Estudo de João 8:51 – Comentado e Explicado

Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá jamais a morte.
João 8:51

Comentário de Albert Barnes

Se um homem mantém o meu dizer – Se ele acredita em mim e obedece aos meus mandamentos.

Ele nunca verá a morte – Ver a morte, ou provar a morte, é o mesmo que morrer, Lucas 2:26 ; Mateus 16:28 ; Marcos 9: 1 . O sentido desta passagem é: “Ele obterá a vida eterna, ou será ressuscitado para aquela vida em que não haverá morte”. Ver João 6: 49-50 ; João 3:36 ; João 5:24 ; João 11: 25-26 .

Comentário de E.W. Bullinger

manter. Grego. área, implicando assistir ao invés de guardar. Veja notas em João 17:12 .

dizendo = palavra. Grego. logotipos. Veja nota em Marcos 9:32 .

nunca veja a morte = de maneira alguma (grego. ou eu. App-105) veja (App-133) morte para sempre (grego. eis ton aiona. App-151): ie morte eterna, porque ele fará parte do ” ressurreição para a vida “, como declarado pelo Senhor em João 11:25 . Veja as notas lá.

veja a morte . A expressão ocorre apenas aqui no NT

Comentário de John Calvin

51. Em verdade, em verdade te digo. Cristo inquestionavelmente sabia que algumas pessoas naquela multidão eram curáveis ??e que outras não se opunham à sua doutrina. Por esse motivo, ele pretendia aterrorizar os ímpios cuja malícia estava desesperada, mas fazê-lo de maneira a deixar terreno de consolo para o bem ou atrair para ele aqueles que ainda não estavam arruinados. Qualquer desagrado pela palavra de Deus, portanto, pode ser entretido pela maior parte dos homens, mas o fiel professor não deve ser totalmente empregado em reprovar os iníquos, mas também deve transmitir a doutrina da salvação aos filhos de Deus, e esforçar-se por trazê-los a visões sólidas, se houver algum que não seja perfeitamente incurável. Nesta passagem, portanto, Cristo promete vida eterna aos seus discípulos, mas exige discípulos que não apenas picarem os ouvidos, como jumentos, ou professarão com a boca que aprovam sua doutrina, mas que a manterão como preciosa. Tesouro. Ele diz que eles nunca verão a morte ; pois, quando a fé vivifica a alma de um homem, a morte já tem seu aguilhão extraído e seu veneno removido, e, portanto, não pode infligir uma ferida mortal.

Comentário de Adam Clarke

Nunca verá a morte – como Moisés prometeu uma vida longa, com abundância de bênçãos temporais, àqueles que deveriam guardar seus estatutos e ordenanças, assim quem guarda minha doutrina não terá apenas uma vida longa, mas nunca verá a morte – ele deve nunca estará sob o poder da morte da alma, mas viverá eternamente comigo em glória.

Comentário de Thomas Coke

João 8:51 . Se um homem mantiver minha palavra: Nosso Senhor, tendo observado anteriormente que há alguém que busca sua glória, continua declarando que Deus, o Pai, não apenas finalmente o glorificará como o Filho do homem, mas também conferirá as mais altas honras e recompensa em todos os seus fiéis servos perseverantes. Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém MANTER minha palavra, nunca verá a morte ou não cairá sob condenação eterna. Dizem que Cristo aboliu a morte, destruindo as obras do diabo, e ressuscitou o crente consigo mesmo e o fez se encaixar com ele nos lugares celestiais. A morte, sendo assim vencida pelo capitão de nossa fé, não pode reter por muito tempo seus fiéis discípulos perseverantes: quanto à segunda morte, ela não pode ter poder sobre eles. Ver 2 Timóteo 1:10 . Hebreus 2:14 . Efésios 2: 6 .

Comentário de John Wesley

Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.

Se um homem guardar minha palavra – então meu Pai consultará minha glória. Mantemos sua doutrina crendo, suas promessas esperando, seu comando obedecendo.

Ele nunca verá a morte – isto é, a morte eterna. Ele viverá para sempre. Nisto, ele prova que não era samaritano; para os samaritanos em geral eram saduceus.

Referências Cruzadas

Salmos 89:48 – Que homem pode viver e não ver a morte, ou livrar-se do poder da sepultura? Pausa

Lucas 2:26 – Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor.

João 3:15 – para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.

João 5:24 – “Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.

João 6:50 – Todavia, aqui está o pão que desce do céu, para que não morra quem dele comer.

João 8:12 – Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.

João 8:55 – Vocês não o conhecem, mas eu o conheço. Se eu dissesse que não o conheço, seria mentiroso como vocês, mas eu de fato o conheço e guardo a sua palavra.

João 11:25 – Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

João 15:20 – Lembrem-se das palavras que eu lhes disse: nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *