Estudo de João 19:26 – Comentado e Explicado

Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho.
João 19:26

Comentário de Albert Barnes

O discípulo … a quem ele amava – Veja João 13:23 .

Mulher – Essa denominação certamente não implicava desrespeito. Veja as notas em João 2: 4 .

Eis teu filho! Isso se refere a João, não ao próprio Jesus. Eis que meu discípulo amado será para você um filho, cuidará de você e cumprirá com você os deveres de uma criança afetuosa. Maria era pobre. Parece até que agora ela não tinha casa. Jesus, em seus momentos de morte, cheio de ternura por sua mãe, garantiu a ela um filho adotivo, obteve um lar para ela e consolou seu pesar pela perspectiva de atenção daquele que era o mais amado de todos os apóstolos. Que exemplo de atenção filial! Que modelo para todas as crianças! E como é adorável o Salvador moribundo, lembrando-se de sua mãe aflita e fazendo do bem-estar dela um dos seus últimos cuidados na cruz, e mesmo ao fazer expiação pelos pecados do mundo!

Comentário de E.W. Bullinger

Quando & c. Leia “Jesus, pois, vendo” .

amado . Grego. Agapão. App-135.

Mulher Veja em João 2: 4 .

eis que Gr idou. App-133 .; mas os textos lêem ide. App-133.

filho Grego. huios. App-108. Joseph estando evidentemente morto e seu filho primogênito ( Mateus 1:25 ) morrendo, não haveria apoio para Maria. Em vista de João 7: 3-5 , era um arranjo condizente.

Comentário de John Calvin

26. Mulher, eis o teu filho! (175) Como se ele tivesse dito: “Doravante, não serei um habitante da terra, de modo a ter em meu poder cumprir-te os deveres de um filho; e, portanto, coloquei este homem no meu quarto, para que ele cumprisse o meu cargo. ” O mesmo acontece quando ele diz a John:

Eis tua mãe! Por essas palavras, ele o encarrega de tratá-la como mãe e de cuidar dela como se ela fosse sua própria mãe.

Ao não mencionar o nome de sua mãe e simplesmente chamá-la de Mulher! alguns pensam que ele fez isso, a fim de não perfurar seu coração com uma ferida mais profunda. Não me oponho a essa visão; mas há outra conjectura igualmente provável: que Cristo pretendia mostrar que, depois de ter completado o curso da vida humana, ele estabelece a condição em que viveu e entra no reino celestial, onde exercerá domínio sobre anjos e homens; pois sabemos que Cristo estava sempre acostumado a proteger os crentes contra olharem para a carne, e era especialmente necessário que isso fosse feito em sua morte.

Comentário de Adam Clarke

O discípulo – a quem ele amava – João, o escritor deste Evangelho.

Mulher, eis teu filho! Esta é uma expressão notável e tem sido muito mal compreendida. Não transmite nenhuma idéia de desrespeito, nem despreocupação, como se supõe. No caminho da compilação, cara! e mulher! Havia títulos de tanto respeito entre os hebreus quanto senhor! e senhora! estão entre nós. Mas por que Jesus não chama sua mãe? Provavelmente porque ele queria poupar os sentimentos dela; ele não mencionaria um nome, cujo som deve ter torcido seu coração com mais tristeza. Por isso, ele diz: Eis aqui o teu filho! esta era a linguagem da pura afeição natural: “Considera este homem crucificado não mais como parente teu, mas toma aquele discípulo que meu poder preservará do mal para teu filho; e, enquanto ele te considera sua mãe, ele por teu filho “. É provável que tenha sido porque lhe foi confiada a guarda da virgem abençoada que ele era o único discípulo de nosso Senhor que morreu de morte natural, tendo Deus o preservado por causa da pessoa a quem ele lhe encarregava. Muitas crianças não são apenas preservadas vivas, mas abundantemente prosperadas em coisas temporais, em benefício dos pais desolados que Deus lançou sobre seus cuidados. É muito provável que Joseph tenha morrido antes disso; e que essa foi a razão pela qual a virgem desolada está comprometida com os cuidados do discípulo amado.

Comentário de Thomas Coke

João 19: 26-27 . Mulher, eis teu filho! Já observamos em outro lugar que Joseph provavelmente estava morto algum tempo antes. Veja no cap. João 2: 1 ; João 6:42 . E como Jesus agora mostrava a terna preocupação que ele tinha por sua mãe, comprometendo-a aos cuidados de São João; portanto, essa preocupação que ele expressou pelo apoio dela deve ter afetado-a não menos do que se ele a tivesse chamado de mãe; o que alguns pensam que ele pode não fazer, para evitar expô-la aos abusos da população ao descobrir sua relação próxima com ele. Mas mulher era um título que ele já havia usado ao falar com sua mãe, onde não era necessário tal cuidado; e era freqüentemente aplicado nos tempos antigos, mesmo nas pessoas mais respeitadas, como observamos no cap. João 2: 4 . Alguns, no entanto, observaram que a palavra G??a? pode muito bem ser interpretada mãe; o que certamente torna a oposição a nós mesmos, teu filho; afetando mais sensivelmente. Veja Antonin. Medit. 50: 9: 100: 3. Nosso Senhor, além de expressar grande afeto filial por sua mãe, também deu ao discípulo amado um sinal de sua alta estima. Ele o destacou pela confiança importante de sua amada mãe; e como ele desejava que ela o considerasse filho, também o desejava expressamente reverenciá-la e amá-la, como se ela tivesse sido sua própria mãe – um dever que ele assumiu de bom grado e sem dúvida cumpriu com mais fidelidade. Assim, no meio dos mais pesados ??sofrimentos já sofridos pela natureza humana, Jesus demonstrou uma força divina de benevolência: mesmo quando sua própria angústia estava no auge, seus amigos tinham tanto interesse em sua preocupação que sua felicidade por um pouco tempo absorveu sua proposta mais tenra

Referências Cruzadas

João 2:4 – Respondeu Jesus: “Que temos nós em comum, mulher? A minha hora ainda não chegou”.

João 13:23 – Um deles, o discípulo a quem Jesus amava, estava reclinado ao lado dele.

João 20:2 – Então correu ao encontro de Simão Pedro e do outro discípulo, aquele a quem Jesus amava, e disse: “Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o colocaram! “

João 21:7 – O discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor! ” Simão Pedro, ouvindo-o dizer isso, vestiu a capa, pois a havia tirado, e lançou-se ao mar.

João 21:20 – Pedro voltou-se e viu que o discípulo a quem Jesus amava os seguia. ( Este era o que se inclinara para Jesus durante a ceia e perguntara: “Senhor, quem te irá trair? ” )

João 21:24 – Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as registrou. Sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *