Estudo de Salmos 37:34 – Comentado e Explicado

Põe tu confiança no Senhor, e segue os seus caminhos. Ele te exaltará e possuirás a terra; a queda dos ímpios verás com alegria.
Salmos 37:34

Comentário de Albert Barnes

Espere no Senhor – Veja as notas no Salmo 37: 9 . Deixe sua esperança ser do Senhor; dependa totalmente dEle; tenha tanta confiança nEle que espere a Sua graciosa interposição em seu favor.

E siga seu caminho – Ou, siga o caminho que Ele ordena. Não te desvies disso de jeito nenhum. Não permita que nenhuma tentação ou oposição o faça desviar desse caminho.

E ele te exaltará para herdar a terra – Veja Salmos 37: 3 , Salmo 37: 9 , Salmo 37:18 .

Quando os iníquos são exterminados, você o verá. Isso implica que certamente seriam exterminados e que os justos teriam permissão para ver o resultado de um curso de retidão e um de iniquidade. Não está necessariamente implícito que eles teriam qualquer satisfação em ver o castigo dos ímpios; mas o significado é que eles poderiam viver de modo a ver que um curso da vida tendia a garantir o favor de Deus, e outro a incorrer em Seu descontentamento; que havia uma vantagem em virtude e religião nesta vida; e a certeza de que eles veriam isso é apontada como um “motivo” para levar uma vida de piedade. O resultado é tão certo que, se viver por muito tempo, um homem pode vê-lo; e o fato de que isso é assim deve ser um incentivo para ele levar uma vida santa. O salmista prossegue, no Salmo 37: 35-36 , para ilustrar essa idéia a partir de sua própria observação.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 37:34 . Espere no Senhor – Buscando e confiando nele, e somente nele, por ajuda e libertação. E siga o seu caminho – Continue na prática de seu dever, ou nos modos que Deus lhe prescreveu em sua palavra, e não use meios indiretos e irregulares para se libertar. Quando os ímpios são exterminados, você o verá – Não apenas escapará da destruição que eles projetaram para você, mas viverá para ver sua ruína.

Comentário de Adam Clarke

Espere no Senhor e siga seu caminho – Este é o verdadeiro modo de esperar em Deus, que a Escritura recomenda; mantendo o caminho de Deus – usando todas as suas ordenanças e vivendo no espírito de obediência. Aquele que espera assim certamente terá as bênçãos adicionais pelas quais está buscando. K?? kavah , esperar, implica a extensão de uma linha direita de um ponto para outro. O primeiro ponto é o coração humano; a linha é seu desejo intenso; e o último ponto é Deus, a quem esse coração estende essa linha reta de sincero desejo de ser preenchido com a plenitude da bênção do Evangelho da paz.

E ele te exaltará para herdar a terra – Se você seguir o seu caminho e for fiel a ele em seu exílio, ele te exaltará, elevará você do seu estado abjeto atual, para herdar a terra de seus pais. Veja antes, Salmo 37: 9 , Salmo 37:11 , etc.

Quando os ímpios são exterminados, você verá – Eles viram a destruição do rei babilônico, Belsazar e seu império; e foi em conseqüência dessa destruição que eles foram ampliados.

Comentário de John Calvin

34 Espere em Jeová e siga seu caminho. Davi volta novamente ao estilo de exortação, a fim de que os fiéis, confiando nas promessas de Deus e sustentados por eles, não se deixem arrastar para cá e para lá por tentações através de desonestos e pecadores. caminhos, mas podem perseverar firmemente no serviço de Deus. Em primeiro lugar, ele os exorta à esperança e à paciência, como se quisesse, em meio aos tumultos e problemas da vida, confiar em Deus e manter a paz deles até que novamente lhes mostrasse seu semblante, que durante algum tempo ele teve. escondeu deles. Daí surge, em segundo lugar, outra exortação, para que não se desviem do caminho do Senhor; pois onde quer que a esperança e a paciência prevaleçam, restringirão tanto a mente dos homens que não irromperão em nada ilegal e perverso. Sem dúvida se descobrirá que a razão pela qual todo homem se esforça para promover sua própria vantagem por meio de práticas iníquas é que ninguém depende de Deus, ou então ele pensa que, se a fortuna não lhe sorri rapidamente, é inútil perseverar na prática da eqüidade e retidão. Além disso, podemos aprender com este lugar que, se muitos, mesmo os bons e os retos, estão sujeitos à pobreza e levam uma vida de prolongada aflição e julgamento, sofrem o castigo justamente, porque, longe de serem firmemente persuadidos que pertence a Deus como seu ofício apropriado não apenas levantar seus servos do dunghill, mas também tirá-los de suas sepulturas, quase um em cem deles espera pacientemente em Deus e continua perseverantemente no caminho certo . Tampouco é sem razão que Davi faz uso da palavra exaltar, para que saibamos que Deus muitas vezes estende a mão para os fiéis quando eles parecem sobrecarregados pelo peso de suas calamidades. Ele então acrescenta que os ímpios perecerão diante dos olhos dos piedosos. Se o fim deles não fosse muito diferente do dos justos, o estado em que os réprobos agora se regozijam por um tempo facilmente atrairia até o melhor dos homens ao mal. E, de fato, Deus nos faria diariamente contemplar tais visões se tivéssemos olhos para contemplar Seus julgamentos. E, no entanto, embora o mundo inteiro estivesse cego, Deus não deixa de render uma justa recompensa à maldade dos homens; mas, punindo-os de maneira mais privada, ele retira de nós os frutos dos quais nossa própria dulness nos priva.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *