Estudo de Lucas 15:7 – Comentado e Explicado

Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
Lucas 15:7

Comentário de Albert Barnes

Da mesma forma alegria … – É um princípio da natureza humana que a “recuperação” de um objeto em risco de se perder ofereça uma alegria muito mais intensa do que a “posse” tranquila de muitos que são seguros. Este é o nosso Salvador ilustrado pelo caso da ovelha perdida e da peça de prata. Também pode ser ilustrado por muitas outras coisas. Assim, nos alegramos mais com a saúde quando nos recuperamos de uma doença perigosa; nos alegramos por uma criança resgatada de perigo ou doença mais do que por aqueles que estão em saúde ou segurança. Regozijamo-nos que a propriedade seja salva da conflagração ou da tempestade mais do que sobre muito mais que não correu perigo. Esse sentimento que nosso Senhor representa como existindo no céu. “Da mesma forma”, da mesma maneira, ou no mesmo princípio, há alegria.

No céu – Entre os anjos de Deus. Compare Lucas 15:10 . Os seres celestes são assim representados como regozijando-se daqueles que se arrependem na terra. Eles veem a culpa e o perigo das pessoas; eles sabem o que Deus fez pela raça e se alegram com a recuperação de alguém da culpa e das ruínas do pecado.

Um pecador – Um rebelde contra Deus, por maiores que sejam os pecados ou pequenos. Se pecador, ele deve perecer, a menos que se arrependa; e eles se alegram com o seu arrependimento, porque ele o recupera de volta ao amor de Deus, e porque o salvará da morte eterna.

Isso se arrepende – Veja as notas em Mateus 9:13 .

Apenas pessoas – A palavra “pessoas” não está no original. Significa simplesmente “justos” ou aqueles que não pecaram. A palavra pode se referir tanto aos anjos quanto às pessoas. Não há pessoas “justas” na terra que não precisem de arrependimento, Eclesiastes 7:20 ; Salmo 14: 2-3 ; Romanos 3: 10-18 . Nosso Salvador não teve a intenção de sugerir que existisse. Ele estava falando do que aconteceu “no céu” ou entre “anjos” e das emoções “deles” quando contemplam as criaturas de Deus; e ele diz que “eles” se regozijaram no arrependimento de um “pecador” mais do que na santidade de muitos que não haviam caído. Não devemos supor que ele pretendia ensinar que havia apenas noventa e nove santos anjos para um pecador. Ele quer dizer apenas que eles se regozijam mais pelo “arrependimento” de um pecador do que por muitos que não caíram. Por isso, ele justificou sua própria conduta. Os judeus não negaram a existência de anjos. Eles não negariam que seus sentimentos eram adequados. Se “eles” se regozijavam dessa maneira, não era impróprio “ele” demonstrar alegria semelhante e, principalmente, buscar sua conversão e salvação. Se eles também se regozijam, mostra quão desejável é o arrependimento de um pecador. Eles sabem quanto valor é uma alma imortal. Eles vêem o que se entende por morte eterna; e eles não sentem “muita coisa” ou “muita ansiedade” em relação à alma que nunca pode morrer. Oh, que as pessoas viram como “elas” veem! e oh, que eles fariam um esforço, como os anjos consideram adequado, para salvar suas próprias almas e as almas dos outros da morte eterna!

Comentário de E.W. Bullinger

Eu : ou seja, eu que sei. João 1:51 .

você Murmurando Fariseus. Este é o ponto da parábola.

céu. Singular. Veja notas em Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

acabou . Grego. epi. App-104.

que se arrepende = se arrepende. App-111.

apenas pessoas: ou seja, os fariseus. Compare Lucas 15: 2 ; Lucas 16:15 ; Lucas 18: 9 . Grego. ou. App-105.

arrependimento. App-111. Compare Mateus 3: 2 .

Comentário de Adam Clarke

Pessoas justas, que não precisam de arrependimento – que não exigem uma mudança de mente e propósito como essas – que não são tão esbanjadoras e não podem se arrepender dos pecados que nunca cometeram. Distinções desse tipo ocorrem freqüentemente nos escritos judaicos. Há muitas pessoas que foram criadas em um curso de vida sóbrio e regular, freqüentando as ordenanças de Deus e sendo verdadeiras e justas em todos os seus tratos; estes diferem materialmente dos pagãos mencionados, Lucas 15: 1 , porque crêem em Deus e seguem os meios da graça: diferem também essencialmente dos cobradores de impostos mencionados no mesmo lugar, porque não enganam ninguém e são vertical em suas relações. Portanto, eles não podem se arrepender dos pecados dos pagãos, que não praticaram; nem da rapina de um cobrador de impostos, da qual nunca foram culpados. Como, portanto, essas pessoas justas são colocadas em oposição aos pagadores de impostos e pagãos, podemos ver ao mesmo tempo o escopo e o design das palavras de nosso Senhor: elas não precisavam de arrependimento em comparação com as outras, porque não eram culpadas de seus crimes. . E como estes pertenciam, pelo menos por profissão externa, ao rebanho de Deus, e eram sinceros e retos de acordo com sua luz, são considerados como não correndo o risco de se perder; e quando temem a Deus e praticam a justiça de acordo com a luz deles, ele tomará o cuidado de fazer essas descobertas mais distantes para eles, da pureza de sua natureza, da santidade de sua lei e da necessidade da expiação, que ele vê ser necessário. Veja o caso de Cornélio, Atos 10: 1 etc. Por esse motivo, o proprietário é representado como sentindo mais alegria por encontrar uma ovelha perdida, quase não havendo esperança de sua recuperação, do que ele sente ao ver noventa e nove ainda estão a salvo sob seus cuidados. “Os homens geralmente se alegram mais com uma pequena vantagem inesperada do que com um bem muito maior ao qual estão acostumados.” Há alguns, e sua opinião não precisa ser rejeitada às pressas, que imaginam que pelas noventa e nove pessoas justas, nosso Senhor quer dizer os anjos – que eles são proporcionais aos homens, como noventa e nove são a um, e que o Senhor tem mais prazer no retorno e na salvação de um pecador do que na obediência ininterrupta de noventa e nove santos anjos; e que foi através de seu amor superior ao homem caído que ele assumiu sua natureza, e não a natureza dos anjos. Eu encontrei a seguinte objeção fraca a isso: viz. “O texto diz apenas pessoas; agora, anjos não são pessoas, portanto, anjos não podem ser entendidos.” Isso é extremamente tolo; pode haver a pessoa de um anjo, assim como de um homem; permitimos pessoas até na divindade; além disso, a palavra original, d??a???? , significa simplesmente apenas alguns, e pode ser, com tanta propriedade, aplicada aos anjos quanto aos homens. Afinal, nosso Senhor pode se referir aos essênios, uma seita entre os judeus, na época de nosso Senhor, que eram rígidos e conscientemente morais; vivendo à maior distância tanto da hipocrisia quanto da poluição de seus compatriotas. Estes, quando comparados com a grande massa de judeus, não precisavam de arrependimento. O leitor pode escolher entre essas interpretações ou melhorar para si mesmo. Eu já vi outros métodos de explicar essas palavras; mas eles me pareceram absurdos ou improváveis ??demais para merecer um aviso específico.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 15: 7 . Da mesma forma, a alegria estará no céu Maior alegria estará no céu por causa de um pecador convertido, do que por tudo, etc. O desígnio dessa parábola de representar as coisas divinas por imagens tiradas das maneiras dos homens, o que é dito aqui de Deus e dos anjos (ver Lucas 15:10 .), Deve ser entendido adequadamente à natureza das paixões humanas, que são muito mais sensivelmente afetados com a obtenção daquilo que há muito desejam com veemência, ou com a economia daquilo que se considerava perdido, do que com a continuação de bens desfrutados há muito tempo. No entanto, é claro em Lucas 15:10 que os anjos são, durante suas ministrações aqui abaixo para os filhos de Deus, ou por revelação imediata ou não, informados da conversão dos pecadores, que devem, para aqueles espíritos benevolentes, ser uma ocasião de grande alegria; nem poderia ter sido sugerido nada mais apropriado para encorajar o humilde penitente, expor o fariseu que estava se apinhando ou animar todos a zelar em uma obra tão boa quanto tentar promover o arrependimento e a conversão de outros. De fato, esta parte da presente e a seguinte parábola é lindamente elaborada. Os anjos, embora de natureza elevada e perfeitos em bem-aventurança, são representados como tendo uma consideração amigável com suas essências afins e como tendo um conhecimento das coisas feitas aqui abaixo. Pode ser necessário observar, que não pode ser o significado de nosso Senhor aqui, que Deus estima um pecador penitente ou recém-convertido mais de noventa e nove crentes confirmados e estabelecidos, que são, como me parece, as pessoas mencionadas como não necessitando de conversão, – sem µeta???a , ou mudança universal de coração e vida; pois seria inconsistente com a divina sabedoria, bondade e santidade supor isso: mas é claramente como se ele tivesse dito: “Como um pai se alegra peculiarmente, quando uma criança extravagante é reduzida a um senso de seu dever, e quando alguém que ele considerava totalmente arruinado por suas loucuras, e talvez morto, volta com remorso e submissão, ou, como qualquer outra pessoa que recuperou o que havia perdido por perdê-lo, tem uma satisfação mais sensível do que em várias coisas igualmente valiosas, mas não em perigo; assim como os santos habitantes do céu se regozijam na conversão dos pecadores mais abandonados; e o grande Pai de todos tão prontamente os perdoa e os recebe, para que possa ser representado como tendo parte em a alegria.” Embora, a propósito, quando as paixões humanas são atribuídas a Deus, é certo que elas devem ser tomadas em sentido figurado, inteiramente excluídas daquelas sensações que resultam das comoções da natureza animal em nós mesmos. Alguns supuseram que nosso Salvador, pela palavra pessoas justas, pretendia dar uma olhada nos fariseus, que confiavam em si mesmos que eram justos.

Comentário de John Wesley

Digo-vos que da mesma maneira haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove pessoas justas, que não precisam de arrependimento.

A alegria será – alegria solene e festiva no céu – Primeiro, em nosso abençoado Senhor, e depois entre os anjos e espíritos de homens justos, talvez informados disso pelo próprio Deus, ou pelos anjos que os ministravam.

Sobre um pecador – Um pecador grosseiro, aberto e notório, que se arrepende – Ou seja, completamente mudou de coração e vida; mais de noventa e nove pessoas justas – Comparativamente justas, externamente irrepreensíveis: que não precisam desse arrependimento – Pois elas não precisam, não podem se arrepender dos pecados que nunca cometeram. A soma é que, como um pai se alegra particularmente quando uma criança extravagante, supostamente perdida, chega a um profundo sentido de seu dever; ou como qualquer outra pessoa que recuperou o que desistiu, tem uma satisfação mais sensata do que em várias outras coisas igualmente valiosas, mas não em perigo: assim também os anjos no céu se alegram peculiarmente na conversão de os pecadores mais abandonados. Sim, e o próprio Deus os perdoa e os recebe tão prontamente, que pode ser representado como tendo parte na alegria.

Referências Cruzadas

Provérbios 30:12 – os que são puros aos seus próprios olhos e que ainda não foram purificados da sua impureza;

Mateus 18:13 – E se conseguir encontrá-la, garanto-lhes que ele ficará mais contente com aquela ovelha do que com as noventa e nove que não se perderam.

Lucas 5:32 – Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento”.

Lucas 15:29 – Mas ele respondeu ao seu pai: ‘Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos.

Lucas 15:32 – Mas nós tínhamos que comemorar e alegrar-nos, porque este seu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado’ “.

Lucas 16:15 – Ele lhes disse: “Vocês são os que se justificam a si mesmos aos olhos dos homens, mas Deus conhece os corações de vocês. Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus”.

Lucas 18:9 – A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola:

Romanos 7:9 – Antes, eu vivia sem a lei, mas quando o mandamento veio, o pecado reviveu, e eu morri.

Filipenses 3:6 – quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *