóstolo dos gentios, a qual classe os gálatas pertenciam. A resposta mais correta e óbvia é que ele não pretendia aqui deixar de lado inteiramente o chamado daquela igreja, mas apenas mostrar que seu apostolado depende de um título mais alto. Isso é verdade; pois mesmo aqueles que impuseram as mãos a Paulo em Antioquia o fizeram, não por vontade própria, mas em obediência para expressar revelação.

“Enquanto eles ministravam ao Senhor e jejuavam, o Espírito Santo disse: Separe-me Barnabé e Saulo pelo trabalho para o qual eu os chamei. E, quando jejuaram e oraram, e impuseram as mãos sobre eles, os mandaram embora. ( Atos 13: 2. )

Uma vez que, portanto, ele foi chamado pela revelação divina, e também foi designado e declarado pelo Espírito Santo como apóstolo dos gentios, segue-se que ele não foi promovido pelos homens , embora o ritual habitual de ordenação tenha sido posteriormente adicionado. . (14)

Talvez se pense que se pretenda aqui um contraste indireto entre Paulo e os falsos apóstolos. Não tenho objeções a essa visão; pois eles tinham o hábito de se gloriar em nome dos homens. Seu significado, portanto, permanece assim: “Quem quer que seja a pessoa por quem os outros se vangloriam de que foram enviados, serei superior a eles; pois mantenho minha comissão de Deus e de Cristo. ”

Por Jesus Cristo e Deus Pai, Ele afirma que Deus Pai e Cristo haviam concedido a ele seu apostolado. Cristo é o primeiro nome, porque é sua prerrogativa enviar, e porque somos seus embaixadores. Mas, para tornar a declaração mais completa, o Pai também é mencionado; como se ele tivesse dito: “Se alguém que o nome de Cristo não é suficiente para inspirar com reverência, saiba que também recebi meu ofício de Deus Pai”.

Quem o ressuscitou dos mortos . A ressurreição de Cristo é o começo de seu reinado e, portanto, está intimamente ligada ao presente assunto. Foi uma censura trazida por eles contra Paulo que ele não mantinha comunicação com Cristo enquanto estava na terra. Ele argumenta, por outro lado, que, como Cristo foi glorificado por sua ressurreição, ele realmente exerceu sua autoridade no governo de sua igreja. O chamado de Paulo é, portanto, mais ilustre do que teria sido se Cristo, ainda mortal, o tivesse ordenado ao ofício. E essa circunstância merece atenção; pois Paulo sugere que a tentativa de deixar de lado sua autoridade envolvia uma oposição maligna ao poder surpreendente de Deus, que foi exibido na ressurreição de Cristo; porque o mesmo Pai celestial, que ressuscitou Cristo dentre os mortos, ordenou a Paulo que soubesse esse esforço de seu poder.

Comentário de Adam Clarke

Paulo, um apóstolo, não dos homens – Não foi comissionado por nenhuma assembléia ou conselho dos apóstolos.

Nem pelo homem – nem por nenhum dos apóstolos; nem por James, que parece ter sido presidente do conselho apostólico em Jerusalém; nem por Pedro, a quem, de uma maneira particular, as chaves do reino foram confiadas.

Mas por Jesus Cristo – Tendo sua missão imediatamente do próprio Cristo, e de Deus, o Pai, que o ressuscitou dentre os mortos, veja Atos 22:14 , Atos 22:15 , e ordenou que ele fosse aos judeus e aos gentios, para abre os olhos, para transformá-los das trevas em luz, e do poder de Satanás em Deus, para que possam obter remissão de pecados e uma herança entre os que são santificados. Veja Atos 9: 1 , etc., e as notas ali.

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 1: 1 . Paulo, um apóstolo, Os quatro primeiros versículos contêm o prefácio ou a introdução desta epístola: a visão geral dela mostra claramente o principal objetivo de São Paulo: manter os gálatas de escutar os sedutores judaizantes, que quase os convenceram a ser circuncidados. Esses pervertidos do Evangelho de Cristo, como o próprio São Paulo os chama, Gálatas 1: 7 tinham, como pode ser recolhido em Gálatas 1: 8 ; Gálatas 1:10 e do cap. Gálatas 5:11 e outras passagens dessa epístola fizeram os gálatas acreditarem que o próprio São Paulo era para a circuncisão. Até que ele os tivesse acertado neste assunto, e os convencido da falsidade dessa aspersão, foi inútil para ele outros argumentos tentar restabelecer os gálatas na liberdade cristã e na verdade que ele tinha. pregou a eles. Seu primeiro esforço, portanto, foi remover essa calúnia; e, para esse fim, a presente introdução, diferente do que encontramos em qualquer outra epístola, é extremamente bem adaptada. Ele declara aqui, na entrada, de maneira muito expressa e enfática, que ele não foi enviado pelos homens, em suas tarefas: ou seja, que Cristo, ao enviá-lo, não lhe transmitiu seu poder apostólico pelo ministério ou intervenção de Jesus. Qualquer homem; mas que sua comissão e instruções foram todas inteiramente do próprio Cristo, por revelação imediata. Isso por si só foi um argumento suficiente para induzi-los a acreditar, primeiro, que o que ele ensinou a eles, quando pregou o evangelho pela primeira vez, era a verdade e que eles deveriam aderir firmemente a ela. Segundo, que ele não mudou sua doutrina, o que poderia ser relatado sobre ele. Ele era o oficial escolhido por Cristo e não tinha dependência das opiniões dos homens, nem considerava sua autoridade ou favor no que pregava; e, portanto, não era provável que ele pregasse uma coisa de cada vez, e outra coisa de outra.

Não é de homens, Não é enviado por homens a seu gosto ou por sua autoridade; não instruído pelos homens sobre o que dizer ou fazer, como vemos Timóteo e Tito, quando enviados por São Paulo; e Judas e Silas, quando enviados pela igreja de Jerusalém. Nem pelos homens; isto é, sua escolha e separação para seu ministério e apostolado foram um ato totalmente de Cristo, que não houve intervenção de nada feito por qualquer homem no caso, como ocorreu na eleição de Matias. Podemos ver tudo isso explicado em geral, Gálatas 1: 10-12 ; Gálatas 1: 16-17 e cap. Gálatas 2: 6-9 . É com grande propriedade que o apóstolo menciona aqui a ressurreição de Cristo dentre os mortos, como perfeitamente agradável ao ponto principal que ele tinha em vista, que era o de afirmar a doutrina da justificação pela fé em Cristo; desde que Deus Pai declarou, ressuscitando-o dentre os mortos, que ele aceitou a expiação que Cristo fizera e deu-lhe uma descarga por todos os seus santos fiéis, de qualquer outra reivindicação sobre a satisfação de sua justiça; é este o grande fundamento de nossa fé em Cristo, de modo que o apóstolo diz em outro lugar que ele ressuscitou para nossa justificação. Romanos 4:25 .

Comentário de John Wesley

Paulo, apóstolo (não dos homens, nem dos homens, mas de Jesus Cristo e Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos;)

Paulo, apóstolo – Aqui era necessário que São Paulo afirmasse sua autoridade; caso contrário, ele é muito modesto no uso deste título. Ele raramente menciona isso quando menciona outros nas saudações consigo mesmo, como nas Epístolas aos Filipenses e Tessalonicenses; ou quando ele escreve sobre assuntos seculares, como para Filemon; nem ainda por escrito aos hebreus porque ele não era propriamente seu apóstolo.

Não dos homens – Não comissionados deles, mas de Deus Pai.

Nem pelo homem – nem por nenhum homem como instrumento, mas por Jesus Cristo.

Quem o ressuscitou dentre os mortos – Do qual era um negócio peculiar de um apóstolo dar testemunho.

Referências Cruzadas

Mateus 28:18 – Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

João 5:19 – Jesus lhes deu esta resposta: “Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz.

João 10:30 – Eu e o Pai somos um”.

João 20:21 – Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”.

Atos dos Apóstolos 1:16 – e disse: “Irmãos, era necessário que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse por boca de Davi, a respeito de Judas, que serviu de guia aos que prenderam Jesus.

Atos dos Apóstolos 2:24 – Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse.

Atos dos Apóstolos 3:15 – Vocês mataram o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E nós somos testemunhas disso.

Atos dos Apóstolos 9:6 – Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer”.

Atos dos Apóstolos 9:15 – Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.

Atos dos Apóstolos 13:2 – Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”.

Atos dos Apóstolos 22:10 – “Assim perguntei: Que devo fazer, Senhor? Disse o Senhor: ‘Levante-se, entre em Damasco, onde lhe será dito o que você deve fazer’.

Atos dos Apóstolos 22:14 – “Então ele disse: ‘O Deus dos nossos antepassados o escolheu para conhecer a sua vontade, ver o Justo e ouvir as palavras de sua boca.

Atos dos Apóstolos 26:16 – Agora, levante-se, fique de pé. Eu lhe apareci para constituí-lo servo e testemunha do que você viu a meu respeito e do que lhe mostrarei.

Romanos 1:1 – Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,

Romanos 1:4 – e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor.

Romanos 4:24 – mas também para nós, a quem Deus creditará justiça, para nós, que cremos naquele que ressuscitou dos mortos a Jesus, nosso Senhor.

Romanos 10:9 – Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.

Romanos 14:9 – Por esta razão Cristo morreu e voltou a viver, para ser Senhor de vivos e de mortos.

1 Coríntios 1:1 – Paulo, chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes,

2 Coríntios 3:1 – Será que com isso, estamos começando a nos recomendar a nós mesmos novamente? Será que precisamos, como alguns, de cartas de recomendação para vocês ou da parte de vocês?

Gálatas 1:11 – Irmãos, quero que saibam que o evangelho por mim anunciado não é de origem humana.

Gálatas 1:17 – Tampouco subi a Jerusalém para ver os que já eram apóstolos antes de mim, mas de imediato parti para a Arábia, e tornei a voltar a Damasco.

Efésios 1:19 – e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.

Efésios 3:8 – Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo

1 Timóteo 1:11 – Essa sã doutrina se vê no glorioso evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito.

2 Timóteo 1:1 – Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus,

Tito 1:3 – No devido tempo, ele trouxe à luz a sua palavra, por meio da pregação a mim confiada por ordem de Deus, nosso Salvador,

Hebreus 13:20 – O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas,

1 Pedro 1:21 – Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Apocalipse 1:18 – Sou aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.

Apocalipse 2:8 – Ao anjo da igreja em Esmirna escreva: Estas são as palavras daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *