Estudo de Romanos 2:7 – Comentado e Explicado

a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, buscam a glória, a honra e a imortalidade;
Romanos 2:7

Comentário de Albert Barnes

Para eles – quem quer que sejam.

Continuação do paciente – Que por perseverança em fazer bem ou em um bom trabalho. Significa que aqueles que assim continuam, ou perseveram, em boas obras, a fim de demonstrar que estão dispostos a obedecer à Lei de Deus. Não significa aqueles que realizam um único ato, mas aqueles que vivem de modo a mostrar que esse é o caráter deles de obedecer a Deus. É a doutrina uniforme da Bíblia que ninguém será salvo, a não ser aqueles que perseverarem em uma vida de santidade, Apocalipse 2:10 ; Mateus 10:22 ; Hebreus 10: 38-39 . Nenhuma outra conduta dá evidência de piedade, a não ser o que continua nos caminhos da justiça. Deus nunca prometeu vida eterna às pessoas, a menos que elas perseverem em uma vida de santidade, a fim de mostrar que esse é seu caráter, sua regra de ação estabelecida e firme. As palavras que fazem bem aqui denotam a conduta que deve ser conformada à Lei de Deus; não apenas conduta externa, mas a que procede de um coração ligado a Deus e à sua causa.

Procure – Esta palavra denota corretamente o ato de procurar encontrar algo que está perdido, Mateus 18:12 ; Lucas 2: 48-49 . Mas também denota o ato quando alguém se esforça sinceramente ou deseja obter alguma coisa; quando ele faz seus esforços para alcançá-lo. Assim, Mateus 6:33 , “Buscai primeiro o reino de Deus”, etc. Atos 16:10 ; 1 Coríntios 10:24 ; 13:24 . Nesse local, denota um desejo sincero e intenso de obter a vida eterna. Isso não significa simplesmente o desejo de um pecador de ser feliz, ou os esforços daqueles que não estão dispostos a abandonar seus pecados e se render a Deus, através do intenso esforço daqueles que estão dispostos a abandonar todos os seus crimes e se submeter a Deus e obedeça às suas leis.

Glória, honra e imortalidade – As três palavras usadas aqui denotam a felicidade do mundo celestial. Eles variam um pouco em seu significado e são cada um descritivo de algo no céu, que o torna um objeto de intenso desejo. As expressões são cumulativas ou foram projetadas para expressar a felicidade do céu no mais alto grau possível. A palavra “glória” d??a? doxandenotes apropriadamente elogia, celebridade ou qualquer coisa distinta por beleza, ornamento, majestade, esplendor, como o sol, etc .; e então é usado para denotar a mais alta felicidade ou felicidade, como expressão de tudo que deve ser esplêndido, rico e grandioso. Denota que haverá uma ausência de tudo que é mau, rastejante, obscuro. A palavra “honra” ( t?µ?? timen) implica antes a idéia de recompensa, ou apenas retribuição – a honra e a recompensa que serão conferidas no céu aos amigos de Deus. Ela se opõe ao desprezo, à pobreza e à falta entre as pessoas. Aqui eles são desprezados pelas pessoas; lá, eles serão honrados por Deus.

Imortalidade – Aquilo que não é corruptível ou está sujeito a deterioração. É aplicado ao céu como um estado em que não haverá decadência ou morte, em forte contraste com a nossa condição atual, onde todas as coisas são corruptíveis e logo desaparecem. Essas expressões são indubitavelmente descritivas de um estado de coisas além do túmulo. Eles nunca são aplicados nas Escrituras a qualquer condição das coisas na Terra. Essa consideração prova, portanto, que as expressões no próximo verso, indignação etc. se aplicam ao castigo dos ímpios além da sepultura.

Vida eterna – Ou seja, Deus “prestará” a vida eterna àqueles que a buscarem dessa maneira. Este é um grande princípio; e isso mostra que o apóstolo quer dizer com “suas ações” Romanos 2: 6 , não apenas sua conduta externa, mas seus pensamentos e esforços internos evidenciados pela busca de glória, etc. Pelo significado da expressão “vida eterna” veja a nota em João 5:24 .

Comentário de E.W. Bullinger

por = conforme, como em Romanos 2: 2 .

continuidade do paciente = paciência.

em fazer bem . Literalmente de um bom trabalho.

glória . Veja Romanos 1:23 .

imortalidade = incorrupção. Grego. aphthartis. Aqui, 1 Coríntios 15:42 , 1 Coríntios 15:50 , 1 Coríntios 15:53 , 1 Coríntios 15:54 . Efésios 6:24 . 2 Timóteo 1:10 . Tito 2: 7 .

eterno . App-151.

vida . Grego. zoe App-170.

Comentário de John Calvin

7. Para eles, de fato, que por perseverança, etc .; literalmente, paciência; pela qual palavra algo mais é expresso. Pois é perseverança, quando não se está cansado de fazer constantemente o bem; mas também é necessária paciência nos santos, pelos quais eles podem continuar firmes, embora oprimidos por várias provações. Pois Satanás não os sofre por um caminho livre para vir ao Senhor; mas ele se esforça por inúmeras dificuldades para impedi-los e desviá-los do caminho certo. E quando ele diz que os fiéis, continuando em boas obras, buscam glória e honra, ele não quer dizer que aspiram a outra coisa senão o favor de Deus, ou que se esforçam para alcançar algo mais alto ou mais excelente : mas eles não podem procurá-lo, sem se esforçar, ao mesmo tempo, pela bem-aventurança de seu reino, cuja descrição está contida na paráfrase dada nestas palavras. O significado então é: – que o Senhor dará vida eterna àqueles que, pela atenção às boas obras, se esforçam para alcançar a imortalidade. (66)

A essa objeção [Pareus] responde que o Apóstolo fala aqui da salvação pelas obras da lei, não de fato como uma coisa possível, que ele posteriormente nega, mas como uma declaração do que é, para que ele possa mostrar a necessidade. de uma salvação gratuita que é somente pela fé. E esta é a visão que o Sr. [Haldane] adota.

Mas não há necessidade de recorrer a essa hipótese: pois sempre que se fala de julgamento, mesmo no Novo Testamento, ele é sempre representado da mesma maneira, como sendo regulado na justiça, de acordo com as obras de cada indivíduo. Ver Atos 17:31 ; 2 Coríntios 5:10 ; Colossenses 3:24 ; Apocalipse 20:12 ; Apocalipse 22:12 .

Será um julgamento , conduzido de acordo com o perfeito estado de justiça, sem respeito pelas pessoas, sem consideração pelos indivíduos como tais, altos ou baixos, muito ou pouco favorecidos quanto aos privilégios externos, mas de acordo com a conduta deles. sido, nas circunstâncias do seu caso. A regra, se pagã, será a lei da natureza; se judeus, a lei que lhes fora dada. O julgamento, quanto ao seu caráter, ainda será o mesmo para os que estão sob o evangelho; será de acordo com o que o evangelho exige. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Para eles, etc. – Desta maneira Deus, no grande dia, dispensará punições e recompensas:

1. Ele dará a vida eterna àqueles que, em todas as provações e dificuldades do presente estado, perseveraram em fazer o bem – buscando e esperando glória, honra e imortalidade.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 2: 7 . Por continuação paciente Paciente, neste versículo, parece opor-se a contencioso no próximo: o primeiro se referindo à paciência dos cristãos sob perseguições judaicas, o segundo ao amargo espírito perseguidor dos judeus. Veja Locke.

Comentário de John Wesley

Para aqueles que, pela paciente continuidade do bem, buscam glória, honra e imortalidade, vida eterna:

Para aqueles que buscam a glória – Pois o amor puro não exclui fé, esperança, desejo, 1 Coríntios 15:58 .

Referências Cruzadas

Jó 17:9 – Mas os justos se manterão firmes em seus caminhos, e os homens de mãos puras se tornarão cada vez mais fortes.

Salmos 27:14 – Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.

Salmos 37:3 – Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança.

Salmos 37:34 – Espere no Senhor e siga a sua vontade. Ele o exaltará, dando-lhe a terra por herança; quando os ímpios forem eliminados, você o verá.

Lamentações 3:25 – O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam;

Mateus 24:12 – Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará,

Lucas 8:15 – Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança”.

João 5:44 – Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único?

João 6:66 – Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo.

Romanos 6:23 – Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 8:18 – Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.

Romanos 8:24 – Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo?

Romanos 9:23 – Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória,

1 Coríntios 15:53 – Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade.

1 Coríntios 15:58 – Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.

2 Coríntios 4:16 – Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia,

Gálatas 6:9 – E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.

Colossenses 1:27 – A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

2 Timóteo 1:10 – sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho.

2 Timóteo 4:7 – Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.

Hebreus 6:12 – de modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da fé e da paciência, recebem a herança prometida.

Hebreus 6:15 – E foi assim que, depois de esperar pacientemente, Abraão alcançou a promessa.

Hebreus 10:35 – Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada.

Tiago 5:7 – Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera.

1 Pedro 1:7 – Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.

1 Pedro 4:13 – Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.

1 João 2:25 – E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.

Apocalipse 2:10 – Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *