Estudo de Salmos 73:24 – Comentado e Explicado

Vossos desígnios me conduzirão, e, por fim, na glória me acolhereis.
Salmos 73:24

Comentário de Albert Barnes

Tu me guiarás com o teu conselho – com o teu conselho; com o teu ensino. Isso implica duas coisas:

(a) sua crença de que Deus “faria” isso, apesar de sua loucura; e

(b) seu propósito de que Deus “deveria” ser seu guia agora.

Ele não mais murmuraria ou reclamaria, mas confiaria tudo a Deus e se deixaria guiar como Deus deveria ter prazer em dirigi-lo.

E depois me receba para a glória – Depois que você me guiar pelo caminho da vida presente no caminho pelo qual você gostaria que eu seguisse, então você me receberá para si mesmo no céu – para um mundo onde tudo será claro; onde nunca terei dúvidas em relação a seu ser, à justiça de suas dispensações ou aos princípios de seu governo.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 73:24 . Tu me guiarás com o teu conselho, etc. – Veja Salmos 49:15 . Que o futuro estado miserável dos homens maus é compreendido nos versículos anteriores, parece ainda mais evidente, por ser contrário ao feliz estado dos justos neste versículo; onde o próprio termo glória é usado, pelo qual a felicidade do céu é descrita no Novo Testamento. Os dois próximos versículos não são menos notáveis; pois nenhum cristão poderia expressar sua esperança de estar para sempre com Deus em palavras mais adequadas. Segue Salmos 73:27 . Os que te abandonam perecerão. O que pode ser entendido com isso, mas a perdição futura dos homens maus? Pois eles perecem? ou seja, eles certamente são punidos aqui? Eles são tão universalmente? se não, como é possível entender essas palavras de alguma coisa temporal? ou como, em suma, esse nó pode ser desatado, resolvida essa dificuldade, que muitas vezes perplexa os bons homens, mas pela doutrina de futuras recompensas e punições? Foi então essa doutrina do santuário, que colocou o coração do salmista em repouso. Se ainda for perguntado: o que havia no santuário para acalmar e compor as dúvidas do salmista, ou para confirmá-lo na crença de outra vida? A resposta é fácil; que sua entrada no santuário de Deus naturalmente direcionaria seus pensamentos para o céu, a habitação de Deus e seus santos anjos; dos quais o tabernáculo e o templo eram uma espécie de símbolo ou memorial permanente. As figuras dos querubins, que não foram apenas colocadas no Santo dos Santos, mas esculpidas nas paredes do templo ao redor, geralmente são consideradas, tanto por judeus como por cristãos, exceto alguns modernos, talvez, para representar os anfitriões de anjos que participam da divina Majestade como seus ministros para fazer o seu prazer; e existe uma afinidade tão próxima entre a doutrina dos anjos e a da alma humana que subsiste após a morte, que os que acreditaram em um dificilmente poderiam ignorar ou não acreditar no outro. Creio que há uma promessa feita a Josué, o sumo sacerdote, Zacarias 3: 7, de que, se ele cumprisse seu ofício com fidelidade, Deus dali em diante daria a ele um lugar no céu entre os anjos abençoados seus assistentes. Eu te darei lugares para andar entre os que estão à frente; ou entre esses anjos ministradores. Veja Peters, p. 292

Comentário de Joseph Benson

Salmos 73:24 . Tu me guiarás, & c. – Como você me manteve até agora, em todas as minhas provações, estou convencido de que ainda me levará ao caminho certo, e no caminho certo, e evitará que você se desvie de você ou caia no mal ou na malícia; com o teu conselho – Pela tua graciosa providência, executando o teu propósito de misericórdia para mim, como sendo um dos teus crentes e obedientes, e vigiando-me, pela tua palavra, que tu abrirás os meus olhos para entender; e principalmente pelo teu Espírito Santo, santificando-me e dirigindo-me em todo o curso da minha vida. E depois me receba para a glória – me traduza para a glória eterna no céu. Como todos aqueles que se comprometem com a conduta de Deus devem ser guiados por seu conselho, todos aqueles que são guiados neste mundo serão recebidos para sua glória em outro mundo. Se Deus nos orienta no caminho de nosso dever, e evita que se desviem dele; capacitando-nos a fazer da sua vontade a regra, e a sua glória o fim de todas as nossas ações, ele mais tarde, quando terminar o nosso estado de provação e preparação, nos receberá ao seu reino e glória; cujas esperanças e perspectivas crentes nos reconciliarão com todas as trevas providências que agora nos confundem e nos deixam perplexos, e nos aliviam da dor na qual podemos ter sido colocados por algumas tentações angustiantes. Aqui vemos que “ele, que há pouco tempo parecia questionar a providência de Deus sobre os negócios dos homens, agora exulta na feliz confiança da misericórdia divina e no favor de si mesmo; nada duvidando que aquela graça continuaria a guiá-lo na terra, até que a glória o coroasse no céu. Tais são os efeitos abençoados de entrar no santuário de Deus e consultar os oráculos vivos, em todas as nossas dúvidas, dificuldades e tentações. ” Horne.

Comentário de Adam Clarke

Tu me guiarás com o teu conselho – Depois de sofrermos algum tempo, recebendo instruções e consolações do teu bom Espírito, por meio dos teus profetas, que estão no mesmo cativeiro de nós mesmos; tu nos concederás libertação, restaurares-nos para a nossa própria terra e coroar-nos com honra e felicidade. Qualquer seguidor sincero de Deus pode usar essas palavras em referência a este e ao mundo vindouro. Teu conselho – tua Palavra e Espírito, me guiará pela vida; e quando eu tiver feito e sofrido a tua justa justiça, tu me receberás na tua glória eterna.

Comentário de John Calvin

24. Tu me guiarás com o teu conselho. Como os verbos são colocados no tempo futuro, o significado natural, na minha opinião, é que o salmista se assegurou de que o Senhor, já que por sua liderança, ele agora o trouxera de volta ao caminho certo, continuaria a guiá-lo a partir de agora , até que finalmente o recebeu em Sua presença gloriosa no céu. Sabemos que é o modo usual de Davi, quando ele dá graças a Deus, olhar adiante com confiança no futuro. Consequentemente, depois de reconhecer suas próprias enfermidades, ele celebrou a graça de Deus, cuja ajuda e conforto experimentara; e agora ele acalenta a esperança de que a assistência divina continuará a ser estendida a ele posteriormente. Orientação por conselho é colocada em primeiro lugar. Embora os tolos e insensatos às vezes sejam muito bem-sucedidos em seus assuntos (pois Deus remedia nossas falhas e erros, e se volta para uma questão próspera e feliz, coisas que havíamos cometido de forma errada;) ainda assim a maneira pela qual Deus geralmente abençoa abundantemente seu próprio povo é dando-lhes sabedoria; e devemos pedir-lhe especialmente para nos governar pelo Espírito de conselho e de julgamento. Quem se atreve, em um espírito de confiança confiante em sua própria sabedoria, a se envolver em qualquer empreendimento, inevitavelmente se envolverá em confusão e vergonha por sua presunção, uma vez que se arrogará para si o que é peculiar somente a Deus. Se Davi precisava ter Deus para seu guia, quanto mais precisamos de estar sob a orientação divina? Para aconselhar, há mais glória, que, penso eu, não deve se limitar à vida eterna, como alguns tendem a fazer. Compreende todo o curso de nossa felicidade desde o começo, que é visto aqui na terra, até a consumação que esperamos realizar no céu. Davi então se assegura da glória eterna, através do favor livre e imerecido de Deus, e ainda assim não exclui as bênçãos que Deus concede a seu povo aqui embaixo, com o objetivo de lhes proporcionar, mesmo nesta vida, algum antegozo disso. felicidade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *