Estudo de João 6:66 – Comentado e Explicado

Desde então, muitos dos seus discípulos se retiraram e já não andavam com ele.
João 6:66

Comentário de Albert Barnes

Muitos de seus discípulos – Muitos que o seguiram professamente como seus discípulos e como desejosos de aprender sobre ele. Veja as notas em João 6:60 .

Voltou – Afastou-se dele e o deixou. Com isso podemos aprender,

1. Não é de admirar a apostasia de muitos que professam ser seguidores de Cristo. Muitos são induzidos a se tornar seus seguidores professos pela perspectiva de algum benefício temporal, ou sob alguma excitação pública, como eram; e quando esse benefício temporal não é obtido ou a excitação acaba, eles desaparecem.

2. Pode-se esperar que muitos se ofendam pelas doutrinas do evangelho. Não tendo espiritualidade mental e realmente não entendendo nada do evangelho, pode-se esperar que se ofendam e voltem atrás. A melhor maneira de entender as doutrinas da Bíblia é ser um cristão sincero e ter o objetivo de fazer a vontade de Deus, João 7:17 .

3. Devemos examinar a nós mesmos. Deveríamos honestamente indagar se fomos levados a fazer uma profissão de religião pela esperança de qualquer vantagem temporal, por algum princípio egoísta ou por um mero sentimento animal excitado. Se o tivermos, não nos beneficiará de nada, e cairemos fora de nós mesmos ou seremos expulsos no grande dia do julgamento.

Comentário de E.W. Bullinger

esse tempo = essa causa. É a mesma causa até hoje. costas. Grego. eis ta opiso.

andou = andou por aí.

não mais . Composto de ou. App-105.

Comentário de John Calvin

66. Desde então, muitos de seus discípulos voltaram. O evangelista agora relata que problema foi a consequência desse sermão. É uma coisa terrível e monstruosa, que um convite tão gentil e gracioso de Cristo poderia ter alienado a mente de muitos, e especialmente daqueles que anteriormente professavam pertencer a ele, e eram até seus discípulos comuns . Mas este exemplo é apresentado a nós por um espelho, por assim dizer, no qual podemos perceber quão grande é a maldade e a ingratidão dos homens, que transformam um caminho simples em uma ocasião de tropeço para eles, para que não possam Cristo. Muitos diriam que seria melhor que um sermão desse tipo nunca tivesse sido pregado, o que ocasionou a apostolado de muitos. Mas devemos ter uma visão amplamente diferente; pois era então necessário, e agora é diariamente necessário, que o que havia sido predito sobre Cristo fosse percebido em sua doutrina, a saber:

ele é a pedra de tropeço ( Isaías 8:14 .)

Devemos, de fato, regular nossa doutrina de tal maneira que ninguém se ofenda por nossa culpa; na medida do possível, devemos manter tudo; e, em suma, devemos tomar cuidado para não perturbar, ao falar de maneira imprudente ou aleatória, (175) mentes ignorantes ou fracas. Mas nunca será possível exercermos tanta cautela que a doutrina de Cristo não será ocasião de ofensa a muitos; porque os réprobos, que são devotados à destruição, sugam veneno da comida mais saudável e fel do mel. O Filho de Deus, sem dúvida, sabia bem o que era útil, e ainda assim vemos que ele não pode evitar ofender muitos de seus discípulos. Qualquer que seja então a antipatia de muitas pessoas pela doutrina pura, ainda não temos a liberdade de suprimi-la. Apenas deixe que os professores da Igreja se lembrem dos conselhos dados por Paulo, de que a palavra de Deus deve ser adequadamente dividida ( 2 Timóteo 2:15 😉 e, em seguida, avancem ousadamente em meio a todas as ofensas. E se muitos apostatam, não sejamos enojados com a palavra de Deus, porque não é apreciada pelos réprobos; pois aqueles que estão tão abalados com a revolta de alguns que, quando essas pessoas desaparecem, são imediatamente desencorajados, são delicados e ternos demais.

E não andou mais com ele. Quando o evangelista acrescenta essas palavras, ele quer dizer que não foi uma completa apostolado, mas apenas que eles se retiraram da relação familiar com Cristo; e ainda assim ele os condena como apóstatas. Por isso, devemos aprender que não podemos voltar um metro de largura, sem estar imediatamente em perigo de cair na traiçoeira negação de nosso Mestre.

Comentário de Adam Clarke

Muitos de seus discípulos voltaram – Eles não se associavam mais com ele, nem professavam reconhecê-lo como o Messias. Nenhum desses era dos doze. Cristo teve muitos outros que geralmente compareceram ao seu ministério e o reconheceram pelo Messias.

Comentário de Thomas Coke

João 6:66 . Desde então muitos de seus discípulos, etc. – este sermão era em todos os seus diferentes ramos tão ofensivo para os judeus que muitos deles que até agora eram discípulos de nosso Senhor, descobrindo pela tensão geral que seus ambiciosos carnais as opiniões deviam ser totalmente decepcionadas, saíam da sinagoga com repulsa e nunca mais voltaram a ouvir nosso Senhor.

Comentário de John Wesley

Desde então, muitos de seus discípulos voltaram e não andaram mais com ele.

A partir desse momento, muitos de seus discípulos voltaram – Então, nosso Senhor começou a limpar seu andar: os orgulhosos e descuidados foram expulsos, e os que restaram foram encontrados para o uso do Mestre.

Referências Cruzadas

Sofonias 1:6 – aqueles que se desviam de seguir o Senhor; não o buscam nem o consultam.

Mateus 12:40 – Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra.

Mateus 13:20 – Quanto ao que foi semeado em terreno pedregoso, este é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria.

Mateus 19:22 – Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.

Mateus 21:8 – Uma grande multidão estendeu seus mantos pelo caminho, outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pelo caminho.

Mateus 27:20 – Mas os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos convenceram a multidão a que pedisse Barrabás e mandasse executar a Jesus.

Lucas 9:62 – Jesus respondeu: “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus”.

João 6:60 – Ao ouvirem isso, muitos dos seus discípulos disseram: “Dura é essa palavra. Quem consegue ouvi-la? “

João 8:31 – Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.

2 Timóteo 1:15 – Você sabe que todos os da província da Ásia me abandonaram, inclusive Fígelo e Hermógenes.

2 Timóteo 4:10 – pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, e Tito, para a Dalmácia.

Hebreus 10:38 – Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele”.

2 Pedro 2:20 – Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio.

1 João 2:19 – Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *