Estudo de Mateus 9:28 – Comentado e Explicado

Jesus entrou numa casa e os cegos aproximaram-se dele. Disse-lhes: Credes que eu posso fazer isso? Sim, Senhor, responderam eles.
Mateus 9:28

Comentário de Albert Barnes

E quando ele entrou na casa – Ou seja, na casa que ele normalmente ocupava em Cafarnaum, ou na casa de algum amigo. Eles o seguiram, mas até agora ele não parecia prestar atenção aos seus gritos, e ele entrou na casa como se não pretendesse considerá-los – provavelmente para o julgamento de sua fé.

Os cegos vieram até ele – Ou seja, eles o seguiram para dentro de casa. Eles demonstraram determinação em perseverar até obter o que pediram.

Believe ye that I am able to do this? – To work such a miracle. Though they had followed him and cried after him, yet he required of them an open profession of their faith in regard to his power.

They said unto him, Yea, Lord – We have no doubt of this. We came with that assurance: we have followed thee with that belief. It was on this simple profession of their faith that the miracle was performed, as it is on the simple profession of our faith that our souls will be saved.

Comentário de E.W. Bullinger

a casa ou a casa dele. Veja a nota em e. 10)

disse = diz.

Comentário de John Calvin

28. Você acredita que eu posso fazer isso? Mas de outras passagens das Escrituras, é evidente que nosso conhecimento de seu poder será frio e inútil, se não estivermos convencidos de sua vontade. E, no entanto, Cristo está satisfeito com a resposta deles e aplaude a fé deles, como se isso fosse tudo o que se poderia desejar. Eu respondo, eles tiveram alguma percepção de sua graça; pois eles já o haviam reconhecido como o filho de Davi; concedendo a ele esse título de Redentor de sua nação e autor de todas as bênçãos. Ele os interroga, portanto, quanto ao seu poder, e prossegue para perguntar se eles acreditam de verdade. A fé abraça a misericórdia e o amor paternal de Deus, juntamente com seu poder, e o generoso desígnio de Cristo, juntamente com sua capacidade de salvar. Mas como os homens geralmente atribuem menos do que deveriam fazer ao poder de Deus e à capacidade de Cristo, havia boas razões para propor essa pergunta aos cegos, se eles acreditam que Cristo pode fazer o que professou com a boca. De fato, Cristo desejava simplesmente saber se eles eram sinceros em render-lhe a honra do Messias; e, portanto, ele aplaude a fé deles, porque, sob aquela aparência baixa e desprezível, eles o reconheceram como o Filho de Davi.

Comentário de Adam Clarke

Quando ele veio à casa – Ou seja, a casa de Pedro em Cafarnaum, onde ele habitava normalmente.

Acredita que eu sou capaz de fazer isso? Sem fé, Jesus não faz nada às almas dos homens agora, não mais do que ele fez ao corpo deles nos dias de sua carne.

Eles disseram-lhe: Sim, Senhor – Sob um sentido de nossa cegueira espiritual, deveríamos ter,

    1º. Uma fé viva na onipotente graça de Cristo.

2dly. Um clamor fervoroso e incessante pela comunicação dessa graça.

3dly. Uma visão adequada de sua encarnação, porque é através de sua união com a nossa natureza, e por seus sofrimentos e morte, que devemos esperar a salvação.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 9:28 . Acredite que eu sou capaz, etc. – Veja a nota em Marcos 9:23, onde são atribuídos os motivos para propor esta pergunta antes da cura e de conferir a cura nesta forma ou expressão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *