Estudo de Gálatas 1:8 – Comentado e Explicado

Mas, ainda que alguém – nós ou um anjo baixado do céu – vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja anátema.
Gálatas 1:8

Comentário de Albert Barnes

Mas embora nós – Ou seja, nós apóstolos. Provavelmente, ele se refere particularmente a si mesmo, pois o plural é frequentemente usado por Paulo quando fala de si mesmo. Ele alude aqui, possivelmente, a uma acusação que foi apresentada contra ele pelos falsos mestres na Galácia, de que ele havia mudado de opinião desde que se encontrara entre eles, e agora pregava de maneira diferente do que fez na época; veja a introdução. Eles se esforçaram provavelmente para fortalecer suas próprias opiniões em relação às obrigações da lei mosaica, afirmando que, embora Paulo quando ele estava entre eles tivesse sustentado que a observância da lei não era necessária para a salvação, ainda que ele tivesse mudado de opinião. e agora mantinham a mesma doutrina sobre o assunto que eles fizeram. O que eles confiaram para apoiar esta opinião é desconhecido. É certo, porém, que Paulo, em algumas ocasiões (veja Atos 21: 21-26 ), cumpriu os ritos judaicos, e não é improvável que eles se familiarizassem com esse fato, e o interpretassem como provando que ele havia mudado de opinião sobre o assunto.

Em todo o caso, tornaria plausível a alegação de que Paulo era agora a favor da observância dos ritos judaicos e que, se ele já havia ensinado de maneira diferente, agora deveria ter mudado de opinião. Paulo, portanto, começa a discussão negando isso da maneira mais solene. Ele afirma que o evangelho que ele havia inicialmente pregado a eles era o verdadeiro evangelho. Continha as grandes doutrinas da salvação. Devia ser considerado por eles como um ponto fixo e determinado, que não havia outro caminho de salvação senão pelos méritos do Salvador. Não importa quem ensinou mais alguma coisa; não importa se é alegado que ele mudou de idéia; não importa mesmo que ele deva pregar outro evangelho; e não importa que um anjo do céu declare qualquer outro modo de salvação, deveria ser considerado uma posição fixa e estabelecida que o verdadeiro evangelho lhes havia sido pregado a princípio. Não devemos supor que Paulo tenha admitido que ele havia mudado de idéia ou que as inferências dos falsos mestres eram bem fundamentadas, mas devemos entender isso como afirmação da maneira mais solene que o verdadeiro evangelho e o único método de salvação, havia sido pregado entre eles a princípio.

Ou um anjo do céu – esse é um modo retórico de expressão muito forte. Não se deve supor que um anjo do céu pregue outro senão o verdadeiro evangelho. Mas Paulo deseja apresentar o caso mais forte possível e afirmar da maneira mais forte possível que o verdadeiro evangelho havia sido pregado a eles. O grande sistema de salvação havia sido ensinado; e nenhum outro deveria ser admitido, não importa quem o pregasse; não importa qual o caráter ou posição do pregador; e não importa quais reivindicações imponentes ele venha. Daqui resulta que a mera posição, caráter, talento, eloquência ou piedade de um pregador não dá necessariamente à sua doutrina uma reivindicação de nossa crença, nem prova que seu evangelho é verdadeiro. Grandes talentos podem ser prostituídos; e grande santidade de maneira, e até santidade de caráter, podem estar erradas; e não importa qual possa ser a posição, os talentos, a eloquência e a piedade do pregador, se ele não concordar com o evangelho que foi pregado pela primeira vez, ele será condenado.

Pregue qualquer outro evangelho … – Veja a nota em Gálatas 1: 6 . Qualquer evangelho que difira daquele que lhe foi pregado pela primeira vez, qualquer sistema de doutrinas que negue a necessidade de uma simples dependência do Senhor Jesus Cristo para a salvação.

Seja amaldiçoado – grego Greek???eµa anathema (anátema). Sobre o significado desta palavra, veja as notas em 1 Coríntios 12: 3 ; 1 Coríntios 16:22 , nota. Aqui não é indevidamente traduzido como “amaldiçoado” ou dedicado à destruição “. O objetivo de Paulo é expressar a maior aversão possível a qualquer outra doutrina que não a que ele próprio havia pregado. Tão grande foi o seu desprezo, que, diz Lutero, “ele lança muitas chamas de fogo, e seu zelo é tão fervoroso que ele quase começa a amaldiçoar os anjos”. Segue-se disso:

(1) Que qualquer outra doutrina que não seja a proclamada na Bíblia sobre o assunto da justificação deve ser rejeitada e tratada com aversão, não importa qual seja a posição, talento ou eloqüência daquele que a defende.

(2) que não devemos apadrinhar ou aceitar tais pregadores. Não importa qual seja seu zelo, sua aparente sinceridade, sua aparente santidade, seu aparente sucesso ou sua real ousadia em repreender o vício, devemos nos afastar deles.

“Cessa, meu filho”, disse Salomão, “de ouvir as instruções que causam erros nas palavras do conhecimento; Provérbios 19:27 . Especialmente, devemos nos retirar totalmente da instrução que nega as grandes doutrinas da salvação; aquele evangelho puro que o Senhor Jesus e o apóstolo ensinaram. Se Paulo considerasse até mesmo um anjo como condenado à destruição, e como condenado, se ele pregasse qualquer outra doutrina, certamente não seríamos encontrados para prestar nossa atenção a ela, nem devemos ampará-la participando de um ministério assim. Quem desejaria participar do ministério de um anjo, mesmo que ele fosse amaldiçoado? Quanto menos o ministério de um homem pregando a mesma doutrina! Não decorre disso, no entanto, que devemos tratar os outros com severidade de linguagem ou com a linguagem da maldição. Eles devem responder a Deus. “Nós” devemos nos retirar de seus ensinamentos; devemos considerar as doutrinas com aversão; e não devemos emprestar-lhes o rosto. Para seu próprio mestre, eles permanecem ou caem; mas qual deve ser a desgraça de um professor que um homem inspirado disse que deve ser considerado “amaldiçoado!” Pode-se acrescentar, quão responsável é o escritório ministerial! Quão temível é o relato que os ministros da religião devem prestar! Quanta oração, estudo e esforço são necessários para que eles possam entender o verdadeiro evangelho e que não sejam levados ao erro ou levem outras pessoas ao erro.

Comentário de E.W. Bullinger

embora = mesmo que (grego. ean . App-118. b).

céu . Ver Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 ,

pregar , etc. = pregar um evangelho (grego. evangelizo . App-121.)

ao lado (grego. para . App-104.) ou depois disso.

tem . Omitir.

amaldiçoado . Grego. anátema . Ver Atos 23:14 e comparar Gálatas 3:10 , Gálatas 3:13 .

Comentário de John Calvin

8. Mas apesar de nós . À medida que ele defende a autoridade de sua doutrina, sua confiança aumenta. Antes de tudo, ele declara que a doutrina que ele pregou é o único evangelho e que a tentativa de colocá-la de lado é altamente criminosa. Mas então ele estava ciente de que os falsos apóstolos poderiam objetar: “Não nos renderemos a você em nosso desejo de manter o evangelho, ou naqueles sentimentos de respeito a que estamos acostumados a valorizar”. Assim como, atualmente, os papistas descrevem nos termos mais fortes a sacralidade com a qual consideram o evangelho, e beijam o próprio nome com a mais profunda reverência, e, ainda assim, quando levados ao julgamento, perseguem ferozmente os puros. e doutrina simples do evangelho. Assim, Paulo não fica satisfeito com esta declaração geral, mas define o que é o evangelho e o que ele contém, e declara ousadamente que sua doutrina é o verdadeiro evangelho; de modo a resistir a toda investigação adicional.

De que adiantou professar respeito pelo evangelho, e não saber o que isso significava? Com os papistas, que se prendem a tornar implícita a fé , isso pode ser perfeitamente suficiente; mas com os cristãos, onde não há conhecimento, não há fé. Para que os gálatas, que de outra forma estavam dispostos a obedecer ao evangelho, não pudessem andar de um lado para outro, e “não encontrar descanso para a planta do pé” ( Gênesis 8: 9 ), Paulo ordena que eles permaneçam firmes em sua doutrina. Ele exige uma crença tão hesitante em sua pregação, que pronuncia uma maldição sobre todos os que ousaram contradizê-la.

E aqui não é de admirar que ele comece consigo mesmo; pois assim ele antecipa uma calúnia com a qual seus inimigos o teriam carregado. “Você deseja receber tudo o que vem de você sem hesitar, porque é seu.” Para mostrar que não há fundamento para tal afirmação, ele renuncia instantaneamente ao direito de avançar com algo contra sua própria doutrina. Ele não reivindica superioridade, a esse respeito, sobre outros homens, mas exige com justiça de todos, igualmente consigo mesmo, sujeição à palavra de Deus.

Ou um anjo do céu. Para destruir mais completamente as pretensões dos falsos apóstolos, ele se eleva a ponto de falar de anjos; e, na suposição de que eles ensinavam uma doutrina diferente, ele não se satisfaz em dizer que eles não tinham o direito de serem ouvidos, mas declara que eles deveriam ser condenados. Alguns podem pensar que era um absurdo se envolver em uma controvérsia com anjos sobre sua doutrina; mas uma visão justa de todo o assunto permitirá que alguém perceba que essa parte dos procedimentos do apóstolo era apropriada e necessária. É impossível, sem dúvida, que os anjos do céu ensinem qualquer outra coisa além da certa verdade de Deus. Mas quando o crédito devido às doutrinas que Deus havia revelado sobre a salvação dos homens era objeto de controvérsia, ele não considerou o suficiente para negar o julgamento dos homens, sem recusar, ao mesmo tempo, a autoridade dos anjos.

E assim, quando ele pronuncia uma maldição sobre os anjos que deveriam ensinar qualquer outra doutrina (21), embora seu argumento seja derivado de uma impossibilidade, não é supérfluo. Essa linguagem exagerada deve ter contribuído muito para fortalecer a confiança na pregação de Paulo. Seus oponentes, empregando os títulos elevados de homens, tentaram pressionar fortemente ele e sua doutrina. Ele os encontra pela ousada afirmação de que mesmo os anjos são incapazes de abalar sua autoridade. Isso não é menosprezo para os anjos. Promover a glória de Deus por todos os meios possíveis foi o objetivo de sua criação. Aquele que se esforça, de maneira piedosa, por alcançar esse objetivo, por uma menção aparentemente desrespeitosa ao nome, não diminui nada de sua alta patente. Essa linguagem não apenas exibe, de maneira impressionante, a majestade da palavra de Deus, mas produz, também, uma poderosa confirmação de nossa fé, enquanto, confiando nessa palavra, nos sentimos livres para tratar até os anjos com desafio e desprezo. Quando ele diz: “que ele seja amaldiçoado”, o significado deve ser: “que ele seja mantido por você como amaldiçoado”. Ao expor 1 Coríntios 12: 3 , tivemos ocasião de falar da palavra ????eµa. (22) Aqui denota maldição e respostas para a palavra hebraica ??? (herem.)

Comentário de Adam Clarke

Mas embora nós, ou um anjo – o evangelho que eu já preguei para você seja o único evangelho verdadeiro; se eu pregasse qualquer outro, eu deveria incorrer na maldição de Deus. Se seus falsos mestres fingem, como muitos dos primeiros tempos, que receberam seus relatos pelo ministério de um anjo, sejam amaldiçoados; separe-os da sua empresa e não tenha comunhão religiosa com eles. Deixe-os para aquele Deus que mostrará seu descontentamento contra todos os que corrompem, todos os que contribuem e todos os que tiram da palavra de sua revelação.

Todos aqueles que, pela inconstância de suas próprias mentes, estão prontos para favorecer os devaneios de todo pretenso profeta e profetisa que se inicia, considerem as terríveis palavras do apóstolo. Como na lei, quem recebe os bens roubados é tão mau quanto o ladrão; assim, os incentivadores de tais pretensas revelações são tão ruins, aos olhos de Deus, quanto os próprios impostores. O que diz a palavra de Deus para eles? Que eles sejam amaldiçoados. Leitor, coloque essas coisas no coração.

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 1: 8 . Embora nós, ou um anjo do céu, alguns tenham imaginado, que o apóstolo use essa expressão como uma prevenção profética contra o crédito das pretensões de Cerinto e Maomé, que ambos fingiram ter recebido suas revelações pelo ministério de um anjo. da mesma forma, olhamos para a maneira de dar a lei, que, segundo o apóstolo, era pelo ministério dos anjos. Ao pregar qualquer outro Evangelho, ele quer dizer pregar qualquer coisa como Evangelho, além do que ele havia pregado.

Comentário de John Wesley

Mas, embora nós, ou um anjo do céu, pregemos qualquer outro evangelho para você que não seja o que lhe pregamos, que seja amaldiçoado.

Mas se nós – eu e todos os apóstolos.

Ou um anjo do céu – se fosse possível.

Pregue outro evangelho, seja amaldiçoado – Cortado de Cristo e Deus.

Referências Cruzadas

Gênesis 9:25 – disse: “Maldito seja Canaã! Escravo de escravos será para os seus irmãos”.

Deuteronômio 27:15 – “Maldito quem esculpir uma imagem ou fizer um ídolo fundido, obra de artesãos, detestável ao Senhor, e levantá-lo secretamente”. Todo o povo dirá: “Amém! “

Josué 9:23 – Agora vocês estão debaixo de maldição: Nunca deixarão de ser escravos, rachando lenha e carregando água para a casa do meu Deus”.

1 Samuel 26:19 – Que o rei, meu senhor, escute as palavras de seu servo. Se o Senhor o instigou contra mim, então que ele aceite uma oferta; se, porém, são homens que o fizeram, que sejam amaldiçoados perante o Senhor! Eles agora me afastaram de minha porção na herança do Senhor e disseram: ‘Vá, preste culto a outros deuses’.

Neemias 13:25 – Eu os repreendi e invoquei maldições sobre eles. Bati em alguns deles e arranquei os seus cabelos. Fiz com que jurassem em nome de Deus e disse-lhes: “Não consintam mais em dar suas filhas em casamento aos filhos deles, nem haja casamento das filhas deles com seus filhos ou com vocês.

Mateus 25:41 – “Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.

Marcos 14:71 – Ele começou a se amaldiçoar e a jurar: “Não conheço o homem de quem vocês estão falando! “

Atos dos Apóstolos 23:14 – E, dirigindo-se aos chefes dos sacerdotes e aos líderes dos judeus, disseram: “Juramos solenemente, sob maldição, que não comeremos nada enquanto não matarmos Paulo.

Romanos 9:3 – Pois eu até desejaria ser amaldiçoado e separado de Cristo por amor de meus irmãos, os de minha raça,

1 Coríntios 12:3 – Por isso, eu lhes afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: “Jesus seja amaldiçoado”; e ninguém pode dizer: “Jesus é Senhor”, a não ser pelo Espírito Santo.

1 Coríntios 16:22 – Se alguém não ama o Senhor, seja amaldiçoado. Vem, Senhor!

2 Coríntios 11:13 – Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo.

Gálatas 1:9 – Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!

Gálatas 3:10 – Já os que são pela prática da lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: “Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei”.

Gálatas 3:13 – Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”.

1 Timóteo 1:19 – mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé.

Tito 3:10 – Quanto àquele que provoca divisões, advirta-o uma e duas vezes. Depois disso, rejeite-o.

2 Pedro 2:14 – Tendo os olhos cheios de adultério, nunca param de pecar, iludem os instáveis e têm o coração exercitado na ganância. Malditos!

Apocalipse 22:18 – Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *