Estudo de Salmos 24:7 – Comentado e Explicado

Levantai, ó portas, os vossos dintéis! Levantai-vos, ó pórticos antigos, para que entre o Rei da glória!
Salmos 24:7

Comentário de Albert Barnes

Levantai a cabeça, ó portões – Ou os portões da cidade, ou da casa erguida para a adoração a Deus; muito provavelmente, como foi observado, o primeiro. Supõe-se que isso tenha sido pronunciado quando a procissão se aproximou da cidade onde a arca deveria permanecer, como uma convocação para admitir o rei da glória em uma residência permanente lá. Não seria improvável que os portões da cidade fossem originalmente construídos sob a forma de portcullis, como os portões dos antigos castelos da era feudal não eram para “abrir”, mas para serem “levantados” por pesos e puxa. Em algumas das antigas ruínas de castelos na Palestina ainda se vêem sulcos profundos nos “postes” do portão, mostrando que a porta não se abriu e fechou, mas que foi fechada ou abaixada. (The Land and the Book, vol. Ip 376. Um deles eu vi no castelo de Carisbrooke, na ilha de Wight; e eles eram comuns nos castelos erguidos na Idade Média.) Havia algumas vantagens nisso, pois podiam ser repentinamente “decepcionou” um inimigo prestes a entrar, quando seria difícil fechá-lo se fosse feito para abrir como portas e portões geralmente são feitos. Assim entendidas, as “cabeças” dos portões seriam o topo, talvez ornamentadas de alguma maneira a sugerir a idéia de uma “cabeça”, e a ordem era que elas fossem elevadas para admitir a passagem da arca de Deus.

E levantem-se, vocês portas eternas – As portas de uma cidade ou santuário que agora era o lugar permanente da adoração a Deus. A arca deveria ser consertada e assentada ali. Não era mais para ser movido de um lugar para outro. Encontrara um lar final. A idéia na palavra “eterna” é a de permanência. O lugar onde a arca deveria permanecer era o local de culto duradouro; ou deveria durar enquanto a adoração a Deus dessa forma continuasse. Não há evidências de que o autor do salmo supusesse que essas portas seriam literalmente eternas, mas a linguagem é a que usamos quando dizemos que qualquer coisa é permanente e permanente.

E o rei da glória entrará – O rei glorioso. A alusão é a Deus como um rei. Na capa da arca, ou do propiciatório, repousava o símbolo da presença divina – a Shekinah; e, portanto, era natural dizer que Deus entraria por aqueles portões. Em outras palavras, a cobertura da arca era considerada sua morada – Seu assento – Seu trono; e, ocupando assim o propiciatório, estava prestes a entrar no lugar de Sua morada permanente. Compare Êxodo 25:17 , Êxodo 25:20 , Êxodo 25:22 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 24: 7 . Erga a cabeça, ó portões – As perguntas: Quem subirá a colina de Deus, a saber, para adorar? e quem permanecerá em seu lugar santo, para ministrar antes e servi-lo? sendo respondido, o salmista passa a falar depois da introdução da presença dele naquele lugar a quem deviam adorar, a saber, o grande e glorioso Jeová. Pois o que significaria que eles estavam preparados para adorar, se ELE a quem deviam adorar não estivesse presente para aceitar e abençoar seus adoradores? Aqui, Davi fala dos portões e portas, 1º de sua cidade real, Sião, através da qual a arca passaria agora ao tabernáculo que ele havia construído para ela. E ele chama essas portas eternamente, seja por causa da durabilidade da matéria de que foram feitas; ou por seus desejos e esperanças de que Deus os tornaria eternos, ou de longa continuidade, porque ele amava os portões de Sião, Salmos 87: 2 . Ou, ele fala, 2d. Dos portões da corte do tabernáculo, ou do próprio tabernáculo, para onde a arca, o emblema da presença divina, deveria agora ser trazida. Ou, 3d, ao compor este Salmo, ele pode olhar em espírito de profecia para o templo, contemplando-o como já construído, e, portanto, pode dirigir seu discurso aos portões e portas dele, denominando-os eternos, não tanto porque eram feitos de materiais fortes e duráveis, em oposição aos do tabernáculo, que eram removidos de um lugar para outro; considerando que o templo e suas portas estavam constantemente consertados em um só lugar; e, se os pecados de Israel não tivessem impedido, permaneceriam ali para sempre, isto é, enquanto durasse a dispensação mosaica, ou até a vinda do Messias, pois a frase, para sempre, é muito comumente Antigo Testamento. Esses portões que ele oferece erguem a cabeça, ou o topo, por alusão àqueles portões que têm uma porta, cuja cabeça, quando é levantada, ergue-se bem acima dos portões e, consequentemente, torna a entrada mais alta e mais magnífica. Mas, embora esse seja o sentido literal do lugar, ele também tem um senso místico, e também designado pelo Espírito Santo. E como o templo era um tipo de Cristo, e de sua igreja, e do próprio céu; portanto, este lugar também pode conter uma representação, seja da entrada de Cristo em sua igreja, seja no coração de seu povo fiel, que é aqui ordenado a abrir seus corações e almas para sua recepção; ou, de sua ascensão ao céu, onde os santos, ou anjos, são introduzidos poeticamente como preparando o caminho e abrindo os portões celestiais para receber seu Senhor e Rei, retornando à sua habitação real com triunfo e glória. O rei da glória – O glorioso rei Jeová, que residia na Shechinah, ou glória, sobre a arca, o símbolo de sua presença e entre os querubins. Ou, o Messias, o Rei de Israel, e de sua igreja, chamado Rei ou Senhor da glória, 1 Coríntios 2: 8 ; Tiago 2: 1 , tanto para a glória que lhe é inerente, como para a qual é comprada por seus membros.

Comentário de E.W. Bullinger

portas eternas = entradas eternas . O tabernáculo (ou tenda) de Davi, no monte Sião, não era antigo. Isso aguarda com expectativa o cumprimento da profecia nos tempos ainda por vir.

Rei da glória = rei glorioso. A pergunta repetida nos aponta tanto para os Salmos 22: 6 ( “um verme e nenhum homem” ) quanto para os Salmos 23: 1 (O Pastor).

Comentário de Adam Clarke

Erga a cabeça, ó portões – O endereço daqueles que precederam a arca, os portões sendo endereçados em vez dos guardadores dos portões. Aqui é feita alusão à entrada triunfal de um general vitorioso na cidade imperial.

No hino de Calímaco a Apolo, há duas linhas muito parecidas com as do texto; eles transmitem os mesmos sentimentos. O poeta representa o deus que entra em seu templo e pede aos sacerdotes que abram as portas, etc.

??t?? ??? ?at???e? a?a????es?e p??a?? ,

??ta? de ????de? · ? ?a? Te?? ??? et? µa??a?p ;

“Recuem, trancam; vocês, portas de lagoas, cedem

Pois não muito distante é o deus do dia. ”

Callim. Hino em Apol., Ver. 6, 7.

Todo esse hino contém excelentes sentimentos, mesmo sobre o assunto dos Salmos.

Portas eternas – Parece haver aqui uma referência a algo como nossos portcullis, que ficam pendurados por puxadores acima do portão e podem ser baixados a qualquer momento para impedir que o portão seja forçado. No caso a que o salmista se refere, o portcullis é abatido e as pessoas que precedem a arca ordenam que seja levantado. Quando é levantada e aparece acima da cabeça ou do topo do portão, as portas dobráveis ??são endereçadas: “Levantai-vos, ó portas eternas”; que não haja obstrução; e o poderoso conquistador, o rei da glória, cuja presença está na arca e na qual o símbolo de sua glória aparece, entrará. Faça os devidos preparativos para admitir um personagem tão augusto e glorioso.

Comentário de John Calvin

7. Erga a cabeça, ó portões! A magnífica e esplêndida estrutura do templo, na qual havia mais majestade exterior do que no tabernáculo, ainda não sendo erguida, Davi aqui fala da futura construção do templo. Ao fazer isso, ele incentiva os israelitas piedosos a empregar-se com mais vontade e com maior confiança nas observâncias cerimoniais da lei. Não era um sinal comum da bondade de Deus que ele condescendia em habitar no meio deles por um símbolo visível de sua presença, e estava disposto a que sua morada celestial fosse vista na terra. Essa doutrina deve ser útil para nós neste dia; pois é um exemplo da inestimável graça de Deus, que, tanto quanto a enfermidade de nossa carne permitir, somos elevados até a Deus pelos exercícios da religião. Qual é o desígnio da pregação da palavra, dos sacramentos, das assembléias sagradas e de todo o governo externo da igreja, mas que possamos estar unidos a Deus? Não é, portanto, sem uma boa razão que Davi exalte tão altamente o serviço de Deus designado na lei, vendo Deus se exibir aos seus santos na arca da aliança e, assim, lhes conceder uma certa promessa de rápido socorro sempre que eles deveriam invoque-o para obter ajuda. Deus, é verdade, “não habita em templos feitos com as mãos”, nem se deleita com a pompa externa; mas como era útil, e como também era o prazer de Deus, que seu povo antigo, que era rude e ainda na infância, fosse elevado a ele por elementos terrenos, Davi não hesita aqui em expor-se a eles, para a confirmação de sua fé, a sumptuosa construção do templo, para assegurar-lhes que não era um teatro inútil; mas que quando eles corretamente adoravam a Deus nela, de acordo com a nomeação de sua palavra, eles permaneciam como estavam em sua presença e experimentavam realmente que ele estava perto deles. A quantidade do que é afirmado é que, na proporção em que o templo que Deus havia ordenado que lhe fosse construído no monte Sião, ultrapassasse o tabernáculo em magnificência, seria tanto mais brilhante o espelho da glória e poder de Deus habitando entre os judeus. Enquanto isso, como o próprio Davi ardia com intenso desejo pela construção do templo, desejava inflamar o coração de todos os deuses com o mesmo desejo ardente de que, auxiliado pelos rudimentos da lei, eles poderiam fazer mais e mais progresso no temor de Deus. Ele chama os portões , eternamente , porque a promessa de Deus assegurava sua estabilidade contínua. O templo se destacava em materiais e mão-de-obra, mas sua principal excelência consistia nisso: a promessa de Deus estava gravada nele, como veremos nos Salmos 132: 14: “Este é o meu descanso para sempre”. Ao denominar os portões eternos , o salmista, ao mesmo tempo, não tenho dúvida, faz um contraste tácito entre o tabernáculo e o templo. O tabernáculo nunca teve um lugar certo, mas ser transportado de tempos em tempos de um lugar para outro era como um homem que viaja. Quando, no entanto, o monte Sion foi escolhido e o templo construído, Deus então começou a ter ali um certo e fixo local de residência. Com a vinda de Cristo, essa sombra visível desapareceu e, portanto, não é maravilhoso que o templo não seja mais visto no monte Sion, pois agora é tão grande que ocupa o mundo inteiro. Se é contestado que, na época do cativeiro babilônico, os portões que Salomão havia construído foram demolidos, respondo, o decreto de Deus permaneceu rápido, apesar da queda temporária; e em virtude disso, o templo foi reconstruído logo depois; que era o mesmo como se sempre tivesse continuado inteiro. A Septuaginta, por ignorância, corrompeu esta passagem. (550) A palavra hebraica ????? , rashim , que demos cabeças , é sem dúvida algumas vezes tomada metaforicamente para príncipes ; mas a palavra vosso , que aqui está anexada a ele, mostra suficientemente que não podemos extrair dela outro sentido além deste – que os portões levantem suas cabeças, caso contrário, devemos dizer, vossos príncipes. Alguns, portanto, pensam que reis e magistrados são aqui advertidos de seu dever, que é abrir o caminho e dar entrada a Deus. Essa é uma interpretação plausível, mas está muito afastada do design e das palavras do profeta. Acima de tudo, do sentido natural das palavras, podemos perceber como os Papistas abusaram de maneira tola e injusta dessa passagem para confirmar a noção grosseira e ridícula pela qual eles introduzem Cristo batendo na porta das regiões infernais, a fim de para obter admissão. (551) Vamos, portanto, aprender com isso, lidar com a santa palavra de Deus com sobriedade e reverência, e manter os papistas em detestação, que, por assim dizer, brincam de corrompê-la e falsificá-la dessa maneira, por sua impiedades execráveis. (552)

Comentário de John Wesley

Levantai a cabeça, ó portões; e levantareis, portas eternas; e o rei da glória entrará.

Levante – Ele fala aqui dos portões e portas do templo, que pela fé e pelo espírito de profecia, ele viu como já construídos, cujas portas ele chama de Eterna, nem tanto porque eram feitas de materiais fortes e duráveis, como em oposição aos do tabernáculo, que foram removidos de um lugar para outro. Esses portões que ele oferece levantam a cabeça, ou o topo, por alusão àqueles portões que possuem um portão, que pode ser deixado para baixo ou ocupado. E como o templo era um tipo de Cristo, e de sua igreja, e do próprio céu; portanto, este lugar também pode conter uma representação, seja da entrada de Cristo em sua igreja, seja no coração de seu povo fiel, que é aqui ordenado a abrir seus corações e almas para sua recepção: ou de sua ascensão ao céu, onde santos ou anjos são introduzidos poeticamente como preparando o caminho e abrindo os portões celestiais para receber seu Senhor e rei, retornando à sua habitação real com triunfo e glória.

O rei – O Messias, o rei de Israel e de sua igreja, chamou o rei, ou Senhor da glória, 1 Coríntios 2: 8 ; Tiago 2: 1 , tanto para a glória que lhe é inerente, como para a qual é comprada por seus membros.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *