Estudo de 1 Pedro 1:3 – Comentado e Explicado

Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Na sua grande misericórdia ele nos fez renascer pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma viva esperança,
1 Pedro 1:3

Comentário de Albert Barnes

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo – Veja as notas em 2 Coríntios 1: 3 .

Que, de acordo com Sua abundante misericórdia – Margem, como no grego, “muito”. A idéia é que houve uma grande misericórdia demonstrada no fato de que foram renovados. Eles não tinham direito ao favor, e o favor foi ótimo. As pessoas não são geradas para a esperança do céu porque têm alguma reivindicação sobre Deus, ou porque não seria correto ele negar o favor. Veja as notas em Efésios 2: 4 .

Nos gerou de novo – O significado é que, como Deus é o Autor de nossa vida em um sentido natural, ele também é o Autor de nossa segunda vida por regeneração. . Perhaps the phrase “begotten again” would be better in each instance where the word occurs, the sense being rather that of being begotten again, than of being born again. O Salvador disse, João 3: 3 que “exceto que um homem nasça de novo” ou “gerado de novo” ( ?e????? ????e? gennethe e depois “ele não pode ver o reino de Deus”. Pedro aqui afirma que essa mudança ocorreu em relação a A palavra usada aqui como composto ( he?a?e???? anagennao) não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento, embora corresponda inteiramente às palavras usadas pelo Salvador em João 3: 3 , João 3: 5 , João 3: 7. Talvez a frase “gerado de novo” seja melhor em todos os casos em que a palavra ocorre, sendo o sentido mais o de ser gerado de novo do que de nascer de novo.

Para uma esperança viva – A palavra viva que agora usamos comumente no sentido de ativo, animado, rápido; a palavra usada aqui, no entanto, significa viver, em contraste com o que está morto. A esperança que eles tinham, tinha poder vivo. Não estava frio, inoperante, morto. Não era uma mera forma – ou uma mera especulação – ou um mero sentimento; era aquilo que era vital para o bem-estar deles, e ativo e poderoso. Sobre a natureza da esperança, veja as notas em Romanos 8:24 . Compare Efésios 2:12 .

Pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos – A ressurreição do Senhor Jesus é o fundamento de nossa esperança. Foi uma confirmação do que ele declarou como verdade quando viveu; era uma prova da doutrina da imortalidade da alma; foi uma promessa que todos os que estão unidos a ele serão levantados. Veja a nota de 2 Timóteo 1:10 ; 1 Tessalonicenses 4:14 nota. Nesse versículo, podemos observar que o fato de os cristãos serem escolhidos para a salvação deve ser um assunto de gratidão e louvor. Todo homem deve se alegrar com o fato de que toda a raça pode ser salva, e o mundo deve ser grato por cada nova instância de favor divino, concedendo a alguém uma esperança de vida eterna. Especialmente, isso deve ser uma fonte de alegria para os verdadeiros cristãos. Bem, eles sabem que se Deus não os tivesse escolhido para a salvação, eles permaneceriam tão impensados ??quanto os outros; se ele não tivesse nenhum propósito de misericórdia para com eles, eles nunca teriam sido salvos. Certamente, se há algo pelo qual um homem deve ser grato, é que Deus o amou tanto que lhe deu a esperança da vida eterna; e se ele teve um propósito eterno para fazer isso, nossa gratidão deveria aumentar proporcionalmente.

Comentário de Joseph Benson

1 Pedro 1: 3-4 . Bendito seja o Deus e o Pai, ou, Deus, o Pai, de nosso Senhor Jesus Cristo – Seu Filho unigênito e amado; quem, de acordo com sua abundante misericórdia – Sua compaixão por nós em nosso estado de ignorância e culpa, depravação e fraqueza; seu amor e bondade imerecidos, a fonte de todas as nossas bênçãos, temporais, espirituais e eternas: nos gerou novamente – nos regenerou ; a um vivo??sa? , vivo, esperança – Uma esperança que implica verdadeira vida espiritual, é a conseqüência do arrependimento para a vida, fé viva, justificação pela fé e um nascimento do alto, pelo qual passamos da morte para a vida; uma esperança que revive o coração e torna a alma viva e vigorosa: pela ressurreição de Cristo O que não apenas provou que ele era o Filho de Deus ( Romanos 1: 4 ) e demonstrou a verdade e a importância de sua doutrina, que trouxe vida e imortalidade à luz, mas manifestou a aceitabilidade e eficácia do sacrifício que ele ofereceu pelo pecado. , abriu uma relação entre Deus e o homem, abriu caminho para recebermos o Espírito Santo, e é um penhor e penhor de nossa ressurreição, pois ele ressuscitou as primícias dos que nele dormem. A uma herança – Pois se somos filhos, então somos herdeiros; incorruptível – Não como heranças ou posses terrenas, de qualquer tipo, que são corruptíveis por si mesmas, tendendo, por sua própria natureza, à dissolução e decadência; e são possuídos por aquilo que é corruptível, mesmo através do corpo, com seus sentidos e membros, todos tendendo à decadência e dissolução. Mas a herança que esperamos não é corruptível em si mesma, nem os que a desfrutam podem ser corruptíveis, seja na alma ou no corpo. Ímpeto – Tudo aqui é, portanto , corruptível, porque foi contaminado com o pecado do homem e amaldiçoado, de modo que vaidade e miséria estão ligadas ao gozo de tudo; e nós mesmos, tendo sido contaminados em alma e corpo, temos todas as sementes da vaidade e da miséria semeadas em nosso corpo. Mas a herança reservada para nós não foi contaminada por nenhum pecado e, portanto, não tem maldição, vaidade ou miséria ligada a ela: Apocalipse 22: 3 . E nós mesmos, quando admitidos nesse mundo, seremos perfeitamente puros e não teremos em nosso quadro nenhum impedimento ao desfrute mais perfeito. E não desaparece – Como tudo neste mundo, decaindo em brilho e glória, em doçura ou no prazer que produz no desfrute e no valor para nós, que só podemos ter um estado de vida em qualquer coisa; portanto, tudo o que possuímos diminui continuamente em valor para nós, à medida que o tempo se aproxima, quando devemos ser despossuídos dele. Mas a herança acima, pelo contrário, não decairá em nenhum desses aspectos: seu valor, sua glória e doçura, ou o prazer que ela produz no desfrute, continuará o mesmo por toda a eternidade; ou melhor, aumentará continuamente; novas glórias se abrem sobre nós, novos prazeres oferecendo-se para nosso gozo, e novas riquezas que não deixam de ser conferidas a nós, a partir das reservas inesgotáveis ??de beneficência divina e infinita. Reservado no céu – e, portanto, não está sujeito a mudanças que ocorrem continuamente aqui na terra; para você – que, pela paciente continuidade do bem-estar, busca glória, honra e imortalidade.

Comentário de E.W. Bullinger

Abençoado, etc. Ver 2 Coríntios 1: 3 . Efésios 1: 3 .

Senhor . App-98.

gerou. . . de novo = gerou. . . novamente. Grego. anagennao. Somente aqui e 1 Pedro 1:23 .

animado = viver. A esperança de viver novamente, porque é por Sua ressurreição.

ressurreição . App-178.

dos mortos . App-139.

Comentário de John Calvin

3 Bendito seja Deus Dissemos que o principal objetivo desta epístola é nos elevar acima do mundo, para que possamos estar preparados e incentivados a sustentar as disputas espirituais de nossa guerra. Para esse fim, o conhecimento dos benefícios de Deus vale muito; pois, quando o valor deles aparecer para nós, todas as outras coisas serão consideradas inúteis, especialmente quando considerarmos o que Cristo e suas bênçãos são; pois tudo sem ele não passa de escória. Por esse motivo, ele exalta altamente a maravilhosa graça de Deus em Cristo, ou seja, para que não consideremos muito desistir do mundo, a fim de que possamos desfrutar do tesouro inestimável de uma vida futura; e também para não sermos derrotados pelos problemas presentes, mas pacientemente os suportamos, satisfeitos com a felicidade eterna.

Além disso, quando agradece a Deus, convida os fiéis à alegria espiritual, que pode engolir todos os sentimentos opostos da carne.

E Pai de nosso Senhor Jesus Cristo Entenda as palavras assim: “Bendito seja Deus, que é o Pai de Jesus Cristo”. Pois, como antigamente, chamando a si mesmo de Deus de Abraão, ele pretendia marcar a diferença entre ele e todos os deuses fictícios; então, depois que ele se manifestou em seu próprio Filho, sua vontade não deve ser conhecida senão nele. Portanto, aqueles que formam suas idéias de Deus em sua majestade nua, à parte de Cristo, têm um ídolo em vez do verdadeiro Deus, como é o caso dos judeus e dos turcos. Quem, então, procura realmente conhecer o único Deus verdadeiro, deve considerá-lo como o Pai de Cristo; pois, sempre que nossa mente busca Deus, a menos que Cristo seja pensado, ela vagará e ficará confusa, até que esteja totalmente perdida. Pedro pretendia ao mesmo tempo intimar como Deus é tão generoso e gentil conosco; pois, exceto que Cristo era a pessoa do meio, sua bondade nunca poderia ser realmente conhecida por nós.

Quem nos gerou de novo Ele mostra que a vida sobrenatural é um presente, porque nascemos filhos da ira; pois se tivéssemos nascido na esperança da vida segundo a carne, não haveria necessidade de sermos gerados novamente por Deus. Portanto, Pedro nos ensina que nós, que por natureza somos destinados à morte eterna, somos restaurados à vida pela misericórdia de Deus. E esta é, por assim dizer, a nossa segunda criação, como é dito no primeiro capítulo da Epístola aos Efésios. Esperança viva ou viva significa a esperança da vida. (7) Ao mesmo tempo, parece haver um contraste implícito entre a esperança fixada no reino incorruptível de Deus e as esperanças passageiras e passageiras do homem.

De acordo com sua abundante misericórdia, ele primeiro menciona a causa eficiente e depois aponta a causa mediadora, como eles dizem. Ele mostra que Deus não foi induzido por nenhum mérito nosso a nos regenerar para uma esperança viva, porque ele atribui isso inteiramente à sua misericórdia. Mas ele pode reduzir mais completamente os méritos das obras a nada, diz ele, grande ( multam ) misericórdia. Todos, de fato, confessam que Deus é o único autor de nossa salvação, mas depois inventam causas estranhas, que tiram muito de sua misericórdia. Mas Pedro elogia a misericórdia sozinho; e ele imediatamente conecta o caminho ou a maneira, pela ressurreição de Cristo; pois Deus de nenhuma outra maneira descobre sua misericórdia; portanto, as Escrituras sempre direcionam nossa atenção para esse ponto. E que a morte de Cristo não é mencionada, mas sua ressurreição não envolve inconsistência, pois está incluída; porque uma coisa não pode ser completada sem um começo; e ele propôs especialmente a ressurreição, porque estava falando de uma nova vida.

Comentário de Adam Clarke

Bendito seja o Deus e o Pai – ??????t?? ? Te?? ?a? ?at?? · Bendito seja Deus, mesmo o Pai, ou abençoado seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. O ?a? e é omitido pelo siríaco, o árabe de Erpen e o etiópico. Mas se traduzirmos ?a? , mesmo, um significado que freqüentemente tem no Novo Testamento, teremos um senso muito bom: que Deus louve quem é o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo e que merece o louvor de todo ser humano sendo por sua infinita misericórdia ao mundo, em sua redenção por Cristo Jesus.

Nos gerou novamente para uma viva esperança – acho que o apóstolo tem aqui uma referência ao seu próprio caso, e ao de seus companheiros apóstolos, no momento em que Cristo foi levado pelos judeus e morto. Anteriormente a essa época, eles tinham forte confiança de que ele era o Messias e que era ele quem deveria redimir Israel; mas quando descobriram que ele realmente expirou na cruz e foi sepultado, eles parecem ter perdido toda a esperança das grandes coisas que antes tinham em perspectiva. Isso é expressamente expresso pelos dois discípulos que nosso Senhor, depois de sua ressurreição, percorreu na estrada que leva a Emaús, ver Lucas 24: 13-24 . E a esperança que com eles morreu com seu Mestre e parecia estar enterrada em seu túmulo foi restaurada pela certeza de sua ressurreição. Da pregação de Cristo, milagres etc., eles tinham uma esperança de vida eterna e todas as outras bênçãos prometidas por ele; com sua morte e enterro, essa esperança se tornou quase, se não totalmente, extinta; mas por sua ressurreição a esperança foi revivida. Isso é expresso de maneira muito apropriada aqui, sendo gerado novamente para uma esperança viva, e?? e?p?da ??sa? · , como alguns MSS. e as versões têm, e?? e?p?da ???? , para a esperança da vida; que uma cópia da Itala, com Agostinho, Gildas, Vigilius of Tapsum e Cassiodorus, considerou como significando a vida eterna, de acordo com o contexto; e, portanto, eles lêem vitae aeternae .

As expressões, no entanto, podem incluir mais detalhes do que os especificados acima; como ninguém pode herdar a vida eterna, exceto aqueles que são filhos da família celestial, e ninguém são filhos, exceto aqueles que nasceram de novo: então, Pedro pode ser considerado como assentando aqui o fundamento da esperança da vida eterna na regeneração dos alma; pois ninguém pode herdar legalmente, a não ser os filhos, e nenhum é filho de Deus até que sejam espiritualmente gerados e nascidos de novo.

É apenas o Evangelho que dá a esperança bem fundamentada da vida eterna; e o fundamento sobre o qual está essa esperança é a ressurreição do próprio Cristo. A certeza da ressurreição de nosso Senhor é o grande selo do Evangelho. Sem isso, o que é visão, o que é profecia, o que é promessa, o que são até milagres, àquela descrença que é natural para o homem em um assunto como este? Mas a ressurreição da natureza humana de Cristo, as provas incontestáveis ??dessa ressurreição e a ascensão de nossa natureza ao céu em sua pessoa são evidências da possibilidade e certeza da coisa, para sempre impedir toda dúvida da corações daqueles que acreditam nele.

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 1: 3 . Que – nos gerou novamente, etc. – “Quem – nos regenerou como seus filhos, à esperança de vida e imortalidade; dos quais ele nos deu uma promessa e confirmação notáveis ??pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”. A lei de Moisés condenou todos os ofensores à morte sem piedade: o evangelho promete perdão e vida ou imortalidade a todas as pessoas penitentes. Os judeus estavam sob a lei antes da vinda do evangelho, embora ao mesmo tempo sob uma aliança de graça. Quanto aos pagãos, eles estavam, por medo da morte, sujeitos a toda a vida sujeitos a escravidão: embora houvesse entre eles algumas noções confusas e expectativas bastante gerais de uma vida após a morte; no entanto, suas esperanças eram muito fracas e lânguidas em comparação com o que os cristãos podem ter. Quão grande razão existe para abençoar Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos elevou à esperança da imortalidade; trouxe à luz um estado futuro de maneira tão clara e expressa, e nos deu tal promessa e selo de sua verdade, como revelada no evangelho, pela ressurreição de seu Filho!

Comentário de John Wesley

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, de acordo com sua abundante misericórdia, nos gerou novamente para uma viva esperança pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo – Seu Pai, com respeito à sua natureza divina; seu Deus, com respeito ao seu humano.

Quem nos regenerou para uma esperança viva – Uma esperança que implica verdadeira vida espiritual, que revive o coração e torna a alma viva e vigorosa.

Pela ressurreição de Cristo – que não é apenas uma promessa nossa, mas uma parte do preço de compra. Também tem uma estreita conexão com a nossa ressurreição da morte espiritual, que, como ele vive, assim viveremos com ele. Ele foi reconhecido como o Cristo, mas geralmente chamava Jesus até sua ressurreição; então ele também foi chamado de Cristo.

Referências Cruzadas

Exodo 34:6 – E passou diante de Moisés, proclamando: “Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade,

1 Reis 8:15 – E disse: “Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, que com a sua mão cumpriu o que prometeu com sua própria boca a meu pai Davi, quando lhe disse:

1 Crônicas 29:10 – Davi louvou o Senhor na presença de toda a assembléia, dizendo: “Bendito sejas, ó Senhor, Deus de Israel, nosso pai, de eternidade a eternidade.

1 Crônicas 29:20 – Então Davi disse a toda a assembléia: “Louvem o Senhor, o seu Deus”. E todos eles louvaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados, inclinando-se e prostrando-se diante do Senhor e diante do rei.

Salmos 41:13 – Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, de eternidade a eternidade! Amém e amém!

Salmos 72:18 – Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, o único que realiza feitos maravilhosos.

Salmos 86:5 – Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.

Salmos 86:15 – Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade.

Isaías 26:19 – Mas os teus mortos viverão; seus corpos ressuscitarão. Vocês, que voltaram ao pó, acordem e cantem de alegria. O teu orvalho é orvalho de luz; a terra dará à luz os seus mortos.

Jonas 4:2 – Ele orou ao Senhor: “Senhor, não foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que promete castigar mas depois se arrepende.

João 1:13 – os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.

João 3:3 – Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.

Romanos 4:25 – Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.

Romanos 5:4 – a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.

Romanos 5:10 – Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!

Romanos 5:15 – Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos!

Romanos 8:11 – E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.

Romanos 8:24 – Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo?

Romanos 12:12 – Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.

Romanos 15:13 – Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

1 Coríntios 13:13 – Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.

1 Coríntios 15:20 – Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo as primícias dentre aqueles que dormiram.

2 Coríntios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação,

Efésios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

Efésios 1:7 – Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

Efésios 1:17 – Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

Efésios 2:6 – Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,

Efésios 2:7 – para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

Efésios 3:20 – Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,

Colossenses 1:23 – desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

Colossenses 1:27 – A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

1 Tessalonicenses 1:3 – Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Tessalonicenses 4:13 – Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança.

1 Timóteo 1:14 – contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, juntamente com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus.

Tito 2:13 – enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Tito 3:4 – Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,

Hebreus 3:6 – mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.

Hebreus 6:18 – para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta.

Tiago 1:18 – Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.

1 Pedro 1:23 – Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.

1 Pedro 2:2 – Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação,

1 Pedro 3:21 – e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo,

1 João 2:29 – Se vocês sabem que ele é justo, saibam também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.

1 João 3:3 – Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.

1 João 3:9 – Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.

1 João 4:7 – Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

1 João 5:1 – Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado.

1 João 5:4 – O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

1 João 5:18 – Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *