Estudo de 2 Coríntios 5:1 – Comentado e Explicado

Sabemos, com efeito, que ao se desfazer a tenda que habitamos neste mundo, recebemos uma casa preparada por Deus e não por mãos humanas, uma habitação eterna no céu.
2 Coríntios 5:1

Comentário de Albert Barnes

Pois sabemos – nós que estamos engajados na obra do ministério evangélico. Paulo está dando uma razão pela qual ele e seus colegas de trabalho não se cansaram e desmaiaram em seu trabalho. A razão era que eles sabiam que, mesmo que seu corpo morresse, eles tinham uma herança reservada para eles no céu. A expressão “nós sabemos” é a linguagem da garantia forte e inabalável. Eles não tinham dúvidas sobre o assunto. E prova que pode haver a garantia da vida eterna; ou qualquer evidência de aceitação de Deus que não deixe dúvida de uma admissão final no céu. Essa linguagem foi freqüentemente usada pelo Salvador em referência às verdades que ele ensinou a João 3:11 ; João 4:22 ; e é usado pelos escritores sagrados em relação às verdades que eles registraram e em relação à sua própria piedade pessoal; João 21:24 ; 1 João 2: 3 , 1 João 2: 5, 1 João 2:18 ; 1 João 3: 2 , 1 João 3:14 , 1 João 3:19 , 1 João 3:24 ; 1 João 4: 6 , 1 João 4:13 ; 1 João 5: 2 , 1 João 5:15 , 1 João 5: 19-20 .

Que se nossa casa terrena – A palavra “terrestre” aqui ( ?p??e??? epigeios) se opuser a “celestial”, ou à casa eterna ( ?? t??? ???a???? en tois ouranois) nos céus. “ A palavra significa apropriadamente “na terra, terrestre, pertencente à terra ou na terra”, e é aplicada aos corpos 1 Coríntios 15:40 ; às coisas terrenas João 3:12 ; à sabedoria terrena ou mundana, Tiago 3:15 . A palavra “casa” aqui refere-se sem dúvida ao corpo, como a habitação, ou a morada da mente ou da alma. A alma habita nela como habitamos em uma casa ou barraca.

Deste tabernáculo – Esta palavra significa cabine ou barraca – uma habitação móvel. O uso da palavra aqui não é uma mera redundância, mas a idéia que Paulo planeja transmitir é, sem dúvida, que o corpo – a casa da alma – não era uma morada permanente, mas era da mesma natureza que um cabine ou barraca, que foi montada para uma finalidade temporária ou que foi facilmente eliminada na migração de um lugar para outro. Refere-se aqui ao corpo como a morada frágil e temporária da alma. Não é uma habitação permanente; uma habitação fixa, mas é suscetível de ser derrubada a qualquer momento e foi adaptada a essa vista. Tyndale a traduz como “se nossa mansão terrestre em que habitamos agora”. O siríaco traduz isso, “pois sabemos que se a nossa casa na terra, que é o nosso corpo, fosse dissolvida”. A idéia é linda: o corpo é uma mera habitação móvel e não fixa. Lugar, colocar; passível de ser derrubada a qualquer momento e não projetada, mais do que uma tenda, para ser uma habitação permanente.

Foram dissolvidos – ( ?ata???? kataluthe). Esta palavra significa desunir adequadamente as partes de qualquer coisa; e é aplicado ao ato de derrubar ou destruir um edifício. É aplicada aqui ao corpo, considerado como uma habitação temporária que pode ser derrubada, e refere-se, sem dúvida, à dissolução do corpo na sepultura. A idéia é que, se esse corpo for moldado de volta ao pó e resolvido em seus elementos originais; ou se por grande zelo e trabalho, deve estar exausto e desgastado. Linguagem como essa é usada por Elifaz, o temanita, na descrição do corpo do homem. “Quanto menos naqueles que moram em casas de barro” etc .; Jó 4:19 ; compare 2 Pedro 1: 13-14 .

Temos um edifício de Deus – Robinson (Lexicon) supõe que se refere ao “futuro corpo espiritual como a morada da alma”. Alguns supuseram que isso se refere a algum “veículo celestial” com o qual Deus investe a alma durante o estado intermediário. Mas as Escrituras não dizem nada sobre esse veículo celestial. Não é fácil dizer qual foi a idéia precisa que Paulo aqui planejou transmitir. Talvez algumas observações possam nos permitir chegar ao significado:

(1) não era para ser temporário; nem uma tenda ou tabernáculo que pudesse ser derrubada.

(2) era para ser eterno nos céus.

(3) era para constituir uma habitação; uma roupa ou uma proteção que impeça a alma de ficar “nua”.

(4) deveria ser o que deveria constituir “vida”, em contraste com “mortalidade”. Essas coisas concordam melhor com a suposição de que ela se refere ao corpo futuro dos santos do que qualquer outra coisa; e provavelmente a idéia de Paulo é que o corpo será incorruptível e imortal. Quando ele diz que é um “edifício de Deus” ( The? Te?? ek Theou), ele evidentemente quer dizer que é feito por Deus; que ele é o arquiteto daquela futura e eterna habitação. Macknight e alguns outros, no entanto, entenderam isso das mansões que Deus preparou para Seu povo no céu, e que o Senhor Jesus foi preparar para eles; compare João 14: 2 . Mas veja a nota em 2 Coríntios 5: 3 .

Uma casa – uma habitação; uma morada; isto é, de acordo com a interpretação acima, um corpo celeste, puro e imortal; um corpo que terá Deus como seu autor imediato e que será adequado para habitar no céu para sempre.

Não feito com as mãos – Não construído pelo homem; uma habitação não como as que são feitas pela habilidade humana e, portanto, são facilmente derrubadas ou removidas, mas que é feita pelo próprio Deus. Isso não implica que a “casa terrena” que será substituída pela que está no céu seja feita com as mãos, mas a idéia é que a habitação terrena tenha coisas que se assemelham àquilo que é feito pelo homem, ou como se foram feitos com as mãos; isto é, é temporário, frágil, facilmente retirado ou removido. Mas o que está no céu é permanente, fixo, eterno, como se fosse feito por Deus.

Eterno nos céus – Imortal; viver para sempre. O futuro corpo nunca será derrubado ou dissolvido pela morte. É eterno, é claro, apenas em relação ao futuro, e não em relação ao passado. E não é apenas eterno, mas deve permanecer para sempre nos céus – no mundo da glória. Nunca deve ser submetido a uma habitação na terra; nunca estar em um mundo de pecado, sofrimento e morte.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

saber . Grego. oida. App-132.

E se. App-118.

terrestre . Grego. epigeios. Ver João 3:12 .

este tabernáculo = a tenda. Grego. skenos. Somente aqui e 2 Coríntios 5: 4 . É o Gen, da aposição . App-17. A casa terrena é uma tenda. Ver 1 Coríntios 4:11 .

dissolvido . Grego. kataluo

edifício . Grego. oikodome. Ver 1 Coríntios 3: 9 .

de . Grego. ek. App-104.

Deus App-98. não feito com as mãos. Grego. acheiropoietos. Só aqui. Marcos 14:58 . Colossenses 2:11 .

eterno . App-151.

in. grego. en. App-104.

céus. (plural) Ver Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

Comentário de John Calvin

1. Pois nós sabemos. A seguir, é apresentada uma amplificação (epe?e??as?a) ou embelezamento da declaração anterior. (507) Pois Paulo tem em vista corrigir em nós a impaciência, o pavor e a aversão à cruz, o desprezo pelo que é mesquinho, e pela multa, pelo orgulho e pela efeminação; e isso só pode ser conseguido elevando nossas mentes tão alto quanto o céu, através do desprezo pelo mundo. Agora ele recorreu a dois argumentos. Por um lado, ele mostra a condição miserável da humanidade nesta vida e, por outro lado, a bênção suprema e perfeita que aguarda os crentes no céu após a morte. Pois o que mantém os homens tão firmemente presos a um apego fora de lugar a esta vida, mas enganando-se com uma imaginação falsa – pensando-se felizes em viver aqui? Por outro lado, não basta estar ciente das misérias desta vida, se não temos ao mesmo tempo em vista a felicidade e a glória da vida futura. Isso é comum aos bons e aos maus – que ambos desejam viver. Isso também é comum a ambos – que, quando consideram, a quantas e quantas grandes misérias estão aqui expostas (com essa diferença, no entanto, que os incrédulos não conhecem adversidades, a não ser as do corpo, enquanto os piedosos são mais profundamente afetados (508) por angústias espirituais), muitas vezes gemem, frequentemente lamentam sua condição e desejam um remédio para seus males. Como, no entanto, todos naturalmente veem a morte com horror, os incrédulos nunca deixam de bom grado essa vida, exceto quando a jogam com desgosto ou desespero. Os crentes, por outro lado, partem de bom grado, porque têm uma esperança melhor diante deles além deste mundo. Esta é a soma do argumento. Vamos agora examinar as palavras uma por uma.

Nós sabemos, diz ele. Esse conhecimento não brota do intelecto humano, mas se eleva da revelação do Espírito Santo. Por isso, é peculiar aos crentes. Até os pagãos tinham alguma idéia da imortalidade da alma, mas não havia um deles que tivesse certeza disso – nenhum deles podia se gabar de que ele falava de algo que lhe era conhecido . (509) Somente os crentes podem afirmar isso, (510) a quem foi testemunhado pela palavra e Espírito de Deus.

Além disso, deve-se observar que esse conhecimento não é meramente de tipo geral, como se os crentes fossem apenas de uma maneira geral persuadidos, de que os filhos de Deus estarão em melhores condições após a morte e não tivessem certeza quanto a isso. (511) por quão pouco serviço isso seria para proporcionar um consolo, tão difícil de alcançar! Pelo contrário, cada um deve ter um conhecimento peculiar a si próprio, pois isso, e isso somente, pode me animar a encontrar a morte com alegria – se estou totalmente convencido de que estou partindo para uma vida melhor.

O corpo, como o temos agora, ele chama de casa do tabernáculo, pois, como tabernáculos (512), são construídos, para um propósito temporário, de materiais leves, sem qualquer fundamento firme, e logo depois são jogados no chão ou caídos. por vontade própria, assim o corpo mortal é dado aos homens como uma cabana frágil, (513) para ser habitado por eles por alguns dias. A mesma metáfora é usada, também, por Pedro em sua Segunda Epístola ( 2 Pedro 1:13 ) e por Jó ( Jó 4:19 ), quando ele a chama de casa de barro. Ele coloca em contraste com isso um edifício de duração perpétua. Não é certo, se ele quer dizer com esse termo um estado de imortalidade abençoada, que aguarda os crentes após a morte, ou o corpo incorruptível e glorioso, como será após a ressurreição. Em qualquer um desses sentidos, não será inadequado; embora eu prefira entendê-lo como significado, que a condição abençoada da alma após a morte é o começo deste edifício, e a glória da ressurreição final é a consumação dele. (514) Esta exposição corresponderá melhor ao contexto do apóstolo. Os epítetos, que ele aplica a este edifício, tendem a confirmar mais plenamente sua perpetuidade.

Comentário de Adam Clarke

Se a nossa casa terrena deste tabernáculo – Por casa terrena, o apóstolo evidentemente significa o corpo no qual a alma é representada como morada ou peregrinação por um tempo, e da qual deve ser libertada na morte; pois quando a morte dissolve o tabernáculo, não pode mais ser habitação para a alma. O apóstolo também faz alusão aqui ao antigo tabernáculo judaico, que, em todas as remoções da congregação, foi dissolvido e dividido em pedaços; e a arca da aliança, coberta com suas próprias cortinas, era carregada por ela mesma; e quando chegaram ao local de descanso, as partes dissolvidas do tabernáculo foram reunidas como antes. Quando considerarmos esse símile em conexão com a doutrina da ressurreição, que o apóstolo tratou tão amplamente nessas epístolas, e que ele mantém constantemente à vista, veremos que ele pretende transmitir o seguinte significado: o tabernáculo foi derrubado para ser novamente reunido, para que o corpo fosse dissolvido, a fim de ser reedificado; que, como a arca da aliança subsistia por si mesma, enquanto o tabernáculo estava caído, também a alma se separa do corpo; que como a arca tinha então seu próprio véu para cobrir, Êxodo 40:21 , a alma deve ter algum veículo no qual subsistirá até receber seu corpo na ressurreição.

Um edifício de Deus – Alguns pensam que isso se refere a um determinado veículo celestial com o qual Deus investe almas santas em sua expulsão do corpo; outros supõem que se relacione com o corpo da ressurreição; e alguns imaginam que isso se refere apenas ao estado de bem-aventurança que os santos devem possuir no reino da glória. Veja a nota a seguir.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 5: 1 . Pois sabemos, etc. – Nós, como já foi dito, mas agora, tendo em vista a glória eterna, não caímos em nossa obra, nem desmaiamos sob nossas múltiplas aflições: pois não somos apenas persuadidos, pelo testemunho de Deus em sua obra. palavra, que há um descanso para o seu povo fiel, mas pelo testemunho do seu Espírito com nossos espíritos, como seus filhos, também temos plena certeza de que nós próprios temos um interesse pessoal; e que, quando esses corpos frágeis, nos quais nossas almas agora habitam, como em suas casas e lares ( 2 Coríntios 5: 6 ), durante nosso estado de peregrinação e guerra contra a Terra, e que originalmente foram formados a partir dela, e são como tendas médias e móveis, que são erguidas por pouco tempo, e devem ser rapidamente cortadas em pedaços e derrubadas: assim que eu digo, quando essa estrutura mortal se dissolver, seja por uma morte natural ou violenta, nós não duvide, mas que nossos espíritos, que então retornarão a Deus, que os deu ( Eclesiastes 12: 7. ), serão imediatamente possuídos por uma habitação muito mais gloriosa; que já temos no título, através de Jesus Cristo, e que ele graciosamente preparou para seus santos fiéis; até uma mansão segura, firme e agradável para nossas almas, na presença imediata de Cristo; ( 2 Coríntios 5: 8. ) Uma mansão não de tecido humano temporário, como tendas e tabernáculos feitos pelas mãos dos homens, mas construída, como um palácio celestial, em fundações imóveis, pelo poder imediato do próprio Deus, ( Hebreus 11:10 .) Para nossa residência eterna, de maneira adequada à sua excelente grandeza e bondade, além de todo perigo de remoção ou decadência no céu mais alto: e estamos satisfeitos que, na segunda aparição de Cristo, isso o corpo mortal será modelado como o seu corpo glorioso, por seu poder Todo-Poderoso; e que então seremos revestidos novamente com nossos corpos imortalizados, e assim, em toda a nossa pessoa, sempre estará com o Senhor. ( Filipenses 3:21 . 1 Tessalonicenses 4:17 .)

Comentário de Spurgeon

2 Coríntios 5: 1-2 . Pois sabemos que, se nossa casa terrestre deste tabernáculo se dissolver, teremos um edifício de Deus, uma casa não feita por mãos, eterna nos céus. Pois nisto gememos:

Nesse corpo pobre, muitas vezes é nosso gemido, mas o gemido é esperançoso, pois é uma pontada de nascimento, e trará alegria no devido tempo: “Por isso, nós gememos”.

2 Coríntios 5: 2-6 . Desejando sinceramente ser revestidos com nossa casa que é do céu: se for esse vestido, não seremos encontrados nus. Pois nós, que estamos neste tabernáculo, gememos, sendo sobrecarregados: não para que sejamos despidos, mas vestidos, para que a mortalidade seja engolida pela vida. Agora, aquele que nos operou pela mesma coisa é Deus, que também nos deu o penhor do Espírito. Portanto, estamos sempre confiantes, –

Essa é uma experiência abençoada, “sempre confiante”. Existem alguns cristãos que nunca estão confiantes e alguns têm medo de ser confiantes. Conheço alguns que, se vêem essa santa confiança em outros cristãos, começam a tremer por sua segurança eterna. Não se preocupe com eles, irmão, se Deus lhe der uma santa confiança nEle, mantenha-se firme e não deixe que isso aconteça o que alguém possa dizer.

2 Coríntios 5: 6-9 . Sabendo que, enquanto estamos em casa no corpo, estamos ausentes do Senhor: pois andamos pela fé, não pela vista 🙂 estamos confiantes, digo, e desejosos de estar ausentes do corpo e de estar presente com o Senhor. Portanto, trabalhamos para que, presente ou ausente, possamos ser aceitos por ele.

Esse é o nosso principal negócio; se vivemos ou morremos não tem importância alguma, mas ser aceito por Cristo, então viver é ser agradável a Deus. Seja esta a nossa ambição celestial, e que o Espírito Santo graciosamente nos permita alcançá-la!

Esta exposição consistia em leituras de 2 Coríntios 4 e 2 Coríntios 5: 1-9 .

Comentário de Spurgeon

1. Pois sabemos que, se nossa casa terrestre deste tabernáculo fosse dissolvida, teríamos um edifício de Deus, uma casa não feita por mãos, eterna nos céus.

Não é essa grande coragem da parte do apóstolo? Com todo o mundo contra ele, e ele próprio “sempre entregue à morte por amor de Jesus”, ele olha para o novo corpo, a nova casa que Deus está fazendo para ele, e ele acha que, para arrastar essa bobina mortal, será nenhuma perda para ele, pois, quando ele perde a tenda em que vive aqui, ele irá para “um edifício de Deus, uma casa não feita por mãos, eterna nos céus”.

2-4. Pois nisto gememos, desejando sinceramente ser revestidos com nossa casa que é do céu; se assim for, sendo revestidos, não seremos encontrados nus; pois nós que estamos neste tabernáculo gememos, sendo sobrecarregados: não por isso estar despido, –

Não estamos impacientes para entrar no estado desencarnado, –

4-6. Mas vestido, que a mortalidade pode ser engolida da vida. Agora, aquele que nos operou pela mesma coisa é Deus, que também nos deu o penhor do Espírito. Portanto, estamos sempre confiantes, –

Observe o fundamento da confiança do apóstolo. Ele tem certeza de que, como Cristo ressuscitou dos mortos, todos os seus seguidores devem; e embora eles morram no serviço do Senhor, ainda assim não serão perdedores, mas ascenderão mais rapidamente à sua recompensa. “Estamos sempre confiantes” –

6-9. Sabendo que, enquanto estamos em casa no corpo, estamos ausentes do Senhor: (porque andamos pela fé, não pela vista 🙂 estamos confiantes, digo, e desejosos de estar ausentes do corpo, e estar presente com o Senhor. Portanto, trabalhamos para que, presente ou ausente, possamos ser aceitos por ele.

Ser agradável a Deus em todos os lugares, em tudo o que fazemos, deve ser o único objetivo de um cristão, seja ele no corpo ou fora dele.

10-13. Pois todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo; para que cada um receba o que é feito em seu corpo, de acordo com o que ele fez, seja bom ou ruim, conhecendo, portanto, o terror do Senhor, nós os persuadimos; mas somos manifestos a Deus; e confio que também se manifestam em suas consciências. Pois não nos recomendamos outra vez a vós, mas damos-lhe ocasião de se gloriar em nosso favor, para que tenhais um pouco de responder a eles que se gloriam na aparência, e não no coração. Por estarmos fora de nós mesmos,

E os homens disseram que esses apóstolos haviam enlouquecido. Festo disse a Paulo: “Tu estás fora de ti, muito aprendizado te enlouquece;” então Paulo diz: “Se estamos fora de nós mesmos”,

13. É para Deus: ou se estamos sóbrios, é por sua causa.

“Nos dois casos, temos apenas um objetivo, ou seja, glorificar a Deus através da sua salvação.”

14-15. Pois o amor de Cristo nos constrange; porque julgamos, assim, que se um morreu por todos, então todos morreram; e que ele morreu por todos, para que os que vivem não passem a viver para si mesmos, mas para aquele que morreu por eles, e ressuscitarão.

A vida do homem salvo nunca deve ser vivida por si mesmo; ele é falso em sua profissão, se é assim. A partir de agora, ele deve viver tão fervorosamente por Deus quanto, antes em sua regeneração, viveu por si mesmo, pois agora tem uma nova vida que não é sua, para fazer o que bem entender, mas pertence inteiramente a quem a comprou. com seu próprio sangue mais precioso.

16. Portanto, doravante, não conhecemos homem segundo a carne, sim, embora tenhamos conhecido Cristo após a carne, mas agora, doravante, não o conhecemos mais.

Não vemos Cristo com nossos olhos naturais, não ouvimos sua voz com nossos ouvidos naturais; ele é para nós agora um Personagem espiritual, que se comunica com nossos espíritos através de seu próprio Espírito sempre abençoado.

17. Portanto, se alguém está em Cristo, ele é uma nova criatura: coisas antigas passaram; eis que todas as coisas se tornaram novas.

Não poderia haver uma mudança maior do que a provocada pela regeneração; é uma nova criação, o desaparecimento do antigo e a criação de todas as coisas novas.

18-21. E todas as coisas são de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; ou seja, que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, sem lhes imputar suas ofensas; e nos confiou a palavra da reconciliação. Agora, então, somos embaixadores de Cristo, como se Deus tivesse te implorado por nós: oramos no lugar de Cristo, fiquem reconciliados com Deus. Pois ele o fez pecar por nós, que não conhecemos pecado; para que sejamos feitos justiça de Deus nele.

Esta exposição consistia em leituras de Romanos 5: 1-10 ; e 2 Coríntios 4; e 2 Coríntios 5.

Comentário de John Wesley

Pois sabemos que, se nossa casa terrestre deste tabernáculo se dissolver, teremos um edifício de Deus, uma casa não feita por mãos, eterna nos céus.

Nossa casa terrena – que é apenas um tabernáculo, ou tenda, não projetada para uma habitação duradoura.

Referências Cruzadas

Gênesis 3:19 – Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará”.

Jó 4:19 – quanto mais nos que moram em casas de barro, cujos alicerces estão no pó! São mais facilmente esmagados que uma traça!

Jó 19:25 – Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra.

Jó 30:22 – Tu me apanhas e me levas contra o vento, e me jogas de um lado a outro na tempestade.

Salmos 56:9 – Os meus inimigos retrocederão, quando eu clamar por socorro. Com isso saberei que Deus está a meu favor.

João 14:2 – Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar.

1 Coríntios 3:9 – Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.

1 Coríntios 15:46 – Não foi o espiritual que veio antes, mas o natural; depois dele, o espiritual.

2 Coríntios 4:7 – Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.

2 Coríntios 5:4 – Pois, enquanto estamos nesta casa, gememos e nos angustiamos, porque não queremos ser despidos, mas revestidos da nossa habitação celestial, para que aquilo que é mortal seja absorvido pela vida.

Colossenses 2:11 – Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.

2 Timóteo 1:12 – Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.

Hebreus 9:11 – Quando Cristo veio como sumo sacerdote dos benefícios agora presentes, ele adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem, isto é, não pertencente a esta criação.

Hebreus 9:24 – Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou no próprio céu, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor;

Hebreus 11:10 – Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus.

1 Pedro 1:4 – para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês

2 Pedro 1:13 – Considero importante, enquanto estiver no tabernáculo deste corpo, despertar a memória de vocês,

2 Pedro 3:11 – Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa,

1 João 3:2 – Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.

1 João 3:14 – Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte.

1 João 3:19 – Assim saberemos que somos da verdade; e tranqüilizaremos o nosso coração diante dele

1 João 5:19 – Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *