Estudo de 1 Pedro 5:1 – Comentado e Explicado

Eis a exortação que dirijo aos anciãos que estão entre vós; porque sou ancião como eles, fui testemunha dos sofrimentos de Cristo e serei participante com eles daquela glória que se há de manifestar.
1 Pedro 5:1

Comentário de Albert Barnes

Os anciãos que estão entre vocês exorto – A palavra “ancião” significa, propriamente, “alguém que é velho”; mas é freqüentemente usado no Novo Testamento, conforme aplicável aos oficiais da igreja; provavelmente porque as pessoas idosas foram inicialmente designadas para esses escritórios. Ver Atos 11:30 , nota; Atos 14:23 , note; Atos 15: 2 , nota. Evidentemente, existe aqui uma alusão ao fato de que essas pessoas foram selecionadas por causa de sua idade, porque nos versículos seguintes ( 1 Pedro 5: 4 ) o apóstolo se dirige particularmente aos mais jovens. É digno de nota que ele aqui se refere apenas a uma classe de ministros. Ele não fala de três “ordens”, de “bispos, sacerdotes e diáconos”; e a evidência da passagem aqui é bastante forte de que não havia tais ordens nas igrejas da Ásia Menor, para as quais esta Epístola foi dirigida. Também é digno de nota que a palavra “exortar” seja usada aqui. A linguagem que Pedro usa não é a de comando severo e arbitrário; é a exortação cristã amável e moderada. Compare as notas em Filemon 1: 8-9 .

Quem também é ancião – grego: “um companheiro presbítero” ( s?µp?esß?te??? sumpresbuterosEsta palavra não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento. Significa que ele era um co-presbítero com eles; e ele faz disso um dos motivos de sua exortação). Ele não o coloca no terreno de sua autoridade apostólica; ou o exorta porque ele era o vice-líder de Cristo; ou porque ele era o chefe da igreja; ou porque ele tinha alguma preeminência sobre os outros de alguma maneira Ele teria usado essa linguagem se tivesse sido o “chefe da igreja” na terra? Ele pensaria que a distinção entre apóstolos e outros ministros deveria ser perpetuada? Será que ele acreditaria que deveria haver distinção? ordens do clero? Toda a deriva dessa passagem é adversa a tal suposição.

E uma testemunha dos sofrimentos de Cristo – Pedro foi de fato uma testemunha dos sofrimentos de Cristo quando em sua provação, e sem dúvida também quando foi açoitado e zombado, e quando foi crucificado. Depois de negar seu Senhor, ele chorou amargamente, e evidentemente o seguiu até o local onde foi crucificado e, em companhia de outros, observou com dolorosa solicitude as últimas agonias de seu Salvador. Até onde eu sei, não é expressamente dito nos Evangelhos que Pedro foi enviado na crucificação do Salvador; mas diz Lucas 23:49 que “todos os seus conhecidos, e as mulheres que o seguiram da Galiléia, se afastaram, contemplando essas coisas”, e nada é mais provável do que Pedro estar entre eles. Seu apego caloroso ao Mestre e seu recente amargo arrependimento por tê-lo negado o levariam a segui-lo até o local de sua morte; pois após o doloroso ato de negá-lo, ele provavelmente não se exporia à acusação de negligência ou de qualquer falta de amor novamente. Sua própria declaração solene aqui garante que ele estava presente. Ele alude a isso agora, evidentemente porque o qualificou a exortar aqueles a quem se dirigia. Seria natural considerar com respeito especial alguém que realmente viu o Salvador em sua última agonia, e nada seria mais impressionante do que uma exortação caindo dos lábios de um homem assim. Um filho provavelmente ouviria com grande respeito todas as sugestões que devessem ser feitas por alguém que tivesse visto seu pai ou mãe morrer. A impressão que Pedro teve daquela cena que ele desejaria ter transferido àqueles a quem se dirigiu, de que, com uma visão viva dos sofrimentos de seu Salvador, eles pudessem estar animados com a fidelidade em sua causa.

E um participante da glória que será revelada – Outra razão para tornar sua exortação impressionante e solene. Ele sentiu que era um herdeiro da vida. Ele estava prestes a participar das glórias do céu. Ansioso, como eles também fizeram, para o mundo abençoado diante dele e deles, ele tinha o direito de exortá-los ao fiel desempenho do dever. Qualquer um que seja herdeiro da salvação pode exortar adequadamente seus irmãos cristãos à fidelidade no serviço de seu Senhor comum.

Comentário de Joseph Benson

1 Pedro 5: 1 . Os anciãos que estão entre vocês exorto – Este era um nome de cargo pertencente àqueles que foram designados para alimentar e supervisionar o rebanho de Cristo. São chamados indiferentemente de bispos, pastores ou governantes. O apóstolo os aborda aqui particularmente, porque o conhecimento e o bom comportamento das pessoas dependem, em grande parte, do tipo de instrução que recebem de seus professores e do cuidado que seus professores tomam: quem também é um ancião – Ou melhor, um irmão mais velho, como s?µp?esß?te??? significa. Assim, Pedro, o primeiro, e um dos chefes, embora não a cabeça, dos apóstolos, se apoderam de maneira justa e modesta. Os comentaristas observam justamente que, se Pedro tivesse sido o príncipe dos apóstolos, como afirmam os papistas, ele estaria nesse lugar e na inscrição de suas duas epístolas, certamente teria assumido a si mesmo essa alta prerrogativa. E uma testemunha dos sofrimentos de Cristo – Tendo visto ele sofrer, e agora sofrendo com ele. “Um dos propósitos pelos quais Cristo escolhia doze de seus discípulos para estar sempre com ele era que, ouvindo seus discursos e vendo seus milagres e sofrimentos, podiam ser capazes de testemunhar essas coisas ao mundo como o que elas mesmas ouviram. e viu. Portanto, µa?t?? , uma testemunha, nesta passagem, significa não apenas quem estava presente em uma transação, mas que testemunha isso para outras pessoas. ” Essas duas circunstâncias de Pedro ser um irmão mais velho e testemunha dos sofrimentos de Cristo são mencionadas por ele para dar peso à sua exortação. E também participante – ou seja, esperando ser participante; da glória que será revelada – Quando ele aparecer pela segunda vez, em circunstâncias tão diferentes daquelas em que ele apareceu antes; uma glória que será concedida a todos os pastores fiéis, em diferentes graus; sim, e em todos os seus seguidores genuínos.

Comentário de E.W. Bullinger

idosos . App-189.

entre . App-104.

exortar . App-134.

quem etc. = o companheiro mais velho. Grego. sumpresbuteros. Só aqui.

Cristo . App-98.

a = o.

participante . Veja 1 Coríntios 10:18 .

glória . Veja a pág. 1511

isso deve = cerca de.

revelado . App-106. Compare 1 Pedro 4:13 .

Comentário de John Calvin

Ao exortar os pastores a seu dever, ele aponta especialmente três vícios que prevalecem muito, até preguiça, desejo de ganho e desejo de poder. Em oposição ao primeiro vício, ele coloca entusiasmo ou atenção; para o segundo, liberalidade; ao terceiro, moderação e mansidão, pela qual devem manter-se em sua própria posição ou posição.

Ele então diz que os pastores não devem ter cuidado com o rebanho do Senhor, apenas na medida em que sejam limitados; pois aqueles que procuram não fazer mais do que a restrição os compele, realizam seu trabalho formal e negligentemente. Por isso, ele gostaria que eles fizessem de bom grado o que fazem, como aqueles que são realmente dedicados ao seu trabalho. Para corrigir a avareza, ele pede que eles desempenhem seu ofício com uma mente pronta; pois todo aquele que não tem esse objetivo em vista, gastar seu trabalho desinteressadamente e alegremente em favor da Igreja, não é um ministro de Cristo, mas um escravo do próprio estômago e da bolsa. O terceiro vício que ele condena é o desejo de exercer poder ou domínio. Mas pode-se perguntar, que tipo de poder ele quer dizer? Isso, como me parece, pode ser extraído da cláusula oposta, na qual ele pede que sejam exemplos para o rebanho. É o mesmo que se ele dissesse que eles devem presidir a esse fim, serem eminentes em santidade, o que não pode ser, exceto se humildemente sujeitarem a si mesmos e sua vida à mesma regra comum. O que se opõe a essa virtude é o orgulho tirânico, quando o pastor se isenta de toda sujeição e tiraniza a Igreja. Foi por isso que Ezequiel condenou os falsos profetas, isto é, que eles governaram cruel e tiranicamente . ( Ezequiel 34: 4. ) Cristo também condenou os fariseus, porque lançavam cargas intoleráveis ??sobre os ombros das pessoas que não tocariam, não, nem com um dedo . ( Mateus 23: 4. ) Esse rigor imperioso, então, que os pastores ímpios exercem sobre a Igreja, não pode ser corrigido, a menos que sua autoridade seja restringida, para que eles possam governar de modo a dar um exemplo de vida piedosa.

1 Os anciãos Com esse nome, ele designa pastores e todos aqueles que são nomeados para o governo da Igreja. Mas eles os chamavam de presbíteros ou anciãos em nome da honra, não porque todos tinham idade avançada, mas porque foram escolhidos principalmente entre os idosos, pois a velhice na maior parte tem mais prudência, gravidade e experiência. Mas, como às vezes a rouquidão não é sabedoria, de acordo com um provérbio grego, e à medida que os jovens são mais adequados, como Timóteo, esses também eram chamados de presbíteros, depois de serem escolhidos nessa ordem. Como Pedro se chama de presbítero da mesma maneira , parece que era um nome comum, o que é ainda mais evidente em muitas outras passagens. Além disso, com esse título, ele garantiu para si mais autoridade, como se dissesse que tinha o direito de admoestar os pastores, porque ele era um deles, pois deveria haver liberdade mútua entre os colegas. Mas se ele tivesse o direito de primazia, o teria reivindicado; e isso teria sido mais adequado na presente ocasião. Mas, embora fosse apóstolo, ele ainda sabia que a autoridade não era de forma alguma delegada a ele sobre seus colegas, mas, pelo contrário, ele se juntou aos demais na participação do mesmo cargo.

Uma testemunha dos sofrimentos de Cristo Isso pode ser explicado pela doutrina, mas prefiro considerá-la como se referindo à sua própria vida. Ao mesmo tempo, ambos podem ser admitidos; mas estou mais disposto a adotar a última visão, porque essas duas cláusulas estarão mais em harmonia – que Pedro fala dos sofrimentos de Cristo em sua própria carne, e que ele também seria participante de sua glória. Pois a passagem concorda com a de Paulo: “Se sofrermos juntos, também reinaremos juntos”. Além disso, é de grande valia nos fazer acreditar em suas palavras, que ele deu uma prova de sua fé ao suportar a cruz. Pois, portanto, parece evidente que ele falou seriamente; e o Senhor, provando assim o seu povo, sela como se fosse o ministério deles, para que pudesse ter mais honra e reverência entre os homens. Pedro, então, provavelmente tinha isso em vista, para que pudesse ser ouvido como o fiel ministro de Cristo, uma prova que ele deu nas perseguições que sofrera e na esperança que ele tinha da vida futura. (53)

Mas devemos observar que Pedro confiantemente declara que participaria daquela glória que ainda não foi revelada; pois é o caráter da fé concordar com as bênçãos ocultas.

Comentário de Adam Clarke

Os anciãos que estão entre vocês – Nesse local, o termo p?esß?te??? , anciãos ou presbíteros é o nome de um ofício. Eles eram pastores ou pastores do rebanho de Deus, o povo cristão entre os quais viviam. Eles eram os mesmos que bispos, presidentes, professores e diáconos, Atos 14:23 ; 1 Timóteo 5:17 . E que estes eram os mesmos que os bispos o próximo verso prova.

Quem também é ancião – S?µp?esß?te??? · Um companheiro ancião; um em um nível com vocês mesmos. Se ele tivesse sido o que os papas de Roma dizem que era – o príncipe dos apóstolos; e chefe da Igreja, e o que eles afetam como poderosos senhores seculares, amarrando os reis da terra em correntes, e seus nobres em grilhões de ferro; ele poderia ter falado de si mesmo como aqui? É verdade que os pontífices romanos, em todos os seus touros, se vestem como servus servorum Dei , servo dos servos de Deus, enquanto cada um deles afeta rex regum , rei dos reis e vigário de Jesus Cristo. Mas os papas e as Escrituras nunca concordam.

Uma testemunha dos sofrimentos de Cristo – Ele estava com Cristo no jardim; ele estava com ele quando foi preso. e ele estava com ele no salão do sumo sacerdote. Se ele o seguiu até a cruz, não sabemos; provavelmente não, pois no salão do sumo sacerdote ele o havia negado vergonhosamente; e, estando profundamente convencido da grandeza de seu crime, é provável que ele se retirasse para algum lugar privado, para se humilhar diante de Deus e implorar misericórdia. Ele poderia, no entanto, com a mais estrita propriedade, digamos, pelas circunstâncias acima, que ele era uma testemunha dos sofrimentos de Cristo.

Um participante da glória – Ele tinha direito através do sangue do Cordeiro; ele teve uma antecipação abençoada disso pelo poder do Espírito Santo; e ele tinha a promessa de seu Senhor e Mestre de que ele deveria estar com ele no céu, para contemplar sua glória; João 17:21 , João 17:24 .

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 5: 1 . Os anciãos – exorto o modo de falar de São Pedro aqui, dizendo: exorto ou suplico, que também é irmão mais velho, ( pa?a?a??, ??sp?esß?te???, ) é bem diferente do tom agudo do papa, que, sob o pretexto de ser o sucessor de São Pedro e chefe da igreja, comanda com autoridade soberana, como um senhor, e não um irmão mais velho, com quem todos os apóstolos estavam. outros anciãos, embora nem todos os anciãos fossem apóstolos.

Comentário de John Wesley

Eu exorto os anciãos que estão entre vós, que também é ancião e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e também participante da glória que será revelada:

Eu, que sou um irmão mais velho – Portanto, o primeiro, embora não o chefe dos apóstolos, se apodera e modestamente se denomina.

E uma testemunha dos sofrimentos de Cristo – Tendo visto ele sofrer, e agora sofrendo por ele.

Referências Cruzadas

Salmos 73:24 – Tu me diriges com o teu conselho, e depois me receberás com honras.

Lucas 24:48 – Vocês são testemunhas destas coisas.

João 15:26 – “Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.

Atos dos Apóstolos 1:8 – Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.

Atos dos Apóstolos 1:22 – desde o batismo de João até o dia em que Jesus foi elevado dentre nós às alturas. É preciso que um deles seja conosco testemunha de sua ressurreição”.

Atos dos Apóstolos 2:32 – Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas desse fato.

Atos dos Apóstolos 3:15 – Vocês mataram o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E nós somos testemunhas disso.

Atos dos Apóstolos 5:30 – O Deus dos nossos antepassados ressuscitou Jesus, a quem os senhores mataram, suspendendo-o num madeiro.

Atos dos Apóstolos 10:39 – “Nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém, onde o mataram, suspendendo-o num madeiro.

Atos dos Apóstolos 11:30 – E o fizeram, enviando suas ofertas aos presbíteros pelas mãos de Barnabé e Saulo.

Atos dos Apóstolos 14:23 – Paulo e Barnabé designaram-lhes presbíteros em cada igreja; tendo orado e jejuado, eles os encomendaram ao Senhor, em quem haviam confiado.

Atos dos Apóstolos 15:4 – Chegando a Jerusalém, foram bem recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros, a quem relataram tudo o que Deus tinha feito por meio deles.

Atos dos Apóstolos 15:6 – Os apóstolos e os presbíteros se reuniram para considerar essa questão.

Atos dos Apóstolos 15:22 – Então os apóstolos e os presbíteros, com toda a igreja, decidiram escolher alguns dentre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé. Escolheram Judas, chamado Barsabás, e Silas, dois líderes entre os irmãos.

Atos dos Apóstolos 20:17 – De Mileto, Paulo mandou chamar os presbíteros da igreja de Éfeso.

Atos dos Apóstolos 20:28 – Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

Atos dos Apóstolos 21:18 – No dia seguinte Paulo foi conosco encontrar-se com Tiago, e todos os presbíteros estavam presentes.

Romanos 8:17 – Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.

2 Coríntios 5:1 – Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna no céu, não construída por mãos humanas.

2 Coríntios 5:8 – Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor.

Filipenses 1:19 – pois sei que o que me aconteceu resultará em minha libertação, graças às orações de vocês e ao auxílio do Espírito de Jesus Cristo.

Filipenses 1:21 – porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.

Colossenses 3:3 – Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.

1 Timóteo 5:1 – Não repreenda asperamente ao homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos;

1 Timóteo 5:19 – Não aceite acusação contra um presbítero, se não for apoiada por duas ou três testemunhas.

2 Timóteo 4:8 – Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

Tito 1:5 – A razão de tê-lo deixado em Creta foi para que você pusesse em ordem o que ainda faltava e constituísse presbíteros em cada cidade, como eu o instruí.

Filemom 1:9 – prefiro fazer um apelo com base no amor. Eu, Paulo, já velho, e agora também prisioneiro de Cristo Jesus,

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

1 Pedro 1:12 – A eles foi revelado que estavam ministrando, não para si próprios, mas para vocês, quando falaram das coisas que agora lhes foram anunciadas por meio daqueles que lhes pregaram o evangelho pelo Espírito Santo enviado do céu; coisas que até os anjos anseiam observar.

1 Pedro 5:4 – Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória.

1 João 3:2 – Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.

2 João 1:1 – O presbítero à senhora eleita e aos seus filhos, a quem amo na verdade, — e não apenas eu os amo, mas também todos os que conhecem a verdade —

3 João 1:1 – O presbítero ao amado Gaio, a quem amo na verdade.

Apocalipse 1:9 – Eu, João, irmão e companheiro de vocês no sofrimento, no Reino e na perseverança em Jesus, estava na ilha de Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *