Estudo de João 17:20 – Comentado e Explicado

Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim.
João 17:20

Comentário de Albert Barnes

Nem oro por isso somente … – Não apenas pelos apóstolos, mas por todos os que se converterem sob a pregação do evangelho. Todos precisarão de graça semelhante e serão expostos a provações semelhantes. É uma questão de alegria indescritível que cada cristão, por humilde ou desconhecido dos homens, por pobre, sem instrução ou desprezado, possa refletir que foi lembrado em oração por “aquele a quem Deus sempre ouve”. Valorizamos as orações de amigos piedosos. Quanto mais devemos valorizar esta petição do Filho de Deus! À única oração que nós, cristãos, devemos benefícios infinitamente mais reais do que o mundo jamais pode conceder; e no meio de todas as provações, podemos lembrar que o Filho de Deus orou por nós e que a oração foi ouvida com certeza, e será respondida em referência a todos os que realmente acreditam.

Todos podem ser um – podem ser unidos como irmãos. Todos os cristãos são redimidos pelo mesmo sangue e estão indo para o mesmo céu. Eles têm os mesmos desejos, os mesmos inimigos, as mesmas alegrias. Embora estejam divididos em diferentes denominações, ainda assim se encontrarão no mesmo lar de glória. Por isso, eles devem sentir que pertencem à mesma família e são filhos do mesmo Deus e Pai. Não há laços tão carinhosos como os que nos prendem no evangelho. Não existe amizade tão pura e duradoura como a que resulta de ter o mesmo apego ao Senhor Jesus. Portanto, os cristãos, no Novo Testamento, são representados como indissoluvelmente unidos – partes do mesmo corpo e membros da mesma família, Atos 4: 32-35 ; Efésios 2: 20-22 ; Romanos 12: 5 . No terreno dessa união, eles são exortados a se amar, a suportar os encargos uns dos outros e a estudar as coisas que favorecem a paz e as coisas com as quais um pode edificar outro, Efésios 4: 3 ; Romanos 12: 5-16 .

Como tu, Pai, estás em mim – Veja João 14:10 . Isso não afirma que a união entre os cristãos deva ser em todos os aspectos como a do Pai e do Filho, mas apenas nos pontos em que eles são capazes de serem comparados. Não é a união da natureza a que se refere, mas a união do plano, do conselho, do propósito, buscando os mesmos objetos, manifestando apego às mesmas coisas e um desejo de promover os mesmos fins.

Para que eles também sejam um em nós – Estar em Deus e em Cristo é estar unido a Deus e a Cristo. A expressão é comum no Novo Testamento. A frase usada aqui denota uma união entre todos os cristãos fundada e resultante de uma união com o mesmo Deus e Salvador.

Que o mundo possa acreditar … – Que o mundo, tão cheio de animosidades e combates, possa ver o poder do princípio cristão em superar as fontes de contenda e produzir amor, e assim veja que uma religião que possa produzir isso deve ser do céu . Veja as notas em João 13:34 . Isso foi feito. Tal era o apego dos primeiros cristãos um ao outro, que um pagão foi obrigado a dizer: “Veja como esses cristãos se amam!”

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 20-26 . E eles o observaram – Para uma elucidação deste parágrafo, veja em Mateus 22: 16-22 e Marcos 12: 13-17 ; e enviou espiões, que deveriam fingir-se apenas homens – homens escrupulosamente conscientes em todos os pontos: para que pudessem se apossar de suas palavras – se ele respondesse como esperavam. Mestre, sabemos então que dizemos, & c. – Falar em particular e ensinar em público; o caminho de Deus verdadeiramente – O verdadeiro caminho do dever. Eles não podiam segurar suas palavras diante do povo – Como fizeram depois diante do sinédrio, na ausência do povo, cap. Lucas 22:67 , & c.

Comentário de E.W. Bullinger

Nem = Não (grego. Ou . App-105).

deve acreditar . Todos os textos dizem “acreditar” .

acredite . App-150.

através . Grego. dia. App-104.

Comentário de John Calvin

20. E não peço apenas isso. Ele agora dá um leque mais amplo à sua oração, que até então havia incluído apenas os apóstolos; pois ele o estende a todos os discípulos do evangelho, desde que haja algum deles até o fim do mundo. Este é certamente um terreno notável de confiança; pois se crermos em Cristo através da doutrina do Evangelho, não devemos duvidar que já estamos reunidos com os apóstolos em sua fiel proteção, para que nenhum de nós pereça. Essa oração de Cristo é um porto seguro, e quem se retira para ela está a salvo de todo perigo de naufrágio; pois é como se Cristo tivesse jurado solenemente que dedicará seu cuidado e diligência à nossa salvação.

Ele começou com seus apóstolos, para que a salvação deles, que sabemos estar certa, nos tornasse mais certos de nossa própria salvação; e, portanto, sempre que Satanás nos atacar, vamos aprender a encontrá-lo com esse escudo, para que não seja sem propósito que o Filho de Deus nos una aos apóstolos, para que a salvação de todos esteja ligada, por assim dizer. , no mesmo pacote. Portanto, não há nada que deva nos excitar mais poderosamente a abraçar o Evangelho; pois, como é uma bênção inestimável que somos apresentados a Deus pela mão de Chrisb para sermos preservados da destruição, devemos, com justiça, amá-la e cuidar dela acima de todas as outras coisas. Nesse aspecto, a loucura do mundo é monstruosa. Todos desejam salvação; Cristo nos instrui de maneira a obtê-lo, do qual, se alguém se afasta, resta para ele nenhuma boa esperança; e, no entanto, quase uma pessoa em cem se digna de receber o que foi oferecido com tanta graça.

Para aqueles que acreditarem em mim, devemos prestar atenção a essa forma de expressão. Cristo ora por todos que crerem nele. Por essas palavras, ele nos lembra o que já dissemos algumas vezes, que nossa fé deveria ser dirigida a ele. A cláusula que segue imediatamente, por meio de sua palavra, expressa admiravelmente o poder e a natureza da fé, e ao mesmo tempo é uma confirmação familiar para nós que sabemos que nossa fé se baseia no evangelho ensinado pelos apóstolos. Que o mundo nos condene mil vezes, apenas isso deve nos satisfazer, que Cristo reconhece que somos sua herança e implora ao Pai por nós.

Mas ai dos papistas, cuja fé está tão distante desta regra, que eles não têm vergonha de vomitar essa blasfêmia horrível, que não há nada nas Escrituras senão o que é ambíguo, e pode ser transformado de várias maneiras. A tradição da Igreja é, portanto, o único guia autoritário do que eles devem acreditar. Mas lembremo-nos de que o Filho de Deus, que é o único competente para julgar, não aprova nenhuma outra fé (123) além da que é extraída da doutrina dos apóstolos, e informações seguras dessa doutrina não serão encontradas onde mais do que em seus escritos.

Também devemos observar essa forma de expressão, para crer através da palavra, o que significa que a fé nasce da audição, porque a pregação externa dos homens é o instrumento pelo qual Deus nos atrai à fé. Segue-se que Deus é, a rigor, o Autor da fé, e os homens são os ministros pelos quais cremos, como Paulo ensina ( 1 Coríntios 3: 5 ).

Comentário de Adam Clarke

III A oração de nosso Senhor por Sua igreja e por todos os que cressem em Seu nome, por meio da pregação dos apóstolos e de seus sucessores. João 17: 20-26 . Veja em João 17: 1 ; (Nota).

Nem ore por isso sozinho – Essa oração se estende por todas as eras e absorve toda alma que crê no Senhor Jesus.

E o que Cristo pede em favor de seus seguidores? A maior das bênçãos: unidade, paz, amor e glória eterna.

Comentário de Thomas Coke

João 17: 20-21 . Nem oro apenas por eles, “Eu não faço de meus apóstolos os únicos assuntos desta minha última oração; mas também oro por todos aqueles que serão convertidos por meus apóstolos; intrometendo por eles as influências graciosas do teu Espírito, que eles podem manter a unidade da fé e todos concordam em uma doutrina; que, como neste grande projeto de instruir, converter e salvar no mundo, uma união mais perfeita subsiste entre você e eu, eles também podem ser levados à união e concordar tão perfeitamente conosco, e entre si, como tu comigo e eu contigo; o efeito de que será que o mundo, discernindo seu acordo entre si e conosco, acreditará que eu, seu Mestre, fui enviado ao mundo por ti, e sou um contigo em essência, perfeições e unidade de conselhos “. A importância desse pedido aparecerá para todos que considerarem que muitos daqueles que foram convertidos pelos apóstolos se dedicaram a pregar e propagar o evangelho; e a expressão para que o mundo possa acreditar, etc. claramente sugere que as dissensões entre os professores cristãos não seriam apenas desconfortáveis ??para si mesmos e um obstáculo à própria salvação, mas seriam um meio de colocar em questão a verdade e a excelência da maioria das religiões sagradas. E ele deve ser um estranho ao que passou, e está passando diariamente no mundo, que não vê quais vantagens fatais essas divisões deram aos infiéis para representá-lo como uma calamidade, em vez de considerá-lo uma bênção para a humanidade.

Comentário de John Wesley

Não oro apenas por estes, mas também por eles que crerão em mim através da sua palavra;

Para aqueles que acreditarão – Em todas as idades.

Referências Cruzadas

João 17:6 – “Eu revelei teu nome àqueles que do mundo me deste. Eles eram teus; tu os deste a mim, e eles têm guardado a tua palavra.

Atos dos Apóstolos 2:41 – Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.

Atos dos Apóstolos 4:4 – Mas, muitos dos que tinham ouvido a mensagem creram, chegando o número dos homens que creram a perto de cinco mil.

Romanos 15:18 – Não me atrevo a falar de nada, exceto daquilo que Cristo realizou por meu intermédio em palavra e em ação, a fim de levar os gentios a obedecerem a Deus:

Romanos 16:26 – mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a crer nele e a obedecer-lhe,

Efésios 4:11 – E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,

2 Timóteo 1:2 – a Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *