Estudo de João 21:7 – Comentado e Explicado

Então aquele discípulo, que Jesus amava, disse a Pedro: É o Senhor! Quando Simão Pedro ouviu dizer que era o Senhor, cingiu-se com a túnica {porque estava nu} e lançou-se às águas.
João 21:7

Comentário de Albert Barnes

Portanto, aquele discípulo a quem Jesus amava – João, 13:23 .

É o Senhor – Ele estava convencido, talvez, pelo aparente milagre e olhando mais atentamente para a pessoa de alguém que tinha sido o meio de um sucesso tão inesperado e notável.

Casaco do pescador – Sua roupa ou túnica superior ou externa, em distinção da roupa ou túnica interna que foi usada ao lado da pele. No caso de Pedro, pode ter sido feito de materiais grosseiros, como os pescadores costumavam usar, ou como Pedro costumava usar quando estava envolvido nesse emprego. Essas roupas são comuns aos homens dessa ocupação. Essa roupa externa ele provavelmente tinha deixado de lado.

Ele estava nu – estava despido, com nada além de roupa de baixo ou túnica. A palavra não exige que suponhamos um grau maior de nudez do que isso. Veja a nota de Marcos 14:51 ; também nota 1 Samuel 19:24 .

Lançou-se ao mar – Com ardor característico, desejoso de reencontrar seu Senhor e demonstrar afeição por ele.

Comentário de E.W. Bullinger

Amado. Grego. Agapão. App-135.

o Senhor. App-98.

Agora quando = Portanto.

ouvido = ter ouvido.

cingir . Grego. diazonnumi. Somente aqui e João 13: 4 , João 13: 5 .

seu casaco de pescador = a roupa superior. Grego. epende. Somente aqui no NT Usado na Septuaginta para o heil heil , manto, em 1 Samuel 18: 4. 2 Samuel 13:18 .

nu. Gumnos gregos . Isso significa que ele usava apenas a túnica ou a roupa de baixo. Compare Marcos 14:51 . Atos 19:16 .

Comentário de John Calvin

7. Portanto, o discípulo a quem Jesus amava diz a Pedro. O evangelista mostra, por seu exemplo, que é nosso dever elevar nossos corações a Deus, sempre que tivermos sucesso em algo além de nossas expectativas; porque devemos lembrar instantaneamente que esse ato de bondade fluiu do favor dAquele que é o autor de toda bênção. Aquele santo reconhecimento da graça de Deus, que habitava no coração de João, levou-o também ao conhecimento de Cristo; pois ele não percebe Cristo com seus olhos, mas, convencido de que a grande multidão de peixes lhe foi trazida pela mão de Deus, ele conclui que foi Cristo quem guiou suas mãos. Mas, como João vai adiante de Pedro com fé, então Pedro o excede em zelo, quando, desconsiderando o perigo pessoal, se joga no lago. O resto segue no navio. É verdade que todos chegam a Cristo longamente, mas Pedro é acionado por um zelo peculiar em comparação com os outros. Se ele atravessou a praia caminhando ou nadando é incerto; mas vamos ficar satisfeitos em saber que o ato de deixar o navio e ir para a praia não foi resultado de loucura e imprudência, mas que ele avançou além dos outros na proporção de seu zelo.

Comentário de Adam Clarke

O casaco de pescador – ou o casaco superior. ?pe?d?t?? , de ep? , em cima e e?d?? , eu visto ; algo análogo ao que chamamos de ótimo casaco ou surtout.

Ele estava nu – ele estava apenas de colete. G?µ??? , nu, é freqüentemente usado para significar apenas a ausência dessa peça de roupa superior. Em 1 Samuel 19:24 , quando Saul tirou suas upperµat?a , vestes superiores, diz-se que ele estava ??µ??? , nu; e Davi, quando cingido apenas com um éfode de linho, é dito ter sido descoberto em 2 Samuel 6:14 , 2 Samuel 6:20 . À qual se pode acrescentar o que lemos em Jó 22: 6 , você tirou a cobertura dos nus; aµf?as?? ??µ??? , a manta ou manta em que se enrolaram e além do qual não tinham outro. Nesse sentido, é o que Virgílio diz, Geor. Eu. 299: Nudus ara, sere nudus , ou seja, tire a roupa superior e trabalhe até suar. Veja mais exemplos em Bp. Pearce.

Jogue-se no mar – é provável que eles estivessem em águas muito rasas; e, como estavam a apenas duzentos côvados da terra (cerca de cento e trinta e dois jardas inglesas), é possível que Pedro tenha entrado na água para ajudá-los a puxar o barco para terra, que agora era fortemente carregado. Não é provável que ele tenha entrado na água para nadar em terra; se ele pretendesse isso, não se deve supor que ele vestisse o casaco, o que deve ter sido um obstáculo essencial para ele chegar à costa.

Comentário de Thomas Coke

João 21: 7 . ( Pois ele estava nu ). – Ou seja, apenas vestia sua roupa íntima. Veja a nota em 1 Samuel 19:24 . O Dr. Heylin lê: Ele vestiu a parte superior do casaco, pois estava despido.

Comentário de John Wesley

Portanto, aquele discípulo que Jesus amou disse a Pedro: É o Senhor. Ora, quando Simão Pedro soube que era o Senhor, cingiu-lhe o casaco de pescador (pois estava nu) e se lançou ao mar.

Peter cingiu-se na parte superior do casaco (pois já o havia despojado) – reverenciando a presença de seu Senhor: e se jogou no mar – para nadar até ele imediatamente. O amor de Cristo atrai os homens pelo fogo e pela água.

Referências Cruzadas

1 Samuel 19:24 – E despindo-se de suas roupas, também profetizou em transe na presença de Samuel. Ele ficou deitado nu todo aquele dia e toda aquela noite. Por isso, o povo diz: “Está Saul também entre os profetas? “

2 Samuel 6:20 – Voltando Davi para casa para abençoar sua família, Mical, filha de Saul, saiu ao seu encontro e lhe disse: “Como o rei de Israel se destacou hoje, tirando o manto na frente das escravas de seus servos, como um homem vulgar! “

Jó 22:6 – Sem motivo você exigia penhores dos seus irmãos; você despojava das roupas os que quase nenhuma tinham.

Salmos 118:23 – Isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós.

Cânticos 8:7 – Nem muitas águas conseguem apagar o amor; os rios não conseguem levá-lo na correnteza. Se alguém oferecesse todas as riquezas da sua casa para adquirir o amor, seria totalmente desprezado.

Mateus 14:28 – “Senhor”, disse Pedro, “se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”.

Marcos 11:3 – Se alguém lhes perguntar: ‘Por que vocês estão fazendo isso? ’ digam-lhe: ‘O Senhor precisa dele e logo o devolverá’ “.

Lucas 2:11 – Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor.

Lucas 7:47 – Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama”.

João 13:23 – Um deles, o discípulo a quem Jesus amava, estava reclinado ao lado dele.

João 19:26 – Quando Jesus viu sua mãe ali, e, perto dela, o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe: “Aí está o seu filho”,

João 20:2 – Então correu ao encontro de Simão Pedro e do outro discípulo, aquele a quem Jesus amava, e disse: “Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o colocaram! “

João 20:20 – Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se quando viram o Senhor.

João 20:28 – Disse-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu! “

João 21:20 – Pedro voltou-se e viu que o discípulo a quem Jesus amava os seguia. ( Este era o que se inclinara para Jesus durante a ceia e perguntara: “Senhor, quem te irá trair? ” )

João 21:24 – Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as registrou. Sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.

Atos dos Apóstolos 2:36 – “Portanto, que todo Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo”.

Atos dos Apóstolos 10:36 – Vocês conhecem a mensagem enviada por Deus ao povo de Israel, que fala das boas novas de paz por meio de Jesus Cristo, Senhor de todos.

1 Coríntios 15:47 – O primeiro homem era do pó da terra; o segundo homem, do céu.

2 Coríntios 5:14 – Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram.

Tiago 2:1 – Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com favoritismo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *