Estudo de João 16:14 – Comentado e Explicado

Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará.
João 16:14

Comentário de Albert Barnes

Me glorificará – Me honrará. A natureza de sua influência deve exaltar meu caráter e trabalho em vista da mente.

Receberá o meu – Literalmente, “tomará de ou de mim”. Ele receberá sua comissão e instruções como embaixador de mim, para fazer minha vontade e concluir meu trabalho.

Deve mostrar – deve anunciar ou comunicar a você. Esta é sempre a obra do Espírito. Todas as impressões sérias produzidas por ele levam ao Senhor Jesus 1 Coríntios 12: 3 , e com isso podemos facilmente testar nossos sentimentos. Se fomos verdadeiramente convencidos do pecado e renovados pelo Espírito Santo, a tendência de todas as suas influências tem sido nos levar ao Salvador; para nos mostrar nossa necessidade dele; revelar-nos a beleza de seu caráter e a adequação de seu trabalho às nossas necessidades; e nos inclinar a lançar nossos interesses eternos em seu braço todo-poderoso e comprometer tudo a suas mãos.

Comentário de E.W. Bullinger

glorificar . Veja a pág. 1511

Comentário de John Calvin

14. Ele me glorificará. Cristo agora os lembra que o Espírito não virá para erigir nenhum novo reino, mas para confirmar a glória que lhe foi dada pelo Pai. Pois muitos tolamente imaginam que Cristo ensinou apenas para dar as primeiras lições e depois enviar os discípulos para uma escola superior. Dessa maneira, eles tornam o Evangelho de valor não maior do que a Lei, da qual se diz que era um professor da escola dos povos antigos ( Gálatas 3:24 ).

Este erro é seguido por outro igualmente intolerável, que, tendo dado adeus a Cristo, como se seu reinado fosse encerrado, e ele agora não fosse nada, eles substituem o Espírito em seu lugar. A partir dessa fonte, os sacrilégios do papai e do maometanismo fluíram; pois, embora esses dois anticristos sejam diferentes um do outro em muitos aspectos, ainda assim eles concordam em manter um princípio comum; e isto é, que no Evangelho recebemos as primeiras instruções para nos levar à fé correta (97), mas que devemos buscar em outro lugar a perfeição da doutrina, para que ela complete o curso de nossa educação. Se a Escritura é citada contra o Papa, ele afirma que não devemos nos limitar a ela, porque o Espírito veio, e nos carregou acima da Escritura por muitas adições. Mahomet afirma que, sem o Alcoran, os homens sempre mantêm os filhos. Assim, por uma falsa pretensão do Espírito, o mundo foi enfeitiçado para se afastar da simples pureza de Cristo; pois, assim que o Espírito é separado da palavra de Cristo, a porta se abre para todo tipo de ilusões e imposturas. Um método semelhante de enganar foi tentado, na era atual, por muitos fanáticos. A doutrina escrita lhes parecia literal, e, portanto, eles escolheram inventar uma nova teologia que consistisse em revelações.

Vemos agora que a informação dada por Cristo, que ele seria glorificado pelo Espírito a quem deveria enviar, está longe de ser supérfluo; pois pretendia nos informar que o ofício do Espírito Santo não era nada além de estabelecer o reino de Cristo, e manter e confirmar para sempre tudo o que lhe fora dado pelo Pai. Por que então ele fala dos ensinamentos do Espírito? Não para nos retirar da escola de Cristo, mas para ratificar a palavra pela qual somos ordenados a ouvi-lo, caso contrário ele diminuiria a glória de Cristo. A razão é adicionada, diz Cristo,

Pois ele tirará o que é meu. Com essas palavras, ele quer dizer que recebemos o Espírito para que possamos desfrutar das bênçãos de Cristo. Para o que ele nos concede? Para que sejamos lavados pelo sangue de Cristo, para que o pecado seja apagado em nós por sua morte, para que nosso velho homem seja crucificado ( Romanos 6: 6 ), para que sua ressurreição seja eficaz para nos formar novamente para a novidade. da vida ( Romanos 6: 4 😉 e, em suma, para que possamos nos tornar participantes de seus benefícios. Portanto, nada é concedido a nós pelo Espírito além de Cristo, mas ele tira de Cristo, para que ele possa nos comunicar. Devemos ter a mesma visão de sua doutrina; pois ele não nos ilumina, a fim de nos afastar no menor grau de Cristo, mas para cumprir o que Paulo diz, que Cristo é feito para nós sabedoria ( 1 Coríntios 1:30 ), e da mesma forma para exibir os tesouros que estão escondidos em Cristo ( Colossenses 2: 3 ). Em uma palavra, o Espírito nos enriquece com as riquezas de Cristo, a não ser que ele possa exibir sua glória em todas as coisas.

Referências Cruzadas

Zacarias 12:10 – E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho.

João 15:26 – “Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.

João 16:9 – Do pecado, porque os homens não crêem em mim;

Atos dos Apóstolos 2:32 – Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas desse fato.

Atos dos Apóstolos 4:10 – saibam os senhores e todo o povo de Israel que por meio do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores.

1 Coríntios 2:8 – Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória.

1 Coríntios 12:3 – Por isso, eu lhes afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: “Jesus seja amaldiçoado”; e ninguém pode dizer: “Jesus é Senhor”, a não ser pelo Espírito Santo.

2 Coríntios 3:14 – Na verdade as mentes deles se fecharam, pois até hoje o mesmo véu permanece quando é lida a antiga aliança. Não foi retirado, porque é somente em Cristo que ele é removido.

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

Gálatas 5:5 – Pois é mediante o Espírito que nós aguardamos pela fé a justiça que é a nossa esperança.

1 Pedro 1:10 – Foi a respeito dessa salvação que os profetas que falaram da graça destinada a vocês investigaram e examinaram,

1 Pedro 2:7 – Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular”,

1 João 3:23 – E este é o seu mandamento: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou.

1 João 4:1 – Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

1 João 4:13 – Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito.

1 João 5:6 – Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo: não somente por água, mas por água e sangue. E o Espírito é quem dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Apocalipse 19:10 – Então caí aos seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: “Não faça isso! Sou servo como você e como os seus irmãos que se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus. Adore a Deus! O testemunho de Jesus é o espírito de profecia”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *