Estudo de Jeremias 7:8 – Comentado e Explicado

Vós, contudo, vos fiais em fórmulas enganadoras que de nada vos servirão.
Jeremias 7:8

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 7: 8-11 . Eis que confiais em palavras mentirosas proferidas por vossos falsos profetas, que prometem paz e acalmam a vossa impenitência. Roubareis, assassinatos, etc. – Jeremias não os acusa da transgressão da lei ritual de Moisés, mas da violação das questões mais importantes da lei moral. Assim, os profetas mostraram aos judeus uma maneira mais excelente de servir a Deus do que baseando-se em cerimônias externas de sua adoração, que poderiam ter preparado suas mentes para a recepção do evangelho. E venha e fique diante de mim, etc. – Vocês serão culpados das imoralidades mais vis, mesmo que o interesse comum, assim como o senso comum, da humanidade deva reprovar? Jurareis falsamente? – Um crime que todas as nações sempre detestaram? Queimareis incenso a Baal? – Uma divindade obscura que se apresenta como rival do grande Jeová; e, não contente com isso, você também andará atrás de outros deuses , a quem não conhece – e por todos esses crimes coloca uma ousada afronta ao Senhor dos Exércitos? Você trocará um Deus, de cujo poder e bondade você teve uma experiência tão longa, por deuses cuja capacidade e vontade de ajudá-lo a não saber nada? E quando você tiver feito o máximo que puder para afrontar e insultar o infinito e eterno Jeová, seu criador e conservador, seu governador e juiz, você terá a insensatez e a insolência de se apresentar diante dele nesta casa, que é chamada por seu nome, e em que seu nome é chamado, sob o pretexto de adorá-lo e servi-lo – está diante dele como servos, esperando suas ordens, como suplicantes, esperando seu favor? Vocês agirão em rebelião aberta contra ele, e ainda assim se classificarão entre os súditos dele, entre os melhores deles? Por isso, parece que você acha que ele não descobre ou não gosta de suas práticas perversas; imaginar um dos quais é colocar a mais alta indignidade possível sobre ele. É como se você dissesse: Somos libertos para fazer todas essas abominações – se eles não tivessem o rosto para dizer isso em tantas palavras, ainda assim suas ações falavam em voz alta. Deus muitas vezes os libertara, como eles não podiam deixar de reconhecer, e havia sido uma ajuda presente para eles quando, de outra forma, deveriam ter perecido. Por esses meios, ele planejou trazê-los para si mesmo; pela bondade de levá-los ao arrependimento; mas eles, decidindo não obstante persistir em suas abominações, disseram, com efeito, em contradição direta com a verdadeira intenção de Deus, mostrando-lhes essa bondade, que ele os havia entregue para colocá-los novamente em uma capacidade de se rebelar contra ele. Você diz, diz o profeta, interpretar as libertações que Deus anteriormente concedeu a você, como tantas licenças para cometer novos crimes? Ou, quando você oferece seus sacrifícios propiciatórios, eles limpam a culpa de todas as suas ofensas passadas, e que você pode retornar com segurança às suas antigas práticas iníquas, tendo um método tão certo e fácil de obter perdão? Esta casa, etc., tornou-se um covil de ladrões aos seus olhos? – Você acha que foi construído, não apenas para ser um ponto de encontro, mas também um local de abrigo para os mais malvados malfeitores; quem me presta um serviço externo para que possam continuar mais seguros em seus pecados? Marque bem, leitor, aqueles que pensam se desculpar em práticas não-cristãs, com o nome cristão, e pecar com mais ousadia e segurança, porque há uma oferta pelo pecado, de fato tornam a casa de oração de Deus um covil de ladrões; como os sacerdotes fizeram no tempo de Cristo, Mateus 21:13 . Mas eles poderiam impor a Deus? não, eis que eu vi, diz o Senhor – Vi a verdadeira iniqüidade através da piedade falsificada e dissimulada. Embora os homens possam enganar uns aos outros com a demonstração de devoção, eles não podem enganar a Deus.

Comentário de Scofield

Confiar em

(Veja Scofield “ Salmos 2:12 “) .

Comentário de John Calvin

Ele novamente ensina o que observamos ontem – que a glória dos judeus era tolice, enquanto eles se gabavam do templo e de seus sacrifícios a Deus. Ele chama seus jactantes de palavras de falsidade, como explicamos, porque elas acabaram totalmente com um fim contrário ao que Deus havia instituído. Era sua vontade que os sacrifícios lhe fossem oferecidos no templo – com que propósito? Preservar a unidade de fé entre todo o povo. E sacrifícios, qual era o design deles? Mostrar ao povo que eles mereciam a morte eterna e também que eles deveriam fugir para Deus por misericórdia, não havendo outra expiação senão o sangue de Cristo. Mas não havia arrependimento, eles não sentiam pena de seus pecados; antes, como veremos atualmente, eles tiveram a liberdade de se entregar mais a eles por causa de suas cerimônias, que ainda deveriam ter sido os meios de levá-los ao arrependimento. Eles eram então as palavras da falsidade quando separavam os sinais de seus fins. A realidade e o signo devem realmente ser distinguidos um do outro; mas é um divórcio intolerável, quando os homens se apegam a sinais nus e negligenciam a realidade. Havia nos sacrifícios a realidade que mencionei agora: eles foram lembrados pelo espetáculo de que eram dignos da morte eterna; e então eles deveriam exercer penitência e, assim, fugir para a misericórdia de Deus. Como não houve relato de Cristo, nem cuidado do arrependimento, nem tristeza pelos pecados, nem temor de Deus, nem humildade, foi uma separação ímpia do que deveria ter sido unido.

Agora vemos mais claramente por que o Profeta designa como palavras de falsidade, aquela falsa glória em que os hipócritas se entregam, em oposição a Deus, quando o fariam satisfeito com cerimônias nuas. Por isso, ele acrescenta, que eram palavras que não tinham proveito, como se ele tivesse dito: “Ao procurar brincar com Deus, ele também frustrará seu projeto”. É certo que eles negociaram desonestamente com Deus, quando tentaram satisfazer seu julgamento por cerimônias frígidas. Ele, portanto, mostra que uma recompensa foi preparada para eles; pois eles finalmente descobririam que nenhum fruto viria de seus tratos falsos. Segue-se –

Comentário de E.W. Bullinger

Ver. Figura do discurso Asterismos. App-6.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *