Estudo de 1 Timóteo 6:19 – Comentado e Explicado

ajuntem um tesouro sólido e excelente para seu futuro, a fim de conquistarem a verdadeira vida.
1 Timóteo 6:19

Comentário de Albert Barnes

Arrumando-se para si mesmos … – O significado deste versículo é que eles deveriam fazer uso de suas propriedades de tal maneira que contribuíssem para o bem-estar eterno deles. Pode ser o meio da felicidade e da honra exaltadas no céu, se elas o usarem para não interferir na religião da alma e para fazer o melhor possível. Veja o sentimento deste versículo explicado detalhadamente nas notas de Lucas 16: 9 .

Comentário de E.W. Bullinger

Colocando , etc. Grego. apotliesairizo . Só aqui.

contra . App-104.

espera , etc. Compare 1 Timóteo 6:12 .

vida eterna . Os textos diziam “a vida que é de fato a vida” : para ainios lendo ontos . Compare 1 Timóteo 5: 3 .

Comentário de John Calvin

19 Laying up for themselves a good foundation Besides, he adds an incitement drawn from the promise of a reward; that, by bestowing and communicating, they will procure for themselves a better treasure than they can have on earth. By the word foundation he means a firm and lasting duration; for the spiritual riches which we “lay up for ourselves” in heaven, are not exposed to the ravages of worms or thieves, ( Matthew 6:20 ,) or fires, but continue always to be placed beyond all danger. On the contrary, nothing on earth is solidly founded; but everything may be said to be in a floating condition.

The inference drawn by Papists from this passage, that we therefore obtain eternal life by the merit of good works, is excessively frivolous. It is true that God accepts as given to himself everything that is bestowed on the poor. ( Matthew 25:40 .) But even the most perfect hardly perform the hundredth part of their duty; and therefore our liberality, does not deserve to be brought into account before God. So far are we from rendering full payment, that, if God should call us to a strict account, there is not one of us who would not be a bankrupt. But, after having reconciled us to himself by free grace, he accepts our services, such as they are, and bestows on them a reward which is not due. This recompense, therefore, does not depend on considerations of merit, but on God’s gracious acceptance, and is so far from being inconsistent with the righteousness of faith, that it may be viewed as an appendage to it.

Comentário de Adam Clarke

Arrumando para si uma boa base – São Paulo parece ter emprestado essa forma de discurso de Tobit. Veja 4: 8, 9: Se você tem abundância, dê esmolas de acordo; se você tem um pouco, não tenha medo de dar de acordo com esse pouco; pois você estima uma boa recompensa por si mesmo contra o dia da necessidade. Teµa ?a? a?a??? ??sa????e?? sea?t? e?? ?µe?a? a?a???? . O apóstolo diz: ?p???sa??????ta? ?a?t??? ?eµe???? ?a??? e?? t? µe????, ??a ep??aß??ta? t?? a?????? ???? , que sustentem uma base eterna para que possam sustentar o bem eterno, para que eles tenham um bom fundamento eterno. O sentimento é o mesmo nos dois escritores; as palavras quase isso; e o significado é simplesmente este, como é parafraseado criteriosamente pelo Sr. J. Wesley em sua nota sobre esta passagem: “Valorizando para si um bom fundamento, uma recompensa abundante pela livre misericórdia de Deus, para que possam se apossar na vida eterna. Isso não pode ser feito por esmolas; no entanto, elas vêm para um memorial diante de Deus; Atos 10: 4. E a falta disso pode ser a causa pela qual Deus reterá a graça e a salvação de nós “. Cristo disse: Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles obterão misericórdia. Aqueles que não foram misericordiosos de acordo com seu poder, não obterão misericórdia; os que têm obterão misericórdia; e, no entanto, a vida eterna que eles obtêm procuram da misericórdia de Deus através de Jesus Cristo.

Comentário de Thomas Coke

1 Timóteo 6:19 . Colocando na loja, etc. – Ou, Protegendo, etc.

Comentário de John Wesley

Estocando para si mesmos um bom fundamento contra o tempo vindouro, para que possam agarrar a vida eterna.

Valorizando por si mesmos um bom fundamento – De uma recompensa abundante, pela livre misericórdia de Deus.

Que eles possam se apegar à vida eterna – Isso não pode ser feito por esmolas; todavia “eles vêm para um memorial diante de Deus”, Atos 10: 4 . E a falta disso pode ser a causa pela qual Deus reterá a graça e a salvação de nós.

Referências Cruzadas

Salmos 17:14 – Com a tua mão, Senhor, livra-me de homens assim, de homens deste mundo, cuja recompensa está nesta vida. Enche-lhes o ventre de tudo o que lhes reservaste; sejam os seus filhos saciados, e o que sobrar fique para os seus pequeninos.

Provérbios 10:25 – Passada a tempestade, o ímpio já não existe, mas o justo permanece firme para sempre.

Provérbios 31:25 – Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro.

Mateus 6:19 – “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.

Mateus 10:41 – Quem recebe um profeta, porque ele é profeta, receberá a recompensa de profeta, e quem recebe um justo, porque ele é justo, receberá a recompensa de justo.

Mateus 19:21 – Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me”.

Mateus 25:34 – “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.

Lucas 6:48 – É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída.

Lucas 12:33 – Vendam o que têm e dêem esmolas. Façam para vocês bolsas que não se gastem com o tempo, um tesouro nos céus que não se acabe, onde ladrão algum chega perto e nenhuma traça destrói.

Lucas 16:9 – Por isso, eu lhes digo: usem a riqueza deste mundo ímpio para ganhar amigos, de forma que, quando ela acabar, estes os recebam nas moradas eternas.

Lucas 16:25 – “Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento.

Lucas 18:2 – Ele disse: “Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava com os homens.

Lucas 18:22 – Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: “Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me”.

Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

Gálatas 6:8 – Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.

Efésios 3:17 – para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor,

Filipenses 3:14 – prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.

1 Timóteo 6:12 – Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.

2 Timóteo 2:19 – Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: “O Senhor conhece quem lhe pertence” e “afaste-se da iniqüidade todo aquele que confessa o nome do Senhor”.

1 Pedro 1:4 – para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *