Estudo de 1 Pedro 1:23 – Comentado e Explicado

Pois fostes regenerados não duma semente corruptível, mas pela palavra de Deus, semente incorruptível, viva e eterna.
1 Pedro 1:23

Comentário de Albert Barnes


Nascer de novo – Veja as notas em João 3: 3 .

Não é de semente corruptível – “Não em virtude de descendência de pais humanos” – Doddridge. O resultado desse nascimento, ou de ser gerado dessa maneira – pois a palavra traduzida como “nascido de novo” significa mais adequadamente – é apenas corrupção e decadência. Somos gerados apenas para morrer. Não há vida permanente e duradoura produzida por isso. É nesse sentido que isso é mencionado como “semente corruptível”, porque resulta em decadência e morte. A palavra aqui traduzida como “semente” – sp??? spora – não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento.

Mas do incorruptível – Pela verdade, comunicar um princípio vivo à alma que nunca pode decair. Compare 1 João 3: 9 ; “Sua semente permanece nele; e ele não pode pecar, porque ele nasceu de Deus. ”

Pela palavra de Deus – Veja a nota em Tiago 1:18 ; “Por sua própria vontade, ele nos gerou com a palavra da verdade, para que sejamos uma espécie de primícias de suas criaturas.” Compare as notas em João 1:13 . É a doutrina uniforme das Escrituras que a verdade divina se torna o instrumento de acelerar a alma na vida espiritual.

Que vive e permanece para sempre – Essa expressão pode se referir a Deus, como viver para sempre, ou à palavra de Deus, como sendo eternamente verdadeira. Os críticos são igualmente divididos na interpretação. O grego suportará qualquer construção. A maioria dos críticos recentes se inclina para a última opinião – que se refere à palavra de Deus ou à sua doutrina. Rosenmuller, Doddridge, Bloomfield, Wolf, Macknight, Clarke. Parece-me, no entanto, que a construção mais natural do grego é encaminhá-lo a Deus, como sempre vivo ou duradouro; e essa interpretação concorda bem com a conexão. A idéia então é que, como Deus está sempre vivo, aquilo que é produzido diretamente por ele na alma humana, pela instrumentalidade da verdade, também pode durar para sempre. Não será como os filhos de pais humanos, eles próprios mortais, sujeitos a decadência precoce e certa, mas pode-se esperar que seja tão duradouro quanto o seu sempre vivo Criador.

Comentário de E.W. Bullinger

Ser = Tendo sido.

nascido . O mesmo que “gerado” , 1 Pedro 1: 3 .

semente . Grego. spora. Só aqui.

palavra . App-121.

que vive, etc. = vivendo (App-170.) e permanecendo (ver p. 1511).

para sempre . Todos os textos omitem.

Comentário de John Calvin

23 Nascer de novo Aqui está outra razão para uma exortação: que, como eram homens novos e nascidos de novo de Deus, cabia a eles formar uma vida digna de Deus e de sua regeneração espiritual. E isso parece estar relacionado com um versículo em 1 Pedro 2: 2, respeitando o leite da palavra que eles deveriam procurar, para que o modo de vida deles correspondesse ao nascimento. Pode, no entanto, ser ampliado mais amplamente, de modo a se conectar também com o que foi antes; pois Pedro reuniu as coisas que podem nos levar a uma vida reta e santa. O objetivo, portanto, de Pedro era nos ensinar que não podemos ser cristãos sem regeneração; pois o Evangelho não é pregado, para que possa ser ouvido apenas por nós, mas que, como semente da vida imortal, reforma completamente nossos corações. (18) Além disso, a semente corruptível é posta em oposição à palavra de Deus, a fim de que os fiéis saibam que devem renunciar à sua natureza anterior e que seja mais evidente quanto é a diferença entre os filhos de Adão que nascem apenas no mundo, e os filhos de Deus que são renovados em uma vida celestial. Mas, como a construção do texto grego é duvidosa, podemos ler “a palavra viva de Deus” e também “a palavra do Deus vivo”. Como, no entanto, a última leitura é menos forçada, eu prefiro; embora deva ser observado, que o termo é aplicado a Deus devido ao caráter da passagem. Pois, como em Hebreus 4:12 , porque Deus vê todas as coisas, e nada lhe é oculto, o apóstolo argumenta que a palavra de Deus penetra na medula mais íntima, de modo a discernir pensamentos e sentimentos; assim, quando Pedro neste lugar o chama de Deus vivo, que permanece para sempre, ele se refere à palavra, na qual a perpetuidade de Deus brilha como um espelho vivo.

“Sua semente (isto é, de Deus) permanece nele.” ( 1 João 3: 9. )

Então “a palavra” é apresentada como o meio ou instrumento pelo qual esta semente é implantada. O “viver” aqui não significa dar vida, como alguns interpretam, mas se opõe ao que deixa de ser válido: e “sempre permanente” expressa mais plenamente o seu significado. A metáfora na parábola do semeador é bem diferente: a palavra ali é comparada a uma semente plantada em terreno ruim ou bom; mas aqui é a questão de transformar um ruim em um bom terreno; e nesse processo a palavra é empregada como um instrumento. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Nascer de novo – Pois nascer da semente de Abraão não será útil para a entrada no reino dos céus.

Não é de semente corruptível – Por nenhuma geração humana, ou meios terrestres; mas de incorruptível – um princípio divino e celestial que não pode decair, nem ser afetado pelas mudanças e chances a que todas as coisas sublunares são expostas.

Pela palavra de Deus – ??a ????? ???t?? Te?? · Pela doutrina do Deus vivo, que permanece para sempre; cuja doutrina nunca mudará, assim como a fonte de onde ela procede.

Comentário de John Wesley

Nascer de novo, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, que vive e permanece para sempre.

Que vive – Está cheio de virtude divina. E permanece o mesmo para sempre.

Referências Cruzadas

Jeremias 23:28 – O profeta que tem um sonho, conte o sonho, e o que tem a minha palavra, fale a minha palavra com fidelidade. Pois o que tem a palha com o trigo? “, pergunta o Senhor.

Malaquias 2:3 – “Por causa de vocês eu vou destruir a sua descendência; esfregarei na cara de vocês os excrementos dos animais oferecidos em sacrifício em suas festas e lançarei vocês fora, juntamente com os excrementos.

Mateus 24:35 – O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”.

João 1:3 – Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.

João 3:5 – Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.

João 6:63 – O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.

Romanos 1:23 – e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.

1 Coríntios 15:53 – Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade.

Hebreus 4:12 – Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.

Tiago 1:18 – Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

1 Pedro 1:25 – mas a palavra do Senhor permanece para sempre”. Essa é a palavra que lhes foi anunciada.

1 João 3:9 – Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.

1 João 5:18 – Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *