Estudo de João 7:25 – Comentado e Explicado

Algumas das pessoas de Jerusalém diziam: Não é este aquele a quem procuram tirar a vida?
João 7:25

Comentário de E.W. Bullinger

Jerusalém. Veja nota em Mateus 15: 1 . Compare Marcos 1: 5 .

procurar = estão procurando.

Comentário de John Calvin

25. Alguns dos habitantes de Jerusalém; isto é, aqueles a quem os governantes haviam comunicado suas conspirações e que sabiam quanto Cristo era odiado; pois as pessoas em geral – como vimos recentemente – encaravam isso como um sonho ou uma loucura. As pessoas, portanto, que sabiam com que raiva inveterada os governantes de sua nação queimavam contra Cristo, têm alguma razão para pensar que, embora Cristo no templo não apenas converse abertamente, mas pregue livremente, os governantes não dizem nada a ele. Mas eles erram a esse respeito, que em um milagre completamente divino eles não levam em conta a providência de Deus. Assim, os homens carnais, sempre que contemplam qualquer obra incomum de Deus, realmente se perguntam, mas nenhuma consideração sobre o poder de Deus entra em sua mente. Mas é nosso dever examinar com mais sabedoria as obras de Deus; e especialmente quando os homens iníquos, com todos os seus artifícios, não impedem tanto o progresso do Evangelho quanto desejariam, devemos estar plenamente convencidos de que seus esforços foram infrutíferos, porque Deus, ao interpor sua palavra, derrotou eles.

Comentário de Thomas Coke

João 7: 25-28 . Então disseram alguns deles, etc. – Os habitantes de Jerusalém, sempre inimigos amargos de Cristo, perguntaram com surpresa, se a ousadia de nosso Senhor e o silêncio dos governantes procediam de tê-lo reconhecido como o Messias; ao mesmo tempo, em desdém de suas pretensões, acrescentaram, porém, que conhecemos esse homem de onde ele é, isto é, conhecemos seus pais e parentes (cap. João 6:42 .) mas depois Cristo vem, ninguém sabe de onde ele é; aludindo ao senso popular de Isaías 53: 8 quem declarará sua geração? A frase grega p??e? est?, traduzido de onde ele é, significa no grego helenístico do Antigo Testamento, que é seu pai. Assim, 2 Samuel 1:13 . Davi diz ao jovem: De onde és tu? e ele respondeu: Sou filho de um estrangeiro, amalequita. Se julgarmos essa pergunta pela resposta, perguntar de onde você é? é o mesmo que perguntar “de que pai, raça e família você é? de quem você nasceu?” Tome o discurso dos judeus nesse sentido, e a confissão deles é pertinente: conhecemos esse homem de onde ele é: “quem é seu pai?” como eles disseram antes, cap. João 6:42 mas quando Cristo vem, ninguém sabe de onde ele é, ou seja, quem é seu pai? Como eles poderiam dizer então que o Messias nasceria em Belém e que eles sabiam que ele era descendente de Davi? Davi era seu ancestral remoto; e eles sabiam que, por pai ou mãe, Cristo deveria descer dele; mas quem era seu pai imediato, se ele nasceu de uma virgem, eles devem possuir que eram ignorantes; mas o que quer que eles pretendessem, Jesus não permitiria que eles conhecessem seu Pai, ou de onde ele viesse; sugerindo, assim, que eles não queriam esse caráter do Messias nele, João 7:28 . As palavras deveriam ter sido traduzidas interrogativamente assim: “Você realmente me conhece e de onde eu sou? Não; você não conhece ” – como Tertuliano resolve a questão negativamente: e então, ocultando seu verdadeiro original, como era o seu jeito, para que eles não pudessem fundamentar uma acusação antes do tempo sobre o que ele havia dito, ele passa para suas obras que eram as provas de sua missão divina; contudo, para deixar espaço para inferir de seu discurso que ele era o Filho de Deus, e não o filho de José; e, ou ainda, eu não vim de mim mesmo; mas é verdade quem me enviou, a quem não conheceis; isto é, “Deus, o Pai, é meu verdadeiro Pai, a quem você não conhece, embora você diga que sabe de onde eu sou e quem é meu Pai; e isso você pode ter certeza de que faço as obras de Deus”. pode ser com respeito ao seu extraordinário nascimento de uma virgem, que os judeus a princípio falaram do Messias como o Filho de Deus: e a afirmação deles de que, quando Cristo COMETH, ou nasceu, ninguém sabe de onde ele é, pode ser um alusão a Isaías 53: 8 acima mencionado. Mas, seja como for, essa doutrina é expressa nos escritos tradicionais dos judeus nesse sentido, em Beresh. Rab. em Gênesis 37: 2 . “O Messias é a Semente que virá de outro lugar:” com o que eles querem dizer, que ele terá outro princípio de geração, como aparece pelas diferentes maneiras de variar a frase em outros lugares. Assim, do rabino Berachia, no mesmo livro, somos informados de que “somente o nascimento do Messias será sem defeito”; o que não poderia ser, se ele nasceu como os outros homens. Jarchi cita as seguintes passagens do mesmo lugar: “Seu nascimento não será como o de outras criaturas. Ninguém conhecerá o Pai antes que ele o diga. O Redentor que virá ficará sem pai”. E em Berachoth, está a seguinte passagem notável: “O nascimento do Messias será como o orvalho do Senhor – como gotas na grama, não espere trabalho (ou ação) de homens”. Seria interminável enumerar tudo o que foi dito pelos escritores rabínicos para esse fim: o que foi produzido é suficiente para provar, que era uma opinião judaica que o nascimento do Messias deveria ser extraordinário, se não milagroso; e que seu pai não deve ser conhecido, seja qual for sua mãe.

Referências Cruzadas

João 7:10 – Contudo, depois que os seus irmãos subiram para a festa, ele também subiu, não abertamente, mas em segredo.

João 7:20 – “Você está endemoninhado”, respondeu a multidão. “Quem está procurando matá-lo? “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *