Estudo de Mateus 24:4 – Comentado e Explicado

Respondeu-lhes Jesus: Cuidai que ninguém vos seduza.
Mateus 24:4

Comentário de Albert Barnes

Preste atenção … – Jesus, em resposta à pergunta deles, primeiro lhes dá um cuidado para tomar cuidado com o engano. Eles deveriam estar constantemente em guarda, porque muitos se levantariam para enganar o povo.

Muitos virão em meu nome – Não em nome ou pela autoridade de Jesus, ou alegando ser Seus seguidores, e serem enviados por ele, mas em nome do Messias, ou afirmando ser o Messias.

Eu sou Cristo – eu sou o Messias. Veja as notas em Mateus 1: 1 . O Messias era esperado naquela época, Mateus 2: 1-2 . Muitos declarariam ser o Messias e, como era universalmente esperado, multidões seriam facilmente levadas a acreditar nelas. Há evidências abundantes de que isso foi totalmente realizado. Josefo nos informa que houve muitos que fingiram ter inspiração divina; que enganaram o povo, levando muitos deles ao deserto. “A terra”, diz Ele “foi invadida por mágicos, sedutores e impostores, que atraíram o povo atrás deles em multidões para solidades e desertos, para ver os sinais e milagres que eles prometeram mostrar pelo poder de Deus”. Entre eles, menciona-se particularmente Dositeu, o samaritano, que afirmou que Ele era Cristo; Simon Magus, que disse que apareceu entre os judeus como o Filho de Deus; e Theudas, que convenceu muitos a irem com ele ao rio Jordão, a ver as águas divididas. Os nomes de 24 falsos messias são registrados como tendo aparecido entre a época do imperador Adriano e o ano de 1682.

Comentário de E.W. Bullinger

Fique atento. Grego. blepo. App-133.

nenhum homem = não ( eu. App-105.) ninguém.

enganar = desviar.

Comentário de John Calvin

4. E Jesus, respondendo, lhes disse. Eles receberam uma resposta muito diferente do que eles esperavam; pois enquanto eles estavam ansiosos por um triunfo, como se já tivessem terminado sua guerra, Cristo os exorta a longa paciência. Como se ele tivesse dito: “Você deseja conquistar o prêmio logo no início, mas primeiro deve terminar o curso. Você desenharia na terra o reino de Deus, que nenhum homem pode obter até que suba ao céu. ” Agora, embora este capítulo contenha advertências altamente úteis para regular o curso de nossa vida, vemos que, por um maravilhoso propósito de Deus, é cometido o erro no qual os apóstolos caíram para se transformar em nossa vantagem. A quantidade da presente instrução é que a pregação do Evangelho é como semear a semente e, portanto, devemos esperar pacientemente pelo tempo de colher; e que surge de uma delicadeza ou efeminação impróprias, se perdermos a coragem por causa do gelo, da neve ou das nuvens do inverno ou de outras estações desagradáveis.

Preste atenção para que ninguém te engane. Há duas acusações que Cristo expressamente dá aos discípulos: cuidado com os falsos mestres e não se aterrorizado por escândalos. Por essas palavras, ele avisa que sua Igreja, enquanto durar sua peregrinação no mundo, ficará exposta a esses males. Mas eles podem pensar que isso era inconsistente, uma vez que os profetas deram uma descrição amplamente diferente do futuro reino de Cristo. Isaías prediz que tudo será ensinado por Deus ( Isaías 54:13 .) As palavras de Deus são:

Derramarei meu Espírito sobre toda a carne;
e teus filhos e tuas filhas profetizarão;
seus jovens terão visões, e seus velhos sonharão sonhos,
( Joel 2:28 .)

Uma luz ainda mais abundante de entendimento é prometida por Jeremias.

Ninguém mais ensinará ao próximo, nem irmão, dizendo: Conhece o Senhor; porque todos me conhecerão do menor ao maior ( Jeremias 31:34 .)

E, portanto, não precisamos nos perguntar se os judeus esperavam que, quando o Sol da justiça tivesse surgido, como Malaquias ( Malaquias 4: 2 ) havia previsto, eles ficariam totalmente livres de toda nuvem de erro. Por isso, também, a mulher de Samaria disse:

Quando o Messias vier, ele nos ensinará todas as coisas,
( João 4:25 .)

Agora sabemos que esplêndidas promessas de paz, justiça, alegria e abundância de todas as bênçãos podem ser encontradas em toda parte nas Escrituras. Portanto, não precisamos nos perguntar se eles esperavam que, na vinda de Cristo, fossem libertados de comoções de guerra, de extorsões e todo tipo de injustiça e, em suma, de fome e pestilência.

Mas Cristo os adverte que, a partir de agora, os falsos mestres não aborrecerão menos os piedosos do que os falsos profetas dados aos povos antigos; e que os distúrbios não serão menos frequentes no Evangelho do que antigamente na lei. Não que essas profecias que acabei de mencionar deixem de ser cumpridas, mas porque a plena realização delas não aparece imediatamente em um dia; pois é suficiente que os crentes agora obtenham um gosto dessas bênçãos, de modo a nutrir a esperança do pleno gozo delas em um período futuro. E, portanto, eles estavam muito enganados, que desejavam odiar, no início do Evangelho, uma exibição imediata e perfeita daquelas coisas que vemos realizadas dia após dia. Além disso, aquela felicidade que os profetas atribuem ao reino de Cristo, embora não possa ser totalmente aniquilada pela depravação do homem, é retardada ou retardada por ele. É verdade que o Senhor, ao enfrentar a malícia dos homens, abre caminho para suas bênçãos em todos os obstáculos; e, de fato, não seria razoável supor que o que é fundado na bondade imerecida de Deus, e não depende da vontade do homem, deve ser deixado de lado por culpa deles.

Contudo, para que recebam alguma punição por sua ingratidão, ele recai sobre eles em pequena medida seus favores, que de outra forma fluiriam sobre eles na abundância mais rica. Daí surge um labirinto de males, através dos quais os crentes vagam por toda a vida, apesar de seguirem o caminho reto para a salvação, tendo Cristo como seu guia, que lhes oferece a tocha do seu Evangelho. Daí surge uma multidão de combates, para que eles tenham uma guerra difícil, embora não exista perigo de serem vencidos. Daí surgem distúrbios tão numerosos e tão repentinos que são mantidos em perpétuo desconforto, embora, repousando em Cristo, permaneçam firmes até o fim. E como Cristo ordena que seus discípulos tomem cuidado com imposturas, saibamos que os meios de defesa não serão necessários, desde que eles não estejam querendo para si mesmos. (127) E, portanto, quaisquer que sejam as artes que Satanás empregue, não tenhamos dúvida de que estaremos a salvo deles, se todos nós vigiarmos diligentemente sua própria posição.

Comentário de Adam Clarke

Preste atenção para que ninguém o engane – O mundo está cheio de enganadores, e é apenas seguindo o conselho de Cristo que até seus seguidores podem escapar de serem arruinados por eles. A partir disso, em Mateus 24:31 , nosso Senhor menciona os sinais que devem preceder sua vinda.

O primeiro sinal é falso crist.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 24: 4-5 . Preste atenção para que ninguém o engane Nosso Salvador menciona os falsos cristos como o primeiro sinal de sua vinda. Ele começa com isso em todos os evangelistas, e em todos usa quase as mesmas palavras: somente em São Lucas 21: 8 ele acrescenta, o tempo se aproxima; e, de fato, dentro de pouco tempo, essa parte da profecia começou a ser cumprida. Logo após a morte de nosso Salvador, apareceu Simão Mago, que se vangloriava entre os judeus como filho de Deus, e dava entre os samaritanos, que ele era um grande, Atos 8: 9-10 . Do mesmo selo e caráter foi Dositeu, o samaritano, que fingiu ser o Cristo predito por Moisés. No reinado de Cláudio, cerca de doze anos após a morte de nosso Salvador, um impostor, chamado Theudas, convenceu uma grande multidão a segui-lo, com seus melhores efeitos, até o rio Jordão; pois ele disse que era um profeta, e prometeu dividir o rio para a passagem deles; e dizendo estas coisas, ele enganou muitos, diz Josefo: mas Fadus enviou uma tropa de cavalos contra eles, que, caindo inesperadamente sobre eles, mataram muitos e fizeram muitos prisioneiros; e, tendo tomado o próprio Theudas vivo, cortaram-lhe a cabeça e a trouxeram a Jerusalém. Alguns anos depois, no reinado de Nero, esses impostores aumentaram com tanta frequência que muitos deles foram presos e mortos todos os dias. Eles seduziram um grande número de pessoas, ainda esperando o Messias. Nosso Salvador, portanto, pode muito bem advertir seus discípulos contra eles. Veja a nota em Mateus 24:24 . Bispo Newton e Discurso do Arcebispo Tillotson sobre esse assunto.

Comentário de John Wesley

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Guarda que ninguém vos engane.

Preste atenção para que ninguém o engane – A cautela é mais específica para os cristãos que se sucederam, a quem os apóstolos representavam. O primeiro sinal da minha vinda é o surgimento de falsos profetas. Mas é altamente provável, muitas dessas coisas se referem a eventos mais importantes, que ainda estão por vir.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *