Estudo de Salmos 128:1 – Comentado e Explicado

Cântico das peregrinações. Felizes os que temem o Senhor, os que andam em seus caminhos.
Salmos 128:1

Comentário de Albert Barnes

Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor – que honra a Deus; isso é realmente piedoso. Veja as notas no Salmo 1: 1 ; Salmo 112: 1 . O que é essa benção é indicado nos versículos a seguir.

Isso caminha nos seus caminhos – Os caminhos que Deus ordena ou dirige. Sobre a palavra “walketh”, veja as notas no Salmo 1: 1 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 128.

As diversas bênçãos que se seguem àqueles que temem a Deus.

Uma Canção de Graus.

Título. ?????? Shiir hammangaloth. ] Este salmo é pensado para ter sido escrito pelo autor do precedente, e para ter sido usado pelos judeus como um hino em seu ofício de matrimônio. O assunto e a ocasião são iguais aos do primeiro. Os dois últimos versos parecem ter sido falados pelo padre; como provavelmente foi o antigo salmo, e dirigido ao próprio homem bom, que veio à cabeça de sua família para prestar sua homenagem e fazer suas oferendas. Há uma ascensão bonita e gradual observável nas bênçãos aqui prometidas.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Uma canção de graus. O mesmo que 120. Veja App-67.

Abençoado é = O as felicidades de. Veja as bem-aventuranças. App-63.

teme = reverencia.

Comentário de John Calvin

1 Bem-aventurado o homem que teme a Jeová. No Salmo anterior, foi afirmado que a prosperidade em todos os assuntos humanos e em todo o curso de nossa vida deve ser esperada exclusivamente da graça de Deus; e agora o Profeta nos adverte que aqueles que desejam ser participantes da bênção de Deus devem com sinceridade de coração dedicar-se inteiramente a ele; pois ele nunca irá decepcionar aqueles que o servem. O primeiro verso contém um resumo do assunto do Salmo; a porção restante sendo adicionada apenas a título de exposição. A máxima “de que aqueles que são abençoados que temem a Deus, especialmente na vida atual”, é muito diferente da opinião comum dos homens, que poucos dão o seu consentimento. Em todos os lugares, existem muitos epicuristas, parecidos com Dionísio, que, tendo outrora tido um vento favorável sobre o mar e uma viagem próspera, depois de saquear um templo, (106) se vangloriavam de que os deuses eram a favor dos ladrões de igreja. Também os fracos são perturbados e abalados pela prosperidade dos homens maus, e depois desmaiam sob o peso de suas próprias misérias. Os desprezadores de Deus podem não gozar de prosperidade, e a condição de homens bons pode ser tolerável, mas ainda assim a maior parte dos homens é cega ao considerar a providência de Deus, ou parece, de maneira alguma, percebê-la. O ditado, “Que é melhor não nascer nem morrer o mais rápido possível”, certamente já foi recebido há muito tempo pelo consentimento comum de quase todos os homens. Finalmente, a razão carnal julga que toda a humanidade, sem exceção, é miserável, ou que a fortuna é mais favorável aos homens ímpios e maus do que aos bons. Para o sentimento de que são abençoados os que temem ao Senhor, há uma aversão inteira, como declarei detalhadamente nos Salmos 37: 0 . Tanto o mais necessário, então, é se debruçar sobre a consideração dessa verdade. Além disso, como essa bem-aventurança não é aparente aos olhos, é importante que, para podermos apreendê-la., Primeiro atendamos à definição que lhe será dada aos poucos e, em segundo lugar, ao saber que depende principalmente da proteção de Deus. Embora reunamos todas as circunstâncias que parecem contribuir para uma vida feliz, certamente nada será considerado mais desejável do que ser mantido escondido sob a tutela de Deus. Se essa bênção é, em nossa opinião, preferida, como merece, a todas as outras coisas boas, quem quer que esteja convencido de que o cuidado de Deus é exercido sobre o mundo e os assuntos humanos, reconhecerá ao mesmo tempo, inquestionavelmente, o que é aqui estabelecido é o principal ponto de felicidade.

Porém, antes de prosseguir, note-se que na segunda parte do versículo há uma boa razão adicionada uma marca pela qual os servos de Deus se distinguem daqueles que o desprezam. Vemos como os mais depravados, com menos orgulho do que audácia e zombaria, se gabam de temer a Deus. O Profeta, portanto, requer o atestado de vida quanto a isso; por essas duas coisas, o temor de Deus e a observância de sua lei são inseparáveis; e a raiz deve necessariamente produzir seu fruto correspondente. Além disso, aprendemos com essa passagem que nossa vida não se encontra com a aprovação divina, exceto se enquadrada de acordo com a lei divina. Inquestionavelmente, não há religião sem o temor de Deus, e a partir desse medo, o Profeta representa o nosso viver de acordo com o mandamento e ordenança de Deus como procedente.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *