Estudo de Salmos 36:9 – Comentado e Explicado

porque em vós está a fonte da vida, e é na vossa luz que vemos a luz.
Salmos 36:9

Comentário de Albert Barnes

Pois contigo está a fonte da vida – A fonte ou fonte da qual toda a vida flui. Todos os seres vivos derivam de você sua origem, como correntes fluem de fontes; tudo o que é propriamente chamado de vida procede de ti; tudo o que torna a vida real – o que a torna desejável ou feliz – tem sua origem em ti. O salmista evidentemente pretendia aqui incluir mais do que mera “vida” considerada como existência animada. Ele se lembra do que havia se referido nos versículos anteriores – as várias bênçãos que resultaram da misericórdia e benevolência de Deus, e que estavam presentes em sua adoração; e ele aqui diz que tudo isso – tudo o que faz o homem feliz – tudo o que pode ser considerado como “vida” – procede de Deus. Vida literalmente, no homem e em todos os seres animados; vida espiritualmente; vida aqui e vida futura – tudo deve ser atribuído a Deus.

Na tua luz veremos a luz – Como tu és a Fonte de luz, e toda a luz procede de ti, seremos capazes de ver a luz ou ver o que é verdade, apenas como a vemos em ti. Ao olhar para ti; meditando em teu caráter; por uma correta compreensão de si mesmo; por estarmos envolvidos com a luz que te envolve, veremos luz em todas as grandes questões que nos deixam perplexos e que é tão desejável que possamos entender. Não é olhando para nós mesmos; não é por nenhum ensinamento humano; não é procurando informações “longe de ti” que podemos esperar que as questões que nos deixam perplexos sejam resolvidas; é somente vindo a si mesmo e olhando diretamente para você. Não há outra fonte de verdadeira luz e verdade senão Deus; e na contemplação de si mesmo e da luz que o envolve, e somente nisso, podemos esperar compreender os grandes assuntos sobre os quais tanto ofegamos para sermos informados. Tudo longe de Deus é escuro; tudo perto dele é luz. Se, portanto, desejamos luz sobre os assuntos que pertencem à nossa salvação, ela deve ser buscada por uma abordagem direta e próxima a ele; e quanto mais nos perdermos nos esplendores de seu trono, mais entenderemos a verdade. Compare 1 João 1: 5 ; Apocalipse 21:23 ; Apocalipse 22: 5 ; 1 Pedro 2: 9 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 36: 9 . Contigo está a fonte da vida – Da qual fluem esses rios de prazer. A vida está em Deus como em uma fonte, e dele é derivado para nós. Como Deus da natureza, ele é a fonte da vida natural; nele vivemos, nos movemos e temos nosso ser. Como Deus da graça, ele é a fonte da vida espiritual: toda a força e conforto das almas santificadas; todos os seus graciosos princípios, poderes e performances são dele. Ele é a fonte e o autor de todas as suas sensações das coisas divinas e de todos os seus movimentos em relação a elas; e ele convida toda a sede, ou seja, quem quiser, a participar e participar livremente dessas águas da vida. Como Deus da glória, ele é a fonte da vida eterna: a felicidade dos santos glorificados consiste na visão e na fruição dele, e nas comunicações imediatas de seu amor, sem interrupção, ou medo, ou cessação. Essa vida gloriosa, abençoada e interminável é só digna do nome da vida: a presente vida temporal sendo apenas uma passagem para a morte e um teatro de grandes e múltiplas calamidades. Na tua luz – No conhecimento de ti na graça, e na visão de ti na glória; especialmente no último; na luz do seu semblante, ou presença gloriosa, que então será plenamente manifestada para nós, quando te vermos claramente e face a face, e não através de um copo e escuro, como vemos agora; veremos luz – A luz da vida, como é chamada, João 8:12 ; a luz nesta cláusula é a mesma coisa que a vida na primeira: luz pura sem qualquer mistura de trevas; conhecimento sem ignorância, santidade sem pecado, felicidade sem miséria. A palavra luz é elegantemente repetida em outra significação; na cláusula anterior, é a luz que descobre; nela, a luz descobre ou desfruta.

Comentário de Adam Clarke

Pois contigo está a fonte da vida – Isto, na frase das Escrituras, pode significar uma fonte de água; pois tal era chamada entre os judeus água viva, para distingui-la de lagoas, tanques e reservatórios, que eram supridos por água recebida das nuvens ou conduzida por tubos e riachos de outros bairros. Mas parece haver uma alusão maior no texto sagrado. ???? ???? ??? ?? ki immecha mekor chaiyim : “Porque contigo é a veia das vidas.” Isso não faz alusão à grande aorta, que, recebendo o sangue do coração, o distribui pelas artérias para todas as partes do corpo humano, de onde é conduzida de volta ao coração por meio das veias. Como o coração, por meio da grande aorta, distribui o sangue para as partes mais remotas do corpo; assim, Deus, por Cristo Jesus, transmite os fluxos vivificantes de sua bondade providencial a todos os mundos e seres que ele criou, e as influências de sua graça e misericórdia a toda alma que pecou. Todo bem espiritual e temporal vem Dele, o Pai, através Dele, o Filho, para todas as partes da criação de Deus.

À tua luz veremos luz – Ninguém pode iluminar sua própria alma; todo entendimento deve vir de cima. Aqui a metáfora é mudada, e Deus é comparado ao sol no firmamento do céu, que ilumina todos os planetas e seus habitantes. “Deus disse: Haja luz; e houve luz;” por essa luz, os olhos do homem foram capazes de contemplar as várias obras de Deus e as belezas da criação; assim, quando Deus fala luz no coração escuro do homem , ele não apenas vê sua própria deformidade e necessidade da salvação de Deus, mas também “a luz da glória de Deus na face de Jesus Cristo”; “Deus, em Cristo, reconciliando o mundo consigo mesmo.” “À tua luz veremos luz.” Isso é literalmente verdade, tanto no sentido espiritual quanto filosófico.

Comentário de John Calvin

9. Pois contigo é a fonte da vida. O salmista aqui confirma a doutrina do versículo anterior, cujo conhecimento é tão lucrativo que nenhuma palavra pode expressá-la adequadamente. Como os ímpios profanos até os melhores dons de Deus pelo mau abuso deles, a menos que observemos a distinção que afirmei, seria melhor perecermos cem vezes a fome do que sermos alimentados abundantemente pela bondade de Deus . Os ímpios não reconhecem que é em Deus que eles vivem, se movem e têm seu ser, mas imaginam que são sustentados por seu próprio poder; e, portanto, Davi, pelo contrário, aqui afirma, pela experiência dos piedosos, e como era em seu nome, que a fonte da vida está em Deus. Com isso ele quer dizer que não há uma gota de vida sem ele, ou que não flua de sua graça. A metáfora da luz, na última cláusula do versículo, é tacitamente mais enfática, denotando que os homens são totalmente destituídos de luz, exceto na medida em que o Senhor brilhe sobre eles. Se isso é verdade para a luz; desta vida, como poderemos contemplar a luz do mundo celestial, a menos que o Espírito de Deus nos ilumine? pois devemos sustentar que a medida de entendimento com que os homens são por natureza dotados é tal, que

“A luz brilha nas trevas,
mas as trevas não a compreendem ”( João 1: 5 😉

e que os homens são iluminados apenas por um dom sobrenatural. Mas somente os piedosos percebem que derivam sua luz de Deus, e que, sem ela, continuariam, por assim dizer, enterrados e sufocados nas trevas.

Comentário de John Wesley

Pois contigo está a fonte da vida: à tua luz veremos luz.

Vida – Está em Deus como em uma fonte, e dele é derivado para nós.

Mas – Da vida gloriosa, abençoada e interminável, que por si só é digna do nome.

Luz – À luz da tua presença gloriosa, que será plenamente manifestada, quando te virmos face a face.

Luz – Alegria, conforto e felicidade: a palavra luz se repete elegantemente em outra significação; na cláusula anterior, é luz descobrindo, sob essa luz, descoberta ou desfrutada.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *