Estudo de Lucas 16:9 – Comentado e Explicado

Eu vos digo: fazei-vos amigos com a riqueza injusta, para que, no dia em que ela vos faltar, eles vos recebam nos tabernáculos eternos.
Lucas 16:9

Comentário de Albert Barnes

Eu digo a você – eu, Jesus, digo a você, meus discípulos.

Faça para si mesmo amigos – alguns entenderam a palavra “amigos” aqui, como se referindo aos pobres; outros, aos santos anjos; e outros para Deus. Talvez, no entanto, a palavra não deva ser considerada como referente a nenhuma “pessoa” específica, mas seja usada de acordo com a parábola anterior; pois, na aplicação, nosso Salvador usa a “linguagem” apropriada à conduta do mordomo para expressar a verdade “geral” de que devemos fazer um uso adequado das riquezas. O mordomo administrara seus assuntos pecuniários de modo a garantir conforto futuro para si mesmo ou a encontrar amigos que cuidariam dele “além” do tempo em que ele fosse afastado do cargo. Ou seja, ele não seria destituído, ou rejeitado, ou sem conforto, quando fosse removido de seu escritório. Assim, diz nosso Salvador aos publicanos e àqueles que possuíam bens, use-os como “para garantir” felicidade e conforto além do tempo em que você será removido da vida atual. “Tenha referência”, no uso do seu dinheiro, para o futuro.

Não o utilize para que não lhe sirva nada daqui em diante; mas use-o de tal maneira que, como o mordomo encontrou amigos, conforto e um lar pela sabedoria “dele” no uso dele, para que “você” possa, depois de ser removido para outro mundo, encontrar amigos, conforto e um lar isto é, pode ser feliz no céu. Jesus, aqui, não diz que devemos fazê-lo “da mesma maneira” que o mordomo fez, pois isso era injusto; mas apenas que devemos “garantir o resultado”. Isso pode ser feito usando nossas riquezas como “deveríamos fazer”; isto é, ao não permitir que eles nos envolvam em cuidados e perplexidades perigosas para a alma, absorvendo o tempo e roubando os afetos; empregando-os em obras de misericórdia e benevolência, ajudando os pobres, contribuindo para o avanço do evangelho, dando-lhes onde eles farão o bem, e de tal maneira que Deus “aprovará” a ação e nos abençoará por isso. . Geralmente, as riquezas são um “obstáculo” à piedade. Para muitos eles são armadilhas; e, em vez de “beneficiarem” positivamente o possuidor, são uma lesão, pois absorvem o tempo e as afeições, e não contribuem para o bem-estar eterno da alma. Tudo pode, por um uso adequado, ser feito para contribuir para o nosso bem-estar no céu. Saúde, riqueza, talentos e influência podem ser tão empregados; e é isso que nosso Salvador sem dúvida significa aqui.

Do mamom – “Por meios” do mamon.

Mammon – Uma palavra siríaca que significa riqueza. É usado, também, como um ídolo, o deus das riquezas.

De injustiça – Essas palavras são uma expressão hebraica para “mamãe injusta”, o substantivo sendo usado como adjetivo, como é comum no Novo Testamento. A palavra “injusto”, aqui, se opõe às “verdadeiras riquezas” em Lucas 16:11 , e significa “enganoso, falso, não confiável.” Tem esse significado frequentemente. Veja 1 Timóteo 6:17 ; 12:33 ; Mateus 6:19 ; Mateus 19:21 . Não significa, portanto, que eles adquiriram a propriedade “injustamente”, mas essa propriedade era “enganosa” e não era confiável. A riqueza do mordomo era enganosa; ele não podia confiar em sua continuidade; era passível de ser retirado a qualquer momento. Portanto, a riqueza do mundo é enganosa. Não podemos “calcular” sua continuidade. Ele pode nos dar apoio ou conforto agora, mas pode ser removido em breve, ou seremos retirados dele, e devemos, portanto, usá-lo para tirar proveito dele daqui em diante.

Quando você falha – Quando você “é deixado” ou quando “morre”. A expressão é derivada da parábola como se referindo à “descarga” do mordomo; mas refere-se à “morte”, como se Deus então tivesse “descarregado” seu povo, ou os retirado de sua mordomia e os chamado a prestar contas.

Eles podem recebê-lo – Esta é uma forma de expressão que indica meramente “que você pode ser recebido”. A forma plural é usada porque foi usada no local correspondente da parábola, Lucas 16: 4 . A direção é, então, usar nossos bens mundanos para que “sejamos recebidos” no céu quando morrermos. “Deus” nos receberá lá, e devemos empregar nossa propriedade para que ele não nos rejeite por abusar dela.

Habitações eternas Céu, o eterno “lar” dos justos, onde todos os nossos desejos serão supridos, e onde não haverá mais ansiedade e nem mais afastamento dos prazeres, 2 Coríntios 5: 1 .

Comentário de E.W. Bullinger

E = E, diga-lhe? & c. É isso que eu digo para você? Nos versículos: Lucas 16: 10-12, o Senhor explica a razão pela qual ele não diz isso; caso contrário, esses versículos são totalmente inconseqüentes, em vez de serem a verdadeira aplicação dos versículos: Lucas 16: 1-8 (Z, acima). Para esta pontuação, consulte App-94. Lucas 16: 3 .

de = fora de ou por. Grego. ek. App-104.

Mammon. Aramaico para “riquezas” . Veja App-94.:32.

você falha. Todos os textos lidos “falhará” .

eterno = eterno. Grego. aionios. App-151.

habitações = tendas. Respondendo às “casas” de Lucas 16: 4 .

Comentário de John Calvin

9. Faça para si amigos. Como nas palavras que foram consideradas pela última vez, Cristo não nos ordenou a oferecer sacrifícios a Deus pelos frutos da extorsão, então agora ele não significa que devemos procurar defensores ou defensores, que atirarão em torno de nós o escudo de seus proteção; mas ensina-nos que, por atos de caridade, obtemos graça diante de Deus, que prometeu que, aos misericordiosos, se mostrará misericordioso ( Salmos 18:25 ). É altamente tolo e absurdo inferir dessa passagem que as orações ou a aprovação dos mortos é útil para nós: pois, nessa suposição, tudo o que é concedido a pessoas indignas seria jogado fora; mas a depravação dos homens não impede o Senhor de colocar em seus registros tudo o que gastamos com os pobres. O Senhor não olha para as pessoas, mas para a própria obra, para que nossa liberalidade, embora possa ser exercida para com homens ingratos, seja útil para nós à vista de Deus. Mas então ele parece íntimo de que a vida eterna depende de nossos méritos. Eu respondo: é suficientemente claro, a partir do contexto, que ele fala da maneira dos homens. Alguém que possui grande influência ou riqueza, se procurar amigos durante a sua prosperidade, tem pessoas que o apoiarão quando for visitado pelas adversidades. Da mesma maneira, nossa bondade para com os pobres será um alívio oportuno para nós; pois tudo o que alguém possa generosamente conceder a seus vizinhos, o Senhor reconhece como se tivesse sido feito consigo mesmo.

Quando você falha. Por essa palavra, ele expressa a hora da morte e nos lembra que o tempo de nossa administração será curto, para que a expectativa confiante de uma continuidade mais longa da vida nos leve a ter uma compreensão mais firme. A maior parte é afundada no sono através de sua riqueza; muitos desperdiçam o que têm com superfluidades; enquanto a impertinência dos outros o impede e priva a si e aos outros do benefício. De onde vem tudo isso, mas porque eles são desviados por uma expectativa infundada de vida longa e se entregam a todo tipo de indulgência?

Do dinheiro da injustiça. Ao dar esse nome às riquezas, ele pretende torná-las um objeto de nossa suspeita, porque, na maioria das vezes, envolvem seus possuidores em injustiça. Embora em si mesmas não sejam más, ainda assim, raramente acontece que sejam obtidas sem engano, ou violência, ou algum outro expediente ilegal, ou que o gozo deles não seja acompanhado por orgulho, luxo ou alguma outra disposição perversa, Cristo os representa justamente como dignos de nossa suspeita; assim como em outra ocasião, ele os chamou de espinhos ( Mateus 13: 7. ) Parece que um contraste, embora não expresso, deve ser fornecido para esse efeito; que as riquezas que, de outra forma, em conseqüência de maus abusos, poluíram seus possuidores e são quase todas as facilidades de seduzir o pecado, devem ser direcionadas a um objeto contrário, como meio de obter favores para nós. Lembremo-nos também do que afirmei anteriormente: que Deus não exige que sacrifícios sejam feitos com saque injustamente adquirido, como se ele fosse parceiro de ladrões, e que é um aviso dado aos crentes para se manterem livres da injustiça

Comentário de Adam Clarke

O mamom da injustiça – ?aµ??a t?? ad???a? – literalmente, o mamom, ou riquezas, da injustiça. As riquezas prometem muito e não realizam nada: elas despertam esperança e confiança, e enganam as duas: ao fazer um homem depender delas para a felicidade, roubam-lhe a salvação de Deus e a glória eterna. Por esses motivos, eles são representados como injustos e enganosos. Veja a nota em Mateus 6:24 , onde isso é explicado mais particularmente. É evidente que esse deve ser o significado das palavras, porque as riquezas falsas ou enganosas, aqui, são colocadas em oposição às verdadeiras riquezas, Lucas 16:11 ; isto é, as graças e bênçãos divinas que prometem todo o bem e dão o que prometem; nunca enganando a expectativa de qualquer homem. Insinuar que, se um homem adquiriu riquezas por meios injustos, ele deve santificá-las e fornecer-se um passaporte para o reino de Deus, dando-as aos pobres, é uma perversão das mais horríveis e blasfemas das palavras de nosso Senhor. Os ganhos mal obtidos devem ser restaurados aos proprietários apropriados: se eles estão mortos, então a seus sucessores.

Quando você falhar – Ou seja, quando você morrer. A Septuaginta usa a palavra e??e?pe?? nesse mesmo sentido, Jeremias 42:17 , Jeremias 42:22 . Veja a nota em Gênesis 25: 8 . Josefo, Guerra, cap. iv. 1, 9.

Eles podem receber você – ou seja, dizem alguns, os anjos. Outros, os pobres que vós ajudastes, receberão vocês na glória. Não parece que os pobres são destinados:

  1. Porque aqueles que os libertaram podem morrer muito tempo antes deles; e, portanto, eles não podiam estar no céu para recebê-los em sua chegada.
  • Muitas pessoas pobres podem ser aliviadas, que viverão e morrerão em seus pecados e, conseqüentemente, nunca entrarão no céu.
  • A expressão parece ser um mero hebraísmo: – eles podem recebê-lo, pois você será recebido; ou seja, Deus deve admitir você, se você usar fielmente seus dons e graças. Quem não faz um uso fiel do que recebeu de seu Criador não tem motivos para esperar a felicidade eterna. Veja Mateus 25:33 ; e, para hebraismos semelhantes, consulte no original Lucas 6:38 ; 12:20 ; Apocalipse 12: 6 ; Apocalipse 16:15 .

    Comentário de Thomas Coke

    Lucas 16: 9 . E eu vos digo, etc. – O conselho de Nosso Senhor é digno da atenção mais séria; o melhor uso que podemos fazer de nossas riquezas para empregá-las na promoção da salvação de outras pessoas. Pois, se usarmos nossas habilidades e interesse em trazer pecadores a Deus, se gastarmos nosso dinheiro neste excelente serviço, conciliaremos a boa vontade de todos os seres celestes, que se regozijam grandemente com a conversão dos pecadores, como foi representado em as parábolas anteriores; para que de braços abertos eles nos recebam nas mansões da felicidade. E, portanto, embora os que buscam a si mesmos tenham seus bens, honras e propriedades arrancados deles com a máxima relutância na morte, aqueles que se dedicaram e tudo o que têm, perseverantemente ao serviço de Deus, encontrarão seus consumidos. propriedades a serem grandemente aumentadas, e suas honradas negligenciadas abundantemente reparadas, no amor e amizade dos habitantes do céu e na felicidade do mundo vindouro; e se regozijarão por dispor de sua riqueza a tal vantagem. O Dr. Heylin, em vez da mamãe da injustiça,a mammon falsa; e assim em Lucas 16:11 . E ele observa, que é literalmente o dinheiro da injustiça: assim, no verso anterior, o mordomo da injustiça; e no cap. Lucas 18: 6 juiz de injustiça; tudo o que pode ser prestado de maneira correta, o juiz injusto ou falso – falecido mordomo e falso mamom; pois verdade e justiça, com seus derivados, são frequentemente termos conversíveis nas escrituras e, às vezes, na linguagem moderna. O fato de nosso Senhor não significar riquezas injustas ou mal-intencionadas, mas falsas e incertas, é evidente em Lucas 16:11, onde Mamom injusto não se opõe aos justos, mas aos verdadeiros. Nada pode ser mais contrário a todo o gênio da religião cristã, do que imaginar que nosso Senhor exortaria os homens a distribuir seus bens ilícitos em obras de caridade, quando a justiça tão evidentemente exigisse que eles devessem restituir o máximo possível. suas habilidades. Quando você falha, significa quando você morre; e é com aparente propriedade que nosso Senhor sugere o pensamento da morte, como um antídoto contra a cobiça. Estranho é que tantos, nas margens do túmulo, sejam tão miseravelmente escravizados a essa paixão irracional! O Sr. Henry observa na expressão Faça para si amigos, que as parábolas não devem ser forçadas além da sua intenção primária; e, portanto, não devemos, portanto, deduzir que alguém pode ser nosso amigo, se estivermos sob o descontentamento de nosso Senhor; mas que, em geral, devemos mostrar o que temos nas obras de piedade e caridade, para que possamos encontre-o novamente com conforto do outro lado da sepultura. Em vez disso, eles podem receber você, alguns leem, para que façam você ser recebido.

    Comentário de John Wesley

    E eu vos digo: Tornem-se amigos do dinheiro da injustiça; para que, quando você falhar, eles possam recebê-lo em habitações eternas.

    E eu lhes digo : Sejam bons mordomos, mesmo com os talentos mais baixos com os quais Deus te confiou. Mammon significa riqueza ou dinheiro. É denominado mamom da injustiça, devido à maneira em que é comumente adquirida ou empregada. Tornem-se amigos disso, fazendo todo o bem possível, particularmente aos filhos de Deus: que, quando fracassarem, quando sua carne e seu coração falharem, quando este tabernáculo terrestre se dissolver, os que já foram podem receber. recebê-lo nas habitações eternas.

    Referências Cruzadas

    Salmos 73:26 – O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre.

    Provérbios 19:17 – Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará.

    Provérbios 23:5 – As riquezas desaparecem assim que você as contempla; elas criam asas e voam como águias pelo céu.

    Eclesiastes 11:1 – Atire o seu pão sobre as águas, e depois de muitos dias você tornará a encontrá-lo.

    Eclesiastes 12:3 – quando os guardas da casa tremerem e os homens fortes caminharem encurvados, e pararem os moedores por serem poucos, e aqueles que olham pelas janelas enxergarem embaçado;

    Isaías 57:16 – Não farei litígio para sempre, nem permanecerei irado, porque, se não, o espírito do homem esmoreceria diante de mim, bem como o sopro do homem que eu criei!

    Isaías 58:7 – Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?

    Daniel 4:27 – Portanto, ó rei, aceita o meu conselho: Renuncia a teus pecados e à tua maldade, pratique a justiça e tenha compaixão dos necessitados. Talvez, então, continues a viver em paz”.

    Mateus 6:19 – “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.

    Mateus 19:21 – Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me”.

    Mateus 25:35 – Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram;

    Lucas 11:41 – Mas dêem o que está dentro do prato como esmola, e verão que tudo lhes ficará limpo.

    Lucas 14:14 – Feliz será você, porque estes não têm como retribuir. A sua recompensa virá na ressurreição dos justos”.

    Lucas 16:11 – Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?

    Lucas 16:13 – “Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará ao outro, ou se dedicará a um e desprezará ao outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”.

    Atos dos Apóstolos 10:4 – Atemorizado, Cornélio olhou para ele e perguntou: “Que é, Senhor? ” O anjo respondeu: “Suas orações e esmolas subiram como oferta memorial diante de Deus.

    Atos dos Apóstolos 10:31 – e disse: ‘Cornélio, Deus ouviu sua oração e lembrou-se de suas esmolas.

    2 Coríntios 4:17 – pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

    2 Coríntios 5:1 – Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna no céu, não construída por mãos humanas.

    2 Coríntios 9:12 – O serviço ministerial que vocês estão realizando não está apenas suprindo as necessidades do povo de Deus, mas também transbordando em muitas expressões de gratidão a Deus.

    1 Timóteo 6:9 – Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição,

    1 Timóteo 6:17 – Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação.

    1 Timóteo 6:17 – Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação.

    1 Timóteo 6:18 – Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir.

    2 Timóteo 1:16 – O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes ele me reanimou e não se envergonhou por eu estar preso;

    Judas 1:21 – Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *