Estudo de 1 Timóteo 4:8 – Comentado e Explicado

Exercita-te na piedade. Se o exercício corporal traz algum pequeno proveito, a piedade, esta sim, é útil para tudo, porque tem a promessa da vida presente e da futura.
1 Timóteo 4:8

Comentário de Albert Barnes

Pois o exercício corporal beneficia pouco – Margem, “por pouco tempo”. O grego admitirá qualquer interpretação, e o que é afirmado aqui é verdadeiro em qualquer sentido. O exercício físico a que o apóstolo se refere é de pouca vantagem em comparação com a piedade que ele recomendou a Timóteo cultivar, e qualquer vantagem que dele pudesse derivar seria de curta duração. “Exercício corporal” aqui se refere, sem dúvida, às mortificações do corpo pela abstinência e penitência que os antigos devotos, e particularmente os essênios, tornaram tão importantes como parte de sua religião. O apóstolo não quer dizer que o exercício físico seja em si impróprio, ou que nenhuma vantagem possa ser derivada na preservação da saúde, mas ele se refere a ele apenas como um meio de religião; como deveria promover a santidade do coração e da vida. Por essas austeridades corporais, supunha-se que as paixões corruptas fossem subjugadas, as andanças de uma fantasia profana eram escritas e a alma levada à conformidade com Deus. Em oposição a essa suposição, o apóstolo declarou aqui um grande princípio cuja experiência se mostrou universalmente correta, de que tais austeridades fazem pouco para promover a santidade, mas muito para promover a superstição. Deve haver um trabalho mais profundo na alma do que qualquer outro que possa ser realizado pela mera mortificação do corpo; veja as notas em Colossenses 2:23 e compare 1 Coríntios 9: 25-27 .

Mas piedade – piedade ou religião.

É rentável para todas as coisas – Em todos os aspectos. Não há interesse do homem, em referência a esta vida, ou à vida futura, que ela não promoveria. É favorável à saúde do corpo, promovendo a temperança, a indústria e a frugalidade; à clareza e vigor do intelecto, dando apenas visões da verdade e do valor relativo dos objetos; à paz de consciência, conduzindo ao fiel desempenho do dever; prosperar nos negócios, tornando um homem sóbrio, honesto, prudente e diligente; a um bom nome, levando um homem a seguir um curso de vida que o mereça; e confortar na provação, calma na morte e paz imortal além da sepultura. A religião não fere ninguém. Não destrói a saúde; não enfraquece o intelecto; não perturba a consciência; não gosta de paixões furiosas e consumidoras; não diminui a honra de um bom nome; não fornece nenhum assunto de reflexão amarga no leito da morte.

Não torna ninguém mais pobre; não gera nenhum crime; não gera doença. Se um homem fizesse o que certamente o faria feliz, ele seria decidido e conscientemente religioso; e embora a piedade não prometa nenhum bem terreno diretamente como sua recompensa, e não garanta imunidade contra doenças, luto e morte, ainda assim, não há nada que certamente garanta um crescimento constante da prosperidade em uma comunidade como as virtudes que gera e sustenta, e não há mais nada que certamente encontre os males aos quais o homem está sujeito. Não tenho dúvidas de que é a verdadeira convicção de todo homem que, se ele se tornar certamente “feliz”, será cristão; e presumo que seja a crença honesta de todos que o cristão verdadeiro e consistente é o mais feliz das pessoas. E, no entanto, com essa convicção, as pessoas buscam tudo o resto, em vez de religião, e na busca de bugigangas, que eles sabem que não podem conferir felicidade, adiam a religião – a única fonte certa de felicidade a qualquer momento – até o último período da vida, ou rejeite-o completamente.

Ter a promessa da vida que agora é – isto é, fornece a promessa de tudo o que é realmente necessário para nós nesta vida. As promessas das Escrituras sobre esse assunto são abundantes, e provavelmente não há uma falta de nossa natureza para a qual não possa ser encontrada uma promessa específica na Bíblia; compare o Salmo 23: 1 ; Salmo 84:11 ; Filemom 4:19 . A religião nos promete alimentos e roupas necessários, Mateus 6: 25-33 ; Isaías 33:16 ; conforto na aflição, Deuteronômio 33:27 ; Jó 5:19 ; Salmo 46: 1-11 ; Hebreus 13: 5 ; apoio na velhice e morte, Isaías 46: 4 ; Salmo 23: 4 ; compare Isaías 43: 2 ; e uma boa reputação, um nome de honra quando estamos mortos; Salmo 37: 1-6 . Não há nada que o homem realmente “precise” nesta vida, que não seja prometido pela religião; e se a investigação fosse feita, seria surpreendente para muitos, mesmo com nossa religião imperfeita, como essas promessas são cumpridas literalmente. Davi, perto do fim de uma vida longa, pôde prestar este notável testemunho sobre este assunto: “Eu sou jovem e agora sou velho; ainda não vi o justo abandonado, nem a sua semente implorando pão; Salmo 37:25 . E agora, dos mendigos que chegam às nossas portas, quão poucos deles podemos dar um copo de água fria, sentindo que estamos dando a um discípulo! Quão raro é que um verdadeiro cristão se torne um mendigo! Dos reclusos de nossas esmolas, quão poucos dão evidências de que têm religião! Eles foram trazidos para lá pelo vício, não pela religião. A verdadeira piedade não envia nenhuma para a esmola; teria salvado a grande massa daqueles que estão lá de precisar da caridade de seus semelhantes.

E daquilo que está por vir – vida eterna. E é a única coisa que “promete” essa vida. A infidelidade não faz “promessa” de felicidade futura. Seu trabalho é tirar todos os confortos que a religião oferece e deixar as pessoas para uma eternidade sombria, sem promessa ou esperança de alegria eterna. O vice “promete” prazeres na vida atual, mas apenas para decepcionar seus eleitores aqui; não faz promessa de felicidade no mundo futuro. Não há nada que forneça certas “promessas” de felicidade no futuro, neste mundo ou no outro, exceto a religião. Deus não promete tal felicidade a beleza, nascimento ou sangue; à posse de honras ou riquezas; a grandes realizações na ciência e no aprendizado ou nas graças da realização externa. Todos esses, quaisquer que sejam as esperanças lisonjeiras de felicidade que possam ter aqui, não têm garantia da felicidade eterna futura. Não é por essas coisas que Deus gradua as recompensas do céu, e é apenas a “piedade” ou a “verdadeira religião” que fornece qualquer garantia de felicidade no mundo vindouro.

Comentário de E.W. Bullinger

exercício. Grego. gunmasia . Só aqui.

é lucrativo. Grego. ophelimos. Aqui; 2 Timóteo 3:16 . Tito 3: 8 .

pouco . sobre ( 1 Timóteo 4: 7 ) a, pouco (assunto).

vida. App-170.

Comentário de John Calvin

8 Pois o exercício corporal é de pouco lucro . Com o exercício “do corpo”, ele não quer dizer o que está na caça, no percurso de corrida, na luta livre, na escavação ou nas ocupações mecânicas; mas ele dá esse nome a todas as ações externas que são empreendidas, por uma questão de religião, como vigias, jejuns longos, deitados na terra e coisas assim. No entanto, ele não censura aqui a observância supersticiosa dessas coisas; caso contrário, ele os condenaria totalmente, como faz na Epístola aos Colossenses ( Colossenses 2:21 ), mas atualmente ele apenas fala um pouco deles, e diz que eles são de pouca vantagem. Portanto, embora o coração esteja totalmente ereto e o objeto apropriado, ainda assim, nas ações externas, Paulo não encontra nada que possa valorizar muito.

Este é um aviso muito necessário; pois o mundo sempre se inclina a desejar adorar a Deus por serviços externos; que é uma imaginação extremamente perigosa. Mas – para não falar da opinião perversa do mérito – nossa natureza sempre nos dispõe fortemente a atribuir mais do que devemos à austeridade da vida; como se não fosse uma porção comum da santidade cristã. Uma visão mais clara disso não pode ser aduzida, além do fato de que, logo após a publicação desse comando, o mundo inteiro foi arrebatado com admiração imoderada da forma vazia de exercícios corporais. Daí surgiu a ordem dos monges e monjas, e quase toda a disciplina mais excelente da igreja antiga, ou, pelo menos, a parte dela que era mais estimada pelo povo comum. Se os monges antigos não tivessem sonhado que havia alguma perfeição indescritivelmente divina ou angelical em sua maneira austera de viver, nunca a teriam perseguido com tanto ardor. Do mesmo modo, se os pastores não tivessem valorizado indevidamente as cerimônias que eram então observadas para a mortificação da carne, eles nunca teriam sido tão rígidos em exigi-las. E o que Paulo diz por outro lado? Que, quando alguém tiver trabalhado muito e muito tempo nesses exercícios, o lucro será pequeno e insignificante; pois eles não são nada além de rudimentos de disciplina infantil.

Mas a piedade é proveitosa para todas as coisas. Ou seja, quem tem piedade não quer nada, embora não tenha essas pequenas ajudas; somente a piedade é capaz de conduzir um homem para completar a perfeição. É o começo, o meio e o fim da vida cristã; e, portanto, onde isso é inteiro, nada é imperfeito. Cristo não levou um modo de vida tão austero como João Batista; ele era, portanto, um pouco inferior? Que o significado seja assim resumido. “Devemos nos aplicar totalmente à piedade; porque quando a alcançamos, Deus não pede mais nada de nós; e devemos dar atenção aos exercícios corporais de maneira a não impedir ou retardar a prática da piedade. ”

Que tem as promessas É um consolo muito grande que Deus não deseje que os piedosos estejam querendo algo; pois, tendo feito nossa perfeição consistir em piedade, ele agora faz dela a perfeição de toda felicidade. Como é o começo da felicidade nesta vida, ele também estende a ela a promessa da graça divina, que sozinha nos faz felizes, e sem a qual estamos muito infelizes; pois Deus testifica que, mesmo nesta vida, ele será nosso Pai.

Mas lembremo-nos de distinguir entre as coisas boas da presente e da vida futura; pois Deus nos concede bondade neste mundo, a fim de que ele nos dê apenas um gostinho de sua bondade, e com esse gosto nos seduza ao desejo de benefícios celestiais, para que neles possamos encontrar satisfação. A conseqüência é que as coisas boas da vida atual não são apenas misturadas com muitas aflições, mas, podemos dizer, quase esmagadas por elas; pois não é conveniente termos abundância neste mundo, para que não nos entregemos ao luxo. Novamente, para que ninguém ache nesta passagem os méritos das obras, devemos ter em mente o que já dissemos, que a piedade inclui não apenas uma boa consciência para com os homens e o temor de Deus, mas também fé e convocação. ele.

Comentário de Adam Clarke

Para o exercício corporal, pouco se beneficia ???? ?????? est?? ?fe??µ?? . Esses exercícios de ginástica, tão apreciados entre os gregos, valem pouco; eles são de curta duração; eles se referem apenas a esta vida e aos aplausos dos homens; mas a piedade tem a promessa desta vida e da vida futura; é rentável para todas as coisas; e por tempo e eternidade.

Mas a piedade é proveitosa para todas as coisas – por piedade, devemos entender tudo o que a religião cristã promete ou prescreve: a vida de Deus na alma do homem; e a glória de Deus como objeto e fim dessa vida. Para receber o primeiro, um homem deve renunciar a seus pecados, negar a si mesmo, tomar sua cruz e seguir seu Senhor através do mal e através do bom relato. Para obtê-lo, um homem deve trabalhar para entrar no descanso que resta para o povo de Deus.

Tendo promessa, da vida que agora é – O homem que teme, ama e serve a Deus, recebe as bênçãos de Deus por toda a vida. Sua religião o salva de todos esses excessos, tanto na ação como na paixão, que minam os fundamentos da vida e tornam a própria existência muitas vezes um fardo. A paz e o amor de Deus no coração produz uma serenidade e calma que fazem com que a lâmpada da vida se acenda clara, forte e permanente. Paixões más e desordenadas obscurecem e sufocam a centelha vital. Todo homem verdadeiramente religioso extrai o máximo bem da própria vida e, através da bênção divina, obtém o máximo bem que existe na vida; e, o que é melhor do que tudo, adquire aqui uma preparação completa abaixo para uma vida eterna de glória acima. Assim, a piedade tem a promessa e garante as bênçãos de ambos os mundos.

Comentário de Thomas Coke

1 Timóteo 4: 8 . Pois o exercício corporal beneficia pouco: O apóstolo, 1 Timóteo 4: 7 , disse: Exercite-se, como aplicado a uma vida cristã; e, portanto, ele aqui usa a palavra exercício, aplicada ao trabalho corporal; e chamando-o de exercício corporal, ele leva nossos pensamentos aos trabalhos dos essênios, de acordo com as regras e instituições de sua seita, ou aos jogos agonísticos, dos quais o Sr. West deu uma descrição tão divertida e útil no Dissertação prefixada em seu Pindar. Possivelmente o exercício preparatório para esses jogos poderia ser mais aludido aqui. Pela prática da piedade, Timóteo deveria se preparar para a vida futura; assim como os combatentes, por repetidos exercícios corporais, se preparavam para obter a vitória naqueles jogos. A piedade, sob a dispensação do Novo Testamento, não tem nenhuma promessa particular de saúde, reputação ou riqueza, ou qualquer outra bênção individual do mundo, embora em suas conseqüências naturais tenha um aspecto muito amigável sobre todos; mas tem a promessa de conforto e felicidade em geral: – e a declaração de Cristo, de que o homem bom receberá cem vezes, mesmo no meio da perseguição, se esse for o seu destino, Marcos 10:30 pode ser o único suficiente para justificar o apóstolo em sua afirmação. A lei, no entanto, certamente contém promessas de bênçãos temporais para a piedade; de modo que a afirmação do apóstolo é estritamente verdadeira, quando referida ao Antigo e ao Novo Testamento.

Comentário de John Wesley

Pois o exercício corporal é de pouco proveito; mas a piedade é proveitosa para todas as coisas, tendo promessa da vida que agora é e daquilo que está por vir.

O exercício corporal beneficia um pouco – Aumenta a saúde e a força do corpo.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 28:1 – Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, ao seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra.

1 Samuel 15:22 – Samuel, porém, respondeu: “Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.

Jó 5:19 – De seis desgraças ele o livrará; em sete delas você nada sofrerá.

Jó 22:2 – “Pode alguém ser útil a Deus? Mesmo um sábio, pode ser-lhe de algum proveito?

Salmos 37:3 – Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança.

Salmos 37:16 – Melhor é o pouco do justo do que a riqueza de muitos ímpios;

Salmos 37:29 – os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre.

Salmos 50:7 – “Ouça, meu povo, pois eu falarei; vou testemunhar contra você, Israel: eu sou Deus, o seu Deus.

Salmos 84:11 – O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.

Salmos 91:10 – nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda.

Salmos 112:1 – Aleluia! Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos!

Salmos 128:1 – Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos!

Salmos 145:19 – Realiza os desejos daqueles que o temem; ouve-os gritar por socorro e os salva.

Provérbios 3:16 – Na mão direita, a sabedoria lhe garante vida longa; na mão esquerda, riquezas e honra.

Eclesiastes 8:12 – O ímpio pode cometer uma centena de crimes e até ter vida longa, mas sei muito bem que as coisas serão melhores para os que temem a Deus, para os que mostram respeito diante dele.

Isaías 1:11 – “Para que me oferecem tantos sacrifícios? “, pergunta o Senhor. Para mim, chega de holocaustos de carneiros e da gordura de novilhos gordos; não tenho nenhum prazer no sangue de novilhos, de cordeiros e de bodes!

Isaías 3:10 – Digam aos justos que tudo lhes irá bem, pois comerão do fruto de suas ações.

Isaías 32:17 – O fruto da justiça será paz; o resultado da justiça será tranqüilidade e confiança para sempre.

Isaías 33:16 – é esse o homem que habitará nas alturas; seu refúgio será a fortaleza das rochas; terá suprimento de pão, e água não lhe faltará.

Isaías 58:3 – ‘Por que jejuamos’, dizem, ‘e não o viste? Por que nos humilhamos, e não reparaste? ’ Contudo, no dia do seu jejum vocês fazem o que é do agrado de vocês, e exploram os seus empregados.

Isaías 65:13 – Portanto, assim diz o Soberano Senhor: “Os meus servos comerão, e vocês passarão fome; os meus servos beberão, e vocês passarão sede; os meus servos se regozijarão, e vocês passarão vergonha;

Jeremias 6:20 – De que me serve o incenso trazido de Sabá, ou o cálamo aromático de uma terra distante? Os seus holocaustos não são aceitáveis nem me agradam as suas ofertas”.

Amós 5:21 – “Eu odeio e desprezo as suas festas religiosas; não suporto as suas assembléias solenes.

Mateus 5:3 – “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.

Mateus 6:33 – Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

Mateus 19:29 – E todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna.

Marcos 10:19 – Você conhece os mandamentos: ‘não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe’”.

Lucas 12:31 – Busquem, pois, o Reino de Deus, e essas coisas lhes serão acrescentadas.

Lucas 12:32 – “Não tenham medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar-lhes o Reino.

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

1 Coríntios 3:22 – seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo, a vida, a morte, o presente ou o futuro; tudo é de vocês,

1 Coríntios 8:8 – A comida, porém, não nos torna aceitáveis diante de Deus; não seremos piores se não comermos, nem melhores se comermos.

Colossenses 2:21 – “Não manuseie! ” “Não prove! ” “Não toque! “?

1 Timóteo 6:6 – De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro,

Tito 3:8 – Fiel é esta palavra, e quero que você afirme categoricamente essas coisas, para que os que crêem em Deus se empenhem na prática de boas obras. Tais coisas são excelentes e úteis aos homens.

Hebreus 9:9 – Isso é uma ilustração para os nossos dias, indicando que as ofertas e os sacrifícios oferecidos não podiam dar ao adorador uma consciência perfeitamente limpa.

Hebreus 13:9 – Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja fortalecido pela graça, e não por alimentos cerimoniais, os quais não têm valor para aqueles que os comem.

2 Pedro 1:3 – Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.

1 João 2:25 – E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.

Apocalipse 3:12 – Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome.

Apocalipse 3:21 – Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *