Estudo de Tiago 2:1 – Comentado e Explicado

Meus irmãos, na vossa fé em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, guardai-vos de toda consideração de pessoas.
Tiago 2:1

Comentário de Albert Barnes

Meus irmãos – talvez significando irmãos em dois aspectos – como judeus e como cristãos. Em ambos os aspectos, a forma do endereço seria adequada.

Não tenha a fé de nosso Senhor Jesus Cristo – A fé é a coisa distintiva na religião cristã, pois é isso que o homem é justificado e, portanto, passa a ser colocado para a própria religião. Notas, 1 Timóteo 3: 9 . O significado aqui é: “não mantenha tais pontos de vista sobre a religião de Cristo, de modo a levá-lo a manifestar parcialidade para com os outros por causa de suas diferenças de posição ou circunstâncias externas”.

O Senhor da glória – O Senhor glorioso; aquele que é glorioso a si mesmo e que é cercado de glória. Veja as notas em 1 Coríntios 2: 8 . O desígnio aqui parece mostrar que a religião de tal Senhor não deve ser desonrada.

Com respeito às pessoas – Ou seja, você não deve demonstrar respeito pelas pessoas ou demonstrar parcialidade para com os outros por causa de sua posição, riqueza, vestuário, etc. Compare Provérbios 24:23 ; Provérbios 28:21 ; Levítico 19:15 ; Deuteronômio 1:17 ; Deuteronômio 10:17 ; 2 Crônicas 19: 7 ; Salmo 40: 4 . Veja o assunto explicado na nota de Atos 10:34 ; Nota de Romanos 2:11 .

Comentário de Joseph Benson

Tiago 2: 1-4 . Meus irmãos – A igualdade de cristãos sugerida por esse nome é o fundamento da advertência; have – Ou seja, segure; não a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, o Senhor da glória – Da qual glória todos que crêem nele participam; no que diz respeito às pessoas – Para dar preferência indevida a qualquer pessoa devido às suas circunstâncias externas; honre ninguém apenas por ser rico, não despreze ninguém apenas por ser pobre. Lembre-se de que a relação na qual o mais mesquinho dos seus irmãos cristãos se encontra com Aquele que é o Filho de Deus deve recomendá-los à sua consideração e estima. Pois se chegar à sua assembléia – Convocada para adoração religiosa ou para decidir diferenças civis; um homem com um anel de ouro – Ou, com os dedos adornados com anéis de ouro, como ???s?da?t????? pode ser renderizado. Pois, como observou o erudito Albert, aqueles que se valorizavam pela riqueza e luxo de suas roupas estavam acostumados a enfeitar seus dedos com um número considerável de anéis caros e valiosos, freqüentemente usando vários em um dedo. E um homem pobre em trajes vil ( ??pa?a , sórdidos ou sujos ) , e você tem respeito – Você mostra uma indevida consideração pelo primeiro e coloca um desprezo visível no segundo, sem considerar qual pode ser o verdadeiro caráter do um ou outro. Não sois parciais em si mesmos – Ou, como podem ser prestados, não se distinguem em si mesmos, de acordo com os diferentes caracteres desses dois homens, aos quais se deve o maior respeito, pelos pobres ou pelos outros. rico; mas apenas consideram sua aparência externa e se tornam juízes de maus pensamentos – ou juízes de raciocínio ruim , como as palavras originais podem ser traduzidas. Você raciocina mal e, portanto, julga errado; pois o vestuário fino não é prova de valor naquele que o veste.

Comentário de E.W. Bullinger

ter = espera.

. App-150.

Senhor . App-98.

Jesus Cristo . App-98. XI

glória . Compare 1 Coríntios 2: 8 . Seep. 1511

com . App-104.

respeito das pessoas . Grego. prosopolepsia. Veja Romanos 2:11 .

Comentário de John Calvin

Essa repreensão parece à primeira vista difícil e irracional; pois é um dos deveres da cortesia, não ser negligenciada, honrar os que são elevados no mundo. Além disso, se o respeito pelas pessoas é cruel, os servos devem ser libertados de toda sujeição; pois liberdade e servidão são consideradas por Paulo como condições de vida. O mesmo deve ser pensado nos magistrados. Mas a solução dessas perguntas não é difícil, se o que James escreve não é separado. Pois ele não desaprova simplesmente a honra de ser paga aos ricos, mas que isso não deve ser feito de maneira a desprezar ou censurar os pobres; e isso aparecerá mais claramente quando ele começar a falar da regra do amor.

Lembremos, portanto, que o respeito das pessoas aqui condenadas é aquilo pelo qual o rico é tão louvado, o mal é feito aos pobres, o que também mostra claramente pelo contexto e certamente pelas ambições é essa honra e cheia de vaidade, que é mostrado aos ricos para o desprezo dos pobres. Também não há dúvida, mas essa ambição reina e vaidade também, quando as máscaras deste mundo estão sozinhas em alta estima. Devemos lembrar desta verdade, que ele deve ser considerado entre os herdeiros do reino de Deus, que desconsidera os réprobos e honra aqueles que temem a Deus. ( Salmos 15: 4. )

Aqui, então, é condenado o vício contrário, ou seja, quando, do respeito apenas às riquezas, alguém honra os ímpios e, como já foi dito, desonra os bons. Se então você deveria ler assim: “Ele peca quem respeita os ricos”, a frase seria absurda; mas se da seguinte maneira: “Ele peca quem honra sozinho o rico, despreza o pobre e o trata com desprezo”, seria uma doutrina piedosa e verdadeira.

1 Não tenha fé , etc. , no que diz respeito às pessoas . Ele quer dizer que o respeito das pessoas é inconsistente com a fé de Cristo, para que elas não possam ser unidas, e com razão; pois estamos pela fé unidos em um corpo, no qual Cristo mantém o primado. Quando, portanto, as pompas do mundo se tornam proeminentes para encobrir o que é Cristo, é evidente que a fé tem pouco vigor.

Ao apresentar t?? d???? , “por causa da estima”, ( ex opinione ,) segui Erasmus; embora o velho intérprete não possa ser culpado, quem a tornou “glória”, pois a palavra significa ambos; e pode ser adequadamente aplicado a Cristo, e isso de acordo com a deriva da passagem. Pois o brilho de Cristo é tão grande que extingue facilmente todas as glórias do mundo, se é que irradia nossos olhos. Daí resulta que Cristo é pouco estimado por nós, quando a admiração da glória mundana se apodera de nós. Mas a outra exposição também é muito adequada, pois quando a estima ou o valor das riquezas ou das honras deslumbram nossos olhos, a verdade é suprimida, que só deve prevalecer. Sentar-se devagar significa sentar-se com honra.

Comentário de Adam Clarke

Meus irmãos, não têm – Este versículo deve ser lido interrogativamente: Meus irmãos, não fazeis profissão da fé ou religião de nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, com aceitação de pessoas? Ou seja, preferir os ricos aos pobres apenas por causa de suas riquezas, e não por qualquer excelência moral, piedade pessoal ou utilidade pública. ??st?? , fé, é colocada aqui para a religião; e t?? d???? , de glória, deveriam, segundo alguns críticos, ser interpretados com ela, como o siríaco e o copta fizeram. Alguns o conectam com nosso Senhor Jesus Cristo – a religião de nosso glorioso Senhor Jesus Cristo. Outros traduzem assim, a fé da glória de nosso Senhor Jesus. Existem muitas leituras diversas no MSS. e versões neste versículo: o significado é claro o suficiente, embora a conexão seja bastante obscura.

Comentário de Thomas Coke

Tiago 2: 1 . Com relação às pessoas. A palavra ???s?p?????a significa o respeito das pessoas que julgam, não apenas de acordo com o mérito da causa, mas de acordo com aspectos externos que não lhe dizem respeito. Como, por exemplo, 1º, o pavor do poder de qualquer homem, ou o medo do que ele pode fazer conosco se julgarmos contra ele. Veja Levítico 19:15 . Deuteronômio 1:17 . Ou, segundo, a pobreza de qualquer homem, que o torna menos capaz de sofrer punição ou perda. Veja Êxodo 3: 3: É respeitar as pessoas em julgamento, se favorecermos uma causa em razão de qualquer presente ou esperança de ganho. Ver Deuteronômio 16:19 . Ou, quarto, por motivo de relação, afinidade, amizade ou afeição. Em assuntos espirituais ou evangélicos, é respeitar os homens, em referência às coisas que os tornam nem melhores nem piores, nem mais nem menos aceitáveis ??aos olhos de Deus. Como, por exemplo, respeitá-los, 1º, em relação à sua nação ou à sua prole. Ver Atos 10: 34-35, pois Deus não terá respeito pelas nações, ou profissões externas, em suas futuras recomendações. Ver Romanos 6: 9-10 . Ou, 2º, com relação à sua condição, como senhores ou servos. Ver Efésios 6: 9 . Colossenses 3:25 . 1 Pedro 1:17 . Ou, em terceiro lugar, a sua qualidade. É isso que aqui é censurado – não no que diz respeito à devida subordinação das fileiras, necessária à existência da sociedade, mas apenas no que diz respeito a questões judiciais ; e neste último e único verdadeiro sentido, a regra pode ser transportada em sua essência e espírito para todos os departamentos da vida religiosa, civil, social e doméstica.

Comentário de Scofield

o Senhor da glória, a glória, ou seja, no sentido de Hebreus 1: 3, como substituindo o shekinah.

com respeito Na presença de Cristo, a Glória, as distinções terrenas desaparecem.

Comentário de John Wesley

Meus irmãos, não tenham a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, o Senhor da glória, com respeito às pessoas.

Meus irmãos – A igualdade dos cristãos, intimada por esse nome, é o fundamento da advertência. Não mantenha a fé de nosso Senhor comum, o Senhor da glória – Da qual glória todos os que crêem nele participam.

Com respeito às pessoas – isto é, não honre ninguém simplesmente por ser rico; desprezar ninguém apenas por ser pobre.

Referências Cruzadas

Levítico 19:15 – “Não cometam injustiça num julgamento; não favoreçam os pobres, nem procurem agradar os grandes, mas julguem o seu próximo com justiça.

Deuteronômio 1:17 – Não sejam parciais no julgamento! Atendam tanto o pequeno como o grande. Não se deixem intimidar por ninguém, pois o veredicto pertence a Deus. Tragam-me os casos mais difíceis e eu os ouvirei.

Deuteronômio 16:19 – Não pervertam a justiça nem mostrem parcialidade. Não aceitem suborno, pois o suborno cega até os sábios e prejudica a causa dos justos.

2 Crônicas 19:7 – Agora, que o temor do Senhor esteja sobre vocês. Julguem com cuidado, pois com o Senhor, o nosso Deus, não há injustiça nem parcialidade nem suborno”.

Salmos 24:7 – Abram-se, ó portais; abram-se, ó portas antigas, para que o Rei da glória entre.

Provérbios 24:23 – Aqui vão outros ditados dos sábios: Agir com parcialidade nos julgamentos não é nada bom.

Provérbios 28:21 – Agir com parcialidade não é bom; pois até por um pedaço de pão o homem se dispõe a fazer o mal.

Mateus 22:16 – Enviaram-lhe seus discípulos juntamente com os herodianos que lhe disseram: “Mestre, sabemos que és íntegro e que ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. Tu não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens.

Atos dos Apóstolos 20:21 – Testifiquei, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus.

Atos dos Apóstolos 24:24 – Vários dias depois, Félix veio com Drusila sua mulher, que era judia, mandou chamar Paulo e o ouviu falar sobre a fé em Cristo Jesus.

Romanos 1:11 – Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalecê-los,

1 Coríntios 2:8 – Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória.

Colossenses 1:4 – pois temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor por todos os santos,

1 Timóteo 1:19 – mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé.

1 Timóteo 5:21 – Eu o exorto solenemente, diante de Deus, de Cristo Jesus e dos anjos eleitos, a que procure observar essas instruções sem parcialidade; e não faça nada por favoritismo.

Tito 1:1 – Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade,

Tito 2:13 – enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

Tiago 2:3 – Se vocês derem atenção especial ao homem que está vestido com roupas finas e disserem: “Aqui está um lugar apropriado para o senhor”, mas disserem ao pobre: “Você, fique de pé ali”, ou: “Sente-se no chão, junto ao estrado onde ponho os meus pés”,

Tiago 2:9 – Mas se tratarem os outros com favoritismo, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores.

Tiago 3:17 – Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.

2 Pedro 1:1 – Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:

Judas 1:16 – Essas pessoas vivem se queixando e são descontentes com a sua sorte, seguem os seus próprios desejos impuros; são cheias de si e adulam os outros por interesse.

Apocalipse 14:12 – Aqui está a perseverança dos santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *