Estudo de João 21:20 – Comentado e Explicado

Voltando-se Pedro, viu que o seguia aquele discípulo que Jesus amava {aquele que estivera reclinado sobre o seu peito, durante a ceia, e lhe perguntara: Senhor, quem é que te há de trair?}.
João 21:20

Comentário de Albert Barnes

O que também se inclinou … – Ver João 13: 24-25 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 20-26 . E eles o observaram – Para uma elucidação deste parágrafo, veja em Mateus 22: 16-22 e Marcos 12: 13-17 ; e enviou espiões, que deveriam fingir-se apenas homens – homens escrupulosamente conscientes em todos os pontos: para que pudessem se apossar de suas palavras – se ele respondesse como esperavam. Mestre, sabemos então que dizemos, & c. – Falar em particular e ensinar em público; o caminho de Deus verdadeiramente – O verdadeiro caminho do dever. Eles não podiam segurar suas palavras diante do povo – Como fizeram depois diante do sinédrio, na ausência do povo, cap. Lucas 22:67 , & c.

Comentário de E.W. Bullinger

Então Todos os textos omitem.

girando = tendo girado.

também inclinou-se = inclinou-se também.

em diante . Grego. epi. App-104.

às . Grego. en. App-104.

qual = quem. trai. Veja em João 19:30 , “desistiu” .

Comentário de John Calvin

20. E Peter, dando meia-volta. Temos em Pedro um exemplo de nossa curiosidade, que não é apenas supérflua, mas até prejudicial, quando somos afastados de nosso dever olhando para os outros; pois é quase natural para nós examinar a maneira como outras pessoas vivem, em vez de examinar a nossa, e tentar encontrar nelas desculpas ociosas. De boa vontade, enganamos a nós mesmos com essa aparência de desculpas, que outras pessoas não são melhores do que nós, como se a indolência delas nos libertasse da culpa. Pouca pessoa em cada cem considera a importância dessas palavras de Paulo,

Todo homem deve carregar seu próprio fardo ( Gálatas 6: 5 ).

Na pessoa de um homem, portanto, há uma reprovação geral de todos que olham ao seu redor em todas as direções, para ver como os outros homens agem, e não prestam atenção aos deveres que Deus impôs a si mesmos. Acima de tudo, eles estão profundamente enganados a esse respeito, que negligenciam e ignoram o que é exigido pelo chamado especial de todo homem.

Entre dez pessoas, pode acontecer que Deus escolha uma, que ele possa julgá-lo por calamidades pesadas ou por vastos trabalhos, e que ele permita que os outros nove permaneçam à vontade, ou, pelo menos, tente com leviandade. Além disso, Deus não trata tudo da mesma maneira, mas prova a todos como julga adequado. Como existem vários tipos de guerra cristã, que todo homem aprenda a manter sua própria posição, e não façamos perguntas como pessoas ocupadas sobre essa ou aquela pessoa, quando o capitão celestial se dirigir a cada um de nós, a cuja autoridade devemos ser tão submisso a ponto de esquecer qualquer outra coisa.

A quem Jesus amou. Essa circunlocução foi inserida, a fim de nos informar qual foi o motivo pelo qual Pedro foi induzido a colocar a questão aqui relacionada; pois achava estranho que somente ele fosse chamado e que João fosse esquecido, a quem Cristo sempre amou com tanto carinho. Pedro tinha, portanto, algum motivo aparentemente bom para perguntar por que nenhuma menção foi feita a João, como se a disposição de Cristo para com ele tivesse sofrido uma mudança. No entanto, Cristo reduz sua curiosidade, dizendo-lhe que ele deve obedecer ao chamado de Deus e que ele não tem o direito de perguntar o que as outras pessoas fazem.

Comentário de Thomas Coke

João 21:20 . Então Pedro, virando-se: “Há um espírito e ternura nesta passagem clara, que eu nunca consigo ler (diz o Dr. Doddridge) sem a emoção mais sensata. Cristo ordena que Pedro o siga, em sinal de sua prontidão para ser crucificado em sua causa. João não fica para o chamado; ele se levanta e segue também; mas ele não diz uma palavra de seu amor e zelo; ele escolheu que a ação falasse isso; e, quando ele registra essa circunstância, ele não nos diz o que essa ação significava, mas com grande simplicidade relaciona apenas o fato: se aqui e ali um coração generoso, brilhando como o seu, com amor a Cristo, o vê e emula, seja como for, mas ele não é solícito que os homens deveriam admirá-lo: era dirigido a seu Mestre, e bastava que ele entendesse.E qualquer homem pode ser baixo ou absurdo o suficiente para imaginar, para que esse homem possa passar a vida promovendo uma notória falsidade e, enfim, na velhice, quando seu desejo por tudo, exceto bondade e imortalidade, se foi, atestaria tão solenemente como ele faz na conclusão de seu evangelho? – Que Deus possa libertar todo aquele que lê isso de uma cabeça tão fatalmente obscurecida pelas corrupções do coração! ”

Comentário de John Wesley

Então Pedro, virando-se, vê o discípulo que Jesus amava seguir; que também se inclinou sobre o peito na ceia e disse: Senhor, quem é que te trai?

Pedro se transformando – enquanto caminhava atrás de Cristo.

Vê o discípulo a quem Jesus amava segui-lo – Há um espírito e uma ternura peculiar nesta passagem clara. Cristo ordena que São Pedro o siga em sinal de sua prontidão para ser crucificado em sua causa. São João não fica para a ligação; ele se levanta e o segue também; mas não diz uma palavra de seu próprio amor ou zelo. Ele escolheu que a ação deveria apenas falar isso; e mesmo quando ele registra a circunstância, ele nos diz não o que essa ação significava, mas com grande simplicidade relaciona apenas o fato. Se aqui e ali um coração generoso o vê e emula, seja assim; mas ele não é solícito que os homens a admirem. Era endereçado ao seu amado Mestre, e bastava que ele entendesse.

Referências Cruzadas

João 13:23 – Um deles, o discípulo a quem Jesus amava, estava reclinado ao lado dele.

João 20:2 – Então correu ao encontro de Simão Pedro e do outro discípulo, aquele a quem Jesus amava, e disse: “Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o colocaram! “

João 21:7 – O discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor! ” Simão Pedro, ouvindo-o dizer isso, vestiu a capa, pois a havia tirado, e lançou-se ao mar.

João 21:24 – Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as registrou. Sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *