Estudo de Romanos 14:14 – Comentado e Explicado

Sei, estou convencido no Senhor Jesus de que nenhuma coisa é impura em si mesma; somente o é para quem a considera impura.
Romanos 14:14

Comentário de Albert Barnes

Eu sei – essa é uma admissão feita ao convertido “gentio”, que acreditava que era lícito comer alimentos de todo tipo. Isto o apóstolo admite; e diz que ele é totalmente informado disso. Mas, embora soubesse disso, continua dizendo Romanos 14:15 , que seria bom considerar os escrúpulos conscienciosos de outras pessoas sobre o assunto. Pode-se observar aqui que o apóstolo Paulo anteriormente tinha tantos escrúpulos quanto qualquer de seus irmãos na época. Mas suas opiniões foram alteradas.

E estou convencido – estou convencido.

Pelo Senhor Jesus – Isso não significa nenhuma instrução “pessoal” recebida do Senhor Jesus, mas todo o conhecimento que ele recebeu por inspiração da natureza da religião cristã. O evangelho de Jesus havia lhe ensinado que os ritos da economia mosaica haviam sido abolidos, e entre esses ritos estavam as regras que respeitavam animais limpos e impuros, etc.

Não há nada impuro – grego “comum”. Essa palavra foi usada pelos judeus para denotar o que era “impuro”, porque, em sua apreensão, o que quer que tenha sido tomado pela multidão, ou por todas as pessoas, deve ser impuro. Portanto, as palavras “comum” e “impuro” são frequentemente usadas para expressar a mesma coisa. Denota o que foi proibido pelas leis de Moisés.

Para quem estima … – Ele faz disso uma questão de consciência. Ele considera certas carnes como proibidas por Deus; e enquanto ele os considera, seria errado ele participar deles. O homem pode estar errado, mas não seria apropriado que ele agisse violando o que ele “supõe” que Deus exige.

Comentário de E.W. Bullinger

saber . App-132.

persuadido . Veja Romanos 8:38 .

Senhor Jesus . Ver Romanos 10: 9 .

não há nada = nada (grego. oudeis) é.

imundo . isto é, cerimonialmente impuro. Veja Atos 2:44 (comum).

mas = exceto. Literalmente se (App-118) não (App-105).

estima = conta. Veja Romanos 2: 3 ; Romanos 4: 3 .

ele = o mesmo.

Comentário de John Calvin

14. Sei, etc. Para antecipar a objeção deles, que fez tanto progresso no evangelho de Cristo que não faz distinção entre carnes, ele primeiro mostra o que deve ser pensado nas carnes quando vistas em si mesmas; e então ele se une à maneira como o pecado é cometido no uso deles. Ele então declara que nenhuma carne é impura para uma consciência correta e pura e que não há impedimento para o uso puro de carnes, exceto a ignorância e a enfermidade; pois quando alguém imagina uma impureza neles, ele não tem liberdade para usá-los. Mas depois acrescenta que não devemos apenas considerar as próprias carnes, mas também os irmãos diante de quem comemos: pois não devemos ver o uso da graça de Deus com tanta indiferença, a ponto de desconsiderar o amor. Suas palavras então têm o mesmo significado como se ele tivesse dito: “Eu sei que todas as carnes são limpas e, portanto, deixo para você o uso gratuito delas; Eu permito que a sua consciência seja libertada de todos os escrúpulos: em resumo, não te refino simplesmente de carnes; mas deixando de lado todo o respeito por eles, ainda desejo que não negligencie o seu próximo. ”

Pela palavra comum, neste lugar, ele quer dizer imundo, e o que é tomado indiscriminadamente pelos ímpios; e se opõe às coisas que foram especialmente reservadas para o uso do povo fiel. Ele diz que sabia e estava totalmente convencido de que todas as carnes são puras, a fim de remover todas as dúvidas. Ele acrescenta , no Senhor Jesus; pois, por seu favor e graça, todas as criaturas amaldiçoadas em Adão são abençoadas pelo Senhor. (427) Ele pretendia, no entanto, ao mesmo tempo, colocar a liberdade dada por Cristo em oposição à escravidão da lei, para que não pensassem que eram obrigados a observar os ritos dos quais Cristo os libertara. Pela exceção que ele estabeleceu, aprendemos que não há nada mais puro do que o que pode ser contaminado por uma consciência corrupta: pois é somente a fé e a piedade que santificam todas as coisas para nós. Os incrédulos, sendo poluídos por dentro, contaminam todas as coisas por seu próprio toque. ( Tito 1:15 .)

Comentário de Adam Clarke

Eu sei e sou persuadido pelo Senhor Jesus – Depois de discutir tanto e muito tempo com essas partes rivais sobre o assunto de seus incompreendidos mútuos, sem tentar dar qualquer opinião, mas apenas para mostrar a eles a loucura e a falta de caridade de sua conduta, agora ele se expressa plenamente e diz a eles que nada é impuro por si só, e que ele tem a inspiração e a autoridade de Jesus Cristo para dizer isso; pois a tal inspiração ele deve se referir em palavras como, eu sei, e sou persuadido pelo Senhor Jesus. E, no entanto, depois de ter dado a eles esse julgamento decisivo, com respeito à consciência tenra e equivocada de crentes fracos, ele imediatamente acrescenta: Mas para aquele que considera qualquer coisa impura, para ele é impura; porque se ele age contrariamente à sua consciência, ele deve necessariamente contrair culpa; pois quem age em oposição à sua consciência em um caso pode fazê-lo em outro, e assim, mesmo as declarações claras da palavra de Deus podem ser deixadas de lado em coisas da maior importância, bem como nos ditames errôneos, embora bem-intencionados de sua consciência, sobre assuntos que ele faz da última consequência; embora outros que sejam melhor ensinados saibam que são indiferentes.

É perigoso brincar com a consciência, mesmo quando errônea; deve ser suportado e instruído; deve ser conquistado, não tomado pela tempestade. Seus sentimentos devem ser respeitados porque eles sempre se referem a Deus e têm fundamento em seu medo. Aquele que pecar contra sua consciência em coisas que todo mundo sabe ser indiferente, em breve o fará naquelas coisas em que sua salvação está mais intimamente relacionada. É uma grande bênção ter uma consciência bem informada; é uma benção ter uma consciência terna; e mesmo uma consciência dolorida é infinitamente melhor que nenhuma.

Comentário de John Wesley

Eu sei, e estou convencido pelo Senhor Jesus, de que não há nada impuro em si; mas para aquele que considera qualquer coisa impura, para ele é impuro.

Estou certo do Senhor Jesus – talvez por uma revelação específica.

Que não há nada – nem carne nem ervas.

Imundo de si mesmo – ilegal sob o evangelho.

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 10:14 – Mas Pedro respondeu: “De modo nenhum, Senhor! Jamais comi algo impuro ou imundo! “

Atos dos Apóstolos 10:28 – e lhes disse: “Vocês sabem muito bem que é contra a nossa lei um judeu associar-se a um gentio ou mesmo visitá-lo. Mas Deus me mostrou que eu não deveria chamar impuro ou imundo a homem nenhum.

Atos dos Apóstolos 11:8 – “Eu respondi: De modo nenhum, Senhor! Nunca entrou em minha boca algo impuro ou imundo.

Romanos 14:2 – Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais.

Romanos 14:20 – Não destrua a obra de Deus por causa da comida. Todo alimento é puro, mas é errado comer qualquer coisa que faça os outros tropeçarem.

Romanos 14:23 – Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo o que não provém da fé é pecado.

1 Coríntios 8:7 – Contudo, nem todos têm esse conhecimento. Alguns, ainda habituados com os ídolos, comem esse alimento como se fosse um sacrifício idólatra; e como a consciência deles é fraca, esta fica contaminada.

1 Coríntios 8:10 – Pois, se alguém que tem a consciência fraca vir você que tem este conhecimento comer num templo de ídolos, não será induzido a comer do que foi sacrificado a ídolos?

1 Coríntios 10:25 – Comam de tudo o que se vende no mercado, sem fazer perguntas por causa da consciência,

1 Timóteo 4:4 – Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças,

Tito 1:15 – Para os puros, todas as coisas são puras; mas para os impuros e descrentes, nada é puro. De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *