Estudo de Mateus 19:21 – Comentado e Explicado

Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!
Mateus 19:21

Comentário de E.W. Bullinger

quer ser = arte disposta a ser. App-102.

que tens = tua propriedade ou possessão. A mesma palavra (mas não a mesma forma) que “é” em Filipenses 1: 3 , Filipenses 1:20 = existe como possessão.

pobre. App-127.

céu. Cantar; não plural, como nos versículos: Mateus 19:12 , Mateus 19:14 , ou seja, não na terra. Veja notas em Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

Comentário de Adam Clarke

Se você for perfeito – ?e?e??? e??a? , Para estar completo, para terminar o negócio, e todas as dificuldades para a sua salvação removidas, vá e venda o que você tem – vá e descarte as suas posses, para as quais é evidente que seu coração também era. muito apegado e entregue aos pobres – pois teus bens serão uma armadilha contínua para ti, se os guardares; e terás um tesouro no céu – a perda, se é que se pode chamar assim, será amplamente compensada por ti naquela vida eterna sobre a qual tu indagas; e venha e siga-me – seja meu discípulo, e eu te designarei para pregar o reino de Deus a outros. Esse era o chamado habitual que Cristo deu a seus discípulos. Veja Mateus 4:19 ; Mateus 8:22 ; Mateus 9: 9 ; Marcos 2:14 ; e é bem evidente, a partir disso, que ele pretendia torná-lo um pregador de sua salvação. Quantos, por seu apego ao lucro imundo, perderam a honra de se tornar ou continuar embaixadores do Altíssimo! Veja em Marcos 10:21 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

Mateus 19:21 . Se você for perfeito, etc. – Ou seja: “Se você provar ser um verdadeiro discípulo meu; se você entrar perfeita e sem fingimentos sob minha bandeira e se alistar na minha causa”. Pode não ser impróprio observar que os termos de salvação aqui estabelecidos não são diferentes dos mencionados em outras partes das Escrituras: pois, embora a fé seja declarada pelo próprio Senhor como a condição da salvação, é uma fé que influencia o evangelho. justiça universal aqui descrita; Se você entrar na vida, guarde os mandamentos. Além disso, a religião cristã, sendo de Deus, é estabelecida com base em evidências tão sólidas, que toda pessoa humilde a quem é oferecida a receberá com prazer; e, se alguém recusar, sua infidelidade não pode ter outra causa além desta: que seus atos são maus. Assim, nosso próprio Senhor diz expressamente, João 3:19 e, portanto, ao retornar uma resposta geral sobre os termos da salvação, Jesus orientou adequadamente esse jovem a uma obediência sincera, constante e universal; e, quando ele respondeu que já havia chegado a isso e desejava saber se lhe faltava mais alguma coisa, ou seja, para torná-lo perfeitamente bom, nosso Senhor, que sabia o quão destituído era dos verdadeiros princípios evangélicos da santidade, exigiu que ele se tornasse seu discípulo; que, como ele havia reconhecido a missão divina de nosso Senhor, ele não poderia se recusar a fazê-lo, se ele fosse o homem que ele fingia ser. Ao mesmo tempo, Jesus o deixou saber que ele não poderia ser perfeito, ou seu discípulo, e muito menos um pregador do Evangelho, sem renunciar aos bens materiais; porque, como as coisas estavam então, a própria profissão de sua religião e muito mais a pregação dela o expuseram infalivelmente à perda de sua propriedade. Aqui, portanto, nosso Senhor declarou que todos os homens a quem o Evangelho é oferecido devem crer nele, e fazer profissão dele, e produzir todos os frutos dele interna e externamente, ou eles não podem ser salvos; mas ele nunca diz que é absolutamente necessário que todos os cristãos vendam seus bens e os entreguem aos pobres. Uma renúncia intencional e real de posses mundanas pode, em inúmeros casos, ser necessária nas primeiras eras, quando a profissão do cristianismo, mas especialmente a pregação dele, expôs os homens à perseguição e morte; e foi por essa razão que Jesus mencionou isso ao jovem como seu dever indispensável, especialmente porque ele visava o mais alto grau de bondade: mas tudo o que nosso Mestre exige de nós atualmente é que estejamos em constante e habitual prontidão para nos separar. com todas as coisas do mundo; e que realmente o fazemos com perfeita concordância no bom prazer de Deus, quando ele em sua providência o chama. Veja em Lucas 14:33 . Macknight e a perfeição cristã de Law, cap. 3)

Comentário de Scofield

perfeito

(Veja Scofield “ Mateus 5:48 “)

Comentário de John Wesley

Disse-lhe Jesus: Se fores perfeito, vende o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me.

Se você deseja ser perfeito – isto é, ser um cristão de verdade: venda o que você tem – Aquele que lê o coração viu que seu pecado íntimo era o amor do mundo; e sabia que ele não poderia ser salvo disso, mas renunciando literalmente. Para ele, portanto, ele deu essa direção específica, que ele nunca projetou para uma regra geral. Para aquele que era necessário para a salvação: para nós não é. Vender tudo era um dever absoluto para ele; para muitos de nós, seria todo pecado absoluto.

O jovem foi embora – não estando disposto a ter a salvação a um preço tão alto.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *