Estudo de 1 João 5:11 – Comentado e Explicado

E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho.
1 João 5:11

Comentário de Albert Barnes

E este é o registro – Esta é a soma, ou a quantia, do testemunho ( µa?t???a marturia) que Deus deu a respeito dele.

Que Deus nos deu a vida eterna – forneceu, por meio do Salvador, os meios para obter a vida eterna. Veja as notas em João 5:24 ; João 17: 2-3 .

E esta vida está em seu Filho – é estimada nele, ou deve ser obtida através dele. Veja João 1: 4 ; João 11:25 ; João 14: 6 notas; Colossenses 3: 3 nota.

Comentário de Joseph Benson

1 João 5: 11-12 . E este é o registro? µa?t???a , o testemunho; a soma do testemunho de Deus a respeito de seu Filho, e a salvação por ele:

isso é testemunhado pelas seis testemunhas – as três no céu e as três na terra; que Deus nos deu – Ofereceu sincera e livremente à humanidade em geral, e de fato conferiu os verdadeiros crentes em particular; vida eterna – Nomeadamente, um título para ele, em sua justificação e adoção, Tito 3: 7 ; Romanos 8:17 ; uma reunião para ele, em sua nova criação ou santificação, Colossenses 1:12 ; 2 Coríntios 5:17 ; Efésios 4:22 ; Efésios 4:24 ; e uma antecipação ou penalidade disso, pela habitação do Espírito Santo em seus corações, Efésios 1:14 ; dando-lhes para desfrutar da comunhão com o Pai e o Filho, 1 João 1: 3 ; e por meio disso, por assim dizer, sentar-se em lugares celestiais em Cristo Jesus e conversar no céu, Efésios 2: 6 ; Filipenses 3:20 . E esta vida está em seu Filho – cuja doutrina a revelou; cujos méritos a adquiriram; cujo Espírito transmitiu o começo dele; e cujo exemplo nos conduzirá à posse completa. Em outras palavras, por quem é comprado e em quem é estimado; para que ele tenha todas as fontes e a plenitude dela, em si mesmo, para comunicar ao seu corpo, a igreja, primeiro na graça e depois na glória. “Embora o apóstolo, no que vem antes, tenha falado particularmente dos três no céu e dos três na terra, que dão testemunho continuamente, ele adiou mencionar, até agora, o que eles estão testemunhando; que, ao apresentá-lo por último e depois de tanta preparação, pode causar uma impressão mais forte nas mentes de seus leitores. ” Aquele que tem o Filho – que tem o conhecimento salvador dele, comunicado pelo Espírito de sabedoria e revelação, Efésios 1:17 ; Mateus 11:27 ; que tem fé viva nele, trabalhando por amor, Gálatas 2:20 ; Gálatas 5: 6 ; e por este meio tem real interesse nele, como a esposa em seu marido, Romanos 7: 4 ; e união vital com ele, como um galho com a árvore em que cresce, João 15: 4 ; ou como um membro do corpo humano tem com sua cabeça, 1 Coríntios 12:27 ; Romanos 12: 5 ; e quem, em conseqüência desse interesse nele, e união com ele, tem uma conformidade com ele; tem nele a mente que estava em Cristo, e anda como ele anda, Filipenses 2: 5 ; ou ele, a quem Cristo é feito de Deus sabedoria, retidão, santificação e redenção; veja em 1 Coríntios 1:30 ; nesses aspectos, ter o Filho, tem vida – tem vida espiritual aqui, e tem o direito de, feito em um grau, atender e ter uma vida eterna a partir de agora. Mas aquele que não tem o Filho de Deus – não tem esse interesse em seus méritos, aquela união com ele através do Espírito, essa conformidade, mais ou menos, à sua imagem: ele, a quem Cristo não iluminou como sua sabedoria, justificou como sua justiça, renovada como sua santificação; tudo o que ele professa, qualquer ortodoxia de sentimentos, regularidade de conduta ou forma de piedade; não tem vida – Não tem vida espiritual aqui, estando ainda alienada da vida de Deus, Efésios 4:18 ; nem está no caminho para a vida eterna no futuro. Ele não tem parte ou lote nela.

Comentário de E.W. Bullinger

deu = deu. Veja Romanos 6:23 .

eterno . App-151.

vida . App-170.

Comentário de John Calvin

11 Que Deus nos deu a vida eterna. Tendo agora apresentado o benefício, ele nos convida a crer. É, de fato, uma reverência devida a Deus, receber imediatamente, como além da controvérsia, tudo o que ele nos declara. Mas como ele nos oferece vida livremente, nossa ingratidão será intolerável, exceto que com fé imediata, recebemos uma doutrina tão doce e adorável. E, sem dúvida, as palavras do apóstolo têm a intenção de mostrar que devemos, não apenas reverentemente obedecer ao evangelho, para que não afrontemos Deus; mas, que devemos amá-lo, porque isso nos traz vida eterna. Portanto, também aprendemos o que deve ser buscado especialmente no evangelho, mesmo o dom gratuito da salvação; pois ali Deus nos exorta ao arrependimento e ao medo, não deve ser separado da graça de Cristo.

Mas o apóstolo, para que ele possa nos manter juntos em Cristo, repete novamente que a vida é encontrada nele; como se ele tivesse dito, que nenhuma outra maneira de obter vida foi designada para nós por Deus Pai. E o Apóstolo, de fato, inclui brevemente aqui três coisas: que todos somos entregues à morte até que Deus em seu favor gratuito nos restaure à vida; pois ele declara claramente que a vida é um presente de Deus: e, portanto, também se segue que somos destituídos dela e que não pode ser adquirida por méritos; em segundo lugar, ele nos ensina que esta vida nos é conferida pelo evangelho, porque ali a bondade e o amor paterno de Deus nos são conhecidos; por fim, ele diz que, de outra forma, não podemos nos tornar participantes desta vida senão crendo em Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Este é o registro – A grande verdade à qual o Espírito, a água e o sangue prestam testemunho. Deus nos deu a vida eterna – um direito à glória sem fim, e uma satisfação por ela. E esta vida está em seu Filho; vem por e através dele; ele é seu autor e seu comprador; é somente nele e através dele. Nenhum outro esquema de salvação pode ser eficaz; Deus não providenciou nenhum outro e, nesse caso, a invenção de um homem deve ser vaidosa.

Comentário de Thomas Coke

1 João 5:11 . E este é o registro, etc. – A frase ‘ ? µa?t???a parece aqui significar, não a evidência do testemunho, mas a coisa provada ou testemunhada. Então ch. 1 João 2:25 . Essa é a promessa, ou seja, a coisa prometida. O versículo pode ser assim parafraseado: “E esta é a substância e o testemunho deste testemunho, que o Deus abençoado, em sua infinita condescendência e generosidade, nos concedeu as promessas da vida eterna; e esta vida está em seu Filho; comprada por e depositado nele, para ser concedido a todos os seus santos fiéis; e, portanto, somente para ser obtido através dele. ”

Comentário de John Wesley

E este é o registro de que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho.

E esta é a soma desse testemunho, que Deus nos deu um título e o verdadeiro começo da vida eterna; e que isso é comprado e estimado em seu Filho, que tem todas as fontes e a plenitude dele em si mesmo, para comunicar ao seu corpo, a igreja, primeiro na graça e depois na glória.

Referências Cruzadas

Mateus 25:46 – “E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna”.

João 1:4 – Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.

João 1:19 – Esse foi o testemunho de João, quando os judeus de Jerusalém enviaram sacerdotes e levitas para lhe perguntarem quem ele era.

João 1:32 – Então João deu o seguinte testemunho: “Eu vi o Espírito descer do céu como pomba e permanecer sobre ele.

João 3:15 – para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.

João 3:36 – Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”.

João 4:4 – Era-lhe necessário passar por Samaria.

João 4:36 – Aquele que colhe já recebe o seu salário e colhe fruto para a vida eterna, de forma que se alegram juntos o que semeia e o que colhe.

João 5:21 – Pois, da mesma forma que o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, o Filho também dá vida a quem ele quer dá-la.

João 5:26 – Pois, da mesma forma como o Pai tem vida em si mesmo, ele concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.

João 6:40 – Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.

João 6:47 – Asseguro-lhes que aquele que crê tem a vida eterna.

João 6:68 – Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.

João 8:13 – Os fariseus lhe disseram: “Você está testemunhando a respeito de si próprio. O seu testemunho não é válido! “

João 10:28 – Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

João 11:25 – Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

João 12:50 – Sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu digo é exatamente o que o Pai me mandou dizer”.

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

João 17:2 – Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.

João 19:35 – Aquele que o viu, disso deu testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro. Ele sabe que está dizendo a verdade, e dela testemunha para que vocês também creiam.

Romanos 5:21 – a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

Romanos 6:23 – Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Colossenses 3:3 – Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.

1 Timóteo 1:16 – Mas, por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna.

Tito 1:2 – fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.

1 João 1:1 – O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida.

1 João 2:25 – E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.

1 João 4:9 – Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.

1 João 5:7 – Há três que dão testemunho:

1 João 5:10 – Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho.

1 João 5:12 – Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida.

1 João 5:13 – Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

3 João 1:12 – Quanto a Demétrio, todos dão bom testemunho dele, inclusive a própria verdade. Nós também damos, e você sabe que o nosso testemunho é verdadeiro.

Judas 1:21 – Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna.

Apocalipse 1:2 – que dá testemunho de tudo o que viu, isto é, a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo.

Apocalipse 22:1 – Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *