Estudo de João 19:35 – Comentado e Explicado

O que foi testemunha desse fato o atesta {e o seu testemunho é digno de fé, e ele sabe que diz a verdade}, a fim de que vós creiais.
João 19:35

Comentário de Albert Barnes

Ele que viu – o próprio John. Ele está acostumado a falar de si mesmo na terceira pessoa.

Seu registro é verdadeiro – seu testemunho é verdadeiro. Tal era o caráter conhecido desse escritor, sua consideração sagrada pela verdade, que ele podia apelar para isso com plena certeza de que todos depositariam confiança nele. Ele freqüentemente apela assim ao fato de que seu testemunho era conhecido por ser verdadeiro. Seria bom que todos os cristãos tivessem tal caráter que sua palavra fosse crida com segurança.

Comentário de E.W. Bullinger

serra . Grego. horao. App-133.

registro nu. Grego. martureo.

registro . Grego. marturia. Ambas são palavras características neste evangelho. Veja nota em João 1: 7 e p. 1511

verdadeiro = confiável, genuíno. Veja App-175e p. 1511

verdadeiro = verdadeiro. Veja App-175e p. 1511

acreditar . App-150.

Comentário de Adam Clarke

Ele que viu – Provavelmente o próprio João, que deve ter estado bem perto da cruz para poder distinguir entre o sangue e a água, quando saíram do lado do nosso abençoado Senhor.

E ele sabe – isso parece ser um apelo ao Senhor Jesus, pela verdade do testemunho que ele havia prestado agora. Mas por que um apelo tão solene, a menos que houvesse algo milagroso nesse assunto? Pode parecer necessário:

  1. Porque os outros evangelistas não haviam notado isso.
  • Porque continha a prova mais decisiva da morte de Cristo: como uma ferida como esta não poderia ter sido infligida (embora outras causas estivessem faltando), sem ocasionar a morte da pessoa; e sua morte por homens dependia da salvação do mundo. E,
  • 3. Porque duas profecias importantes foram cumpridas por essa mesma circunstância, ambas designando mais particularmente a pessoa do Messias. Um osso dele não será quebrado, Êxodo 12:46 ; Números 9:12 ; Salmo 34:20 . Eles olharão para aquele a quem traspassaram, Zacarias 12:10 ; Salmo 22:16 .

    Comentário de John Wesley

    E aquele que a viu nua, e a sua história é verdadeira; e ele sabe que diz a verdade, para que creiais.

    Seu testemunho é verdadeiro – válido, inaceitável.

    E ele sabe – E sua consciência lhe dá testemunho, de que ele testifica isso para nenhum outro fim, a não ser para que possa crer.

    Referências Cruzadas

    João 11:15 – e para o bem de vocês estou contente por não ter estado lá, para que vocês creiam. Mas, vamos até ele”.

    João 11:42 – Eu sabia que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste”.

    João 14:29 – Isso eu lhes disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês creiam.

    João 17:20 – “Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles,

    João 19:26 – Quando Jesus viu sua mãe ali, e, perto dela, o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe: “Aí está o seu filho”,

    João 20:31 – Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.

    João 21:24 – Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as registrou. Sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.

    Atos dos Apóstolos 10:39 – “Nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém, onde o mataram, suspendendo-o num madeiro.

    Romanos 15:4 – Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.

    Hebreus 2:3 – como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.

    1 Pedro 5:1 – Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada:

    1 João 1:1 – O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida.

    1 João 5:13 – Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *