Estudo de 1 Pedro 5:12 – Comentado e Explicado

Por meio de Silvano, que estimo como a um irmão fiel, vos escrevi essas poucas palavras. Minha intenção é de admoestar-vos e assegurar-vos que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes.
1 Pedro 5:12

Comentário de Albert Barnes

Por Silvanus – ou Silas. Veja a nota de 2 Coríntios 1:19 ; 1 Tessalonicenses 1: 1 , nota. Ele era o amigo íntimo e companheiro de Paulo, e havia trabalhado muito com ele nas regiões onde as igrejas estavam localizadas para as quais esta Epístola era dirigida. De que maneira ele se familiarizou com Pedro, ou por que ele estava agora com ele na Babilônia é desconhecido.

Um irmão fiel para você, como eu suponho – A expressão “como eu suponho” – ?? ??????µa? hos logizomai- não implica que houvesse qualquer dúvida na mente do apóstolo, mas indica uma firme persuasão de que o que ele disse era verdade . Assim, Romanos 8:18 , “Pois eu reconheço ( ??????µa? logizomai) que os sofrimentos do tempo presente não são dignos de serem comparados”, etc. Ou seja, estou totalmente convencido disso; Não tenho dúvida disso. Peter evidentemente não tinha dúvidas sobre esse ponto, mas provavelmente não podia falar de nenhum conhecimento pessoal. Ele não estava com eles quando Silas estava, e talvez nem um pouco; pois eles podem ter sido “estranhos” para ele pessoalmente – pois a palavra “estranhos”, em 1 Pedro 1: 1 , pode sugerir que ele não tinha nenhum conhecimento pessoal deles. Silas, no entanto, estava muito com eles (compare Atos 15: 17-31 ) e Pedro não tinha dúvida de que ele se mostrara “um irmão fiel” para eles. Uma epístola transmitida por suas mãos não podia deixar de ser bem-vinda. Deve-se observar, no entanto, que a expressão “suponho” foi interpretada de maneira diferente por alguns. Wetstein entende isso como significado: “Não que ele supus que Silvanus seja um irmão fiel, pois quem, diz ele, poderia duvidar disso? mas que ele havia escrito como ele entendia as coisas, tendo cuidadosamente considerado o assunto, e como ele considerava as coisas verdadeiras; ” e refere-se para ilustração a Romanos 8:18 ; Filemom 4: 8 ; Hebreus 11: 9 . Grotius entende isso como significado: “Se bem me lembro;” e supõe que a ideia é que ele mostre sua afeição por eles, dizendo que não foi a primeira vez que ele escreveu para eles, mas que ele havia escrito antes brevemente e enviou a carta, o melhor que pôde lembrar, por Silvanus. Mas não há evidências de que ele tenha escrito para eles antes, e a interpretação comum é, sem dúvida, a preferida.

Exortando – Nenhuma parte pequena da Epístola é abordada com exortações.

E testemunhando – testemunhando. O principal objetivo do ofício dos apóstolos era testemunhar a verdade (ver as notas em 1 Coríntios 9: 1 😉 e Pedro nesta epístola cumpriu essa parte das funções de seu ofício em relação aos cristãos dispersos da Ásia Menor .

Que esta é a verdadeira graça de Deus em que você está – Que a religião em que você está, ou em que você agora mantém, é aquela que é identificada com a graça ou favor de Deus. O cristianismo, não o judaísmo ou o paganismo, era a verdadeira religião. Mostrar isso, e prestar testemunho contínuo disso, foi o principal desígnio do ofício apostólico.

Comentário de Joseph Benson

1 Pedro 5:12 . Por Silvanus – A pessoa provavelmente com esse nome, a quem São Paulo se uniu ao escrever as epístolas aos tessalonicenses, a saber, Silas, que ( Atos 15:22 ) é chamado de homem principal entre os irmãos e profeta, Atos 15:32 . Sendo companheiro constante de Paulo nas viagens após a deserção de João Marcos, ele, sem dúvida, ajudou na plantação de igrejas na Galácia e nos outros países da Pequena Ásia, mencionado no cap. 1 Pedro 1: 1 . Sendo assim bem conhecido pelos irmãos nessas partes, ele era uma pessoa adequada para levar esta carta para eles de São Pedro; a quem, provavelmente, após a morte de Paulo, ele se juntara como assistente. Um irmão fiel, como suponho – Como julgo por boas razões, embora não por inspiração imediata; Escrevi brevemented? ?????? , em poucas palavras; exortando e testificando – ou acrescentando meu testemunho, como ep?µa?t???? significa; a saber, aquilo que eles tinham ouvido antes de Paulo; que esta é a verdadeira graça de Deus – a verdadeira e única doutrina proveniente da graça de Deus, e em que a graça de Deus é oferecida e concedida a todos os crentes penitentes; e, portanto, sinceramente exortando-o a prestar atenção e a considerá-lo seriamente.

Comentário de E.W. Bullinger

Por . App-104. 1 Pedro 5: 1 .

Silvanus . Ver 2 Coríntios 1:19 .

fiel . App-150.

suponha = conta. Grego. logizomai, como Romanos 4: 3 , etc.

brevemente . Literalmente por meio de (App-104. 1 Pedro 5: 1 ) poucas (palavras).

testemunhar = sinceramente testemunhar. Grego. epimartureo. Só aqui.

verdade . App-175.

em que = em (App-104.) que

você fica . Todos os textos lêem o humor imperativo “levante-se” . Compare Filipenses 1: 4 , Filipenses 1: 1 .

Comentário de John Calvin

12 Por Silvanus Ele os exorta na conclusão da Epístola à constância na fé: sim, ele declara que seu objetivo, por escrito, era retê-los em obediência à doutrina que eles haviam adotado. Mas ele primeiro elogia a brevidade de sua epístola, para que a leitura não seja entediante para eles; e, em segundo lugar, ele acrescenta um pequeno elogio ao seu mensageiro, para que a voz viva possa ser acrescentada ao que foi escrito; pois esse foi o modelo do testemunho que ele presta à sua fidelidade. Mas a exceção, como suponho, ou penso , foi acrescentada, como sinal de modéstia ou para que eles saibam com certeza, que ele falava de acordo com a convicção de sua própria mente; e não era razoável para eles não concordarem com o julgamento de tão grande apóstolo.

Exortando e testificando Quão difícil é continuar na fé! evidências disso são as deserções diárias de muitos: nem, de fato, é algo de admirar, quando consideramos quão grande é a leviandade e inconsistência dos homens, e quão grande é sua inclinação à vaidade. Porém, como nenhuma doutrina pode encontrar raízes firmes e perpétuas no coração dos homens, se isso for acompanhado de alguma dúvida, ele testifica que a verdade de Deus, na qual foram ensinadas, era certa. E, sem dúvida, a menos que sua certeza apareça em nossa mente, devemos sempre vacilar necessariamente e estar prontos para virar a cada vento da nova doutrina. Pela graça de Deus, ele quer dizer fé com todos os seus efeitos e frutos.

Comentário de Adam Clarke

Por Silvanus, um irmão fiel para você, como suponho – Para dizer o mínimo desta tradução, é extremamente obscura e não combina com a elegância que é comum aos nossos tradutores. Não vejo razão para que a cláusula não seja assim traduzida: escrevi para você, como considero brevemente por Silvanus, o irmão fiel. Em todas as mãos, é permitido que este Silvanus seja o mesmo que Silas, o fiel companheiro de Paulo nas viagens, mencionado em Atos 15:40 ; Atos 16:19 ; e, se ele fosse o mesmo, Pedro nunca poderia dizer o que suponho a sua fé e piedade: mas poderia muito bem dizer isso à falta de sua epístola, apesar dos muitos e importantes assuntos que ela abraçava. Veja o siríaco, a vulgata, etc. Se as palavras forem aplicadas a Silvanus, elas devem ser tomadas no sentido em que são frequentemente usadas: “Concluo que ele é uma pessoa confiável; alguém por quem posso enviar esta carta com segurança; que cuidará de viajar pelas diferentes regiões da Ásia, Pontus, Galácia e Bitínia; leia-o em todas as igrejas; e deixe uma cópia para o encorajamento e a instrução do rebanho de Cristo “. E em tal estado da Igreja, em tais países, nenhuma pessoa comum poderia ter sido confiada a essa mensagem.

Exortando – Convocando você a ser fiel, humilde e firme.

E testemunhando – ?p?µa?t???? , Testemunhando sinceramente , que é a verdadeira graça – o genuíno Evangelho de Jesus Cristo, no qual você permanece e no qual deve perseverar até o fim.

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 5:12 . Por Silvanus, um irmão fiel, – ( como suponho ) , etc. – Esta tradução parece para muitos como um questionamento da fidelidade de Silvanus. O siríaco assim traduziu as palavras; Essas poucas coisas ( como suponho, ou as reconheço ) que escrevi a você por Silvanus, um irmão fiel. A palavra ??????µa?, que traduzimos , suponho, não significa conjeturar, nem sempre implica suspeita ou dúvida; mas é usado da maneira mais forte para expressar a persuasão mais completa e firme da mente. Veja Romanos 3:28 ; Romanos 8:18 . Entre outras significações da palavra, diz Parkhurst, significa inferir, concluir, após declarar os motivos de ambos os lados e equilibrar a conta; pois nos escritores de propano é aplicado a cálculos aritméticos: significa também estima; Romanos 14:14 . Para que São Pedro usasse essa palavra e não suspeitasse da fidelidade de Silvanus; mas, pelo contrário, pretende assim intimá-lo, de que ele foi totalmente persuadido de ser um irmão cristão fiel; alguém que não corromper ou suprimir esta carta, mas espalhá-la diligentemente e fielmente entre eles; e alguém cuja pregação eles deveriam considerar, pois ele não perverteria o evangelho. Se este foi o Silvanus ou Silas mencionado várias vezes nos Atos como o companheiro de São Paulo, certamente não pode ser determinado. Em vez de onde você está, o grego pode ser traduzido mais apropriadamente onde você esteve. As igrejas da Galácia foram plantadas por São Paulo, e muito provavelmente foram todas ou a maioria das igrejas nas quais São Pedro escreveu. Se este Silvanus, portanto, era o companheiro de São Paulo, ele não seria apenas um mensageiro adequado a ser enviado, como bem conhecido entre eles, e talvez ajudando na conversão deles; mas tenderia muito a confirmá-los em sua santa fé, descobrir que São Pedro ensinou a mesma doutrina com São Paulo ou confirmou o que o grande apóstolo dos gentios havia ensinado; testificando que era o verdadeiro evangelho que eles já haviam recebido. Ver 2 Pedro 2:15 . Os judaizantes teriam se refugiado sob a autoridade de São Pedro e outros apóstolos da circuncisão; Gálatas 2: 6 ; Gálatas 2:21 . 1 Coríntios 1:12 mas quando os cristãos gentios descobriram que todos os apóstolos se harmonizavam; que São Pedro aprovou o evangelho pregado por São Paulo; que ele elogiou os cooperadores de São Paulo e até prestou seu testemunho de que os cristãos na Ásia Menor estavam certos, embora convertidos pelo apóstolo dos gentios e seus assistentes; deve ter estabelecido e fortalecido muito contra todos os ataques dos judaizantes: e com essa visão, São Pedro parece ter prestado esse testemunho; sugerindo de maneira suave e gentil, que eles não tiveram ocasião de acrescentar a circuncisão e a observação da lei judaica ao evangelho de Cristo. Certamente então “São Pedro não se estabeleceria como o chefe dos cristãos judaizantes na Galácia, nem em qualquer outro lugar; nem pregaria um evangelho diretamente contrário ao de São Paulo, nem se comportaria como o mais ativo, amargo e mais inimigo perigoso “. Os anti-revelacionistas, que afirmaram tais coisas, fariam bem em rever suas assertivas precipitadas e considerar o quão irracional e infundada são essas insinuações. Veja Parkhurst na palavra ??????µa? .

Comentário de John Wesley

Por Silvanus, um irmão fiel para você, como suponho, escrevi brevemente, exortando e testificando que esta é a verdadeira graça de Deus na qual você está.

Como suponho – Como julgo, por boas razões, embora não por inspiração imediata.

Eu escrevi – Ou seja, enviei minha carta por ele.

Acrescentando meu testemunho – Àquilo que antes ouvistes de Paulo, esse é o verdadeiro evangelho da graça de Deus.

Referências Cruzadas

João 21:21 – Quando Pedro o viu, perguntou: “Senhor, e quanto a ele? “

Atos dos Apóstolos 20:24 – Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.

Romanos 5:2 – por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

1 Coríntios 15:1 – Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes.

2 Coríntios 1:19 – pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, pregado entre vocês por mim e também por Silvano e Timóteo, não foi “sim” e “não”, mas nele sempre houve “sim”;

2 Coríntios 1:24 – Não que tenhamos domínio sobre a sua fé, mas cooperamos com vocês para que tenham alegria, pois é pela fé que vocês permanecem firmes.

Gálatas 1:8 – Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!

Efésios 3:3 – isto é, o mistério que me foi dado a conhecer por revelação, como já lhes escrevi brevemente.

Efésios 6:21 – Tíquico, o irmão amado e fiel servo do Senhor, lhes informará tudo, para que vocês também saibam qual é a minha situação e o que estou fazendo.

Colossenses 1:7 – Vocês o aprenderam de Epafras, nosso amado cooperador, fiel ministro de Cristo para conosco,

Colossenses 4:7 – Tíquico lhes informará todas as coisas a meu respeito. Ele é um irmão amado, ministro fiel e cooperador no serviço do Senhor.

Colossenses 4:9 – Ele irá com Onésimo, fiel e amado irmão, que é um de vocês. Eles irão contar-lhes tudo o que está acontecendo aqui.

1 Tessalonicenses 1:1 – Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: A vocês, graça e paz da parte de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo.

2 Tessalonicenses 1:1 – Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus nosso Pai e no Senhor Jesus Cristo:

Hebreus 13:22 – Irmãos, peço-lhes que suportem a minha palavra de exortação; na verdade o que eu lhes escrevi é pouco.

2 Pedro 1:12 – Por isso, sempre terei o cuidado de lembrar-lhes estas coisas, se bem que vocês já as sabem e estão solidamente firmados na verdade que receberam.

2 Pedro 2:15 – Eles abandonaram o caminho reto e se desviaram, seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o salário da injustiça,

1 João 5:9 – Nós aceitamos o testemunho dos homens, mas o testemunho de Deus tem maior valor, pois é o testemunho de Deus, que ele dá acerca de seu Filho.

3 João 1:12 – Quanto a Demétrio, todos dão bom testemunho dele, inclusive a própria verdade. Nós também damos, e você sabe que o nosso testemunho é verdadeiro.

Judas 1:3 – Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *