Estudo de João 11:26 – Comentado e Explicado

E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto?
João 11:26

Comentário de Albert Barnes

Todo aquele que vive – Acabara de falar das perspectivas dos mortos piedosos. Ele agora diz que as mesmas perspectivas estão diante dos vivos que têm fé semelhante. Grego: “Todo aquele que vive e crê em mim.”

Nunca morrerá – Como os mortos, embora mortos, ainda viverão, assim os vivos terão o mesmo tipo de vida. Eles nunca entrarão na morte eterna. Ver João 6: 50-51 , João 6:54 , João 6:58 . Grego: “Nunca morrerá para sempre”.

Você acredita nisso? Esta pergunta foi sem dúvida feita, porque implicava que ele era capaz de levantar Lázaro, e porque era um momento apropriado para ela testar sua própria fé. O tempo da aflição é um período favorável para tentarmos determinar se temos fé. Se ainda temos confiança em Deus, se o procuramos em consolo nessas épocas, é uma boa evidência de que somos seus amigos. Aquele que ama a Deus quando tira seus confortos, tem a melhor evidência possível de um verdadeiro apego a ele.

Comentário de E.W. Bullinger

vive = está vivo, referindo-se a 1 Tessalonicenses 4:17 .

nunca = de maneira alguma (grego. ou eu. App-105) até a idade (grego. eis ton aiona. App-151).

Crente . Veja App-150.

Comentário de John Calvin

26. E todo aquele que vive, e crê em mim. Esta é a exposição da segunda cláusula, como Cristo é a vida ; e ele é assim, porque nunca permite que a vida que outrora concedeu se perca, mas a preserva até o fim. Pois, como a carne é tão frágil, o que seria dos homens se, depois de terem conseguido a vida, depois fossem deixados a si mesmos? A perpetuidade da vida deve, portanto, ser fundamentada no poder do próprio Cristo, para que ele possa completar o que começou.

Nunca morrerá. A razão pela qual se diz que os crentes nunca morrem é que suas almas, nascendo de novo de uma semente incorruptível ( 1 Pedro 1:23 ), têm Cristo habitando neles, de quem eles obtêm vigor perpétuo; pois

o corpo está sujeito à morte por causa do pecado,
todavia, o espírito é vida por causa da justiça,
( Romanos 8:10 .)

O fato de o homem exterior diariamente se deteriorar neles está tão longe de tirar algo de sua vida verdadeira, que ajuda no progresso dela, porque o homem interior é renovado dia após dia ( 2 Coríntios 4:16 ). além disso, a própria morte é uma espécie de emancipação da escravidão da morte.

Você acredita nisso? À primeira vista, Cristo parece discursar sobre a vida espiritual, com o objetivo de retirar a mente de Marta de seu desejo atual. Marta desejou que seu irmão fosse restaurado à vida , responde Cristo, que ele é o autor de uma vida mais excelente; e isto é, porque ele vivifica as almas dos crentes pelo poder divino. No entanto, não tenho dúvida de que ele pretendia incluir os dois favores; e, portanto, ele descreve, em termos gerais, a vida espiritual que ele concede a todos os seus seguidores, mas deseja dar-lhes alguma oportunidade de conhecer esse poder, que ele logo depois manifestaria ao ressuscitar Lázaro.

Comentário de Adam Clarke

Nunca morrerá – Ou, não morrerá para sempre. Embora ele morra uma morte temporal. ele não deve continuar sob seu poder para sempre; mas terá uma ressurreição para a vida eterna.

Você acredita nisso? Deus decidiu trabalhar em favor dos homens apenas na proporção de sua fé nele: era necessário, portanto, que essas pessoas fossem bem instruídas sobre sua natureza, para que não encontrassem obstáculos à sua fé. Essas irmãs o consideravam apenas um profeta até então; e era necessário que eles agora fossem mais instruídos, de que, como Deus deveria se esforçar, eles poderiam acreditar que Deus estava lá.

Comentário de Scofield

nunca morra

ou seja, a “segunda morte”. Cf. Apocalipse 2: 1 ; Apocalipse 20: 6 .

Referências Cruzadas

Mateus 9:28 – Entrando ele em casa, os cegos se aproximaram, e ele lhes perguntou: “Vocês crêem que eu sou capaz de fazer isso? ” Eles responderam: “Sim, Senhor! “

Mateus 26:53 – Você acha que eu não posso pedir a meu Pai, e ele não colocaria imediatamente à minha disposição mais de doze legiões de anjos?

Marcos 9:23 – “Se podes? “, disse Jesus. “Tudo é possível àquele que crê. “

João 3:15 – para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.

João 4:14 – mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

João 5:24 – “Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.

João 6:50 – Todavia, aqui está o pão que desce do céu, para que não morra quem dele comer.

João 6:54 – Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

João 8:52 – Diante disso, os judeus exclamaram: “Agora sabemos que você está endemoninhado! Abraão morreu, bem como os profetas, mas você diz que se alguém guardar a sua palavra, nunca experimentará a morte.

João 9:35 – Jesus ouviu que o haviam expulsado, e, ao encontrá-lo, disse: “Você crê no Filho do homem? “

João 10:28 – Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

João 14:10 – Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra.

Romanos 8:13 – Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão,

1 João 5:10 – Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *