Estudo de João 5:26 – Comentado e Explicado

Pois como o Pai tem a vida em si mesmo, assim também deu ao Filho o ter a vida em si mesmo,
João 5:26

Comentário de Albert Barnes

Como o Pai tem vida – Deus é a fonte de toda a vida. Ele é chamado Deus vivo, em oposição aos ídolos que não têm vida. Atos 14:15 ; “Nós vos pregamos para que vos desviaste dessas vaidades (ídolos) para o Deus vivo”, Josué 3:10 ; 1 Samuel 17:26 ; Jeremias 10:10 . Veja também Isaías 40: 18-31 .

Em si mesmo – isso significa que a vida em Deus, ou existência, não é derivada de nenhum outro ser. Nossa vida é derivada de Deus. Gênesis 2: 7 ; Deus “soprou em suas narinas o sopro da vida, e o homem se tornou uma alma vivente” – isto é, um ser vivo. Todas as outras criaturas derivam sua vida dele. Salmo 104: 30 , Salmo 104: 29 ; “Tu envias teu espírito, eles são criados; retiras o fôlego, morrem e voltam ao pó. Mas Deus é subestimado. Ele sempre existiu como ele é. Salmo 90: 2 ; “De eternidade em eternidade, tu és Deus.” Ele é imensamente o mesmo, Tiago 1:17 . Não se pode dizer que ele é “auto-existente”, porque isso é um absurdo; nenhum ser pode se originar ou criar a si mesmo; mas ele não depende de nenhum outro para a “vida”. Certamente, nenhum ser pode tirar sua existência; e, claro, também, nenhum ser pode tirar sua felicidade. Ele tem “em si mesmo” infinitas fontes de felicidade, e nenhum outro ser, nenhuma mudança em seu universo pode destruir essa felicidade.

Então – de uma maneira como a dele. Corresponde ao primeiro “as”, implicando que um é igual ao outro; a vida em um é a mesma, e possuída da mesma maneira, como no outro.

Ele deu – Isso mostra que o poder ou a autoridade aqui mencionados foram “dados” ou comprometidos com o Senhor Jesus. Evidentemente, isso não se refere à maneira pela qual a segunda pessoa da Trindade existe, pois o poder e a autoridade de que Cristo aqui fala é o que ele exerce como “Mediador”. É o poder de ressuscitar os mortos e julgar o mundo. No que diz respeito à sua natureza divina, não se afirma aqui que seja de alguma maneira derivado; nem o fato de que se diz que Deus “o deu” esse poder prova que ele era inferior em sua natureza ou que sua existência era derivada. Para:

1. Refere-se apenas “ao cargo”. Como mediador, pode-se dizer que ele foi designado pelo Pai.

2. A nomeação para o cargo não prova que quem é nomeado é de natureza inferior àquele que o nomeia. Um filho pode ser designado para um trabalho em particular por um dos pais e, no entanto, em relação aos talentos e a qualquer outra qualificação, pode ser igual ou superior ao pai. Ele sustenta a relação de um filho, e nessa relação há uma inferioridade oficial. O general Washington não era de natureza e talento inferior aos homens que o comissionaram. Ele simplesmente derivou autoridade deles para fazer o que ele era totalmente “capaz” de fazer. Assim, o Filho, “como mediador”, está sujeito ao Pai; no entanto, isso não prova nada sobre sua natureza.

Ter vida – Ou seja, o direito ou a autoridade de dar vida a outras pessoas, mortas em seus túmulos ou em seus pecados.

Em si mesmo – Há muita coisa notável nessa expressão. Está nele como está em Deus. Ele tem o controle e pode exercitá-lo como quiser. Os profetas e apóstolos nunca são representados como tendo esse poder em si mesmos. Eles eram dependentes; eles realizaram milagres em nome de Deus e de Jesus Cristo Atos 3: 6 ; Atos 4:30 ; Atos 16:18 ; mas Jesus fez isso por seu próprio nome, autoridade e poder. Ele tinha apenas que falar, e foi feito, Marcos 5:41 ; Lucas 7:14 ; João 11:43 . Essa maravilhosa comissão que ele recebeu de Deus para ressuscitar os mortos como quisesse; converter pecadores quando e onde ele escolheu; e finalmente ressuscitar todos os mortos, e pronunciar sobre eles um destino eterno de acordo com os feitos feitos no corpo. Ninguém poderia fazer isso senão aquele que tinha o poder da criação – igual em onipotência ao Pai, e o poder de procurar todos os corações – igual em onisciência a Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

as = mesmo como. Grego. hosper.

Ele deu = Ele deu (na eternidade passada).

Comentário de John Calvin

26. Pois como o Pai tem vida em si mesmo. Ele mostra de onde sua voz obtém tanta eficácia; isto é, que ele é a fonte da vida, e por sua voz a derrama sobre os homens; pois a vida não fluiria para nós de sua boca, se ele não tivesse em si a causa e a fonte dela. Diz-se que Deus tem vida em si mesmo, não apenas porque ele vive sozinho por seu próprio poder inerente, mas porque, contendo em si a plenitude da vida, ele comunica a vida a todas as coisas. E isso, de fato, pertence particularmente a Deus, como é dito: Contigo é a fonte da vida ( Salmos 36: 9 ). Mas porque a majestade de Deus, estando longe de nós, se assemelharia a uma fonte desconhecida e oculta. , por esta razão, foi manifestado abertamente em Cristo. Temos assim uma fonte aberta colocada diante de nós, da qual podemos extrair. O significado das palavras é o seguinte: “Deus não escolheu ocultar a vida e, por assim dizer, enterrar dentro de si, e, portanto, a derramou em seu Filho, para que ela flua para nós”. Portanto, concluímos que esse título é estritamente aplicado a Cristo, na medida em que ele se manifestou em carne.

Comentário de Adam Clarke

Que ele deu ao Filho para ter vida, etc. – Aqui nosso Senhor fala de si mesmo em seu caráter de Messias, ou enviado de Deus.

Comentário de Thomas Coke

João 5:26 . Pois como o Pai tem a vida, etc. – “Porque o Pai é a Fonte da vida, que a possui necessariamente e da maneira mais perfeita em si mesma, e a comunica a todos os vivos; assim, na dispensação pela qual ele tem constituiu seu próprio Filho essencialmente vivo para ser o Messias, ele concedeu a ele, que em seu estado encarnado e na execução de seu cargo, ele terá essa vida em si mesmo, com autoridade para comunicar a vida a outros, elevando-os dos mortos, por seu próprio fundo de poder vivificador, que é inerente a si mesmo “.

Comentário de John Wesley

Pois como o Pai tem vida em si mesmo; assim ele deu ao Filho para ter vida em si mesmo;

Ele deu ao Filho – Por geração eterna, para ter vida em si – Absoluto, independente.

Referências Cruzadas

Exodo 3:14 – Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês”.

Salmos 36:9 – Pois em ti está a fonte da vida; graças à tua luz, vemos a luz.

Salmos 90:2 – Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus.

Jeremias 10:10 – Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno. Quando ele se ira, a terra treme; as nações não podem suportar o seu furor.

João 1:4 – Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.

João 4:10 – Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”.

João 7:37 – No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

João 8:51 – Asseguro-lhes que, se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”.

João 11:26 – e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso? “

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

João 14:19 – Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.

João 17:2 – Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.

Atos dos Apóstolos 17:25 – Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.

1 Coríntios 15:45 – Assim está escrito: “O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente”; o último Adão, espírito vivificante.

Colossenses 3:3 – Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.

1 Timóteo 1:17 – Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.

1 Timóteo 6:16 – o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém.

1 João 1:1 – O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida.

Apocalipse 7:17 – pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; ele os guiará às fontes de água viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima”.

Apocalipse 21:6 – Disse-me ainda: “Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida.

Apocalipse 22:1 – Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro,

Apocalipse 22:17 – O Espírito e a noiva dizem: “Vem! ” E todo aquele que ouvir diga: “Vem! ” Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *