Estudo de 1 Timóteo 4:4 – Comentado e Explicado

Pois tudo o que Deus criou é bom e nada há de reprovável, quando se usa com ação de graças.
1 Timóteo 4:4

Comentário de Albert Barnes

Pois toda criatura de Deus é boa – grega, “todas as criaturas, ou tudo o que Deus criou” – p?? ?t?sµa pan ktismathat é, como ele a fez; compare Gênesis 1:10 , Gênesis 1:12 , Gênesis 1:18 , Gênesis 1:31 . Isso não significa que todo agente moral permaneça bom enquanto for “uma criatura de Deus”, mas agentes morais, seres humanos e anjos, foram bons como foram feitos a princípio; Gênesis 1:31 . Tampouco significa que tudo o que Deus fez é bom “para todo objeto ao qual possa ser aplicado”. É bom em seu lugar; bom para o propósito para o qual ele o fez. Mas não se deve inferir que algo que é venenoso por natureza é bom para comida, “porque” é uma criação de Deus. Só é bom em seu lugar e para os fins a que ele pretendia. Nem se deve inferir que o que Deus fez é necessariamente bom “depois” de ter sido pervertido pelo homem. Como Deus criou originalmente, poderia ter sido usado sem ferimentos.

Maçãs e pêssegos foram conservados e ainda são úteis e adequados como artigos de comida; centeio e milho indiano são bons e são admiravelmente adaptados ao apoio de homens e animais, mas não se segue que tudo o que o “homem” possa fazer deles é necessariamente bom. Ele extrai deles um líquido venenoso e depois diz que “toda criatura de Deus é boa e nada a ser recusado”. Mas isso é um uso justo dessa passagem das Escrituras? É verdade que eles “são” bons – eles “devem” ser recebidos com gratidão como Ele os fez e como aplicados aos usos para os quais os projetou; mas por que aplicar esta passagem para provar que uma bebida deletéria, extraída do que Deus fez, é boa também, e boa para todos os propósitos aos quais pode ser aplicada? Como “Deus” fez essas coisas, elas são boas. Como o homem os perverte, não é mais apropriado chamá-los de “criação de Deus”, e eles podem ser prejudiciais no mais alto grau. Esta passagem, portanto, não deve ser aduzida para justificar o uso de bebidas intoxicantes. Como empregado pelo apóstolo, ele não tinha essa referência, nem contém nenhum “princípio” que possa receber adequadamente tal pedido.

E nada a ser recusado – Nada que Deus fez, para os propósitos para os quais Ele o projetou. A necessidade do caso, a “exigência da passagem” – requer essa interpretação. “Não pode” significar que não devemos recusar veneno se oferecido em nossos alimentos ou que nunca devemos recusar alimentos que sejam prejudiciais ou ofensivos para nós; nem pode mais significar que devemos receber “tudo” que pode ser oferecido a nós como bebida. O sentido é que, como Deus o fez, e para os propósitos para os quais ele o projetou, não deve ser considerado mau; ou, que é a mesma coisa, não deve ser proibido como se houvesse mérito em se abster dele. Não é para ser considerado um dever religioso abster-se da comida que Deus designou para o apoio do homem.

Se for recebido com ação de graças – veja a nota de 1 Coríntios 10:31 ; Efésios 5:20 nota; Nota de Filêmon 4: 6 .

Comentário de E.W. Bullinger

criatura . Grego. ktisma . Aqui; Tiago 1:18 . Apocalipse 6:13 ; Apocalipse 8: 9 .

nada Grego. oudeis .

ser recusado . Grego. apobletos . Só aqui. Compare Hebreus 10:35 .

se for = – sendo.

Comentário de John Calvin

4 Pois toda criatura de Deus é boa. O uso de alimentos deve ser julgado, em parte por sua substância e em parte pela pessoa daquele que a come. O apóstolo, portanto, aproveita os dois argumentos. No que diz respeito à comida, ele afirma que é pura, porque Deus a criou; e que o uso disso é consagrado a nós pela fé e oração. A bondade das criaturas, que ele menciona, tem relação com os homens, e não com relação ao corpo ou à saúde, mas com as consciências. Faço essa observação, para que ninguém possa entrar em especulações curiosas não relacionadas ao escopo da passagem; pois, em uma única palavra, Paulo quer dizer que aquelas coisas que vêm da mão de Deus e são destinadas ao nosso uso, não são impuras ou poluídas diante de Deus, mas que podemos comê-las livremente em relação à consciência.

Se for objetado, que muitos animais eram anteriormente considerados impuros pela Lei, e que aquele fruto, que era produzido pela árvore do conhecimento do bem e do mal, era destrutivo para o homem; a resposta é que as criaturas não são chamadas de puras, apenas porque são as obras de Deus, mas porque, por Sua bondade, elas nos foram dadas; pois devemos sempre olhar para a designação de Deus, tanto o que ele ordena quanto o que proíbe.

Comentário de Adam Clarke

Pois toda criatura de Deus é boa – ou seja: Toda criatura que Deus criou para a nutrição do homem é boa para esse propósito, e deve ser recebida com gratidão sempre que necessário para o sustento da vida humana; e nada desse tipo deve a qualquer momento ser recusado, rejeitado ou desprezado. Encontramos um ditado muito parecido com isso no Timon de Lucian: ??t?? ap?ß??ta e?s? d??a ta pa?a ???? . Os presentes que são de Jove não devem ser desprezados. Este parece ter sido um ditado proverbial entre os pagãos.

Referências Cruzadas

Gênesis 1:31 – E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia.

Deuteronômio 32:4 – Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é.

Atos dos Apóstolos 11:7 – Então ouvi uma voz que me dizia: ‘Levante-se, Pedro; mate e coma’.

Atos dos Apóstolos 15:20 – Pelo contrário, devemos escrever a eles, dizendo-lhes que se abstenham de comida contaminada pelos ídolos, da imoralidade sexual, da carne de animais estrangulados e do sangue.

Atos dos Apóstolos 15:29 – Abster-se de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual. Vocês farão bem em evitar essas coisas. Que tudo lhes vá bem.

Atos dos Apóstolos 21:25 – Quanto aos gentios convertidos, já lhes escrevemos a nossa decisão de que eles devem abster-se de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual”.

Romanos 14:14 – Como alguém que está no Senhor Jesus, tenho plena convicção de que nenhum alimento é por si mesmo impuro, a não ser para quem assim o considere; para ele é impuro.

Romanos 14:20 – Não destrua a obra de Deus por causa da comida. Todo alimento é puro, mas é errado comer qualquer coisa que faça os outros tropeçarem.

1 Coríntios 10:23 – “Tudo é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo é permitido”, mas nem tudo edifica.

1 Coríntios 10:25 – Comam de tudo o que se vende no mercado, sem fazer perguntas por causa da consciência,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *