Estudo de Êxodo 5:1 – Comentado e Explicado

Depois disso, Moisés e Aarão dirigiram-se ao faraó e disseram-lhe: "Assim fala o Senhor, o Deus de Israel: deixa ir o meu povo, para que me faça uma festa no deserto".
Êxodo 5:1

Comentário de Albert Barnes

Faraó – Este rei, provavelmente Tutmés II, bisneto de Aahmes Êxodo 1: 8 , o perseguidor original dos israelitas, deve ter residido nessa época em uma cidade, provavelmente Tanis Êxodo 2: 5 , do Baixo Egito, situada no o Nilo.

O Senhor Deus – o Senhor Deus de Israel exigiu os serviços do Seu povo. A demanda, de acordo com as visões gerais dos pagãos, era justa e natural; os israelitas não podiam oferecer os sacrifícios necessários na presença de egípcios.

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 5: 1 . E depois Moisés, etc. – Os anciãos de Israel, convencidos da comissão divina com a qual Moisés foi investido, cap. Êxodo 3:18 acompanha ele e Arão ao Faraó. A resposta do faraó, no segundo versículo, mostra que o nome hebraico Jeová deveria ter sido retido em nossa versão. Assim diz Jeová, Êxodo 5: 2 . Quem é Jeová? – Não conheço Jeová.

Meu povo, etc. – Isso pode ser considerado como a substância de sua mensagem ou, talvez, como a declaração concisa e peremptória do prazer de Jeová. O bispo Warburton observa que a separação desse povo foi denunciada, como inconsistente com os atributos divinos. Mas não se pode negar que se tornou uma bondade da Deidade preservar a doutrina da Unidade, em meio a um mundo idólatra. E essa separação também não poderia ser feita senão colocando uma parte da humanidade sob a proteção peculiar de Deus. Agora, como algumas pessoas precisam ser selecionadas para esse fim, parece mais agradável às nossas idéias de Sabedoria Divina fazer as bênçãos que acompanham essa seleção, a recompensa de alguma piedade e virtude exaltadas nos progenitores do povo escolhido. : mas, portanto, fingir que foram escolhidos como favoritos é injusto e absurdo. A separação foi feita para o bem da humanidade em geral; embora um povo tenha se tornado o instrumento honrado, em recompensa da piedade e virtudes de seus antepassados.

Para que eles possam realizar um banquete O verbo, aqui apresentado, para realizar um banquete, ??? chagag, significa, principalmente, dançar; dançar em círculos, diz Parkhurst; para comemorar um banquete com danças circulares. Isso fez uma parte eminente dos ritos religiosos dos antigos pagãos, como faz do moderno até hoje. Parece ter expressado o suposto poder independente do sol e dos céus, o primeiro e grande objeto da idolatria.

Comentário de Scofield

Deixe meu povo

Cf. Êxodo 4:22 ; Êxodo 4:23 . Possivelmente Moisés e Arão se encolheram de transmitir a mensagem a respeito do primogênito.

Comentário de Adam Clarke

E depois Moisés e Arão foram – Este capítulo é propriamente uma continuação do anterior, pois o sucessor é uma continuação disso; e para preservar a conexão dos fatos, eles devem ser lidos juntos.

Com que simplicidade, e com que autoridade, Moisés entrega sua mensagem ao rei egípcio! Assim diz o Senhor Deus de Israel: Deixa o meu povo. É bom nisso, como em quase todos os outros casos em que Jeová ocorre, preservar a palavra original: usar a palavra Senhor não é suficientemente expressivo e muitas vezes deixa o sentido indistinto.

Comentário de John Wesley

Depois entraram Moisés e Arão, e disseram a Faraó: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Deixa o meu povo, para que me façam um banquete no deserto.

Assim diz o Senhor Deus de Israel: Deixe meu povo ir – Moisés, ao tratar com os anciãos de Israel, é instruído a chamar Deus de Deus de seus pais; mas, ao tratar com Faraó, eles o chamam de Deus de Israel, e é a primeira vez que o encontramos assim nas escrituras. Ele é chamado Deus de Israel, a pessoa, Gênesis 33:20 , mas aqui é Israel, o povo. Eles estão apenas começando a se formar em um povo quando Deus é chamado Deus deles.

Deixe meu povo ir – Eles eram o povo de Deus e, portanto, o Faraó não deveria detê-los em cativeiro. E ele esperava serviços e sacrifícios deles, e, portanto, eles deveriam ter que ir para onde pudessem exercer livremente sua religião, sem ofender ou receber ofensa dos egípcios.

Comentário de John Calvin

1. E depois Moisés e Arão entraram. Moisés aqui começa a mostrar quantas e quão grandes foram as provas do poder de Deus exibidas na libertação de seu povo. Pois, como o orgulho, a loucura e a obstinação do rei eram indomáveis, todas as portas foram fechadas, até quebradas milagrosamente e por vários meios. Foi, de fato, possível para Deus subjugá-lo de uma só vez, com um único aceno de cabeça, para que ele caísse morto à própria vista de Moisés; mas, como já dissemos brevemente, e ele próprio declarará atualmente: Ele, em primeiro lugar , escolheu com mais clareza abrir seu poder; pois, se o Faraó se entregasse voluntariamente ou tivesse sido vencido sem esforço, a glória da vitória não teria sido tão ilustre. Em segundo lugar , Ele desejou que este monumento existisse de Seu amor singular pelo Seu povo eleito; pois, ao defender com tanta perseverança e força contra a obstinação desse rei mais poderoso, Ele não deu nenhuma prova duvidosa de seu amor por sua Igreja. Em terceiro lugar , desejava acostumar Seus servos em todas as épocas à paciência, para que não desmaiassem em suas mentes, se Ele não responder imediatamente às suas orações e, a todo momento, aliviá-los de suas angústias. Em quarto lugar , Ele desejou mostrar que, contra todos os esforços e artifícios de Satanás, contra a loucura dos ímpios e todas as dificuldades mundanas, Sua mão deve sempre prevalecer; e para não deixar espaço para duvidar, mas que tudo o que virmos nos opondo será por fim vencido por ele. Em quinto lugar , ao detectar as ilusões de Satanás e dos mágicos, Ele tornaria Sua Igreja mais cautelosa, para que ela pudesse observar cuidadosamente contra tais artifícios, e que sua fé continuasse invencível contra todas as maquinações do erro. Por fim , convenceria Faraó e os egípcios de que sua loucura não deveria ser desculpada por nenhum pretexto de ignorância; e, ao mesmo tempo, por este exemplo, Ele nos mostraria o quão horrível a escuridão possui as mentes dos réprobos, quando os privou da luz do seu Espírito. Essas coisas devem ser observadas atentamente no curso da narrativa, se desejamos lucrar com ela.

Como é difícil obter acesso aos reis, que se dignam a não admitir a presença de nenhuma das ordens inferiores, Moisés e Arão devem ter sido dotados de nenhuma confiança comum, quando se aproximaram ousadamente do Faraó. Pois era uma mensagem desagradável, e muito provável de ofender, que ele permitisse que o povo viajasse três dias além dos limites do Egito; uma vez que, sem dúvida, deve surgir uma suspeita de que, sendo assim dispensados, eles não permaneceriam mais seus súditos e que assim uma parte da terra seria esvaziada de seus habitantes. Ainda assim, Moisés e Arão não temem cumprir o mandamento de Deus, no qual houve esse aborrecimento adicional aos ouvidos orgulhosos e sensíveis do rei, a saber, que eles atribuíram a glória da Deidade somente ao Deus de Israel; pois, chamando-o de Jeová, implicam que os deuses adorados no Egito eram falsos e inventados pela imaginação do homem. Dissemos em outro lugar que não havia engano no pretexto de que Deus chamou seu povo ao deserto para realizar um banquete, embora Ele não revele Seu conselho ao tirano; pois era realmente seu prazer que um sacrifício de ação de graças fosse oferecido a si mesmo no monte Sinai, e que eles fossem assim separados da nação poluída com a qual estavam misturados; e, certamente, ele desejou despertar a ira do tirano, condenando ignominiosamente todo o Egito, como incapaz de adoração pura. Pois Ele não era obrigado por nenhuma lei a declarar abertamente a libertação deles; mas para que pudesse extrair da mente do tirano o veneno de sua impiedade, ele não pediu nada relacionado com a vantagem de Seu povo, mas apenas exigiu a adoração que lhe era devida. A palavra que Moisés usa significa apropriadamente realizar um banquete, mas também abraça tudo o que estiver relacionado a ele; e, portanto, por sinédoque , é levado aqui, como também em outras passagens, para a adoração solene a Deus. (66)

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 5: 1 . Assim diz o Senhor Deus de Israel – Moisés, ao tratar com os anciãos de Israel, é chamado a chamar Deus de Deus de seus pais; mas, ao tratar com o faraó, ele e Arão o chamam de Deus de Israel, e é a primeira vez que o encontramos nas Escrituras. Ele é chamado o Deus de Israel, a pessoa ( Gênesis 33:20 ), mas aqui está Israel, o povo. Eles estão apenas começando a se formar em um povo quando Deus é chamado Deus deles. Deixe meu povo ir – Eles eram o povo de Deus e , portanto, o Faraó não deveria detê-los em cativeiro. E ele esperava serviços e sacrifícios deles, e, portanto, eles deveriam ter que ir para onde pudessem exercer livremente sua religião, sem ofender ou receber ofensas dos egípcios.

Referências Cruzadas

Exodo 10:9 – Moisés respondeu: “Temos que levar todos: os jovens e os velhos, os nossos filhos e as nossas filhas, as nossas ovelhas e os nossos bois, pois celebraremos uma festa ao Senhor”.

1 Reis 21:20 – Acabe disse a Elias: “Então você me encontrou, meu inimigo! ” “Eu o encontrei”, ele respondeu, “porque você se vendeu para fazer o que o Senhor reprova.

Salmos 119:46 – Falarei dos teus testemunhos diante de reis, sem ser envergonhado.

Isaías 25:6 – Neste monte o Senhor dos Exércitos preparará um farto banquete para todos os povos, um banquete de vinho envelhecido, com carnes suculentas e o melhor vinho.

Ezequiel 2:6 – E você, filho do homem, não tenha medo dessa gente nem das suas palavras. Não tenha medo, ainda que o cerquem espinheiros, e você viva entre escorpiões. Não tenha medo do que disserem, nem fique apavorado ao vê-los, embora sejam uma nação rebelde.

Jonas 3:3 – E Jonas obedeceu à palavra do Senhor e foi para Nínive. Era uma cidade muito grande; demorava-se três dias para percorrê-la.

Mateus 10:18 – Por minha causa vocês serão levados à presença de governadores e reis como testemunhas a eles e aos gentios.

Mateus 10:28 – Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.

Atos dos Apóstolos 4:29 – Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente.

1 Coríntios 5:8 – Por isso, celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da perversidade, mas com os pães sem fermento da sinceridade e da verdade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *