Estudo de Lucas 11:41 – Comentado e Explicado

Dai antes em esmola o que possuís, e todas as coisas vos serão limpas.
Lucas 11:41

Comentário de Albert Barnes

Esmola – Caridade. Benefícios para os pobres.

Coisas que você tem – Sua propriedade; embora tenha sido ganho injustamente: embora você tenha vivido com rapina e tenha acumulado riqueza de maneira inadequada, ainda assim, como “você a possui”, é seu dever tirar o melhor proveito disso e fazer o bem. Ao dar aos pobres, você pode mostrar seu arrependimento por seus crimes, acumulando dinheiro dessa maneira. Você pode mostrar que desaprova o seu antigo curso de vida e, portanto, está disposto a viver honestamente. Se esse é o significado dessa passagem, ela mostra qual é o dever daqueles que obtiveram ganhos injustos, e se tornaram “então” convertidos a Deus. Pode não ser possível para eles em todos os casos fazer restituição exata àqueles a quem feriram; milhares de casos de erros que eles podem ter esquecido; muitas pessoas que eles feriram podem ter morrido; mas ainda assim podem mostrar, dando a outros, que não pensam que seus ganhos tenham sido honestos e que realmente se arrependem. Eles podem dedicar sua propriedade a Deus; distribua aos pobres; ou dê para enviar o evangelho ao mundo pagão. Assim, eles podem mostrar que desaprovam sua conduta anterior; e assim pode ser visto um grande princípio do governo de Deus – “que o bem finalmente sai do mal”.

E eis que … – Fazer isso mostrará que você é um verdadeiro penitente, e o restante de sua propriedade desfrutará com a sensação de que cumpriu seu dever, e não ficará mais ferido com a consciência de acumular ganhos injustos. O objetivo do Salvador aqui parece ter sido levar o fariseu ao arrependimento. O arrependimento consiste na tristeza pelo pecado e em abandoná-lo. Isso ele se esforçou para produzir, mostrando-lhe:

1.O “mal” e hipocrisia de sua conduta; e,

2. “Exortando” ele a “abandonar” seus pecados e a “mostrar” isso fazendo o bem.

Assim, ele demonstraria que a “mente” também era limpa, o “corpo”; o “dentro”, bem como o “fora”.

Comentário de E.W. Bullinger

Mas sim , etc. = No entanto, [dizeis] “esmola” , etc. Este foi o grande trabalho meritório. deveria limpar ou fazer as pazes por tudo.

coisas que você tem = as coisas que estão dentro. Grego. ta enonta. Ocorre apenas aqui no NT

Comentário de John Calvin

41. Mas, pelo que você tem, dê esmolas. Cristo, de acordo com seu costume, retira os fariseus das cerimônias para a caridade, declarando que não é a água, mas a liberalidade (285) que limpa os homens e a comida. Com essas palavras, ele não menospreza a graça de Deus, nem rejeita as cerimônias da Lei como vãs e inúteis; mas dirige seu discurso àqueles que se sentem confiantes de que Deus se divertirá com meros sinais. “É apenas o uso legal”, diz ele, “que santifica a comida. Mas a comida é usada correta e adequadamente por aqueles que suprem da abundância as necessidades dos pobres. Portanto, seria melhor dar esmola do que você tem, do que ter cuidado ao lavar as mãos e os copos e negligenciar os pobres. ”

A inferência que os papistas extraem dessas palavras, de que esmolas são satisfações, pelas quais somos limpos de nossos pecados, é absurda demais para exigir uma refutação prolongada. Aqui, Cristo não nos informa a que preço devemos comprar o perdão dos pecados, mas diz que essas pessoas comem seu pão com pureza, que concedem uma parte aos pobres. Entendo as palavras t? ????ta , para significar “o suprimento atual” (286) e não, como Erasmus e o antigo tradutor as traduzem, “o que resta”. (287)

As reprovações que se seguem imediatamente podem ser reservadas, com maior propriedade, para outra ocasião. Eu não acho provável que Cristo, sentado à mesa, tenha se entregado a esse esforço contínuo de invectivos contra escribas e fariseus, mas que Lucas tenha introduzido aqui o que foi dito em outra época; pois os evangelistas, como mencionamos frequentemente, prestaram pouca atenção à ordem das datas.

Comentário de Adam Clarke

Dê esmola das coisas que você tem – ou seja, o que estava dentro dos pratos mencionados anteriormente; ou o que havia dentro de suas casas ou poder: ou o que eles tinham em mãos, pois assim ta e???ta é usado pelos mais puros escritores gregos. Cesse a rapina: longe de estragar os pobres por meio de más ações, dê-lhes esmolas de tudo o que você possui; e quando uma parte de tudo que você tem é sinceramente consagrada a Deus pelo uso dos pobres, tudo o que resta será limpo para você; você terá a bênção de Deus em sua cesta e estoque, e tudo será santificado para você. Esses versículos são muito difíceis e são traduzidos e interpretados de várias formas por críticos e teólogos. Dei o que acredito ser o significado de nosso Senhor, na paráfrase anterior. Para uma descrição da rapina etc. dos fariseus, veja em Mateus 23:25 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

Lucas 11:41 . Mas etc. – Mas dê esmola das coisas que puder. Ou, proporcionalmente à sua substância. Doddridge. Não devemos imaginar que a entrega de esmolas foi particularmente mencionada por Cristo em sua exortação aos fariseus, porque é de maior valor e necessidade do que as outras virtudes e graças. Ele o recomendou a essa seita, porque geralmente eram notáveis ??por sua cobiça e extorsão; vícios dos quais se deve arrepender, restituindo aqueles que foram feridos por eles; e quando estes não podem ser conhecidos ou encontrados, a compensação deve ser feita aos pobres, como tendo o próximo direito, porque o que lhes é dado é emprestado ao Senhor. Mas os fariseus tinham uma disposição incorrigivelmente teimosa, que nenhuma instrução, branda ou persuasiva, poderia influenciar; portanto, nosso Senhor, nessa ocasião, os tratou sabiamente com uma espécie de severidade saudável; denunciando as mais terríveis aflições contra eles, por serem tão zelosos nas instituições cerimoniais da religião, enquanto negligenciavam completamente os preceitos da moralidade. veja em Matth

Comentário de John Wesley

Mas dê esmola das coisas que você tem; e eis que todas as coisas estão limpas para você.

Dê o que está neles – Os vasos que você limpa, em esmola, e todas as coisas estão limpas para você. Como se ele tivesse dito: Por atos diretamente contrários à rapina e à maldade, mostre que seus corações estão purificados e que essas lavagens externas são desnecessárias.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 15:8 – Ao contrário, tenham mão aberta e emprestem-lhe liberalmente o que ele precisar.

Jó 13:16 – Aliás, isso será a minha libertação, pois nenhum ímpio ousaria apresentar-se a ele!

Salmos 41:1 – Como é feliz aquele que se interessa pelo pobre! O Senhor o livra em tempos de adversidade.

Salmos 112:9 – Reparte generosamente com os pobres; a sua justiça dura para sempre; seu poder será exaltado em honra.

Provérbios 14:31 – Aquele que oprime o pobre com isso despreza o seu Criador, mas quem ao necessitado trata com bondade honra a Deus.

Provérbios 19:17 – Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará.

Eclesiastes 11:1 – Atire o seu pão sobre as águas, e depois de muitos dias você tornará a encontrá-lo.

Isaías 58:7 – Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?

Daniel 4:27 – Portanto, ó rei, aceita o meu conselho: Renuncia a teus pecados e à tua maldade, pratique a justiça e tenha compaixão dos necessitados. Talvez, então, continues a viver em paz”.

Mateus 5:42 – Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado”.

Mateus 6:1 – “Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial.

Mateus 25:34 – “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.

Mateus 26:11 – Pois os pobres vocês sempre terão consigo, mas a mim vocês nem sempre terão.

Lucas 12:33 – Vendam o que têm e dêem esmolas. Façam para vocês bolsas que não se gastem com o tempo, um tesouro nos céus que não se acabe, onde ladrão algum chega perto e nenhuma traça destrói.

Lucas 14:12 – Então Jesus disse ao que o tinha convidado: “Quando você der um banquete ou jantar, não convide seus amigos, irmãos ou parentes, nem seus vizinhos ricos; se o fizer, eles poderão também, por sua vez, convidá-lo, e assim você será recompensado.

Lucas 16:9 – Por isso, eu lhes digo: usem a riqueza deste mundo ímpio para ganhar amigos, de forma que, quando ela acabar, estes os recebam nas moradas eternas.

Lucas 18:22 – Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: “Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me”.

Lucas 19:8 – Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: “Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais”.

Atos dos Apóstolos 9:36 – Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas.

Atos dos Apóstolos 10:15 – A voz lhe falou segunda vez: “Não chame impuro ao que Deus purificou”.

Atos dos Apóstolos 10:31 – e disse: ‘Cornélio, Deus ouviu sua oração e lembrou-se de suas esmolas.

Atos dos Apóstolos 11:29 – Os discípulos, cada um segundo as suas possibilidades, decidiram providenciar ajuda para os irmãos que viviam na Judéia.

Atos dos Apóstolos 24:17 – “Depois de estar ausente por vários anos, vim a Jerusalém para trazer esmolas ao meu povo e apresentar ofertas.

Romanos 14:14 – Como alguém que está no Senhor Jesus, tenho plena convicção de que nenhum alimento é por si mesmo impuro, a não ser para quem assim o considere; para ele é impuro.

2 Coríntios 8:7 – Todavia, assim como vocês se destacam em tudo: na fé, na palavra, no conhecimento, na dedicação completa e no amor que vocês têm por nós, destaquem-se também neste privilégio de contribuir.

2 Coríntios 8:12 – Porque, se há prontidão, a contribuição é aceitável de acordo com aquilo que alguém tem, e não de acordo com o que não tem.

2 Coríntios 9:6 – Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.

Efésios 4:28 – O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.

1 Timóteo 4:4 – Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças,

Tito 1:15 – Para os puros, todas as coisas são puras; mas para os impuros e descrentes, nada é puro. De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.

Hebreus 6:10 – Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los.

Hebreus 13:16 – Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada.

Tiago 1:27 – A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.

Tiago 2:14 – De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?

1 João 3:16 – Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *