Estudo de Isaías 60:2 – Comentado e Explicado

Vê, a noite cobre a terra e a escuridão, os povos, mas sobre ti levanta-se o Senhor, e sua glória te ilumina.
Isaías 60:2

Comentário de Albert Barnes

Pois eis que – Eis que as trevas cobrem a terra. Isso foi feito para chamar a atenção para o fato de que todo o resto do mundo seria envolvido em uma profunda noite espiritual.

Escuridão – (Veja as notas em Isaías 45: 7 ).

Cobrirá a terra – Envolverá o mundo inteiro, exceto onde for iluminado pelo evangelho. É desnecessário dizer que esse foi o fato quando o Messias veio, e que ainda é extensivamente verdadeiro também.

E escuridão grosseira – Lowth transforma isso em um vapor espesso. Herder. ‹Profunda obscuridade. Septuaginta, G??f?? Gnophos – Nuvem, sombra, tempestade. A palavra hebraica ( ???? ?arâpel ) geralmente denota nuvem espessa, escuridão turva, escuridão; e é frequentemente aplicado às nuvens espessas de uma tempestade Êxodo 20:18 ; Deuteronômio 4:11 ; Salmo 18:10 . É uma palavra de significado mais intenso do que aquilo que é traduzido como ‘escuridão’ ( ???? chôshek ) e a idéia aqui é que as nações seriam envolvidas em uma nuvem de ignorância e pecado tão densa e obscura que nenhuma luz poderia penetrá-la. descrição surpreendentemente aplicável a todo o mundo pagão.

Mas o Senhor se levantará sobre ti – como o sol. Ou seja, o Senhor manifestaria suas perfeições a eles de uma maneira gloriosa.

Será visto em ti – Há mais significado enfático no original aqui do que é transmitido em nossa tradução. A palavra hebraica ( ???? yerâ’eh ) não significa apenas que essa glória seria visível, mas que seria visível. Seria tão brilhante e luminoso que seria visto de longe – como uma nuvem ou coluna de glória sobre Jerusalém que seria visível para pessoas distantes.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 60: 2-3 . Pois, eis que etc. – O desígnio do Espírito Santo nesta cláusula parece ser o de descrever o estado das nações do mundo no momento em que Deus deveria iluminar a igreja com essa luz, como um novo advento de seu Filho. e uma manifestação repetida de seu reino divino. Muitos pensaram nesta passagem que quase todo o mundo deveria ser encontrado em um estado semelhante de escuridão, em que o Filho de Deus o encontrou na sua primeira vinda: mas espero que não. Confio que a piedade vital aumentará, por mais que o formalismo e o antinomianismo sejam derrubados e varridos da face da terra, até que o Messias reine com seus ancestrais durante o grande milênio.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 60: 2 . Pois eis que a escuridão cobrirá a terra – ignorância, idolatria e todo tipo de erros e vícios; e trevas escuras o povo – Como o do Egito; a cegueira e a paixão mais palpáveis ??quanto às coisas divinas; mas o Senhor – Cristo, o brilhante e a estrela da manhã, o dia brota do alto, ou melhor, o Sol da justiça, Apocalipse 22:16 ; Lucas 1:78 ; Malaquias 4: 2 ; se levantará sobre ti – por seu evangelho e sua graça, trazendo luz àqueles que antes estavam assentados nas trevas e nas sombras da morte; e sua glória será vista sobre ti – será maravilhosamente visível. “O desígnio do Espírito Santo nesta cláusula, como suponho”, diz Vitringa, “é descrever o estado das nações do mundo, no momento em que Deus deve iluminar a igreja com essa luz, como se fosse um novo advento de seu Filho e uma manifestação repetida de seu reino divino. Quase todo o mundo deve ser encontrado em um estado de escuridão semelhante àquele em que o Filho de Deus o encontrou em sua primeira vinda; e se pudermos julgar a partir do estado das coisas, das trevas que agora se espalham pela Terra, através da prevalência de papoula, infidelidade e imoralidade, nos países que professam o cristianismo, e maometismo e paganismo nas outras regiões da terra. , podemos razoavelmente concluir que essas palavras do profeta, no período mencionado, não desejarão sua conclusão exata. ”

Comentário de Adam Clarke

As trevas cobrem a terra – Este é o estado do povo gentio.

Comentário de John Calvin

2. Pois eis que as trevas cobrem a terra. Ele agora exibe sob uma luz mais forte, por meio de comparação, a graça que ele mencionou anteriormente; para que possamos ter uma idéia do quanto Deus ama seus eleitos e quão extraordinário é o privilégio que ele lhes concede. A quantidade do que ele diz é que, embora estejamos sobrecarregados por inúmeras aflições, e enquanto o mundo inteiro, por assim dizer, afunda sob eles, Deus cuidará de seu povo., A fim de enriquecê-lo com vários benefícios. . Ele mostra, portanto, que a luz da graça e do favor, que ele mencionou, não será desfrutada indiscriminadamente por todos, mas será peculiar ao povo de Deus.

Dissemos que a palavra “brilho” denota uma condição próspera da Igreja; mas não julguemos essa condição pela aparência externa; pois o Profeta se eleva mais e não tenho dúvidas de que seu discurso se relaciona à luz e brilho espirituais. Caso contrário, esse modo de expressão que ele empregará posteriormente: “Os gentios caminharão para o teu brilho” (versículo 3) não seria apropriado. Além disso, isso é claramente demonstrado pela conexão entre este capítulo e o anterior; pois ele diz que essa aliança é continuada na palavra e no Espírito. Finalmente, pelo contraste, pode-se inferir facilmente que a felicidade prometida à Igreja é diferente daquela que consiste em carne e bebida, ou tranquilidade e paz, e outras conveniências; e, de fato, nunca mais tarde houve um período em que as trevas das aflições dominassem todos os gentios, enquanto os judeus desfrutavam de paz e prosperidade. Visto que, portanto, a condição da Igreja é separada do mundo inteiro, o benefício que Isaías coloca em posse da Igreja é espiritual, e o brilho que ele promete é espiritual; e, conseqüentemente, essas coisas se relacionam com o reino espiritual de Cristo, quando a luz do Evangelho brilhou em todas as partes do mundo, e as nações estrangeiras foram iluminadas por ele. Para isso também se relaciona o que se segue, –

O Senhor se levantará sobre ti ; pois, embora ele mostre que o favor de Deus será visível por sinais e efeitos manifestos, ele não deixa de fora o que é da maior importância, que os crentes realmente sentirão que ele é seu Pai, de modo a esperar a salvação dele. . Por isso, inferir que somos dominados pelas trevas até que Deus brilhe sobre nós com o testemunho de adoção pela graça gratuita. Eu falo de toda a humanidade; pois Isaías nos informa que essa luz vivificante procede somente de Deus, a fim de declarar que é um dom especial de Deus.

Em segundo lugar, deve-se observar que somente a Igreja, ou seja, os eleitos de Deus, são participantes desse brilho. Portanto, segue-se que não é um dom comum ou natural, mas um dom pelo qual o Senhor nos livra de um defeito comum da natureza humana. Assim também percebemos que não há luz ou brilho a não ser na Igreja; pois o resto dos homens, embora pensem que desfrutam de luz e brilho, são dominados pelas trevas, das quais não podem ser libertadas de nenhuma outra maneira senão pela luz do Evangelho.

E a sua glória será vista sobre ti. Ele acrescenta a palavra “glória”, porque, depois de nos abraçar a seu favor, o Senhor continua cada vez mais a aumentar seus atos de bondade para conosco.

Comentário de John Wesley

Pois eis que as trevas cobrem a terra e as trevas densas o povo; mas o Senhor se levantará sobre ti, e a sua glória será vista sobre ti.

A escuridão – Todos os tipos de erros.

O Senhor – Cristo.

Será visto – será conspícuo; conforme o Senhor se levanta, para as trevas que cobrem a terra, a glória que está sendo vista responde a essas trevas grosseiras.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *