Estudo de Tito 3:4 – Comentado e Explicado

Mas um dia apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens.
Tito 3:4

Comentário de Albert Barnes

Mas depois disso – grego, quando – hte hoteO significado é que “quando o amor de Deus se manifestou no plano de salvação, ele nos salvou deste estado que Deus apareceu” depois que pecamos dessa maneira, mas que quando sua misericórdia Foi assim demonstrado que fomos convertidos de nossos pecados e purificados aos seus olhos.

A bondade – ???st?t?? chrestotes – “a bondade ou a benignidade”. A palavra é traduzida como “bondade” e “bom” em Romanos 2: 4 ; Romanos 3:12 ; Romanos 11:22 , três vezes; “Bondade”, 2 Coríntios 6: 6 ; Efésios 2: 7 ; Colossenses 3:12 ; Tito 3: 4 ; e “gentileza”, Gálatas 5:22 . O ato de nos redimir foi de grande bondade ou bondade.

E amor de Deus – Margem, “piedade”. A palavra grega é f??a????p?a philanthropia – “filantropia – o amor do homem”. O plano de salvação foi fundado no amor ao homem, e foi a mais alta expressão desse amor; as notas em João 3:16 . O grego deste versículo é: “Quando a bondade e o amor de Deus, nosso Salvador, para com o homem se manifestaram, ele nos salvou” Tito 3: 5 , a saber, daqueles pecados dos quais tínhamos sido culpados antes.

Comentário de E.W. Bullinger

depois disso = quando.

bondade . App-184.

amor . . . em direção ao homem. Grego. filantropia . Somente aqui e Atos 58: 2 . O advérbio em Atos 27: 3 .

Deus Veja App-98.

Salvador . Veja Tito 1: 3 .

apareceu. Veja App-106.

Comentário de John Calvin

Ou a cláusula principal nesta sentença é que “Deus nos salvou por sua misericórdia” ou a linguagem é elíptica. Assim, será apropriado suprir que eles foram mudados para melhor e se tornaram novos homens, em conseqüência de Deus ter misericórdia deles; como se ele tivesse dito: “Quando Deus te regenerou pelo seu Espírito, então você começou a diferir dos outros”. Mas, como há um sentido completo nas palavras de Paulo, não há necessidade de fazer acréscimos. Ele se classifica junto com os outros, para que a exortação seja mais eficaz.

4 Mas depois que a bondade e o amor para com o homem apareceram Primeiro, pode-se perguntar: “A bondade de Deus começou a ser divulgada ao mundo no momento em que Cristo se manifestou na carne? Pois certamente, desde o início, os pais sabiam e experimentavam que Deus era bom, gentil e bondoso para com eles; e, portanto, essa não foi a primeira manifestação de sua bondade e amor paternal em relação a nós ”. A resposta é fácil. De nenhuma outra maneira os pais provaram a bondade de Deus sob a Lei, senão olhando para Cristo, em cuja vinda repousava toda a fé. Assim, diz-se que a bondade de Deus apareceu, quando ele exibiu uma promessa e deu uma demonstração real de que não era em vão que ele tantas vezes prometia salvação aos homens.

“Deus amou tanto o mundo”, diz João, “que deu o seu Filho unigênito”. ( João 3:16 .)

Paulo também diz em outra passagem:

“Por meio disso, Deus confirma seu amor por nós, que, enquanto éramos inimigos, Cristo morreu por nós.” ( Romanos 5: 8. )

É uma maneira usual de falar nas Escrituras, que o mundo foi reconciliado com Deus através da morte de Cristo, embora saibamos que ele era um Pai gentil em todas as épocas. Mas porque não encontramos causa do amor de Deus para conosco, nem fundamento de nossa salvação, mas em Cristo, não sem uma boa razão, é dito que o Pai Deus demonstrou sua bondade conosco.

Contudo, há uma razão diferente para isso nesta passagem, na qual Paulo fala, não daquela manifestação comum de Cristo que ocorreu quando ele veio como homem ao mundo, mas da manifestação que é feita pelo evangelho, quando ele exibe e se revela, de maneira peculiar, aos eleitos. Na primeira vinda de Cristo, Paulo não foi renovado; mas, pelo contrário, Cristo ressuscitou em glória, e a salvação por meio de seu nome brilhou sobre muitos, não apenas na Judéia, mas em todos os países vizinhos, enquanto Paulo, cego pela incredulidade, trabalhou para extinguir essa graça por todos os meios em seu poder. . Portanto, ele quer dizer que a graça de Deus “apareceu” para si e para os outros, quando eles foram iluminados no conhecimento do evangelho. E, de fato, de nenhuma outra maneira essas palavras poderiam se aplicar; pois ele não fala indiscriminadamente sobre os homens de sua idade, mas se dirige especialmente àqueles que foram separados das fileiras comuns; como se ele tivesse dito, que antigamente eles se pareciam com os incrédulos que ainda estavam mergulhados nas trevas, mas que agora eles diferem deles, não por seu próprio mérito, mas pela graça de Deus; da mesma maneira que ele derruba toda a arrogância da carne pelo mesmo argumento. “Quem te faz diferir” ou ser mais altamente estimado do que outros? ( 1 Coríntios 4: 7. )

Bondade e amor Ele atribuiu com propriedade a primeira posição a “bondade”, que leva Deus a nos amar; pois Deus nunca encontrará em nós algo que ele deva amar, mas ele nos ama porque é bom e misericordioso. Além disso, embora ele testemunhe sua bondade e amor a todos, ainda o conhecemos pela fé, quando ele se declara nosso Pai em Cristo. Antes de Paulo ser chamado à fé de Cristo, ele desfrutou de inúmeros presentes de Deus, o que poderia lhe dar um gostinho da bondade paterna de Deus; ele fora educado, desde a infância, na doutrina da lei; todavia ele vagueia nas trevas, para não perceber a bondade de Deus, até que o Espírito ilumine sua mente, e até que Cristo saia como testemunha e penhor da graça de Deus Pai, da qual, exceto para ele, somos todos excluídos. Assim, ele quer dizer que a bondade de Deus não é revelada e conhecida, mas pela luz da fé.

Comentário de Adam Clarke

Mas depois disso a bondade e o amor de Deus – por ???st?t??, podemos entender a bondade essencial da natureza Divina; aquilo que é a fonte de onde procedem toda bondade, misericórdia e beneficência.

Amor pelo homem – Filantropia. É de lamentar que este atributo da natureza Divina, tal como está em relação ao homem, deva ter sido totalmente perdido por uma tradução parafrastical. Filantropia é um personagem que Deus dá aqui a si mesmo; enquanto a natureza humana existe, esse deve ser um caráter da natureza divina. Deus ama o homem; ele se deleitou com a idéia quando formado em sua própria mente infinita, ele formou o homem de acordo com essa idéia e se regozijou no trabalho de suas mãos; quando o homem caiu, o mesmo amor o induziu a conceber sua redenção, e Deus, o Salvador, flui de Deus, o filantropo. Onde o amor estiver, ele estará ativo e se mostrará. Assim, a filantropia de Deus apareceu, epefa?? , brilhou na encarnação de Jesus Cristo e em dar a vida pela vida do mundo.

Comentário de Thomas Coke

Tito 3: 4 . Deus nosso Salvador É observável que Deus Pai aqui é chamado nosso Salvador; intimar que foi seu amor paterno por nós, que o contratou para designar seu Filho para nos redimir e realizar para nós todos os importantes ofícios pelos quais ele realiza a salvação dos fiéis.

Comentário de John Wesley

Mas depois disso apareceu a bondade e o amor de Deus, nosso Salvador, para com o homem,

Quando o amor de Deus apareceu – Pela luz do seu Espírito à nossa alma íntima.

Referências Cruzadas

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

1 Timóteo 1:1 – Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, a nossa esperança,

1 Timóteo 2:3 – Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador,

1 Timóteo 4:10 – Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo, o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem.

2 Timóteo 1:10 – sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho.

Tito 1:3 – No devido tempo, ele trouxe à luz a sua palavra, por meio da pregação a mim confiada por ordem de Deus, nosso Salvador,

Tito 2:10 – a não roubá-los, mas a mostrarem que são inteiramente dignos de confiança, para que assim tornem atraente, em tudo, o ensino de Deus, nosso Salvador.

Tito 2:11 – Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

Hebreus 9:26 – Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *