Estudo de Jeremias 23:28 – Comentado e Explicado

Conte o profeta o sonho que tiver! Mas, a quem for dado ouvir-me a palavra, que fielmente a reproduza. Que vem fazer a palha com o grão? – oráculo do Senhor.
Jeremias 23:28

Comentário de Albert Barnes

Um sonho … fielmente – Antes, como “um sonho” … como verdade. O sonho é apenas um sonho, e deve ser contado como tal, mas a palavra de Deus deve ser dita como verdade certa e absoluta.

Os sonhos são a palha, sem valor, sem nada neles; o trigo, o grão puro depois de limpo e peneirado, é a palavra de Deus. O que esses dois têm em comum?

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 23:28 . O profeta que tem um sonho “Que ele proponha seu sonho àqueles que são verdadeiramente inspirados, para que possam julgar se o sonho é de Deus e para que não produzam sonhos simples e imaginação vã para verdadeiras profecias, misturando o joio. com o trigo e confundindo a verdadeira revelação com os erros de um espírito desorientado, Jeremias 23:29 . Não é a minha palavra como fogo, rápido e poderoso, capaz de experimentar metais, como em uma fornalha, e pronto para queimar aquilo que não suportará a provação? E como um martelo quebra a pedra mais dura em pedaços, esta palavra é capaz de quebrar a confiança do pecador mais endurecido “. Veja Calmet.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 23: 28-29 . O profeta que tem um sonho, deixe-o contar um sonho – ou, como alguns o tornam, deixe-o contar como um sonho. Não deixe que ele enfatize mais do que os homens sobre seus sonhos, nem espere que lhe seja dada mais atenção. Ou, aquele que finge ter uma mensagem de Deus, seja por sonho, ou visão, ou voz, ou de outra forma, deixe que ele a declare. E quem tem a minha palavra, fale fielmente a minha palavra – fale como verdade; então alguns leem a cláusula; deixe-o manter-se perto de suas instruções, e em breve você perceberá uma vasta diferença entre os sonhos que os falsos profetas contam, e os oráculos divinos que os verdadeiros profetas entregam, e facilmente discernirá quem é de Deus e o que não é. Aqueles que exercem sentidos espirituais serão capazes de distinguir. Pois qual é o joio do trigo – Há tanta diferença entre a minha vontade e os sonhos deles quanto entre o joio e o trigo. A minha palavra não é como fogo? – Rápido e poderoso, capaz de julgar os homens como metais em uma fornalha, e pronto para queimar aquilo que não suportará o julgamento. E como um martelo que quebra a rocha em pedaços – Como um martelo quebra em pedaços a pedra mais dura, assim é a minha palavra, quando aplicada corretamente, capaz de quebrar o coração mais duro e obstinado e de derrubar a confiança dos mais endurecidos pecador.

Comentário de Adam Clarke

Qual é o joio do trigo? diz o Senhor – Não misture esses assuntos equívocos com revelações positivas. Não considere um sonho, mesmo de um profeta, como a inspiração positiva que meus profetas recebem quando a razão, o julgamento e os sentimentos espirituais estão todos em pleno e em exercício regular. Não misture nenhum dos seus dispositivos com minhas doutrinas.

Comentário de John Calvin

Também devemos ler este versículo com atenção, pois sem dúvida ele contém uma doutrina especialmente útil. Eu já disse que a fé de muitos pode ter falhado em ver um conflito no Templo de Deus, não apenas entre as pessoas comuns, mas também entre os profetas de Deus. Deus não apareceu do céu, nem enviou seus anjos, mas teria que ser ouvido através dos homens. Os que vieram ao templo esperavam que os profetas os ensinassem. Ali apareceram os ministros de Satanás, que corromperam e perverteram todas as coisas. Alguns declararam sinceramente a verdade de Deus e explicaram fielmente o que Deus ordenou. O que os homens miseráveis ??poderiam fazer neste caso, que estavam dispostos a obedecer e possuíam um espírito ensinável? Por isso, muitos deixaram de lado todas as preocupações com a religião e se entregaram ao desespero: “O que significa tudo isso? por que existem tantas discórdias, tantas disputas, tantas contendas, tantas invectivas? Onde podemos agora nos lançar? É melhor não cuidar de mais nada. ” Assim, muitos aproveitaram a indiferença, escolhendo não se cansar mais, nem procurar o que Deus era, qual era a sua vontade, se havia salvação para eles, se havia alguma esperança, em vez de se envolver em problemas e disputas espinhosas.

Tal tentação existiu no tempo de Jeremias. Ele, portanto, aplicou no momento oportuno um remédio adequado e disse: O Profeta, que tem um sonho, ou seja, com quem é um sonho, ele relatará um sonho; e então, o Profeta com quem é minha palavra, ele falará minha palavra; (110) como se Deus tivesse dito, que tudo era extremamente ímpio obstruir o caminho da verdade pela falsidade. Mas é o que geralmente acontece, como eu já disse; pois onde Satanás tem seus agentes, parece estar em nosso caminho um obstáculo que nos impede de prosseguir e prosseguir no curso da verdadeira religião. Pois quando aqueles que são retos, como dissemos, vêem os próprios profetas disputando, disputando e brigando, ficam parados, ou melhor, retrocedem. Agora, Deus mostra que isso é extremamente irracional. Então, o significado é, como se ele tivesse dito: “Não permita que os falsos profetas por suas falácias impeçam o curso dos servos de Deus, para que não prossigam, e que sua palavra não seja ouvida com reverência”.

A menos que prestemos atenção a isso que o Profeta tinha em vista, a passagem parecerá sem sentido. Tem sido frequentemente citado, mas essa circunstância não foi certamente observada. Portanto, devemos sempre considerar o porquê de uma coisa ser dita. Este versículo depende do que se passou antes; e Deus aqui responde a uma pergunta que poderia ter sido levantada: “O que devemos fazer, pois as falsidades entram em conflito com a verdade?” Deus responde que sua palavra não deve ser prejudicada por essa circunstância; como se ele tivesse dito: “Que nada impeça meus profetas de ensinar; Eu desejo que eles sejam ouvidos. Concluímos, portanto, que aqueles cometem erros a Deus, que alegam as controvérsias, pelas quais a religião é dilacerada e como foi dilacerada, e pensam que assim obtêm uma licença para satisfazer sua impiedade; pois não é uma razão que possa valer a pena que Satanás e seus ministros trabalhem para desacreditar a autoridade de Deus e de seus servos. Embora esses falsos profetas se insinuem, ainda que possam se levantar contra os verdadeiros e fiéis servos de Deus, ainda assim deixem que os sonhos, isto é, revelações proféticas, mantenham seu peso e deixem com quem é a palavra de Deus falar a palavra de Deus. , para que possa ser ouvido. Esta cláusula refere-se aos ouvintes; eles não deveriam desistir de obedecer à Lei, por mais que Satanás se esforçasse para subverter sua fé, tentando destruir sua unidade.

Em seguida, segue: Qual é o joio do trigo? Essa adição também foi totalmente necessária, pois muitos poderiam ter novamente contestado e dito que não tinham julgamento suficiente para distinguir entre os verdadeiros e falsos profetas. Deus aqui dá a resposta, que a diferença entre doutrina verdadeira e falsa não foi menor para quem fez um exame cuidadoso do que entre trigo e joio. E por essa comparação, ele mostra como tolamente e absurdamente muitos prejudicam a autoridade da Lei sob esse pretexto. , que existem muitos que interpretam falsamente. Pois quando alguém rejeita o trigo por estar coberto de palha, ele não merece perecer pela fome? e quem sentirá pena daquele que disser que realmente tem trigo no chão, mas que é misturado com palha e, portanto, não serve para comer? Por que, então, homem tolo, não separas a palha do trigo? Mas você escolhe perecer por falta, em vez de purificar o trigo para que você o tenha como alimento. Assim também no templo o trigo é freqüentemente misturado com o joio, a pura verdade de Deus é freqüentemente contaminada com muitos brilhos e invenções vãs; e, no entanto, exceto que a culpa é nossa, seremos capazes de distinguir entre o trigo e o joio. (111) Mas se formos negligentes, e pensarmos que é uma desculpa suficiente para desprezar a palavra de Deus, porque Satanás traz suas falácias, pereceremos em nossa preguiça como aquele que deixar de purificar seu trigo para que ele possa transformá-lo. pão. Mas o tempo não me permitirá dizer mais.

Comentário de E.W. Bullinger

quem tem, etc. Compare Ezequiel 13: 7 .

palha = palha triturada ou picada. Hebraico. teben.

Comentário de John Wesley

O profeta que tem um sonho, conte-o; e quem tem a minha palavra, fale fielmente a minha palavra. Qual é o joio do trigo? diz o Senhor.

O que é o trigo – Há tanta diferença entre a minha vontade e os sonhos deles quanto entre o joio e o trigo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *