Estudo de Isaías 25:8 – Comentado e Explicado

e fará desaparecer a morte para sempre. O Senhor Deus enxugará as lágrimas de todas as faces e tirará de toda a terra o opróbrio que pesa sobre o seu povo, porque o Senhor o disse.
Isaías 25:8

Comentário de Albert Barnes

Ele vai engolir – Esta imagem é provavelmente tirada de um redemoinho ou turbilhão no oceano que absorve tudo o que se aproxima. É, portanto, equivalente a dizer que ele destruirá ou removerá Isaías 25: 7 . Nesse lugar, significa que será abolirá a morte; isto é, ele fará com que cesse de seus estragos e triunfos. Esta passagem é citada por Paulo em seu argumento a respeito da ressurreição dos mortos 1 Coríntios 15:54 . No entanto, ele não cita diretamente do hebraico ou da Septuaginta, mas fornece a substância da passagem. Sua citação é prova suficiente de que se refere à ressurreição, e flutua seu principal objetivo é estabelecer as realizações do evangelho – realizações que serão plenamente realizadas somente quando a morte cessar seu domínio e quando seu reinado for para sempre. um fim.

Morte – Vitringa supõe que por ‘morte’ aqui se entende as guerras e calamidades com as quais a nação havia sido visitada, e que cessariam sob o Messias. Nesta interpretação, Rosenmuller concorda. É possível que a palavra possa ter esse significado em alguns casos; e é possível que as calamidades dos judeus tenham sugerido isso ao profeta, mas acho que o sentido primário da palavra aqui é a morte em sua significação adequada, e a referência é aos triunfos de Deus através do Messias em abolindo completamente seu reinado e introduzindo a vida eterna. Isso foi planejado, sem dúvida, para confortar o coração dos judeus, apresentando em uma única descrição gráfica o evangelho como adaptado para superar todos os males e até para remover a maior calamidade sob a qual a raça geme – a morte.

nikos – ‹Unto victory.’ Na vitória – hebraico, ???? lanetsach Paul, em 1 Coríntios 15:54 , traduziu isso, ??? ????? Eis nikos – ‹À vitória. ‘ ; Amos 8:7 ); A palavra ????? nikos (vitória) é frequentemente a tradução da palavra (ver 2 Samuel 2:26 ; Jó 36: 7 ; Lam: Lamentações 3:18 ; Amós 1: 2 ; Amós 8: 7 ); embora aqui a Septuaginta tenha declarado que “a morte forte (ou predominante) será engolida”. A palavra pode ser derivada do verbo Chaldee ??? netsach para conquistar, superar; e então pode denotar vitória. Muitas vezes, porém, tem o senso de permanência, duração, completude, eternidade; e pode significar para sempre, e então total ou completamente. Esse sentido não é materialmente diferente do de Paulo: vitória. A morte será completamente, permanentemente, destruída; isto é, uma vitória completa será conquistada sobre ela. O siríaco une as duas idéias de vitória e perpetuidade. A morte será engolida em vitória para sempre. Isso acontecerá sob o reinado do Messias, e será completado somente na manhã da ressurreição, quando o poder da morte sobre o povo de Deus for completamente e para sempre subjugado.

Limpará as lágrimas de todos os rostos – Isso é citado em Apocalipse 21: 4 , conforme aplicável ao evangelho. A sensação é de que o Senhor planejaria um plano que seria adequado para fornecer consolo perfeito aos aflitos; confortar os de coração partido; e isso em seus triunfos finais removeria a calamidade e a tristeza das pessoas para sempre. A plenitude deste plano será vista apenas no céu. Antecipando o céu, no entanto, o evangelho agora faz muito para aliviar as aflições humanas e enxugar as lágrimas dos olhos do enlutado. Esta passagem é extraordinariamente bonita. O poeta Burns disse uma vez que nunca poderia lê-lo sem ser afetado pelas lágrimas. Pode-se acrescentar que nada além do evangelho fará isso. Nenhuma outra religião pode fornecer tal consolo; e nenhuma outra religião é, portanto, adaptada ao homem.

E a repreensão do seu povo – A reprovação; o desprezo; a oposição a eles. Isso se refere a algum período futuro em que a igreja estará em paz e quando a religião pura prevalecerá em toda parte. Até agora o povo de Deus foi desprezado e perseguido, mas chegará o tempo em que a perseguição cessará, a verdadeira religião prevalecerá em toda parte, a igreja descansará e seus triunfos se espalharão por toda a terra.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 25: 8 . Ele – o Senhor, expresso nas palavras anteriores e seguintes, até o Messias, que é Deus e homem; engolirá a morte Por sua morte, destruirá o poder da morte ( Hebreus 2:14 ), removerá o aguilhão da primeira morte, evitará a segunda morte e dará vida eterna a todos que verdadeiramente acreditam nele. Em vitória – hebraico, ???? , em vitória, isto é, de modo a superá-la perfeitamente; qual vitória completa que Cristo já comprou e, no devido tempo, realmente conferirá ao seu povo. E enxugará as lágrimas – Tirará do seu povo todos os sofrimentos e tristezas, com todas as causas deles, cuja libertação é iniciada aqui e aperfeiçoada no céu. A repreensão de seu povo – A reprovação e o desprezo lançados sobre seu povo fiel pelo mundo ímpio; ele deve tomar, & c. – De toda a igreja e povo de Deus, onde quer que estejam. Pois o Senhor falou – Portanto, não duvide, embora pareça incrível para você.

Comentário de Adam Clarke

Ele engolirá a morte – Ele, pela graça de Deus, provará a morte para todo homem. Hebreus 2: 9 . Provavelmente, engula a morte e prove a morte, em ambos os versículos, se refere à mesma coisa: Jesus morrendo em vez de um mundo culpado. Essas formas de expressão podem se referir à punição de certos criminosos; eles foram obrigados a beber um copo de veneno. O cálice que todo criminoso do mundo deve ter bebido, Jesus Cristo bebeu por eles; e assim ele tragou a morte; mas, ao ressuscitar dos mortos, obteve-se uma vitória completa.

Com esses três versículos, aprendemos:

    I. Que o Evangelho é uma provisão abundante: “Farei um banquete para todas as pessoas”.

II Que é uma fonte de luz e salvação: “Destruirei o véu. Abolirei a morte. E trarei vida e imortalidade à luz”.

    III Que é uma fonte de conforto e felicidade: “enxugarei todas as lágrimas de todos os rostos”.

Como nos países árabes uma cobertura foi colocada sobre o rosto daquele que foi condenado a sofrer a morte, é provável que as palavras em Isaías 25: 7 ; pode se referir a isso. O mundo inteiro foi condenado à morte, e prestes a ser levado à execução, quando o gracioso Senhor interpôs e, por um sacrifício glorioso, obteve um perdão geral.

Comentário de John Calvin

8. Ele destruiu a morte eternamente. (144) O Profeta continua seu assunto; pois, em geral, ele promete que haverá perfeita felicidade sob o reinado de Cristo e, para expressar isso de maneira mais completa, ele emprega várias metáforas admiravelmente adaptadas ao assunto. Essa felicidade é real, e não temporária ou desbotada, que nem mesmo a morte pode tirar; pois em meio à maior prosperidade, nossa alegria não é um pouco diminuída pela consideração de que nem sempre durará. Ele, portanto, conecta duas coisas, que tornam a felicidade plena e completa. A primeira é que a vida é perpétua; pois para aqueles que em outros aspectos ficam felizes por um tempo, é uma coisa miserável morrer. A segunda é que esta vida é acompanhada de alegria; pois, caso contrário, pode-se pensar que a morte seria preferível a uma vida triste e aflita. Em seguida, ele acrescenta que, quando toda a desgraça for removida, esta vida será gloriosa; pois, de outro modo, menos confiança teria sido depositada na profecia, em conseqüência da opressão infeliz do povo.

Mas é perguntado: a que período devemos nos referir a essas promessas? pois neste mundo devemos enfrentar várias aflições e lutar continuamente; e não apenas somos “designados para a morte” ( Salmos 44:22 ), mas também “morremos diariamente”. ( 1 Coríntios 15:31 .) Paulo reclama de si mesmo e dos principais pilares da Igreja, que eles são “um espetáculo para todos os homens”, e suportam insultos de todo tipo, e são até vistos como ( ?a???µata ) “purificações” e ( pe????µata ) “varreduras” ou “subprodutos”. (145) ( 1 Coríntios 4: 9. ) Onde ou quando, portanto, essas coisas são cumpridas? Devem indubitavelmente ser referidos ao reino universal de Cristo; – universal, eu digo, porque devemos olhar não apenas no começo, mas também na realização e no fim: e assim deve ser estendido até a segunda vinda de Cristo, que por esse motivo é chamada de “o dia da redenção ”E“ o dia da restauração ”; porque todas as coisas que agora parecem confusas devem ser totalmente restauradas e assumir uma nova forma. ( Lucas 21:28 .) Essa previsão se refere, sem dúvida, à libertação de Babilônia; mas como essa libertação pode ser vista como sincera e antecipada de outra pessoa, essa promessa deve, sem dúvida, ser estendida até o último dia.

Dirigamos, portanto, toda a nossa esperança e expectativa a este ponto, e não duvide que o Senhor cumpra todas essas coisas em nós quando terminarmos o nosso curso. Se agora “semeamos em lágrimas”, sem dúvida devemos “colher com alegria” e êxtase. ( Salmos 126: 5. ) Não tenhamos medo dos insultos ou censuras dos homens, que um dia buscarão para nós a mais alta glória. Tendo obtido aqui o início dessa felicidade e glória, sendo adotado por Deus e começando a ter a imagem de Cristo, aguardemos firme e resolutamente a conclusão dela no último dia.

Porque o Senhor falou isso. Depois de tantas calamidades terríveis, pode-se pensar que esse evento foi incrível; e, portanto, o Profeta mostra que não procede do homem, mas de Deus. Quando Jerusalém foi derrubada, a adoração a Deus levada, o templo destruído e o restante do povo oprimido por cruel tirania, ninguém teria acreditado que seria possível que tudo fosse elevado à sua condição original. Era necessário combater essa desconfiança, à qual os homens estão fortemente inclinados; e, portanto, o Profeta confirma e sela essas promessas.

“Saiba que Deus me comunicou essas declarações; Portanto, concentre-se nele, e não em mim; deixe sua fé confiar naquele ‘que não pode mentir’ ou enganar. ”
( Tito 1: 2. )

Comentário de John Wesley

Ele engolirá a morte em vitória; e o Senhor DEUS enxugará lágrimas de todas as faces; e a repreensão do seu povo tirará de toda a terra; porque o Senhor a falou.

Ele – Cristo, por sua morte, destruirá o poder da morte, removerá o aguilhão da primeira morte e impedirá a segunda.

Na vitória – Heb. para a vitória; de modo a superá-lo perfeitamente; cuja vitória completa Cristo já adquiriu e, no devido tempo, realmente conferirá ao seu povo.

Repreensão – A reprovação e o desprezo lançados sobre seu povo fiel pelo mundo ímpio.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *