Estudo de 1 João 1:4 – Comentado e Explicado

Escrevemo-vos estas coisas para que a vossa alegria seja completa.
1 João 1:4

Comentário de Albert Barnes

E estas coisas nos escrevem para você – estas coisas respeitando aquele que se manifestou na carne, e respeitando os resultados que fluem disso.

Que sua alegria seja plena – Essa é quase a mesma linguagem que o Salvador usou ao se dirigir a seus discípulos quando ele estava prestes a deixá-los, João 15:11 ; e há poucas dúvidas de que João tinha essa declaração em memória quando proferiu essa observação. Veja as notas nessa passagem. O sentido aqui é que as visões completas e claras do Senhor Jesus, e a comunhão com ele e entre si, que se seguiriam disso, seriam uma fonte de felicidade. A alegria deles seria completa se eles tivessem isso; pois sua verdadeira felicidade era encontrada em seu Salvador. As melhores edições do Testamento Grego agora leem “sua alegria”, em vez da leitura comum “nossa alegria”.

Comentário de E.W. Bullinger

cheio = preenchido ou cheio. App-125. Compare João 15:11 ; João 16:24 .

Comentário de John Calvin

4 Para que a tua alegria seja completa Por plena alegria, ele expressa mais claramente a felicidade completa e perfeita que obtemos através do Evangelho; ao mesmo tempo, ele lembra aos fiéis onde eles devem consertar todos os seus afetos. Verdadeiro é esse ditado,

Onde está o seu tesouro, também haverá o seu coração.”
( Mateus 6:21 .)

Quem, então, realmente percebe o que é comunhão com Deus, ficará satisfeito somente com ela e não queimará mais com desejos por outras coisas.

“O Senhor é meu cálice”, diz Davi, “e minha herança; as linhas caíram para mim em um lote excelente. ” ( Salmos 16: 5. )

Da mesma maneira, Paulo declara que todas as coisas foram consideradas por ele como esterco, em comparação com Cristo somente. ( Filipenses 3: 8. ) Ele, por fim, adquiriu proficiência no Evangelho, que se considera feliz em ter comunhão com Deus e concorda apenas com isso; e assim ele prefere ao mundo inteiro, de modo que ele está pronto para abandonar todas as outras coisas.

Comentário de Adam Clarke

Para que sua alegria seja completa – Você já provou que o Senhor é bom; mas agora vou lhe mostrar a altura do seu chamado cristão, para que sua felicidade seja completa, sendo completamente limpa de todo pecado e cheia da plenitude de Deus.

Comentário de Thomas Coke

1 João 1: 4 . Para que sua alegria seja completa. “Para que a vida divina seja tão aprimorada em suas almas, e sua satisfação pela herança celestial seja tão aparente e tão avançada que sua alegria possa, tanto quanto possível, ser cumprida; e nenhuma circunstância que essa vida mortal admitirá, pode estar querendo completá-lo. ”

1 João 1: 5 . O que ouvimos falar dele, etc. – Dele significa “De Jesus Cristo”; pois São João evidentemente se refere ao que ele havia dito em alguns dos versículos anteriores, a respeito de ver Cristo em carne e ouvi-lo pregar a palavra da vida; o que aquele apóstolo ouviu dele, ele entregou fielmente aos cristãos. A luz está em vários textos colocados para conhecimento ou felicidade; e trevas por ignorância ou miséria. Mas aqui a luz é posta para pureza ou santidade, e as trevas para impureza moral, ou vício e maldade. Deus é um Ser puro e imaculado, sem nenhuma mancha escura de impureza. A fraseologia deste versículo, de afirmar uma coisa, e imediatamente negar o contrário, ou de negar uma coisa e afirmar o contrário, era muito comum com os hebreus, e São João costumava usar esse idioma. Veja 1 João 1: 6 ; 1 João 1: 8 ; 1 João 2: 4 ; 1 João 2: 7 ; 1 João 2:10 , etc. O Dr. Bates diz que a frase Deus é Luz expressa seu conhecimento mais claro e perfeito ; pois a luz descobre todas as coisas: sua santidade imaculada ; pois a luz é incapaz de qualquer poluição; e bondade e felicidade soberanas ; a luz, aliada ao calor vital, inspira o prazer na natureza universal

Comentário de John Wesley

E estas coisas nos escrevem para que sua alegria seja completa.

Para que a sua alegria seja completa – Assim também nosso Senhor, João 15:11 ; 16:22. Há uma alegria de esperança, uma alegria de fé e uma alegria de amor. Aqui a alegria da fé é diretamente planejada. É uma expressão concisa.

Sua alegria – Ou seja, sua fé e a alegria que dela advém: mas também implica a alegria da esperança e do amor.

Referências Cruzadas

Isaías 61:10 – É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com jóias.

Habacuque 3:17 – Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos,

João 15:11 – Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.

João 16:24 – Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa.

2 Coríntios 1:24 – Não que tenhamos domínio sobre a sua fé, mas cooperamos com vocês para que tenham alegria, pois é pela fé que vocês permanecem firmes.

Efésios 3:19 – e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.

Filipenses 1:25 – Convencido disso, sei que vou permanecer e continuar com todos vocês, para o seu progresso e alegria na fé,

2 João 1:12 – Tenho muito que lhes escrever, mas não é meu propósito fazê-lo com papel e tinta. Em vez disso, espero visitá-los e falar com vocês face a face, para que a nossa alegria seja completa.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *