Estudo de Marcos 9:23 – Comentado e Explicado

Disse-lhe Jesus: Se podes alguma coisa!… Tudo é possível ao que crê.
Marcos 9:23

Comentário de Albert Barnes

Se você pode acreditar – Esta foi uma resposta ao pedido, e havia uma referência na resposta à “dúvida” na mente do homem sobre o poder de Jesus. “Eu” posso ajudá-lo. Se você “puder acreditar”, será feito. Jesus aqui exigiu “fé” ou confiança em seu poder de cura. Seu objetivo aqui é mostrar ao homem que a dificuldade no caso não estava na falta de “poder” de sua parte, mas na falta de “fé” no homem; em outras palavras, repreendê-lo por ter “duvidado” se ele “poderia” curá-lo. Portanto, ele exige fé de todo pecador que vem a ele, e ninguém que venha sem “confiança” nele pode obter a bênção.

Todas as coisas são possíveis para aquele que crê – todas as coisas podem ser efetuadas ou realizadas – ou seja, por Deus – em favor daquele que crê, e se você pode acreditar, isso será feito. Deus não fará nada a nosso favor sem fé. É certo que devemos ter confiança nele; e se “temos” confiança, é fácil para ele nos ajudar, e ele voluntariamente o faz. Em nossa fraqueza, então, devemos ir a Deus, nosso Salvador; e embora não tenhamos forças, ainda assim “ele” pode nos ajudar, e ele facilitará todas as coisas para nós.

Comentário de Joseph Benson

Marcos 9: 23-27 . Jesus disse: Se você pode acreditar, etc. – Como se ele tivesse dito: A questão não está respeitando meu poder, mas sua fé. Eu posso fazer todas as coisas: você pode acreditar? Se você pode acreditarVocê pode confiar com confiança em meu poder, amor e fidelidade, e ser convencido de que eu posso e atenderei seu pedido, a libertação que você deseja certamente será efetuada; pois todas as coisas são possíveis – para Deus, e todas as coisas desse tipo, como a libertação da alma ou do corpo de uma pessoa do poder de Satanás, ou a recuperação de uma pessoa de uma doença ou de qualquer calamidade ou problema, são possíveis àquele que crê – no poder e na bondade de Deus, e faz sua aplicação em oração, levantando mãos santas, como sem ira, e todo temperamento cruel, sem dúvida. E logo o pai – Tocou no coração para pensar que seu filho querido poderia perder a cura pela fraqueza de sua fé; clamou com lágrimas, Senhor, eu creio – Que teu poder e bondade são ilimitados; contudo, é essa a minha fragilidade, que, quando olho para o meu filho e considero a condição miserável em que ele está, minha fé está pronta para me deixar de novo: portanto, ajude a minha incredulidade – ou seja, ajude-me contra a minha incredulidade, mitigando as circunstâncias do julgamento, ou comunicar força adequada à minha alma. O grego é ß???e? µ? t? ap?st?a , que o Dr. Campbell presta, supri os defeitos da minha fé, observando: “É evidente na cláusula anterior que ap?st?a indica aqui uma fé deficiente, não uma falta total de fé. Eu usei a palavra suprimento, como acertando mais exatamente o que considero ser o sentido da passagem. ” Grotius expressa justamente, Quod fiduciæ meæestest, bonitate tua flexível: “O que está querendo a minha fé, supra pela tua bondade.” Quando Jesus viu as pessoas correndo juntas – A veemência com que o pai da criança falou, ocasionada pela grandeza de sua dor, trouxe a multidão ao seu redor. Portanto, para evitar mais perturbações, Jesus imediatamente ordenou que o espírito imundo se afastasse da juventude, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo – Assim denominado porque ele fez a criança surda e muda: quando Jesus falou, o diabo ouviu, embora a criança não podia: eu te carrego – eu mesmo agora; não meus discípulos; saia dele e não entre mais nele – deixe-o instantaneamente e não presuma mais incomodá-lo ou inquietá-lo enquanto ele viver. E o espírito chorou e o machucou, etc. – Jesus mal havia proferido a palavra quando o diabo saiu da criança, soltando um uivo horrível e convulsionando-o a tal ponto que ele ficou sem sentido e sem movimento, como um morto, até que Jesus o pegou pela mão, instantaneamente. trouxe-o à vida e, em seguida, entregou-o a seu pai perfeitamente recuperado.

Comentário de E.W. Bullinger

Se você puder . Observe como o Senhor devolve a pergunta dos pais, com a mesma condição implícita.

acreditar . Omitido por T Tr. [A] WH R não pelo siríaco todas as coisas. Figura de linguagem Synecdoche (App-6). Todas as coisas incluídas na promessa.

Comentário de John Calvin

23. Se você pode acreditar. “Você me pergunta”, diz ele, “para ajudá-lo na medida do possível; mas você encontrará em mim uma fonte inesgotável de poder, desde que a fé que você traz seja suficientemente grande. ” Por isso, pode ser aprendida uma doutrina útil, que se aplicará igualmente a todos nós, que não é o Senhor que impede que seus benefícios fluam para nós em grande abundância, mas que deve ser atribuída à estreiteza de nossa fé, que chega até nós apenas em gotas, e que freqüentemente não sentimos nem uma gota, porque a incredulidade fecha nosso coração. É um exercício ocioso de ingenuidade provar o significado de Cristo, de que um homem pode acreditar em si mesmo: nada mais pretendia do que repudiar aos homens a culpa de sua pobreza, sempre que menosprezam o poder de Deus por sua incredulidade.

Todas as coisas são possíveis para quem crê. Cristo, sem dúvida, pretendia ensinar que a plenitude de todas as bênçãos nos foi dada pelo Pai, e que todo tipo de assistência deve ser esperada somente dele, da mesma maneira que esperamos da mão de Deus. “Apenas exercite”, diz ele, “uma crença firme, e você obterá”. De que maneira a fé obtém algo para nós, veremos imediatamente.

Comentário de Adam Clarke

Se podes acreditar – Esta foi uma resposta à pergunta acima. Eu posso fornecer uma suficiência de poder, se você puder apenas trazer fé para recebê-lo. Por que nossas almas não são completamente curadas? Por que nem todo demônio é expulso? Por que o orgulho, a vontade própria, o amor ao mundo, a luxúria, a raiva, a irritação, com todos os outros maus temperamentos e disposições que constituem a mente de Satanás, são totalmente destruídos? Ai! é porque nós não acreditamos; Jesus é capaz; mais, Jesus está disposto; mas não estamos dispostos a abandonar nossos ídolos; não damos crédito à sua palavra; portanto, o pecado é um ser em nós e o domínio sobre nós.

Comentário de John Wesley

Jesus disse-lhe: Se podes crer, todas as coisas são possíveis para o que crê.

Se você pode acreditar – Como se ele tivesse dito, A coisa não liga meu poder, mas sua fé. Eu posso fazer todas as coisas: você pode acreditar?

Referências Cruzadas

2 Crônicas 20:20 – De madrugada partiram para o deserto de Tecoa. Quando estavam saindo, Josafá lhes disse: “Escutem-me, Judá e povo de Jerusalém! Tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas dele e vocês terão a vitória”.

Mateus 17:20 – Ele respondeu: “Por que a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível.

Mateus 21:21 – Jesus respondeu: “Eu lhes asseguro que, se vocês tiverem fé e não duvidarem, poderão fazer não somente o que foi feito à figueira, mas também dizer a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e assim será feito.

Marcos 11:23 – Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito.

Lucas 17:6 – Ele respondeu: “Se vocês tiverem fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderão dizer a esta amoreira: ‘Arranque-se e plante-se no mar’, e ela lhes obedecerá.

João 4:48 – Disse-lhe Jesus: “Se vocês não virem sinais e maravilhas, nunca crerão”.

João 11:40 – Disse-lhe Jesus: “Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus? “

Atos dos Apóstolos 14:9 – Ele ouvira Paulo falar. Quando Paulo olhou diretamente para ele e viu que o homem tinha fé para ser curado,

Hebreus 11:6 – Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *