Estudo de 1 Coríntios 16:22 – Comentado e Explicado

Se alguém não amar o Senhor, seja maldito! Maran atá.
1 Coríntios 16:22

Comentário de Albert Barnes

Se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo – Este é o final mais solene e comovente de toda a epístola. Foi projetado para direcioná-los à grande e essencial questão da religião, o amor do Senhor Jesus; e pretendia, sem dúvida, desviar suas mentes dos assuntos que os agitavam, das disputas e dissensões que alugavam a igreja em facções, para a grande indagação se eles realmente amavam o Salvador. Está implícito que havia perigo, em suas disputas e disputas sobre assuntos menores, de negligenciar o amor do Senhor Jesus ou de substituir o apego a uma parte no lugar daquele amor ao Salvador, que por si só poderia estar conectado à vida eterna .

Seja ele anátema – Sobre o significado da palavra anátema, veja a nota em 1 Coríntios 12: 3 . A palavra significa propriamente amaldiçoada ou dedicada à destruição; e a idéia aqui é que aquele que não acreditou no Senhor Jesus, e o amava, seria e deveria ser dedicado à destruição ou amaldiçoado por Deus. Expressa o que deve ser feito; expressa uma verdade em relação aos tratos de Deus, não o desejo do apóstolo. Não importa quais sejam as investiduras de qualquer homem; não importa qual possa ser sua riqueza, sua posição ou seu talento; não importa se ele era considerado um governante na igreja ou à frente de um partido; no entanto, se ele não tivesse amor verdadeiro ao Senhor Jesus, ele não poderia ser salvo. Esse sentimento está de acordo com a declaração das Escrituras em todos os lugares. Veja particularmente João 3:31 ; Miquéias 6:16 , e a nota sobre o último lugar.

Maran-atha – Estas são as palavras siríacas, Moran Etho – “o Senhor vem;” isto é, virá. O motivo pelo qual essa expressão é adicionada pode ser:

(1) Dar maior solenidade à declaração do apóstolo; isto é, para dar uma forma enfática.

(2) intimar que, embora não houvesse poder terreno para punir a falta de amor ao Salvador; embora o estado não pudesse e não deveria puni-lo; e embora a igreja não pudesse excluir todos os que não amavam o Senhor Jesus do seu seio, eles não podiam escapar. Pois o próprio Senhor viria a se vingar de seus inimigos; e ninguém poderia escapar. Embora, portanto, aqueles que não amavam o Senhor Jesus não pudessem ser punidos pelas pessoas, ainda assim eles não podiam escapar da condenação divina. O Senhor viria para executar a própria vingança, e eles não poderiam escapar. É provável (veja Lightfoot in loco) que os judeus estavam acostumados a usar essa forma em sua maior excomunhão, e que eles queriam dizer com isso, que a pessoa que era assim dedicada à destruição e excomungada fosse destruída; pois o Senhor viria se vingar de todos os seus inimigos. “Certamente não era agora, pela primeira vez, usado como um novo tipo de maldição pelo apóstolo; mas foi a aplicação de um modo de expressão atual ao objetivo que ele tinha na contemplação. Talvez, portanto, inspecionando as maneiras do Oriente, possamos ilustrar a importância dessa passagem singular. A abordagem mais próxima que pude descobrir está no seguinte trecho do Sr. Bruce; e embora, talvez, isso não chegue ao pleno poder do significado do apóstolo, ainda assim, provavelmente, dá a idéia que era comumente anexada à frase entre o público. Bruce foi forçado por um santo fingido, no Egito, a levá-lo a bordo de seu navio, como se o levasse a um determinado lugar – enquanto Bruce não queria tal coisa; mas, tendo-o colocado na praia a uma pequena distância de onde ele veio, nós afrouxamos nossa embarcação rio abaixo alguns metros, enchendo nossas velas e nos afastando.

Ao ver isso, nosso santo caiu em uma paixão desesperada, xingando, blasfemando e batendo com os pés; a cada palavra que grita “Shar Ullah!” isto é, “Que Deus envie e faça justiça!” Parece ser a execração mais forte que esse árabe apaixonado poderia usar, ou seja, castigá-lo adequadamente está fora do meu poder: remeto-o à vingança de Deus. Não é isso que importa o anátema maranatha? – Taylor em Calmet. Esta declaração solene, ou denúncia, o apóstolo escreveu com sua própria mão, como o resumo de tudo o que ele havia dito, para que pudesse ser atentamente considerado. Não há uma declaração mais solene na Bíblia; não há uma denúncia mais assustadora; não há ninguém que certamente será executado. Não importa o que possamos ter – seja riqueza, beleza, vigor, realização, adorno ou elogios e bajulações do mundo; não importa se somos elevados no cargo e na hierarquia; não importa se somos honrados pela era atual ou adquirimos uma reputação a ser transmitida para os tempos futuros; todavia, se não amamos o Salvador, não podemos ser salvos.

Devemos nos dedicar à maldição; e o Senhor Jesus voltará em breve para executar a tremenda sentença em um mundo culpado. Quão importante é perguntar se temos esse amor? Se estamos apegados ao Senhor Jesus de maneira a garantir sua aprovação? Se nós o amamos a ponto de estarmos preparados para saudar sua vinda com alegria e para sermos recebidos em seu reino eterno – No final das notas desta epístola, posso perguntar a qualquer um que leia estas páginas se ele tem esse amor? E posso pressioná-lo sobre a atenção de cada um, embora nunca possa ver seus rostos na carne, como a grande investigação que deve determinar seu destino eterno. A declaração solene está aqui, de que, se eles não amarem o Senhor Jesus, serão e devem ser dedicados à destruição. O Senhor Jesus voltará em breve para investigar e julgar o mundo. Não haverá escapatória; e nenhuma língua pode expressar os horrores horrores de uma maldição eterna pronunciada pelos lábios do Filho de Deus!

Comentário de E.W. Bullinger

Se App-118.

qualquer homem = qualquer um. Grego. tis . App-123.

amor App-135.

Jesus Cristo . Todos os textos omitem.

Anátemas = amaldiçoados. Ponto final após esta palavra. Veja Atos 23:14 .

Maran-atha . Aramaico. App-94.:33.

Comentário de Adam Clarke

Se alguém não ama o Senhor Jesus – Isto é dirigido imediatamente contra os judeus. Em 1 Coríntios 12: 3 , descobrimos que os judeus, que fingiam estar sob o Espírito e os ensinamentos de Deus, chamavam Jesus de a?a?eµa , ou amaldiçoados; isto é, uma pessoa que deve ser dedicada à destruição: veja a nota em 1 Coríntios 12: 3 . Nesse lugar, o apóstolo retruca o todo sobre si mesmo e diz: Se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo, que seja a?a?eµa , amaldiçoado e dedicado à destruição. Isso não é dito da maneira de um desejo ou imprecação, mas como uma previsão do que certamente viria sobre eles se não se arrependessem, e do que aconteceu com eles porque não se arrependiam; mas continuou a odiar e execrar o Senhor Jesus; e do que ainda está sobre eles, porque eles continuam a odiar e execrar o Redentor do mundo.

É geralmente permitido que o apóstolo se refira aqui a alguns dos modos de excomunhão entre os judeus, dos quais havia três, a saber:

  1. Niddui ???? , que significa uma simples separação ou exclusão de um homem da sinagoga, e de sua esposa e família, por trinta dias.
  • Cherem ??? infligido àquele que carregara o niddui e que, nos trinta dias, não fizera a devida compensação, a fim de se reconciliar com a sinagoga. Isso foi infligido com execrações terríveis, as quais ele foi informado devem vir sobre ele se não se arrepender; mas o cherem sempre supunha lugar para arrependimento.
  • Shammatha ???? : este foi o mais terrível de todos, e cortou toda a esperança de reconciliação e arrependimento; após o qual o homem não era reconciliável com a sinagoga, nem reconhecido como pertencendo até à nação judaica. Veja essas diferentes formas no léxico rabínico e talmúdico de Buxtorf, sob as respectivas palavras.
  • No léxico agora citado, Buxtorf fornece uma forma de cherem , que ele diz ter copiado de um antigo hebraico MS. Deste terrível artigo colocarei uma tradução diante do leitor.

    “Pela sentença do Senhor dos senhores, deixe P. o filho de P. ser anatematizado em ambas as casas de julgamento; o superior e o inferior. Seja anatematizado entre os santos mais altos; seja anatematizado entre os serafins e ophanim; e, finalmente, que ele seja anatematizado por todas as congregações dos grandes e dos pequenos! Que grandes e contínuas pragas repousem sobre ele; com doenças grandes e horríveis! Que sua casa seja a habitação de dragões! e que sua constelação seja escurecida no nuvens! Seja indignado, cólera e ardente! Jogue sua carcaça nas bestas e serpentes selvagens! Que seus inimigos e adversários triunfem sobre ele! Que prata e ouro sejam dados a outros! as crianças sejam expostas às portas dos seus inimigos! E assombrem-se a posteridade nos seus dias! Que ele seja amaldiçoado pela boca de Addiriron e Achtariel; pela boca de Sandalphon e Hadraniel; pela boca de Ansisiel e Patchiel; pela boca de Serafiel e Sagansael; pela boca de Michael e Gabriel; pela boca de Rafael e Mesharetiel! Seja anatematizado pela boca de Zaafzavif e pela boca de Hafhavif, que é o grande Deus; e pela boca dos setenta nomes do rei supremo; e, finalmente, pela boca de Tsortak, o grande chanceler.

    “Que ele engolisse como Corá e seus companheiros! Deixe sua alma partir com medo e terror! Deixe que as repreensões do Senhor o matem! Seja confundido como Achitofel estava em seu conselho! Que a lepra de Geazi seja sua lepra!” e que não haja ressurreição de suas ruínas! Nos sepulcros dos filhos de Israel, não seja sepultado! Que sua esposa seja dada a outro e que outros se curvem sobre ela em sua morte! Neste anátema, p. o filho de P. seja; e que esta seja sua herança! Mas sobre mim e sobre todo o Israel Deus estenda sua paz e bênção, Amém. ” A isto se acrescentam os versículos 18, 19 e 20 de Deuteronômio 29, ( Deuteronômio 29: 18-20 😉 que o leitor pode ler à vontade. Há muitas coisas neste cherem que exigem um comentário, mas este não é o lugar.

    Anátema, maran-atha – “Que ele seja amaldiçoado; nosso Senhor vem”. Não vejo a razão pela qual essas palavras não foram traduzidas. O primeiro é grego e já foi explicado; o último é siríaco maranatha , nosso Senhor está chegando: isto é, para executar o julgamento denunciado. O apóstolo não se refere ao último versículo da Bíblia? Para que eu não venha e fira a terra ( ??? cherem ) com uma maldição? E ele não diz que o Senhor estava vindo para ferir a terra judaica com aquela maldição? O que aconteceu poucos anos depois e continua com essas pessoas rebeldes e rebeldes até os dias atuais. O que o apóstolo disse foi profético e indicativo do que estava prestes a acontecer com esse povo. Deus estava então infligindo castigo sobre eles: ele veio, e eles foram quebrados e dispersos.

    Comentário de Thomas Coke

    1 Coríntios 16:22 . Anátema, Maran-atha. Quando os judeus perderam o poder da vida e da morte, usaram, no entanto, para pronunciar um anátema em pessoas que deveriam ter sido executadas de acordo com a lei mosaica; e tal pessoa tornou se um anátema, ou cheren, ou amaldiçoado – pois as expressões são equivalentes. Eles tinham plena convicção de que a maldição não seria em vão; e, de fato, parece que eles esperavam que algum julgamento, correspondendo ao que a lei pronunciava, fosse falso ao infrator. Agora, para expressar sua fé de que Deus, de uma maneira ou de outra, e provavelmente de alguma maneira notável, interpusesse, para adicionar essa eficácia à sentença que eles não poderiam dar, é mais provável que eles usassem as palavras siríacas Maran-atha ; isto é, “O Senhor vem”; ou “Ele virá com segurança e rapidez, para colocar esta sentença em execução e mostrar que a pessoa em quem ela cai é realmente um anátema,” amaldiçoado: “ em alusão a isso, quando o Apóstolo estava falando de uma alienação secreta de Cristo, mantido sob as formas do cristianismo (que talvez seja o caso de muitos coríntios e muito mais provavelmente entre nós), pois esse não era um crime capaz de ser condenado e censurado no cristão igreja, ele os lembra que o Senhor Jesus Cristo se aproximará e descobrirá e punirá de maneira apropriada. O apóstolo escolheu escrever com sua mão essa sentença pesada e inseri-la entre sua saudação geral e bênção, para que fosse a mais atentamente vista. Ver João 9:22 e o Bispo Patrick em Deuteronômio 27:15 .

    Referências Cruzadas

    Cânticos 1:3 – A fragrância dos seus perfumes é suave; o seu nome é como perfume derramado. Não é à toa que as jovens o amam!

    Cânticos 1:7 – Conte-me, você a quem amo, onde faz pastar o seu rebanho e onde faz as suas ovelhas descansarem ao meio-dia? Se eu não o souber, serei como uma mulher coberta com véu junto aos rebanhos dos seus amigos.

    Cânticos 3:1 – A noite toda procurei em meu leito aquele a quem o meu coração ama, mas não o encontrei.

    Cânticos 5:16 – Sua boca é a própria doçura; ele é mui desejável. Esse é o meu amado, esse é o meu querido, ó mulheres de Jerusalém.

    Isaías 5:1 – Cantarei para o meu amigo o seu cântico a respeito de sua vinha: Meu amigo tinha uma vinha na encosta de uma fértil colina.

    Mateus 10:37 – “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;

    Mateus 25:40 – “O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.

    Mateus 25:41 – “Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.

    Mateus 25:45 – “Ele responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo’.

    Mateus 25:46 – “E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna”.

    João 8:42 – Disse-lhes Jesus: “Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou.

    João 14:15 – “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.

    João 14:21 – Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”.

    João 14:23 – Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.

    João 15:24 – Se eu não tivesse realizado no meio deles obras que ninguém mais fez, eles não seriam culpados de pecado. Mas agora eles as viram e odiaram a mim e a meu Pai.

    João 16:14 – Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.

    João 21:15 – Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? ” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”.

    Atos dos Apóstolos 23:14 – E, dirigindo-se aos chefes dos sacerdotes e aos líderes dos judeus, disseram: “Juramos solenemente, sob maldição, que não comeremos nada enquanto não matarmos Paulo.

    Romanos 9:3 – Pois eu até desejaria ser amaldiçoado e separado de Cristo por amor de meus irmãos, os de minha raça,

    1 Coríntios 12:3 – Por isso, eu lhes afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: “Jesus seja amaldiçoado”; e ninguém pode dizer: “Jesus é Senhor”, a não ser pelo Espírito Santo.

    2 Coríntios 5:14 – Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram.

    2 Coríntios 8:8 – Não lhes estou dando uma ordem, mas quero verificar a sinceridade do amor de vocês, comparando-o com a dedicação dos outros.

    Gálatas 1:8 – Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!

    Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

    Efésios 6:24 – A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível.

    2 Tessalonicenses 1:8 – Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.

    Hebreus 6:10 – Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los.

    1 Pedro 1:8 – Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,

    1 Pedro 2:7 – Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular”,

    1 João 4:19 – Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

    1 João 5:1 – Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado.

    Judas 1:14 – Enoque, o sétimo a partir de Adão, profetizou acerca deles: “Vejam, o Senhor vem com milhares de milhares de seus santos,

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *