Estudo de Isaías 45:15 – Comentado e Explicado

Verdadeiramente um Deus se esconde em tua casa, o Deus de Israel, um Deus que salva!
Isaías 45:15

Comentário de Albert Barnes

Em verdade tu és um Deus que te ocultas – isto é, que ocultas os teus conselhos e planos. A idéia é que os caminhos de Deus pareçam obscuros até que o evento distante divulgue seu propósito; que uma longa série de eventos misteriosos parece ter sucesso entre si, tentando a fé de seu povo, e onde a razão de suas ações não pode ser vista. A observação aqui parece ser feita pelo profeta, tendo em vista o fato de que as relações de Deus com seu povo em seu longo e doloroso exílio seriam inescrutáveis, mas que uma manifestação gloriosa futura revelaria a natureza de seus desígnios. e torne seus propósitos conhecidos (ver Isaías 55: 8-9 ): ‘Meus pensamentos não são os seus pensamentos, nem os seus caminhos são os meus caminhos’ (compare o Salmo 44:24 ; as anotações em Isaías 8:17 ).

O Salvador – Ainda o Salvador de seu povo, embora seus caminhos sejam misteriosos e as razões de seus tratos sejam desconhecidas. A Septuaginta traduz isso: ‘Pois tu és Deus, embora não o soubéssemos, ó Deus de Israel, o Salvador.’ Este versículo nos ensina que não devemos repinar ou reclamar sob as misteriosas parcelas da Providência. Eles podem estar escuros agora. Mas no devido tempo eles serão divulgados, e teremos permissão para ver o seu desígnio e testemunhar resultados tão gloriosos que nos satisfarão que seus caminhos são todos justos e seus tratos corretos.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 45: 15-17 . Em verdade, tu és um Deus A igreja ou coro de crentes que aqui são introduzidos clama e interrompe, por assim dizer, o discurso divino com exultação; que pode ser dividido em três artigos. A primeira explica a natureza de Deus, com respeito aos seus caminhos, e a ordem de seus conselhos e providência; – neste versículo. Ver cap. Levítico 8, 9. Os caminhos e julgamentos de Deus são um grande abismo; e, portanto, não deve ser julgado com muita presunção pelo intelecto humano estreito. O segundo artigo contém um apóstrofo aos idólatras, convencendo-os de sua loucura por causa desta natureza maravilhosa e por essas maravilhosas ações de Deus: Deveria ser traduzido, Eles têm vergonha, etc. Os criadores de ídolos caminham juntos em ignomínia: isto é, após a conclusão dessa grande profecia. O terceiro artigo estabelece o privilégio e a esperança da igreja, mas Israel é salvo por Jeová com uma salvação eterna; não apenas o adquirido por Cyrus, mas aquele adquirido por muito maior que ele; Jesus, o Jeová, e verdadeiro Salvador de seu povo fiel.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 45:15 . Em verdade, etc. – Estas são as palavras do profeta, extraídas dele pela consideração das grandes e diversas obras e dispensações de Deus em relação à sua igreja e ao mundo; tu és um Deus que te esconde – Nomeadamente, do teu povo por um tempo: os teus conselhos são profundos e incompreensíveis, e os teus caminhos depois de descobrir; Ó Deus de Israel, o Salvador – que, embora oculte os motivos e as razões de suas dispensações, e muitas vezes se adie para ajudar seu povo em tempos de angústia, ainda assim continua sua libertação e a destruição de seus inimigos, embora de uma maneira misteriosa. E, portanto, é lógico que devemos esperar pacientemente pela realização dessas coisas gloriosas aqui prometidas.

Comentário de Adam Clarke

Em verdade tu és um Deus que te ocultas – Atualmente, das nações do mundo.

Ó Deus de Israel, o Salvador – Enquanto você se revela aos israelitas e os salva.

Comentário de John Calvin

15. Verdadeiramente tu és um Deus que te ocultas. Isaías agora exclama, que há necessidade de um longo exercício de paciência, para que possamos desfrutar das promessas de Deus; pois o povo poderia ter sido levado ao desespero, quando os iníquos tinham tudo a seu desejo e quando tudo que era adverso se abateu. Estou ciente de que alguns expõem isso de maneira diferente. Os escritores judeus geralmente interpretam que isso significa que o Senhor se esconderá dos gentios, mas se revelará ao seu povo. Intérpretes cristãos apresentam um sentido diferente, mas exagerado. Há ingenuidade, de fato, no que eles dizem, que Cristo é um Deus oculto, porque sua divindade está oculta sob a enfermidade da carne. Mas isso não concorda com o significado do Profeta; pois ele se chama “Deus oculto”, porque parece se retirar (204) e, em certa medida, se esconder, quando permite que seu povo seja afligido e oprimido por várias calamidades; e, portanto, nossos corações devem ser encorajados pela esperança. Agora, como Paulo diz, ( Romanos 8:24 ,) “a esperança não está direcionada para as coisas que são vistas”; e, nesse sentido, Isaías o chama de “um Deus oculto”, porque as coisas que ele prometeu não são imediatamente visíveis aos nossos olhos.

Assim, ele pretendia que retirássemos nossas mentes dos objetos presentes e os elevássemos acima dos céus, o que devemos fazer (205), se desejamos receber e aceitar sua ajuda. Há “necessidade de paciência” ( Hebreus 10:36 ), portanto, para que possamos continuar direcionando nossos desejos para ele, quando ele atrasa a execução de suas promessas. Ele havia dito, um pouco antes, que os incrédulos, embora naquele tempo fossem cegos e estúpidos, sentiriam a presença de Deus; mas, como ainda não havia chegado o momento da manifestação, essa exclamação é introduzida adequadamente, que Deus, antes que ele mostre sua glória, esconde seu poder para tentar nossa fé.

Deus, o Salvador de Israel. Que o Profeta não fala da essência de Deus, mas de sua assistência, pode ser facilmente deduzido do epíteto que agora é acrescentado, quando ele chama Deus de “Salvador”. Ele explica que Deus “se esconde” no método que ele usa para salvar sua Igreja, porque ele esconde a mão por um tempo de uma maneira como se pretendesse abandoná-la totalmente. Ele deseja que nossa salvação permaneça, por assim dizer, oculta nas trevas, para que, se desejamos desfrutá-la, possamos saber que devemos sair deste mundo (206), pois ela não se apresentará de uma só vez ao mesmo tempo. nós, ou tornar-se visível aos nossos olhos. Devemos, portanto, procurá-lo com firmeza inabalável; pois é altamente vantajoso que dessa maneira Deus tente e prove nossa fé, que, quando seremos oprimidos por várias aflições por todos os lados, podemos, no entanto, confiar em Deus e em suas promessas.

Comentário de John Wesley

Em verdade tu és um Deus que te ocultas, ó Deus de Israel, o Salvador.

Em verdade – Estas são as palavras do profeta, sobre a contemplação das várias dispensações de Deus em relação à sua igreja e ao mundo.

Mais oculto – Teus conselhos são profundos e incompreensíveis, teus caminhos já foram descobertos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *