Estudo de 1 João 5:13 – Comentado e Explicado

Isto vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna, vós que credes no nome do Filho de Deus.
1 João 5:13

Comentário de Albert Barnes

Escrevi estas coisas para você – As coisas desta epístola que respeitam o testemunho prestado ao Senhor Jesus.

Que crer no nome do Filho de Deus – crer no nome dele, é crer em si mesmo – a palavra “nome” costuma ser usada para denotar a pessoa. Veja as notas em Mateus 28:19 .

Para que você saiba que você tem vida eterna – Para que você possa ver a evidência de que a vida eterna foi fornecida, e que você possa, por auto-exame, determinar se a possui. Compare as notas em João 20:31 .

E para que você possa acreditar … – Que você possa continuar a acreditar, ou perseverar em crer. Ele teve certeza de que eles realmente acreditavam nele; mas ele estava desejoso de colocar diante deles a natureza da religião, para que continuassem a exercer fé nele. Muitas vezes, é um dos deveres mais importantes dos ministros do evangelho, apresentar aos cristãos reais tais pontos de vista sobre a natureza, as reivindicações, as evidências e as esperanças da religião, que serão adaptadas para garantir sua perseverança na fé. No coração humano, mesmo quando convertido, existe uma propensão à incredulidade; os afetos religiosos tão facilmente esfriam; existem tantos cuidados pertencentes ao mundo que são adequados para distrair a mente; existem tantas atracções do pecado para afastar as afeições do Salvador; que há necessidade de ser constantemente lembrado da natureza da religião, para que o coração não se afaste totalmente do Salvador. Portanto, nenhuma parte pequena da pregação deve consistir na reafirmação de argumentos com os quais a mente antes estava totalmente convencida; de motivos cuja força já foi sentida e reconhecida; e dos motivos de esperança, paz e alegria que, em ocasiões anteriores, difundiram conforto através da alma. Não é menos importante manter a alma, do que “convertê-la”; salvá-lo da frieza, da morte e da formalidade, do que transmitir-lhe os elementos da vida espiritual a princípio. Pode ser tão importante aparar uma videira, se alguém tiver uvas, como é a sua disposição; impedir que um jardim seja invadido por ervas daninhas no verão, como plantá-lo na primavera.

Comentário de Joseph Benson

1 João 5:13 . Essas coisas eu escrevi para você – As coisas contidas na parte anterior deste capítulo sobre os frutos da fé regeneradora, a água e o sangue e as testemunhas no céu e na terra, e especialmente sobre as coisas que eles testemunharam. , mencionado nos dois últimos versos; para você que crê no nome do Filho de Deus – Com uma fé fundamentada em um conhecimento salvador dele e produtivo dos frutos falados em 1 João 5: 1-4 ; para que saibais – No testemunho de todos os evangelistas e apóstolos, e do próprio Cristo; que tendes a vida eterna – que sois herdeiros dela, apesar de seus pecados passados ??e enfermidades presentes, e a imperfeição de seu conhecimento e santidade, e os vários defeitos de seu amor e obediência; e que você possa acreditar – isto é, pode perseverar na crença; no nome do Filho de Deus – Pode continuar na fé fundamentada e estabelecida, e não se afastar da esperança do evangelho; sabendo que o homem justo viverá pela fé, mas se ele recuar, a alma de Deus não terá prazer nele. Ver João 15: 6 e Romanos 11:22 .

Comentário de E.W. Bullinger

eu escrevi = eu escrevi.

até = para.

que acreditam, etc. Esta cláusula é omitida por todos os textos e pelo siríaco.

saber . App-132.

e . . maio . Os textos leem “até vós” .

Comentário de John Calvin

13 Escrevi estas coisas para você. Como deve haver um progresso diário na fé, ele diz que escreveu para aqueles que já haviam crido, para que pudessem acreditar mais firmemente e com maior certeza, e assim gozar de uma confiança mais plena. quanto à vida eterna. Então o uso da doutrina é, não apenas iniciar os ignorantes no conhecimento de Cristo, mas também confirmar aqueles mais e mais que já foram ensinados. Torna-se, portanto, assiduamente cumprir o dever de aprender, para que nossa fé aumente durante todo o curso de nossa vida. Pois ainda existem em nós muitos remanescentes de descrença, e nossa fé é tão fraca que o que acreditamos ainda não é realmente acreditado, exceto que haja uma confirmação mais completa.

Mas devemos observar o modo como a fé é confirmada, mesmo tendo o ofício e o poder de Cristo explicados para nós. Pois o apóstolo diz que escreveu essas coisas, ou seja, que a vida eterna não deve ser buscada em nenhum outro lugar senão em Cristo, a fim de que aqueles que eram crentes já possam acreditar, isto é, progredir na crença. Portanto, é dever de um professor piedoso, a fim de confirmar os discípulos na fé, exaltar o máximo possível a graça de Cristo, para que, satisfeitos com isso, não possamos procurar mais nada.

Como os papistas obscurecem essa verdade de várias maneiras e a extenuam, demonstram suficientemente por isso que apenas se importam com a doutrina correta da fé; sim, por esse motivo, suas escolas deveriam ser mais evitadas do que todos os scyllas e charybdises do mundo; pois quase ninguém pode entrar neles sem um naufrágio seguro de sua fé.

O apóstolo ensina ainda nesta passagem que Cristo é o objeto peculiar da fé, e que à fé que temos em seu nome é anexada a esperança da salvação. Pois neste caso o fim da crença é que nos tornamos filhos e herdeiros de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Para que você saiba que tem vida eterna – escrevo para mostrar seus privilégios – para levá-lo a este santo dos santos – para mostrar o que é crer no Filho de Deus pelos efeitos gloriosos que ele produz: não é uma confiança cega para, mas um gozo real da salvação; Cristo vivendo, trabalhando e reinando no coração.

E para que você possa acreditar – Ou seja, continue a acreditar: pois Cristo habita no coração somente pela fé, e a fé vive apenas pelo amor, e o amor continua somente pela obediência; quem acredita ama e quem ama obedece. Quem obedece ama; quem ama acredita; quem crê tem o testemunho em si mesmo: quem crê neste testemunho tem Cristo em seu coração, a esperança da glória; e quem crê, ama e obedece, tem Cristo em seu coração e é um homem de oração.

Comentário de Thomas Coke

1 João 5:13 . Escrevi estas coisas para você, etc. – Este versículo é considerado por alguns como um resumo da parte principal desta epístola, na qual São João professa que ele escreveu, não aos falsos profetas e seus discípulos ( pois muito provavelmente ele se desesperava em fazer algum bem a eles), mas aos verdadeiros cristãos, para lembrá-los de que a vida eterna era dependente; que eles soubessem que tinham um título, desde que continuassem a crer com o coração em justiça; e incitá-los a perseverar na verdadeira fé e em uma santa prática cristã, apesar das tentativas dos sedutores, que eram muitos e zelosos. A última parte da frase significa: Que você possa continuar acreditando ou acreditando mais firmemente no nome, nos méritos, intercessão, amor e poder do Filho de Deus. Ver João 2:11 ; João 11:15 ; João 20:31 .

Comentário de John Wesley

Escrevi estas coisas para você que crê no nome do Filho de Deus; para que saibais que tendes a vida eterna, e que creiais no nome do Filho de Deus.

Essas coisas eu escrevi – Na introdução, 1 João 1: 4 , ele disse: eu escrevo: agora, no final, eu escrevi. Para que você possa saber – Com uma segurança mais plena e mais forte, que você tem a vida eterna.

Referências Cruzadas

João 1:12 – Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,

João 2:23 – Enquanto estava em Jerusalém, na festa da Páscoa, muitos viram os sinais miraculosos que ele estava realizando e creram em seu nome.

João 3:18 – Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.

João 20:31 – Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.

João 21:24 – Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as registrou. Sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.

Atos dos Apóstolos 3:16 – Pela fé no nome de Jesus, o Nome curou este homem que vocês vêem e conhecem. A fé que vem por meio dele lhe deu esta saúde perfeita, como todos podem ver.

Atos dos Apóstolos 4:12 – Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.

Romanos 8:15 – Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”.

2 Coríntios 5:1 – Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna no céu, não construída por mãos humanas.

Gálatas 4:6 – E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: “Aba, Pai”.

1 Timóteo 1:15 – Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.

1 Pedro 5:12 – Com a ajuda de Silvano, a quem considero irmão fiel, eu lhes escrevi resumidamente, encorajando-os e testemunhando que esta é a verdadeira graça de Deus. Mantenham-se firmes na graça de Deus.

2 Pedro 1:10 – Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão,

1 João 1:1 – O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida.

1 João 1:4 – Escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa.

1 João 2:1 – Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

1 João 2:13 – Pais, eu lhes escrevo porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevo porque venceram o Maligno.

1 João 2:21 – Não lhes escrevo porque não conhecem a verdade, mas porque vocês a conhecem e porque nenhuma mentira procede da verdade.

1 João 2:26 – Escrevo-lhes estas coisas a respeito daqueles que os querem enganar.

1 João 3:23 – E este é o seu mandamento: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou.

1 João 5:10 – Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *