Estudo de 1 João 2:25 – Comentado e Explicado

Eis a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
1 João 2:25

Comentário de Albert Barnes

E esta é a promessa que Ele nos prometeu, até a vida eterna – Isso é evidentemente acrescentado para incentivá-los a aderir às verdades que eles abraçaram respeitando o Filho de Deus. Ao manter essas verdades, eles tinham a promessa da vida eterna; ao afastar-se deles, eles não o tinham, pois a “promessa” do céu em nosso mundo é feita apenas àqueles que abraçam uma classe de doutrinas ou opiniões. Ninguém pode mostrar que qualquer “promessa” do céu é feita ao mero possuidor de beleza, riqueza ou talento; para o realizado ou o “feliz”; para aqueles que se distinguem pela ciência ou habilidade nas artes; classificar, ou nascimento, ou sangue; a coragem ou força. Qualquer que seja a expectativa do céu que alguém possa ter por conta de qualquer uma dessas coisas, deve ser atribuída a algo mais do que uma “promessa”, pois não há na Bíblia nenhuma para esse efeito. A “promessa” do céu para as pessoas é limitada àqueles que se arrependem de seus pecados, que crêem no Senhor Jesus Cristo e que levam uma vida santa; e se alguém basear sua esperança do céu em uma “promessa”, isso deve se limitar a essas coisas. E, no entanto, que esperança bem fundamentada do céu “pode” existir, exceto a que é baseada “em uma promessa?” Como alguém sabe que ele pode ser salvo, a menos que tenha alguma garantia de Deus de que pode e deve ser assim? O céu não é sua casa? Como alguém sabe que ele pode morar lá, sem alguma certeza dEle que ele pode? A coroa da vida não é seu presente? Como alguém pode saber que ele a possuirá, a menos que tenha alguma promessa Dele? No entanto, as pessoas podem raciocinar, conjeturar ou ter esperança, a única “promessa” da vida eterna é encontrada na Bíblia; e o fato de termos tal promessa certamente deve ser um incentivo suficiente para mantermos a verdade. Sobre a promessa de vida no evangelho, ver João 17: 2 ; Romanos 2: 6-7 ; Marcos 16:16 ; Mateus 25:46 .

Comentário de E.W. Bullinger

promessa . Grego. epangelia, a única ocorrência nos escritos de João.

tem . Omitir.

eterno . App-151.

vida . App-170. Ver 1 João 1: 2 .

Comentário de John Calvin

Em último lugar, ele nos lembra que é uma verdadeira felicidade quando Deus habita em nós . As palavras que ele usa são ambíguas. Eles podem ser expressos: “ Esta é a promessa que ele nos prometeu, até a vida eterna . ” (73) Você pode, no entanto, adotar qualquer uma dessas representações, pois o significado ainda é o mesmo. A soma do que é dito é que não podemos viver senão nutrindo até o fim a semente da vida semeada em nossos corações. João insiste muito nesse ponto, que não apenas o começo de uma vida abençoada se encontra no conhecimento de Cristo, mas também em sua perfeição. Mas nenhuma repetição pode ser demais, uma vez que é sabido que alguma vez houve uma causa de ruína para os homens, que não estando satisfeitos com Cristo, eles tiveram um desejo de vagar além da simples doutrina do evangelho.

Comentário de Adam Clarke

Esta é a promessa – Deus prometeu a vida eterna a todos que crêem em Cristo Jesus. Portanto, aqueles que recebem sua doutrina e continuam em comunhão com o Pai e o Filho terão essa vida eterna.

Comentário de Thomas Coke

1 João 2:25 . E esta é a promessa, etc. – OEcumenius pensou que ?a?, e foi colocado para ?a?, para , Porque. É evidente que o apóstolo aqui menciona a promessa da vida eterna como um motivo para induzi-los a reter o verdadeiro evangelho e permanecer fiéis a Cristo; como se ele tivesse dito: “Existe motivo suficiente para induzi-lo a permanecer fiel a Cristo; pois esta é a promessa que ele nos prometeu que o faz; até a vida eterna”. Prometer uma promessa era uma forma comum de expressão com os gregos e latinos, assim como com os hebreus. A promessa é feita aqui para a coisa prometida, como em outros textos das escrituras.

Comentário de John Wesley

E esta é a promessa que ele nos prometeu, a vida eterna.

Ele – o filho.

Ele nos prometeu – Se permanecermos nele.

Referências Cruzadas

Daniel 12:2 – Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno.

Lucas 18:30 – deixará de receber, na presente era, muitas vezes mais, e, na era futura, a vida eterna”.

João 5:39 – Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito;

João 6:27 – Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação”.

João 6:47 – Asseguro-lhes que aquele que crê tem a vida eterna.

João 6:54 – Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

João 6:68 – Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.

João 10:28 – Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

João 12:50 – Sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu digo é exatamente o que o Pai me mandou dizer”.

João 17:2 – Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.

Romanos 2:7 – Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.

Romanos 5:21 – a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

Romanos 6:23 – Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Gálatas 6:8 – Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.

1 Timóteo 1:16 – Mas, por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna.

1 Timóteo 6:12 – Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.

1 Timóteo 6:19 – Dessa forma, eles acumularão um tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida.

Tito 1:2 – fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.

Tito 3:7 – Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna.

1 João 1:2 – A vida se manifestou; nós a vimos e dela testemunhamos, e proclamamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada.

1 João 5:11 – E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Judas 1:21 – Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *