Estudo de 2 Timóteo 1:10 – Comentado e Explicado

e agora nos manifestou mediante a aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, que destruiu a morte e suscitou a vida e a imortalidade, pelo Evangelho,
2 Timóteo 1:10

Comentário de Albert Barnes

Mas agora é manifestado – O propósito de nos salvar foi ocultado por muito tempo na mente divina, mas o Salvador veio para que ele pudesse torná-lo conhecido.

Quem aboliu a morte – Isto é, ele tornou tão certo que a morte será abolida, para que se possa falar como já feito. É notável a frequência com que, neste capítulo, Paulo fala do que Deus pretende fazer com tanta certeza, para que possa ser mencionado como algo que já foi feito. No significado da expressão aqui, veja as notas em 1 Coríntios 15:54 ; compare as notas em Hebreus 2:14 . O significado é que, através do evangelho, a morte deixará de reinar e, sobre aqueles que são salvos, não haverá o que agora entendemos por morrer.

E trouxe vida e imortalidade à luz através do evangelho – Esta é uma das grandes e gloriosas conquistas do evangelho, e uma das coisas pelas quais ele se distingue de todos os outros sistemas. A palavra traduzida “trouxe à luz” – f?t??? photizo- significa dar luz, brilhar; então dar luz, brilhar; e então trazer à luz, dar a conhecer. Robinson, Lexicon. O sentido é que essas coisas eram antes obscuras ou desconhecidas e que elas foram reveladas a nós pelo evangelho. Evidentemente, isso não significa que não existissem intimações dessas verdades ou que nada se sabia delas – pois o Antigo Testamento lançou alguma luz sobre elas; mas que eles são totalmente divulgados ao homem no evangelho. É aí que todas as ambigüidades e dúvidas são removidas, e que a evidência é tão claramente declarada que não deixa dúvidas sobre o assunto. As sugestões de um estado futuro, entre os mais sábios dos pagãos, eram certamente muito obscuras e suas esperanças muito fracas.

A esperança de um estado futuro é denominada por Cícero, Futurorum quoddam augurium saeculorum – “uma conjectura ou suposição de idades futuras. Tusc. P. 1. Seneca diz que é “aquilo que nossos sábios prometem, mas não provam”. Epis. 102. Sócrates, mesmo na sua morte, disse: “Espero, portanto, ir para bons homens, mas disso não tenho muita confiança; nem se torna sábio ter certeza de que assim será. Agora devo morrer e você viverá; mas qual de nós está no melhor estado, vivo ou morto, somente Deus sabe. ” Plínio diz: “Nem a alma nem o corpo têm mais sentido após a morte do que antes de nascer”. Cícero inicia seu discurso sobre o assunto com uma profissão que ele pretendia não oferecer nada como fixo e certo, mas apenas como provável e com alguma probabilidade de verdade. E, tendo mencionado os diferentes sentimentos dos filósofos, ele conclui: “Qual dessas opiniões é verdadeira, algum deus deve nos dizer; que é mais parecido com a verdade, é uma ótima pergunta. ”

Veja Whitby, “in loc”. Tais dúvidas existiam em relação à imortalidade da alma; mas da ressurreição e vida futura do corpo, eles não tinham nenhuma concepção; compare as notas em Atos 17:32 . Com que propriedade, então, pode-se dizer que essas doutrinas foram trazidas à luz através do evangelho! O homem nunca os conheceria se não fosse por revelação. A palavra “vida”, aqui, refere-se sem dúvida à vida no mundo futuro. A questão era se o homem viveria de alguma maneira; e essa pergunta foi determinada pelo evangelho. A palavra “imortalidade” significa, corretamente, “incorrupção, incapacidade de decadência”; e pode ser aplicado ao corpo ou à alma. Veja isso explicado nas notas em 1 Coríntios 15:42 . É usado em referência ao corpo, em 1 Coríntios 15:42 , 1 Coríntios 15: 53-54 ; em Romanos 2: 7 , é aplicado ao estado futuro de recompensas, sem referência especial ao corpo ou à alma. Aqui parece referir-se ao estado futuro como aquele em que não haverá corrupção ou decadência.

Muitos supõem que a frase “vida e imortalidade”, aqui, seja usada por hendiadys (duas coisas por uma), como significando vida imortal ou incorruptível. O evangelho, portanto, tem verdades não encontradas em nenhum outro sistema e contém o que o homem nunca teria descoberto de si mesmo. Por mais justo que tenha sido feito um julgamento entre os filósofos da Grécia e Roma, para determinar se os poderes não auxiliados da mente humana poderiam chegar a essas grandes verdades; e seus filósofos mais ilustres confessaram que não podiam ter certeza sobre o assunto. Nesse estado de coisas, o evangelho chega e revela verdades dignas de toda aceitação; lança luz onde o homem o desejara; resolve os grandes problemas que durante séculos deixaram a mente humana perplexa e revela ao homem tudo o que ele poderia desejar – que não apenas a alma viverá para sempre, mas que o corpo será levantado da sepultura e que todo o homem tornar-se imortal. Quão estranho é que os homens não aceitem o evangelho! Sócrates e Cícero teriam aclamado sua luz e acolhido suas verdades, como aquelas que toda a sua natureza desejava conhecer.

Comentário de E.W. Bullinger

manifestado . App-106.

aparecendo. App-106.

Quem = naquele Ele.

tem . Omitir.

abolido . Grego. katargeo. Ver Lucas 13: 7 .

trouxe . . . acender = acender a luz. Grego. photizo. Veja Lucas 11:36 .

imortalidade = incorrupção. Grego. aphtharsia. Ver Romanos 2: 7 . O Senhor fez isso em Sua própria pessoa, quando ressuscitou dos mortos, vivo para todo o sempre. Atos 13:34 . Romanos 6: 9 . Apocalipse 1:18 .

através do App-104. 2 Timóteo 1: 1 .

Comentário de John Calvin

10 Mas agora foi revelado pelo aparecimento de nosso Salvador Jesus Cristo Observe como ele conecta adequadamente a fé que temos do evangelho na eleição secreta de Deus e designa para cada um deles o seu próprio lugar. Deus agora nos chamou pelo evangelho, não porque de repente ele se aconselhou sobre a nossa salvação, mas porque ele o determinou desde toda a eternidade. Cristo agora “apareceu” (145) para a nossa salvação, não porque o poder da salvação foi recentemente concedido a ele, mas porque essa graça foi nele depositada por nós antes da criação do mundo. O conhecimento dessas coisas nos é revelado pela fé; e assim o apóstolo judiciosamente conecta o evangelho às mais antigas promessas de Deus, para que a novidade não o torne desprezível.

Mas é pedido; “Os pais sob a lei ignoravam essa graça?” pois se não foi revelado, mas pela vinda de Cristo, segue-se que, antes desse tempo, estava oculto. Eu respondo, Paulo fala da exibição completa da coisa em si, da qual dependia também a fé dos pais, de modo que isso nada lhes tira. A razão pela qual Abel, Noé, Abraão, Moisés, Davi e todos os crentes, obtiveram a mesma fé conosco, foi que eles depositaram sua confiança nessa “aparência”. Assim, quando ele diz que “a graça nos foi revelada pelo aparecimento de Cristo”, ele não exclui da comunhão com essa graça os pais que são feitos conosco conosco, aparecendo pela mesma fé. Cristo ( Hebreus 13: 8 ) foi ontem como é hoje; mas ele não se manifestou para nós, por sua morte e ressurreição, antes do tempo designado pelo Pai. Para isso, como a única promessa e realização de nossa salvação, tanto a fé como a dos pais olham de comum acordo.

Quem realmente destruiu a morte Quando ele atribui ao evangelho a manifestação da vida, ele não significa que devemos começar com a palavra, deixando de vista a morte e ressurreição de Cristo (pois a palavra, ao contrário, repousa sobre o assunto), mas ele apenas quer dizer que o fruto dessa graça chega aos homens de outra maneira senão pelo evangelho, de acordo com o que é dito,

“Deus estava em Cristo, reconciliando o mundo consigo mesmo, e nos comprometeu o ministério da reconciliação.”
( 2 Coríntios 5:19 .)

E trouxe à luz a vida e a imortalidade pelo evangelho. É uma recomendação alta e notável do evangelho, que “traz vida à luz”. À vida ele acrescenta imortalidade; como se ele tivesse dito: “uma vida verdadeira e imortal”. Mas, talvez, seja melhor pensar que, pela vida , entendemos a regeneração, que é seguida por uma abençoada imortalidade que também é objeto de esperança. E, de fato, esta é a nossa “vida”, não a que temos em comum com os animais brutais, mas a que consiste em participar da imagem de Deus. Mas porque neste mundo

“Não aparece” ( 1 João 3: 2 )

qual é a natureza ou qual é o valor dessa “vida”, para uma expressão mais completa, que ele acrescentou mais apropriadamente: “imortalidade”, que é a revelação dessa vida que agora está oculta.

Comentário de Adam Clarke

Mas agora é manifestado – Esse propósito de Deus para salvar os gentios, bem como os judeus, e chamá-los para o mesmo estado de salvação por Jesus Cristo, era, anteriormente à manifestação de Cristo, geralmente oculto; e o que foi revelado disso foi apenas através dos meios de tipos e cerimônias.

Quem aboliu a morte – ?ata???sa?t?? µe? t?? ?a?at?? . Quem contrabalançou a morte; operou contra suas operações, destruiu suas baterias, afundou e destruiu suas minas e tornou inúteis todos os seus instrumentos e princípios de ataque. Pela morte aqui, não devemos entender meramente a morte natural, mas a corrupção e decomposição que ocorrem em conseqüência dela; e que seria naturalmente interminável, exceto pela obra e energia de Cristo. Somente por ele, vem a ressurreição do corpo; e através dele vida eterna e glória são dadas às almas dos crentes.

Levou a vida e a imortalidade à luz – A tradução literal do original é: Ele ilustrou a vida e a incorrupção pelo Evangelho. A vida eterna, ou a doutrina da vida eterna, mesmo implicando a ressurreição do corpo, não era desconhecida entre os judeus. Eles esperavam isso, pois o encontraram em seus profetas. Havia muitos entre eles muito antes da encarnação: e eles certamente nunca tomaram emprestada nenhuma noção dos cristãos; portanto, o Evangelho não pode ser declarado como trazendo à luz o que certamente estava na luz antes daquele tempo. Mas essa doutrina nunca foi ilustrada e demonstrada antes; existia em promessa, mas nunca havia sido praticamente exibido. Jesus Cristo morreu e jazia sob o império da morte; ele ressuscitou dos mortos, e assim ilustrou a doutrina da ressurreição: ele levou o mesmo corpo humano ao céu, à vista de seus discípulos; e sempre aparece na presença de Deus por nós; e, assim, ilustrou a doutrina da incorrupção. Em sua morte, ressurreição e ascensão, a doutrina da vida eterna e a ressurreição do corpo humano, e sua incorruptibilidade final, são totalmente ilustradas pelo exemplo e estabelecidas pelo fato.

Comentário de Scofield

Salvador

(Veja Scofield “ Romanos 1:16 “) .

Comentário de John Wesley

Mas agora é manifestado pelo aparecimento de nosso Salvador Jesus Cristo, que aboliu a morte e trouxe vida e imortalidade à luz através do evangelho:

Pela aparição de nosso Salvador – Isso implica toda a sua morada na terra.

Quem aboliu a morteTirou seu aguilhão e o transformou em uma bênção.

E trouxe vida e imortalidade à luz – Ele claramente revelou pelo evangelho a vida imortal que ele comprou para nós.

Referências Cruzadas

Isaías 25:7 – Neste monte ele destruirá o véu que envolve todos os povos, a cortina que cobre todas as nações;

Isaías 25:8 – destruirá a morte para sempre. O Soberano Senhor enxugará as lágrimas de todo o rosto e retirará de toda a terra a zombaria do seu povo. Foi o Senhor quem disse!

Isaías 43:3 – Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador; dou o Egito como resgate por você, a Etiópia e Sebá em troca de você.

Isaías 45:15 – Verdadeiramente tu és um Deus que se esconde, ó Deus e Salvador de Israel.

Isaías 45:21 – Declarem o que deve ser, apresentem provas. Que eles juntamente se aconselhem. Quem há muito predisse isto, quem o declarou desde o passado distante? Não fui eu, o Senhor? E não há outro Deus além de mim, um Deus justo e salvador; não há outro além de mim.

Isaías 60:2 – Olhe! A escuridão cobre a terra, dessas trevas envolvem os povos, mas sobre você raia o Senhor, e sobre você se vê a sua glória.

Oséias 13:14 – “Eu os redimirei do poder da sepultura; eu os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as suas pragas? Onde está, ó sepultura, a sua destruição? “Não terei compaixão alguma,

Lucas 2:11 – Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor.

Lucas 2:31 – que preparaste à vista de todos os povos:

Lucas 11:36 – Logo, se todo o seu corpo estiver cheio de luz, e nenhuma parte dele estiver em trevas, estará completamente iluminado, como quando a luz de uma candeia brilha sobre você”.

Lucas 13:7 – Por isso disse ao que cuidava da vinha: ‘Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não acho. Corte-a! Por que deixá-la inutilizar a terra? ’

João 1:9 – Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens.

João 4:42 – E disseram à mulher: “Agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo”.

João 5:24 – “Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.

João 5:40 – contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida.

João 11:25 – Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

João 20:31 – Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.

Atos dos Apóstolos 5:31 – Deus o exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados.

Atos dos Apóstolos 13:23 – “Da descendência desse homem Deus trouxe a Israel o Salvador Jesus, como prometera.

Romanos 2:7 – Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.

Romanos 3:31 – Anulamos então a lei pela fé? De maneira nenhuma! Pelo contrário, confirmamos a lei.

Romanos 5:17 – Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.

Romanos 6:6 – Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado;

Romanos 16:26 – mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a crer nele e a obedecer-lhe,

1 Coríntios 4:5 – Portanto, não julguem nada antes da hora devida; esperem até que o Senhor venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus a sua aprovação.

1 Coríntios 15:53 – Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade.

1 Coríntios 15:54 – Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: “A morte foi destruída pela vitória”.

2 Coríntios 5:4 – Pois, enquanto estamos nesta casa, gememos e nos angustiamos, porque não queremos ser despidos, mas revestidos da nossa habitação celestial, para que aquilo que é mortal seja absorvido pela vida.

Gálatas 5:4 – Vocês, que procuram ser justificados pela lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça.

Efésios 1:9 – E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo,

Efésios 1:18 – Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos

Colossenses 1:26 – o mistério que esteve oculto durante épocas e gerações, mas que agora foi manifestado a seus santos.

2 Timóteo 1:1 – Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus,

Tito 1:3 – No devido tempo, ele trouxe à luz a sua palavra, por meio da pregação a mim confiada por ordem de Deus, nosso Salvador,

Tito 1:4 – a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum: Graça e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador.

Tito 2:11 – Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

Tito 2:13 – enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Tito 3:4 – Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,

Hebreus 2:14 – Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo,

Hebreus 10:32 – Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados, quando suportaram muita luta e muito sofrimento.

1 Pedro 1:20 – conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês.

2 Pedro 1:1 – Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:

2 Pedro 1:3 – Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.

2 Pedro 1:11 – e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

2 Pedro 2:20 – Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio.

2 Pedro 3:2 – das palavras proferidas no passado pelos santos profetas, e do mandamento de nosso Senhor e Salvador que os apóstolos de vocês lhes ensinaram.

2 Pedro 3:18 – Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.

1 João 1:2 – A vida se manifestou; nós a vimos e dela testemunhamos, e proclamamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada.

1 João 4:14 – E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.

Apocalipse 2:7 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.

Apocalipse 18:1 – Depois disso vi outro anjo que descia do céu. Tinha grande autoridade, e a terra foi iluminada por seu esplendor.

Apocalipse 20:14 – Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte.

Apocalipse 22:1 – Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro,

Apocalipse 22:14 – “Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.

Apocalipse 22:17 – O Espírito e a noiva dizem: “Vem! ” E todo aquele que ouvir diga: “Vem! ” Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *