Estudo de Lucas 2:11 – Comentado e Explicado

hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor.
Lucas 2:11

Comentário de E.W. Bullinger

For = That: significa “nascido hoje” ; não “Anuncio hoje”. Veja nota em Lucas 23:43 .

nasce = nasceu ou nasceu.

um salvador. Não é um ajudante: por um

Salvador é para os perdidos.

Cristo, o Senhor = hebraico. Mashiah Jeová, isto é, o Ungido de Jeová. 1 Samuel 24: 6. App-98.

o Senhor. App-98. BA. O Senhor de todo poder e força. Portanto, capaz de salvar. Compare Romanos 14: 9 . 1 Coríntios 8: 6 ; 1 Coríntios 12: 3 . 2 Coríntios 4: 5 . Filipenses 1: 2 , Filipenses 1:11 . Essas três palavras definem e contêm o “Evangelho” como uma boa notícia para uma Pessoa; e como sendo o cristianismo tão distinto da religião, que consiste em artigos, credos, doutrinas e confissões; ou seja, tudo o que é externo. . Compare Filipenses 1: 3 , Filipenses 1: 4-7 , Filipenses 1: 9 , Filipenses 1:10 , Filipenses 1:20 , Filipenses 1:21 . Observe que no grego as palavras “na cidade de Davi” vêm por último. Portanto, z e z correspondem na estrutura. p. 1436. d

Comentário de John Calvin

11. Este dia nasce para você Aqui, como sugerimos recentemente, o anjo expressa a causa da alegria. Este dia nasce o Redentor prometido há muito tempo, que deveria restaurar a Igreja de Deus à sua condição adequada. O anjo não fala disso como algo completamente desconhecido. Ele abre sua embaixada referindo-se à Lei e aos Profetas; pois se ele estivesse se dirigindo a pagãos ou pessoas sem religião, não teria utilidade empregar esse modo de falar: hoje em dia nasce para você um Salvador, que é Cristo, o Senhor. Pela mesma razão, ele menciona que ele nasceu em a cidade de Davi, que não podia servir a nenhum propósito, mas recordar a lembrança daquelas promessas que eram universalmente conhecidas entre os judeus. Por fim, o anjo adaptou seu discurso a ouvintes que não estavam familiarizados com a redenção prometida. Com a doutrina da Lei e dos Profetas, ele se juntou ao Evangelho, como emanando da mesma fonte. Agora, como a palavra grega grego, como Cícero nos assegura, tem um significado mais extenso que a palavra latina Servator, e como não há um substantivo latino que corresponda a ela, achei melhor empregar um termo bárbaro do que aceitar qualquer coisa longe do poder de Cristo. E não tenho dúvida de que o autor da Vulgata e os antigos médicos da Igreja tinham a mesma intenção. (150) Cristo é chamado Salvador, (151) porque ele concede uma salvação completa. O pronome para você (152) é muito enfático; pois não teria sido um grande prazer ouvir que o Autor da salvação nasceu, a menos que cada pessoa acreditasse que por ele mesmo nasceu. Do mesmo modo, Isaías diz: “A nós nasceu um filho, um filho nos foi dado” ( Isaías 9: 6 😉 e Zacarias: “Eis que o teu rei vem a ti humildemente” ( Zacarias 9: 9 . )

Comentário de Adam Clarke

Um Salvador, que é Cristo, o Senhor – Um Salvador, s?t?? , o mesmo que Jesus de s??e?? , para proteger, libertar, preservar e reviver, assim usado pela Septuaginta para ???? hecheiah , para escapar; usado pelo mesmo para ??? confiar, ter esperança. Veja as extensas aceitações do verbo em Mintert, que acrescenta sob S?t?? : “A palavra denota adequadamente um Salvador que nos liberta perfeitamente de todo mal e perigo e é o autor da salvação perpétua”. Na palavra Jesus, veja João 1:29 ; (Nota).

Qual é Cristo. . ???st?? , o ungido, de ???? para ungir, o mesmo que ???? Messiah , de ??? mashach . Esse nome indica o Salvador do mundo em seus ofícios proféticos, régios e sacerdotais: como nos tempos antigos, profetas, reis e sacerdotes eram ungidos com óleo, quando instalados em seus respectivos ofícios. A unção era a mesma para eles como a consagração é conosco. O óleo ainda é usado na consagração dos reis.

Parece em Isaías 61: 1 que a unção com óleo, ao consagrar uma pessoa a qualquer ofício importante, civil ou religioso, era considerada um emblema da comunicação dos dons e graças do Espírito Santo. Esta cerimônia foi usada em três ocasiões, viz. a instalação de profetas, sacerdotes e reis, em seus respectivos ofícios. Mas por que essa unção deve ser considerada necessária? Porque o senso comum dos homens lhes ensinou que todo bem, espiritual ou secular, deve vir de Deus, sua origem e causa. Por isso, foi dado como certo,

  1. Que ninguém poderia predizer eventos, a menos que inspirado pelo Espírito de Deus. E, portanto, o profeta foi ungido, para significar a comunicação do Espírito de sabedoria e conhecimento.
  • Que ninguém poderia oferecer um sacrifício aceitável a Deus pelos pecados dos homens, ou ministrar com proveito as coisas sagradas, a menos que iluminado, influenciado e dirigido pelo Espírito da graça e santidade. Por isso, o sacerdote foi ungido, para significar que ele era divinamente qualificado para o devido desempenho de suas funções sagradas.
  • Que nenhum homem poderia promulgar leis justas e equitativas que deveriam ter continuamente em vista a prosperidade da comunidade e o bem-estar do indivíduo, ou poderia usar o poder que lhe foi confiado apenas para a supressão do vício e o incentivo à virtude, mas esse homem que estava sempre sob a inspiração do Todo-Poderoso.
  • Daí reis foram inaugurados pela unção com óleo. Dois desses ofícios existem apenas em todas as nações civilizadas, o sacerdotal e o real; e em alguns países o sacerdote e o rei ainda são consagrados pela unção. Na língua hebraica, mashach significa unção; e ????? hamashiach , a pessoa ungida. Mas como nenhum homem jamais foi digno ao ocupar os três ofícios, também ninguém jamais teve o título hamashiach , o ungido, mas Jesus, o Cristo. Só ele é o rei dos reis e o senhor dos senhores: o rei que governa o universo e governa no coração de seus seguidores; o profeta para instruir os homens no caminho para onde devem ir; e o grande sumo sacerdote, para fazer expiação por seus pecados.

    Por isso, ele é chamado de Messias, uma corrupção da palavra ????? hamashiach , o ungido, em hebraico; que deu à luz ? ???st?? , ho Christos , que tem precisamente a mesma significação em grego. Dele, Melquisedeque, Abraão, Arão, Davi e outros eram tipos ilustres; mas nenhum deles tinha o título de O Messias, ou o Ungido de Deus: isso pertence e sempre pertencerá exclusivamente a Jesus Cristo.

    O Senhor. ?????? , o Ser supremo e eterno, o governante dos céus e da terra. A Septuaginta geralmente traduz ???? Yehová por ?????? . Esta palavra hebraica, de ??? hayah , ele era, indica corretamente a eternidade e a auto-existência do Ser Supremo; e se pudermos confiar na autoridade de Hesíquio, que nenhum erudito questionará, ?????? é uma tradução adequada de ???? Yehová , como vem de ????,t???a?? , eu sou, eu existo. Outros o derivam de ????? , autoridade, poder legislativo. É certo que o senhorio de Cristo deve ser considerado em um mero sentido espiritual, pois ele nunca estabeleceu nenhum governo secular na Terra, nem ordenou que se estabelecesse em seu nome; e certamente não há governo espiritual senão o de Deus: e, de fato, a palavra Senhor, no texto, parece ser adequadamente entendida, quando aplicada à divindade de Cristo. Jesus é um profeta, para revelar a vontade de Deus e instruir os homens nela. Ele é um sacerdote, para oferecer sacrifícios e fazer expiação pelos pecados do mundo. Ele é o Senhor, para reinar e reinar nas almas dos filhos dos homens: em uma palavra, ele é Jesus, o Salvador, para libertar do poder, da culpa e da poluição do pecado; ampliar e vivificar pela influência do seu Espírito; preservar na posse da salvação que ele comunicou; selar aqueles que acreditam, herdeiros da glória; e finalmente recebê-los na plenitude da bem-aventurança em sua alegria eterna.

    Comentário de Thomas Coke

    Lucas 2:11 . Pois até você nasceu, etc. – Porque um dos manuscritos bodleianos lê este ?µ??, para nós, o Sr. Fleming conjeturou, que o anjo que falou era um espírito humano glorificado, talvez o de Adão, cujos descendentes felizes poderiam, ele pensa, compor o coro, Lucas 2:13 . Mas, considerando o grande consentimento das cópias para a presente leitura, essa conjectura se apóia em um apoio muito esbelto. Grotius imagina (o que é mais provável) que esse anjo era Gabriel. Quase todos os pais gregos, depois do século IV, ensinaram que este dia, no qual nosso Salvador nasceu, era em 6 de janeiro; mas os latinos fixaram seu nascimento até o dia 25 de dezembro. No entanto, os princípios sobre os quais um e o outro procederam demonstram claramente que sua opinião não tem fundamento. Eles imaginaram que Zacarias, pai de João Batista, gozava da dignidade do sumo sacerdote, e que ele estava queimando incenso no dia da expiação, quando o anjo lhe apareceu no templo; e como a expiação nacional sempre era feita no dia dez de Tisri, em resposta a vinte e cinco de setembro, fixaram a gravidez de Elisabeth naquele dia e supuseram que Gabriel aparecesse para Maria exatamente seis meses depois; de modo que, calculando nove meses adiante, eles trouxeram o nascimento de Cristo exatamente para o vigésimo quinto de dezembro. Os pais gregos, embora seguissem os mesmos princípios, não eram tão exatos em seus cálculos, fazendo o nascimento acontecer alguns dias depois; mas a incerteza, ou, para expressar melhor, a falácia desses princípios, induziu Scaliger, Calvisius e os homens mais instruídos desde aquela época, a manter, em oposição aos médicos antigos das duas igrejas, que nosso Senhor nasceu em setembro . Os escritores acima mencionados apóiam sua opinião com o seguinte cálculo: quando Judas Macabeus restaurou o culto do templo no dia vinte do mês Casleu, respondendo ao início ou meados de nosso dezembro, o curso de Joarib, ou o primeiro curso de sacerdotes (de acordo com 1 Crônicas 24: 7. ) começou o culto, o restante sucedendo por sua vez. Fazendo cálculos de acordo com essas suposições, verifica-se que o curso de Abia, ao qual Zacharias pertencia, serviu nos meses de julho ou agosto, quando a concepção do batista aconteceu. E, como Maria teve sua visão no sexto mês da gravidez de Elisabeth, ou seja, sobre o início de janeiro, ela concebeu para trazer à luz nosso Senhor no mês de setembro seguinte. Para isso concorda a circunstância dos pastores deitados nos campos na noite da natividade, o que pode acontecer no mês de setembro, mas não provavelmente em janeiro. Da mesma forma, a tributação no nascimento de Cristo, que poderia ser executada mais convenientemente no outono do que nas profundezas do inverno, especialmente porque as pessoas eram obrigadas a reparar nas cidades de seus antepassados, que frequentemente ficavam a uma grande distância dos locais de sua morada.

    Após o tempo, o anjo menciona o lugar da natividade do Salvador – na cidade de Davi; informando-nos, que assim agradou a Deus, que aquele que é descrito como da casa e linhagem de Davi, e de quem o próprio Davi era apenas um tipo, deveria nascer na mesma cidade em que Davi tinha, para tornar o paralelo mais completo e exato. Mas ainda há algo mais no caso; pois esta cidade de Davi era Belém, de onde encontramos seu pai chamado Jessé, o belemita; e a partir daí foi que o profeta Miquéias predisse que o governante em Israel deveria aparecer, cap. Lucas 5: 2 . Agora, como os nomes hebraicos são geralmente significativos e impostos a algum fim ou propósito especial, podemos observar que o nome desta cidade significa a casa ou o local do pão; e que lugar mais adequado para seu nascimento e recepção, quem era e é o pão vivo que desceu do céu, para que um homem o coma, e não morra? Depois do local, o anjo identifica as grandes características do Salvador, que é Cristo, o Senhor, o Messias ou Ungido. As propriedades naturais das coisas, embora separadas do uso comum ao religioso, continuam as mesmas. Eles são consagrados por essa separação; eles são aplicados a objetos maiores e empregados no serviço mais alto; mas não são alterados em si mesmos. O incenso, o sal, o óleo são os mesmos, seja no templo ou no chalé, e são subservientes a propósitos semelhantes. As propriedades do óleo são tais, como o recomendaram para vários escritórios, civis e religiosos. Ele não apenas se preserva, mas também dá brilho a outros corpos; é um veículo adequado para perfumes odoríferos, macio e brilhante, e faz brilhar o rosto, que antes era considerado um símbolo de alegria e magnificência; ao que se pode acrescentar que, ao alimentar e manter a vida na lâmpada, serviu para denotar as influências do Espírito. Portanto, o rei, o profeta, o sacerdote, pessoas e coisas consagradas, foram ungidos, para lhes dar um brilho, e para denotar e publicar a separação deles dos homens comuns e do uso comum. Portanto, as ofertas de um sabor doce eram com óleo e incenso; mas a oferta pelo pecado estava sem eles. Levítico 5:11 . Foi derramado óleo sobre a cabeça de Arão com tanta profusão, que escorreu sobre a barba e as saias de suas vestes. Seus filhos foram ungidos com óleo; o altar e todos os seus utensílios, o tabernáculo, a pia e o pé foram ungidos. Também temos, na história do sagrado e do propano, muitos exemplos de unção com óleo. Veja Lucas 10:34 . Ilíada de Homero, ? . 38. S . 350. Já foi dito que reis, sacerdotes e profetas foram ungidos. A palavra ungido era frequentemente usada para príncipe ou rei. Ciro é chamado de ungido do Senhor: Saul foi capitão ungido antes de ser rei: Zorobabel, com sua coroa de ouro, e Josué, o sumo sacerdote, com sua coroa de prata, são os dois ungidos em Zacarias 4:14 . Veja também Isaías 61: 1 . Tão comum era a frase do ungido para reis, que na parábola das árvores, diz-se que Juízes 9: 9 saem para ungir um rei. Daí resulta que o esperado rei dos judeus, seu maior príncipe, profeta, legislador, sacerdote – cujos escritórios sozinhos o teriam concedido ao nome de Messias, ou Ungido – deve ser eminentemente chamado pelos judeus de Messias, ou Cristo. Não é sem ênfase particular que o anjo acrescentou a esse personagem que ele é o Senhor. O título de Ungido, ou ungido do Senhor, é, como já mostramos, dado aos reis e aos vicegerentes de Deus na Terra; mas o caráter de Cristo, o Senhor, é mais exaltado e sublime, e pertence somente a Ele, a quem o profeta chama Jeová de nossa justiça; e o apóstolo, o Senhor do céu; e quem, sendo co-igual e co-eterno com o Pai, é Deus dos deuses, ou Senhor dos senhores. Ele era o Senhor, o Jeová, que apareceu tantas vezes sob a primeira dispensação; a Abraão, nas planícies de Mamre; para Isaac, em Gerar; a Jacó, em Betel; a Moisés, no deserto. Ele é o líder do exército de Israel; a Palavra de Deus, por quem ele criou o mundo, por quem ele conversou com o primeiro e o melhor da humanidade; a quem ele enviou como Salvador para redimir seu povo da servidão no Egito, do cativeiro na Babilônia e, finalmente, na carne, para redimir o mundo da poluição do pecado e do domínio da morte.

    Comentário de Scofield

    Salvador

    (Veja Scofield “ Romanos 1:16 “)

    Comentário de John Wesley

    Pois até hoje nasce na cidade de Davi um Salvador, que é Cristo, o Senhor.

    Para você – pastores; Israel; humanidade.

    Referências Cruzadas

    Gênesis 3:15 – Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.

    Gênesis 49:10 – O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão.

    Salmos 2:2 – Os reis da terra tomam posição e os governantes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu ungido, e dizem:

    Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

    Daniel 9:24 – “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

    Mateus 1:16 – e Jacó gerou José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo.

    Mateus 1:21 – Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.

    Mateus 16:16 – Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

    Lucas 1:43 – Mas por que sou tão agraciada, a ponto de me visitar a mãe do meu Senhor?

    Lucas 1:69 – Ele promoveu poderosa salvação para nós, na linhagem do seu servo Davi,

    Lucas 2:4 – Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galiléia para a Judéia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi.

    Lucas 2:26 – Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor.

    Lucas 20:41 – Então Jesus lhes perguntou: “Como dizem que o Cristo é Filho de Davi?

    Lucas 20:42 – “O próprio Davi afirma no Livro dos Salmos: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita

    João 1:41 – O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: “Achamos o Messias” ( isto é, o Cristo ).

    João 1:45 – Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José”.

    João 6:69 – Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus”.

    João 7:25 – Então alguns habitantes de Jerusalém começaram a perguntar: “Não é este o homem que estão procurando matar?

    João 7:41 – Outros disseram: “Ele é o Cristo”. Ainda outros perguntaram: “Como pode o Cristo vir da Galiléia?

    João 20:31 – Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.

    Atos dos Apóstolos 2:36 – “Portanto, que todo Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo”.

    Atos dos Apóstolos 10:36 – Vocês conhecem a mensagem enviada por Deus ao povo de Israel, que fala das boas novas de paz por meio de Jesus Cristo, Senhor de todos.

    Atos dos Apóstolos 17:3 – explicando e provando que o Cristo deveria sofrer e ressuscitar dentre os mortos. E dizia: “Este Jesus que lhes proclamo é o Cristo”.

    1 Coríntios 15:47 – O primeiro homem era do pó da terra; o segundo homem, do céu.

    Gálatas 4:4 – Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei,

    Filipenses 2:11 – e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

    Filipenses 3:8 – Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo

    Colossenses 2:6 – Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele,

    2 Timóteo 1:9 – que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

    Tito 2:10 – a não roubá-los, mas a mostrarem que são inteiramente dignos de confiança, para que assim tornem atraente, em tudo, o ensino de Deus, nosso Salvador.

    Tito 3:4 – Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,

    1 João 4:14 – E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.

    1 João 5:1 – Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *